Carrie, A Estranha

Stephen King

Resenhas - Carrie, A Estranha

Claudia N. 26/02/2020

livro Carrie, a estranha
Primeiro livro do autor Stephen King, antes de disso, ele havia escrito alguns contos publicados em jornais, porém no desespero por dinheiro para cuidar da família, o autor arriscou uma nova história, mas não gostou e a jogou fora, o que sua esposa não aceitou, pegou o rascunho e falou que era bom, que devia ser publicado, e assim nasceu o primeiro grande sucesso do autor, Carrie, a Estranha.
Pulbicado em 1974, o livro trata de um assunto bem atual, o Bullying e, claro, as consequências
desse ato, que como já vimos em tantos livros, filmes e na realidade, podem ser desastrosas
tanto para aquele que é agredido quanto para os agressores e sociedade em geral. Nesse livro, o autor tratou do assunto
com um pouco de paranormalidade por parte da personagem principal, Carrie, ela que sempre sofreu Bullying na escola e sempre foi
oprimida pela mãe, uma fanática religiosa que considerava tudo pecado e não deixava a filha viver uma vida normal, nem quando criança e nem na adolescência.
Essa história é bem conhecida, tanto o que os colegas fazem com Carrie quanto a reação dela diante de tanta humilhação. Eu, particularmente, já tinha visto um
filme há muitos anos, mas não me recordava dos detalhes, e lendo o livro, é possível compreender as ações, ou melhor, as reações de Carrie, uma adolescente que
só queria ser como as outras, mas que foi totalmente dominada pela mãe, e essa sim é a estranha da história. Gostei muito da forma como o autor desenvolveu a narrativa,
alternando entre os acontecimentos com Carrie nos anos escolares, os depoimentos das testemunhas no fatídico dia do grande incêndio e os laudos dos especialistas
em telecinesia.
O livro é bem curto e a narrativa bem ágil, gostei muito da leiura, e mesmo Carrie tendo poderes paranormais, percebemos que ela é só uma
vítima que chegou ao seu limite e recorreu aos seus poderes para reagir.
Gostei muito e não tem nada de terror na história, no sentido mais esperado, o que há é o terror
psicológico sofrido pela personagem principal.

Stefânea 26/02/2020

Assustadoramente bom
"Sinto muito mamãe mas não consigo sentir muito."

Minha primeira impressão lendo King foi horrível, achei ele exageradamente descritivo, como se só colocasse coisas para encher linguiça, coisas irrelevantes para o enredo. Mas com Carrie a coisa mudou totalmente de figura.

Praticamente desde as primeiras páginas já sabemos o que vai acontecer no final, a grande tragédia. mas o enredo é tão bem escrito, as peças se encaixam tão perfeitamente que é não dá para parar de ler até chegar no grande ápice.

Mesmo sendo uma narrativa sobrenatural, acho que o King tocou em diversos pontos importantíssimos como bullying, falta de liberdade de expressão e fanatismo religioso exacerbado. Carrie sofre de todos os lados, e quase sentimos a dor dela na pele. Após terminar a leitura me perguntei quão errada eu sou por me sentir bem com sua vingança.

Eu sou um monstro? Carrie era um monstro? Difícil saber...

JannaF 27/02/2020

O sobrenome KING tem um motivo
SENSACIONAL.
Sério, apesar de ser considerado um livro de suspense/terror, a leitura é extremamente fluida. Diversas partes são extremamente angustiantes, sim, mas o autor te leva para dentro da cabeça dos personagens e isso só pode ser descrito como sensacional.
Além de tudo isso, esse livro me trouxe de volta de uma ressaca absurda, então, sem defeitos.
Adorei, recomendadíssimo.

Jamille Santos 29/02/2020

King
O autor já drmonstra em Carrie que seria o que é hoje. Carrie é um livro que faz você refetir sobre diversos temas e que continua super atual, mesmo tendo sido escrito a tanto tempo.

Jamille Santos 01/03/2020

Carrie
Sensacional é essa história de Stephen King.

Natasha 02/03/2020

Chocante
O livro é muito bom, a leitura se torna mais "complexa" devido ao fato de ser composta por recortes de várias fontes, mas nada impossível. A história traz a visão de vários personagens o que é muito legal, para mim o mais chocante não são as ações da Carrie e sim como as pessoas podem desumanizar alguém como fizeram com ela, até por isso é legal saber o que se passa na cabeça dos outros personagens, o que os leva a tomar essas decisões.

Mari 04/03/2020

Carrie a estranho
Primeiro thriller do Stephen King e de longe achei um dos melhores livros dele. Conta a história de uma garota que sofre bullying na infância e na adolescência toda dela. Ela adquiriu poderes sobrenatural chamados TC onde ela consegue usar a mente para manipular coisas. Sua mãe era uma pessoa doente de mente e alma com seu fascínio por religião e tudo o que elas faziam era pecado. Então Carietta White não conhecia nada sobre a vida é de como se tornar mulher. Com isso tornou-se uma mulher muito perigoso e que aqueles que a tratavam mal, ela os fez sentir o poder de sua mente destruindo sua festa de formatura, sua cidade e sua vida.

emily rossi 08/03/2020

O não tão famoso: gostei, mas prefiro o filme
Definitivamente uma ótima leitura para quem já aprecia o King, apesar do possível choque com uma versão de sua escrita menos detalhada, mas com um aprofundamento sincero diante da personagem.

Marie67 08/03/2020

Um livro forte, pesado, com uma narrativa bem detalhada e que quase foi pro lixo... Obrigada Tabitha King por ter salvo Carrie e Stephen.

Adorei a abordagem dos eventos, mesclando documentos, depoimentos e visões dos próprios personagens, deu outra dinâmica ao livro!
David 08/03/2020minha estante
Menininha loira com cara de "cê viu?!"

Marie67 09/03/2020minha estante
???

Taty 08/03/2020

Impactante
Como obra de estreia do mestre King, a história de uma adolescente que sofre em casa com o fanatismo religioso da mãe, com o bullying na escola por seu jeito tímido e inocente é narrada de uma forma que me surpreendeu. Através da narrativa dinâmica que mistura a vida cotidiana de Carrie a relatos, entrevistas, textos científicos e relatórios policiais sobre a tragédia que se abateu sobre a cidade, que é o palco dessa história.
O horror não esta no sobrenatural, mas nas atitudes das pessoas que não são nada humanas. Isso é o que mais impressiona. Até onde um ser humano pode chegar com seu egoísmo, maldade, falta de empatia.
Agradeço a Sra. King por ter salvo essa obra do lixo!????

Julia 16/03/2020

Livro vs Filme
Sempre tive curiosidade em saber como era o livro, pois só tinha visto os filmes. Pela primeira vez, não consigo decidir qual gostei mais. A forma narrativa do livro é perfeita (agradeço pela esposa dele ter tirado essa obra do lixo), mas tem algumas coisas que talvez não funcionassem em outro formato.
De qualquer forma, continua sendo uma história envolvente e de boa qualidade. Também não esperava menos!

Mariana Arruda 17/03/2020

Já conhecia a história através dos filmes, mas foi muito bom ver a versão original.
Uma história rápida, sangrenta e que deixa a curiosidade por mais detalhes sobre o passado de Carrie e sobre outras crianças com o mesmo poder.

Samantha 18/03/2020

Esse livro é muito atual, pois vemos uma garota que sofre bullying na escola e como isso impacta na sua vida

mylemorais 18/03/2020

Não sei o que pensar
Bom, o livro aborda um tema bastante atual como todo mundo já viu, o filme é bem parecido com o livro. Eu só estranhei um pouco as transições de ponto de vista mas acredito que seja porque não estou acostumada a ler livro nesse estilo. Livro bom, mas se eu fosse escolher entre o filme e o livro eu veria o filme e leria outro livro.

Giuliane.Souza 19/03/2020

Um bom começo
Esse foi o primeiro trabalho do King publicado. Fiquei feliz te ter lido ele depois de ler Sobre a escrita, pq conhecer a história de como o livro chegou no público me fez ter um carinho especial por ele antes mesmo de o ler... Mesmo não sendo uma história tão boa