Nietzsche Para Estressados

Nietzsche Para Estressados Allan Percy

Resenhas - Nietzsche para Estressados

rviana 24/02/2012

Um dos piores que já li.
Enfadonho e extremamente superficial. Não gostei e não recomendo.

Fê Madeira 15/02/2012

Nietzsche para Estressados
Não acredito que Nietzsche possa ser enquadrado em uma simples seção de auto-ajuda de uma livraria ou biblioteca. Seria até piada, pois o cara passou a vida inteira questionando seus pensamentos a fim de encontrar a sua “própria auto-ajuda”. E veja o que ele conseguiu! Um vasto legado de teorias filosóficas, embasadas em seus pensamentos mais primitivos.

É importante lembrarmos sempre do contexto social em que Nietzsche viveu; foi criado pelas mulheres de sua família após a precoce morte de seu pai, foi abandonado por seu grande amor, que o trocou por um amigo... Muitas coisas se explicam quando sabemos os motivos os quais as levaram a ocorrer. Então deixe seus preconceitos sobre filosofia de lado e permita que Allan Percy te explique algumas coisas sobre os aforismos* do filósofo em questão!

Em seu livro, “Nietzsche para estressados”, Percy trata através de tópicos, célebres pensamentos de Friedrich Nietzsche, fazendo analogias aos grandes nomes da história como Buda, pensadores como Platão e Proust e também escritores como Oscar Wilde. Além de exemplificar o nosso dia-a-dia. Fica bem fácil entender as máximas dele, quando você pode trazê-las para o seu cotidiano e experimentar sua aplicabilidade.

Veja esse exemplo:

“Toda convicção é uma prisão”

Agora pense: se você mantiver um pensamento do tipo “Gabriela: eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim”, de que vale uma vida inteira? Se você não puder mudar conforme conhece alguém que te apresenta algo novo. Se você não puder se apaixonar novamente por alguém, uma música ou um novo livro?

Você estará preso às suas convicções, certo!?

É isso que Nietzsche quer nos mostrar através de suas colocações, muitas vezes, duras, porém extremamente reais e atemporais.

Há quem diga que o filósofo foi um cara mal humorado. Tudo bem, concordo que a vida dele foi de muitas perdas, como a de muita gente também já foi, é ou será... Mas cabe às pessoas que usem suas dificuldades para encontrar as respostas. E foi isso que Nietzsche fez; ele foi tão bacana que não só as descobriu, mas também deixou as perguntas certas para que nós descobríssemos as nossas verdades.

Voltando ao livro de Allan Percy. Nas doses homeopáticas de “Nietzsche para estressados”, o autor preserva totalmente o pensamento filosófico, muitas vezes utilizando-se de metáforas para explicar uma máxima ou, até mesmo, uma fábula indiana ou chinesa. Allan (e Nietzsche!) acredita piamente que os pensamentos orientais estão alguns anos à frente dos nossos, que a conexão com a terra/Terra, a meditação e o escutar da nossa própria voz interior é capaz de trazer à tona, a ponta de um grande novelo de idéias chamado pensamento.

Eu gostei muito do livro e me vi em diversas situações, nos mais diferentes aforismos*. Mas a máxima de Nietzsche que carrego comigo desde sempre, com certeza, vocês já ouviram por aí... “Aquilo que não me mata me fortalece”

E é isso que eu penso todas as manhãs quando acordo!

Tenho certeza que vocês ficaram curiosos com os pensamentos de Nietzsche… Experimentem filosofar, é amor, na certa!
Marina 22/11/2012minha estante
Amei sua resenha, acho que vc entendeu perfeitamente a idéia do livro. Não vejo problema nenhum em filosofia virar auto-ajuda. Eu acho muito bom isso, como diz no final do livro - muitas pessoas não tem doenças mentais e são consideradas equivocadamente como doentes. Muitas dessas pessoas seriam bem mais felizes se ao invés de tomarem antidepressivos simplesmente filosofar mais um pouco. Muito bom, dei 4 estrelas. Só não dei 5 porque achei que o autor devia ter desenvolvido mais um pouco as ideias.

Marina 22/11/2012minha estante
**simplesmente filosofassem mais um pouco

Douglas 30/01/2013minha estante
O povo vê o termo auto- ajuda com um enorme preconceito. Que permaneçam na inércia ! ;p

Raquel 17/01/2012

Interessante
Um livro para viver na cabeceira.
De maneira sútil, lhe faz pensar nas suas ações.

Magnator 02/01/2012

No fundo tudo é engraçado
Um livro de tópicos. São ensinamentos, pensamentos e opiniões do autor com base nas idéias de Nietzsche. É engraçado e profundo ao mesmo tempo. Boa leitura.

Renata 02/11/2011

Nietzsche para estressados e adormecidos
Esse é um livro para se ler devagar, interrompendo a leitura a cada pouco, para refletir sobre o que se leu, fazendo associações entre o texto e a nossa vida, nossas posturas, nossos valores.
Muitas vezes deparei com "verdades" que já são consolidadas dentro de mim, mas que no entanto estavam como que adormecidas.
Noutras vezes, vi que é possível pensar de maneira diferente sobre assuntos que fazem parte de meu cotidiano.
Um excelente exercício de reflexão.
CACAU TOSTES 17/11/2011minha estante
Realmente este é um livro para se apreciar com reflexão e muita paciencia.
É um livro para reler várias vezes.

Nita 01/06/2012minha estante
Bacana Renata, estou lendo e sinto desse modo. Legal.

Douglas 30/01/2013minha estante
Muito bom mesmo !!

Luiz 07/03/2014minha estante
gostei do livro sempre que posso reeleio para uma reflexao na minha opiniao e uma leitura que agrega conhecimento

cyda.guedes.980 20/07/2021minha estante
Este livro serve para cabeceira,assim quando vai para cama e leva os problemas pro travesseiro.