O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha

O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes




Resenhas - Dom Quixote


1059 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Jolie 18/05/2024

Dom Quixote - Miguel de Cervantes
O que dizer de um clássico como Dom Quixote que atravessa séculos se mantendo atual e significativo. Amei fazer essa leitura apesar dos desafios, tanto pelo tamanho do livro como por sua estrutura narrativa que muitas vezes é repetitiva e previsível, porém foi incrível acompanhar as aventuras desses dois personagens incríveis, Dom Quixote e seu "fiel" (?) escudeiro Sancho Pança, que vivem no imaginário coletivo da humanidade.

Duas coisas que gostaria de pontuar:
Uma personagem feminina maravilhosa escrita por um homem no século XVII, a Marcela, personagem terciária que aparece no volume 1
A metaficção incrível que Cervantes faz no volume 2.

Ao final dessa leitura tem reverberado em mim uma frase da maravilhosa Nise da Silveira:

"NÃO SE CUREM ALÉM DA CONTA. GENTE CURADA DEMAIS É GENTE CHATA. TODO MUNDO TEM UM POUCO DE LOUCURA. VOU LHES FAZER UM PEDIDO: VIVAM A IMAGINAÇÃO, POIS ELA É A NOSSA REALIDADE MAIS PROFUNDA."
comentários(0)comente



Flavio56 18/05/2024

Dom Quixote é uma obra clássica da literatura espanhola escrita por Miguel de Cervantes. O livro conta a história de um cavaleiro sonhador, Dom Quixote, que, inspirado por livros de cavalaria, decide sair em aventuras com seu fiel escudeiro, Sancho Pança. Juntos, eles enfrentam diversos desafios, muitas vezes de forma cômica e irônica.

Dom Quixote acredita estar em uma missão nobre para restaurar a justiça e proteger os indefesos, mas sua visão distorcida da realidade o leva a situações hilárias e absurdas.

Cervantes, na verdade, faz o leitor rir no meio do sofrimento e injustiça da vida.

Ao longo da narrativa, Cervantes explora temas como loucura, idealismo, e a relação entre ficção e realidade. Esta é um obra monumental, de um grande poder ontológico que fez Dostoievski expressar as seguintes palavras: ?Não existe nada mais profundo e poderoso do que este livro. Ele representa até hoje a mais grandiosa e perfeita expressão da mente humana. Se o mundo acabasse e no Além nos perguntassem: ?Então, o que você aprendeu da vida??, poderíamos simplesmente mostrar o D. Quixote e dizer: ?Esta é a minha conclusão sobre a vida. E você? O que me diz??.

O livro é uma sátira inteligente e atemporal que continua a encantar leitores ao redor do mundo. Após ler a ultima pagina, fechei o livro ? com os olhos marejados ?, encontrei nas palavras de Jorge Luis Borges a perfeita expressão: ?Creio que os homens continuarão pensando em D. Quixote porque, no fim das contas, há uma coisa que não queremos esquecer: uma coisa que a vida nos dá de quando em quando, e que às vezes também nos tira, e essa coisa é a felicidade. E, apesar dos muitos infortúnios de D. Quixote, o sentimento final que o livro nos passa é de felicidade. Sempre penso que uma das coisas felizes que me aconteceram na vida foi ter conhecido D. Quixote?.

Depois dessa leitura, meus amigos, eu ainda estou meio aéreo. Não sei qual livro é tão grandioso quanto este.

#domquixote #migueldecervantes #literatura

Instagram: @flaviobenedit0
comentários(0)comente



Mana 11/05/2024

Um livro simples mas com a história muito envolvente! Nem vi o tempo passar enquanto escutava o audiolivro. Gostei muito e me surpreendi com a narrativa!
comentários(0)comente



Izabella.BaldoAno 10/05/2024

Acredito que ler Dom Quixote foi, até agora, meu maior desafio como leitora.

felizmente, o desafio em si está de fato no tamanho dos livros e na manutenção da constância da leitura. a escrita de Cervantes não tem nada de assustadora. é gostosa de ler. me surpreendeu que, sarcástica e debochada como essa obra é, abordando as temáticas que aborda, ela seja do século XVII.

Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança dispensam apresentações: um fidalgo que mergulhou nos livros de cavalaria a ponto de se imaginar cavaleiro e sair andarilho em busca de aventuras e um homem que, relativamente inocente e economicamente vulnerável, aceita estas aventuras à espera de um retorno financeiro. no imaginário da minha infância morava aquela imagem de Dom Quixote lutando contra moinhos de vento que acreditava serem gigantes, e acredito que essa seja de fato uma boa ilustração das situações que o suposto cavaleiro cria ao longo da história e de onde nascem as aventuras - ou confusões - nas quais ele se envolve. em moinhos vê gigantes, em estalagens vê castelos, em camponeses vê cavaleiros inimigos, e da sua própria imaginação sai a mulher amada, pela qual dá a vida em suas batalhas.

Dom Quixote se propõe uma obra que satiriza os romances de cavalaria, mas fico pensando se, para além disso, não seria uma sátira à própria ideia de loucura. nosso protagonista teria enlouquecido de tanto ler, a ponto de criar pra sua própria vida uma ficção. Dom Quixote sempre deixa uma grande dúvida nas pessoas que com ele topam: como pode um homem que parece tão sábio agir de maneira tão desvairada? ele é ou não um louco? a minha resposta seria outra pergunta: não pode o louco ser consciente da própria loucura?

Dom Quixote é uma obra engraçada e ao mesmo tempo trágica e violenta. confesso que, pra mim, foi também cansativa e repetitiva em muitos momentos, apesar de também ter me proporcionado outros tantos momentos muito bons. no fim, me sinto vitoriosa de ter mergulhado nessa aventura. a gente ignora o fato de que até hoje tenho preguiça de passar pra o primeiro volume as anotações que fiz fora dele.

e Sancho... eu precisaria de uma resenha só pra ele.
comentários(0)comente



Laise 08/05/2024

Essa demorou kkk, mas recomendo que leia ao poucos mesmo, vale a pena levar um tempo maior nessa história.
É um clássico, e só pelo seu impacto na literatura é bom ler. Gostei muito de várias partes, algumas delas são 5 estrelas, mas achei outra meio chatinhas, e o livro poderia ser menor né, mas no geral a leitura foi muito proveitosa.
comentários(0)comente



Aninha 06/05/2024

Bom
Um clássico dos clássicos. Dom Quixote, um livro que fala sobre a realidade e o mundo dos sonhos. No começo, não entendi o conceito do livro, mas depois começou a fazer sentido.
O final é bem emocionante!
comentários(0)comente



Giovana 04/05/2024

Dom Quixote é um clássico da literatura que narra as aventuras de um homem de meia idade, apaixonado por livros de cavalaria, que decide se tornar um cavaleiro andante. Ao lado de seu fiel escudeiro, Sancho Pança, ele vive confundindo a realidade com as fantasias que lê nos livros. Criando uma paixão imaginária por uma bela dama chamada Dulcineia, Dom Quixote se envolve em várias confusões e desventuras ao longo de sua jornada, sempre causadas por suas alucinações e loucuras. Mesmo com a tentativa da sua sobrinha de livrá-lo da loucura, Dom Quixote persiste em suas aventuras, convencendo Sancho a acompanhá-lo em busca de vingança contra um suposto feiticeiro. A história é marcada por momentos de comédia e tragédia, mostrando como a confusão entre realidade e ficção pode levar a consequências inesperadas.
comentários(0)comente



Lucas Salsicha 04/05/2024

A Loucura do Sábio ou a Sabedoria do Louco?
Esta obra, apesar do tom de comédia e divertimento, traz em si várias características cruéis da sociedade. O abuso dos prazeres e o prazer em abusar.
O cavaleiro se vê, juntamente com seu companheiro Sancho, sob o poder dos que possuem autoridade.
Mas, também, traz em si uma sabedoria que, apesar de estar claramente louco, nos confunde com a veracidade do que diz.
O que fazer? Julgá-lo como mero louco que leu demais, ou como um sábio que se perdeu em seu conhecimento?
Um pouco de cada, talvez...
comentários(0)comente



Augusto.Pellizzari 03/05/2024

Adorei
É uma bela adaptação de Dom Quixote, com uma linguagem de fácil entendimento e que com certeza eu recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Apolo.Lima 03/05/2024

Espetacular
Não é sem razão que este livro é um considerado um clássico. Do início ao fim, divertimo-nos com as aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança, tão loucos quanto sábios. Não só as deliciosas risadas, mas também as valiosas lições fazem a leitura ser agradabilíssima. Devorei este livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Luis1191 05/05/2024minha estante
Oi, tudo bem? Tem como me dizer se essa edição é apenas o primeiro livro, ou se ele adapta o segundo também?


danyelaaw 05/05/2024minha estante
Oi, tudo sim e vc ? Essa edição tem tem o primeiro e o segundo juntos


Luis1191 05/05/2024minha estante
Sabe dizer se é uma versão mais reduzida? Porque acho que os dois volumes dariam mais páginas


danyelaaw 05/05/2024minha estante
Esse é uma versão resumida


Luis1191 05/05/2024minha estante
Obrigado pelas respostas




Duda 30/04/2024

Gostei bastante do livro, recomendo a leitura da história de um cavalheiro de mentirinha que se tornou quase real, suas histórias são emocionantes:)
comentários(0)comente



Cleber 30/04/2024

O Cavaleiro da Triste Figura
É fácil perceber pq este é considerado um dos melhores clássicos da literatura, foi muito proveitoso e divertido acompanhar as aventuras quixotescas dos nossos personagens.
Consegui terminar na meta da LC do canal literature-se, os dois volumes desta obra gigantesca, com a ajuda da LC tive a oportunidade de conhecer e me aprofundar no mundo do Dom Quixote e na mente faceira do Pança. A edição que escolhi é bem dinâmica e a leitura correu muito bem, me peguei várias vezes sorrindo sozinho das aventuras e falas do livro.
comentários(0)comente



shiotome 29/04/2024

No início o velho fidalgo- que até mesmo no final do livro não foi dito o nome dele-, teve um delírio e pensou ser um cavaleiro literário famoso, Dom Quixote de la Mancha , um dos os quais leu em vários livros de cavaleiros buscou ser melhor que ele.
Achei comovente no final onde o leitor reflete sobre a determinação de Dom Quixote..mesmo em condições desfavoráveis, com seu elmo e armadura muiito velhas e enferrujadas ele saiu em busca de jornadas imprevisíveis.Envolvendo as amizades, sua sobrinha e seu vizinho, que visavam trazê-lo de volta para sua casa e descansar, à encontros com pessoas que o julgavam por sair com uma armadura de cavaleiro onde ñ há muito tempo ñ era utilizada.Associando a realidade em ficção, como narradas nos livros.Além disso, contém uma crítica sobre um homem desconhecido que fez plágio da obra produzida pelo Miguel Cervantes, autor de Dom Quixote.
comentários(0)comente



Sidney.Vianna 26/04/2024

Companheiro de viagem
Nesses dois meses de leitura, me senti fazendo parte das aventuras e desventuras de Dom Quixote e Sancho Pança. Como toda viagem mais longa, houve momentos de tédio, com sonetos e histórias
paralelas intermináveis, mas sobretudo de muito riso. Li as últimas páginas com mais vagar, querendo adiar a despedida. Obrigado, Cervantes.
comentários(0)comente



1059 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |