Nietzsche Para Estressados

Nietzsche Para Estressados Allan Percy

Resenhas - Nietzsche para Estressados

Caroline 10/01/2014

Quando vi a capa do livro, a primeira coisa que pensei foi que deveria ser reflexões de Nietzsche sobre a vida.

Mas ao longo da leitura fiquei frustada por perceber que era "mais" um livro clichê de auto - ajuda com uma miscelânea de conceitos, ideias e pensamentos de vários filósofos e pensadores e pouquíssima de Nietzsche.

summerh8rr 17/10/2013

Timing is everything
Fui assim, lendo bem devagar e aos poucos ligando alguns pontos filosóficos aos momentos que estava vivenciando. Criei um vínculo muito importante para mim com esse livro justamente por ter lido num momento de desespero mental e ele me ajudou a enxergar muitas vezes o óbvio que passava despercebido.
E como é bastante difícil eu gostar de um livro de autoajuda (geralmente me irritam) eu dei cinco estrelas.
Foi o ponto que eu precisava para voltar a me interessar por questões filosóficas, pensamento, meditação e a busca pela paz. Era o que estava precisando no exato momento.
Obrigada, Allan Percy. Para mim, foi a leitura certa para o momento adequado no tempo que lhe cabia.

jacdeoliveira 07/08/2013

"A felicidade vem em lampejos e que tentar fazer com que ela dure para sempre é aniquilar esses lampejos que nos ajudam a seguir em frente no longo e tortuoso caminho da vida. " - PÁG 8

Se você é uma pessoa que espera que este livro fale sobre Nietzsche, esqueça isso. O livro não vai falar quase nada sobre ele e sim sobre alguns pensamentos dele, e com uma breve explicação sobre ele.
São 99 pensamentos, 99 dicas para você se tornar alguém melhor, se tornar uma pessoa mais calma, mais pensativa, mais relaxada, por assim dizer.
O nome do livro (Nietzsche para Estressados), não vai ter quase nenhuma relação ao meu ver, afinal ninguém vai deixar de ser como é por causa de um livro, ele apenas vai dar algumas dicas, assim como eu já disse anteriormente.

"Amizade é um contato tácito entre duas pessoas sensíveis e virtuosas. Sensíveis porque um monge ou um solitário podem ser pessoas de bem e mesmo assim não reconhecer a amizade. E virtuosas porque os malvados só têm cúmplices ; os festeiros, companheiros de farra; oS ambiciosos, sócios.; os políticos reúnem os partidários ao seu redor; os vagabundos tê contatos; e os príncipes, cortesãos - mas só pessoas virtuosas têm amigos." - PÁG 19

Outro ponto que achei legal neste livro, é que ele cita diversos autores e diversas obras, diversas vezes até coloca trechos dos livros, e a opinião de seus autores. Acredito que para mim esse tenha sido o ponto forte do livro, pois conheci várias obras.
O segundo ponto forte do livro, foram as dicas numeradas. Acho que deixou tudo mais simples, do que simplesmente fazer um texto explicando o que ele queria dizer sobre aquela frase.
Dei 3 estrelas para este livro.
Sua escrita é bem fácil, o que deixa a leitura ainda melhor e mais rápida.
O livro é bem curtinho (mesmo tendo 99 dicas), mas acredito que eu teria aproveitado um pouco melhor a leitura se eu tivesse pausado ela e não lido tudo de uma vez como eu fiz. Talvez algum dia eu tente ir lendo 20 páginas por dia e refletir sobre aquilo que eu li.

"Para o ser humano, é muito mais fácil concluir que os outros estão errados do que aceitar o próprio erro." - PÁG 42

"Liberdade e amar andam juntos. Amor não é reação. Se eu o amo porque você me ama, trata-se de mero comércio, algo que pode ser comprado no mercado. Amar é não pedir nada em troca, e nem mesmo sentir que se está oferecendo algo. Somente um amor assim pode conhecer a liberdade (...)" - PÁG 48

Deda 18/06/2013

Compilação de grandes citações de Nietzsche comentadas pelo autor Allan Percy

Alessandra 25/05/2013

Mais do mesmo.
Não se enganem, a obra de Nietzsche passa longe desse livro.
Minhas expectativas foram por água abaixo nas primeiras cinquenta páginas desse livro.
Devo confessar, ele começa bem, com discussões até bem fundamentadas, mas depois segue com a mesmice de livros de auto-ajuda, cheio de clichês, frases repetitivas, dicas sem nexo, e leitura enfadonha.
O ponto positivo do livro é a indicação de obras de autores conhecidos da filosofia e a forma como é escrito: cada dica é escrita em uma página.

Bruno 10/05/2013

Inspiracional para todos... Bom, apenas.
Para começar já digo que não sou fã de autoajuda e não gosto nenhum pouco do gênero, mas tive que ler esse livro. Primeiro porque gosto muito de Nietzsche e segundo porque tenho uma paixãozinha por filosofia e psicologia.

Julgando por esse critério, o livro é bom pra quem gosta do gênero e gosta de palavras de encorajamento, de filosofias de vida e etc. Mas não espere um aprofundamento nas máximas do grande Nietzsche. O autor joga uma, comenta algo mais ou menos relacionado a ela e pronto. Em alguns momentos senti que destoou um pouco da proposta, mas acho que valeu.

O mais interessante é ver a filosofia sendo usada como 'remédio'. O livro de um modo geral mostra que o pensamento pode transformar. Tudo depende da forma como o usamos e se o usamos.

Vale a pena uma lida rápida, como fiz em dois dias no máximo.

rafa moreno 05/05/2013

Auto-ajuda!
O livro quase não fala de Nietzsche, usa frases de coerência duvidosa e cita muitos autores diferentes. cada página é uma contextualização da uma frase de Nietzsche, mas nem sempre tem fundamento com o contexto. Não gostei.

O autor termina dizendo que psicoterapia não funciona na maioria das vezes, mas que os problemas poderiam se resolver usando filosofia. Muito provavelmente o autor não conhece a psicoterapia fenomenológica existencial, baseada... olha só! na Filosofia!

Dose Literária 05/03/2013

Best-seller + autoajuda
O livro foi uma sacada "inteligente" por um motivo simples: a obra do Nietzsche é complexa. E apesar de pouca gente entender seus escritos como um todo, ele tem centenas de frases feitas de sucesso (igual o Caio Fernando de Abreu e a pobrezinha da Lispector). Conhece a célebre “o que não nos mata nos fortalece”? Pois é. Nesse caso, o autor extraiu 99 frases de efeito e as mastigou para preguiçosos, às vezes usando embasamento científico muito duvidoso ou publicações de outras personalidades para atestar suas explicações. Ficou confuso? Vamos a um exemplo:

Dica 37. “Deveríamos considerar perdido o dia em que não dançamos nenhuma vez.” Nietzsche

Continue lendo... http://www.doseliteraria.com.br/2012/12/nietzsche-para-estressados.html

Douglas 20/02/2013

Agradável leitura
Até eu, que me considero preguiçoso para ler, quando peguei esse livro, não consegui largá-lo antes de lê- lo por completo. Excelente e dá vontade de ler toda a obra de Nietzche.

Elisângela 11/02/2013

É um livro muito bom para pensar e mudarmos algumas atitudes do dia-a-dia... Vale a pena ler!!!
O livro contêm passagens de vários filósofos não só de Nietzsche.

Camila 07/02/2013

Filósofo
É uma livro gostoso de se ler, digamos que com muitos 'conselhos' a ser seguidos. São citadas grandes filósofos no livro.

Felipe 25/01/2013

Demorei, e penei um pouco para terminar de ler o livro, cerca de seis meses desde a primeira tentativa de leitura, mas o esforço vale a pena. No inicio o tom excessivamente de auto-ajuda incomoda, sobretudo quando não se está no clima, mas quando o estresse bate de verdade, e nos vemos nos corroendo por dentro, vazios, sem saída, quase jogando tudo pro alto, vem Allan Percy com doses inteligentes de filosofia, e dicas fáceis de serem adotadas para que se tenha uma vida mais agradável. O livro pode ate não solucionar nossos problemas, mas dá um bom ânimo pra continuar tentando. É uma forma diferente, e inteligente, de se fazer terapia, por meio da filosofia. E pra encerrar, dois dos melhores pensamentos do livro: "O que não nos mata, fortalece" e o melhor de todos "Conheimento não ocupa espaço, falta vontade de pensar, comunicar e desligar a televisão por um tempo".

João Ferro 20/01/2013

Nietzsche para estressados e Kafka para sobrecarregados
Decidi escrever a mesma resenha para dois livros: "Nietzsche para estressados" e "Kafka para sobrecarregados". A minha impressão sobre ambos compõe a mesma crítica, porque as obras foram escritas pelo mesmo autor, Allan Percy, e o estilo de redação e a estrutura dos textos são os mesmos. Trata-se, na verdade, de dois livros típicos de autoajuda, os quais trazem 99 máximas tanto de Nietzsche como de Kafka. Após cada frase, Percy lança uma análise, a fim de ajudar o leitor a superar seu estresse e sua sobrecarga hodiernos. Contudo, a abordagem é totalmente contraditória, pois, além de se fazer uma interpretação rasa das frases do filósofo alemão (Nietzsche) e do escritor de Praga (Kafka), oferece uma análise dos aforismos às vezes totalmente fora de contexto em relação com o que, talvez, os dois pensadores tenham querido dizer. Ambas as obras ensinam, superficialmente, a meditar, a calar e a falar: daí a contradição. A maior antítese talvez seja o fato de que tanto Nietzsche como Kafka terem possuído vidas extremamente conturbadas e problemáticas. Ao terminar de lê-los, restou uma impressão de que "faça o que eu falo e não o que eu faço". Entretanto, os trabalhos podem operar algum benefício a quem quer se encontrar de alguma forma ou está perdido na vida: Percy possui a melhor das intenções e admito que me ajudou em alguns aspectos. Recomendo para aqueles que estejam esperando o avião no caos aéreo ou que passem horas num consultório médico ou odontológico, esperando o atendimento. Em resumo: os livros representam, tão-só, uma pseudointelectualidade.

Shirlei.Stachin 20/12/2012

Nietzsche Para Estressados - Allan Percy
"O problema de muitas pessoas insatisfeitas com sua existência é que elas não pensam na vida que gostariam de viver. E a primeira condição para encontrar-se é saber aonde se quer chegar."
"Ao sentir o cheiro de terra fresca, o ar limpo e o silêncio, que só é quebrado pelas pequenas criaturas ao redor, reencontramos nossa essência por tanto tempo abandonada."
"O estresse não nasce das circunstâncias externas, mas da interpretação que fazemos delas. Talvez o segredo da felicidade seja deixar de nos preocuparmos com fatores e estatísticas que não dependem de nós e nos divertirmos mais."
E poderia continuar citando o livro todo, leitura agradável que nos faz lembrar de coisas simples que possuem grande importância nas nossas vidas e para nossa felicidade, pois a "felicidade é frágil e volátil, se pudéssemos vivenciá-la de forma ininterrupta, ela perderia o valor".