Uma Professora Muito Maluquinha

Uma Professora Muito Maluquinha Ziraldo

Resenhas - Uma Professora Muito Maluquinha

Priscila959 16/07/2021

Aqui a conhecemos a história de uma professora que vivia em uma cidade extremamente humilde e a muitos anos atrás. Ao contrário das metodologias que eram muito utilizadas antigamente para o aprendizado das crianças, o fomoso: quadro, cadernos, livro didático e deveres de casa, esta professora procurava alternativas diferentes e muitas vezes inusitadas para deixar o aprendizado de seus alunos, ainda crianças, mais dinâmico. Desta forma, aprender muita das vezes foi dada através de brincadeiras, jogos improvisados, desafios e até mesmo com a leitura de romances água com açúcar ou gibis. Além disso ela procurava ensinar coisas que envolviam o cotidiano dos seus alunos. Fugindo daquele famoso "decoreba".

Não pude deixar de fazer uma comparação direta com tudo que estudei e estudo na faculdade de licenciatura em matemática, em particular, na matéria de Didática. Já que esta professora deixava o seu ensino muito mais significativo para os seus alunos e com isso foi taxada de professora maluquinha. Já que fugia do normal considerado "o correto" naquela época.

Uma história que me conquistou não apenas por estes fatos, mas também por ter sido uma leitura leve, conter romance e um plot twist no final que me surpreendeu.

Se você procura uma leitura rápida, que te faça refletir a respeito dos métodos de educação e também divertida vai adorar este livro! Como sempre Ziraldo não me decepcionou com mais esta leitura.

Se recomendo? Sim, de mais! Inclusive pretendo comprar o livro físico futuramente para fazer uma releitura e colocar muuuitos post its nas partes que mais gostei.

Gostou da resenha? Então me segue no instagram @leiturasdapri para conferir outras!

LeiturandoSC 28/06/2021

Um livro de muito aprendizado.Que nostalgia que bateu agora!
Uma história de uma professora muito maluquinha que mostra a importância da leitura, da brincadeira e da imaginação aos seus alunos. Um poema do Casimiro de Abreu que ganhou meu coração... bateu aquela saudade do Ensino Médio.. Recomendo o livro pra você aluno e ex-aluno, que queira viajar nessa bela história que Ziraldo nos transporta tão bem.

Bruna 21/05/2021

Uma história fofa e cheia de significados que só o Ziraldo sabe fazer! E foi uma experiência gostosa ouvir o audiobook, com uma narração de acordo com a vibe da história e com "efeitos sonoros".

Jaguadarte0 09/05/2021

Simplesmente perfeito, a forma como a relação da professora e dos alunos se desenvolvem ao decorrer do livro é magnífica, te faz ficar cada vez mais animado para continuar lendo. Um livro sem sombra de dúvidas recomendavel

Tamiris.Barros 01/05/2021

Infância
Aquele jeitinho todo de infância na sala de aula. Sabe aquelas professoras que tratam os alunos como filhos isso é retratado nessa história.

Laísa 13/04/2021

Que livro bonito! Leitura simples e gostosa. Você lê em uma tarde chuvosa, facilmente. Recomendo para as(os) colegas professoras (os), principalmente, mas acho que todo mundo, de qualquer faixa etária, vai se encantar pela professora maluquinha.

moonlightlalis 18/03/2021

Ai, o gostinho e a nostalgia da infância vem forte quando a gente lê esse tipo de coisa, né ??

mj4 27/01/2021

Infância
Reli o livro com minha irmã em uma noite após termos passado a tarde assistindo ao filme, até meu pai elogiou o elenco. Minha irmãzinha tem 8 anos de idade e adorou ler comigo, me senti muito feliz porque eu amo ler e queria incentivar ela a fazer o mesmo.

Luana.Nantes 11/01/2021

Agora entendi o rolê
Assisti o filme bem mais nova, confesso que não tinha entendido por mais simples que seja a história. Agora lendo, pude compreender melhor. Mas sempre é bom se colocar no lugar do personagem, tudo se torna mais fácil quando temos empatia...
Empatia é um exercício diário e ler livros já é um grande passo...
Pra você ter uma experiência completa você deve ter empatia e entender um pouquinho da sociedade tratada no livro e pronto a mágica acontece.. pelo menos aconteceu em mim...
Os três maiores sentimentos sobre a história do livro são:
1 - Quentinho no coração ? (nostalgia);
2 - Saudades ? (dos meus professores);
3 - Amor ??.

Simplesmente amei e super recomendo ???

Thalita.Oliveira 31/12/2020

Meu infantil favorito
EU SIMPLESMENTE AMO ESSE LIVRO.
Ele me introduziu no mundo dos livros. Foi, LITERALMENTE, o primeiro livro que eu li, nunca mais parei.

Ele fala de uma professora muito querida pelos alunos pela forma que ela trabalha com eles.

Super indico para crianças +5, sabe, que estão começando?
É uma leitura Rápida e tem várias ilustrações então cativa as crianças.

Retalhos e Prefácios 28/12/2020

Nostalgia!
Eu tenho um carinho por esse filme, pois ele teve boa parte de suas cenas gravadas aqui na minha cidade, em Valença/RJ. Na época, inclusive, várias pessoas conhecidas fizeram figuração nele, até mesmo uma das minhas melhores amigas! 💞⁣

Lendo, foi possível entender o porquê de escolherem Valença como cenário. A cidade da professora maluquinha é exatamente como aqui: interior, pequeninha, as novidades demoram a chegar 😅...⁣

Foi muito gostoso fazer essa leitura e relembrar a professora incrível que ela é. Se cada um de nós, educadores, tivesse uma professora muito maluquinha dentro da gente, a Educação seria muito melhor!

site: @aquelaepifania
Sasa.kacchan 04/01/2023minha estante
Muito bom super recomendo! Várias histórias ao decorrer do livro e ainda por cima desenhos...fala sobre vários temas incríveis.

JoAo366 20/02/2023minha estante
Muito bom,li na minha infância (2 vezes)e ano passado reli mais uma vez(em apenas um dia)

Aninha_ac 06/12/2020

Marcante
Esse foi um dos primeiros livros que li na vida, eu devia ter uns 8 anos talvez, me lembro que fiquei encantada com a história. A professora é de fato uma personagem muito carismática, e os alunos são maravilhosos, ficava me imaginando sendo um deles.
As ilustrações que acompanham o livro ajudam ainda mais a viajar na história, e se engana quem pensa que esse é um livro infantil, sua história é para qualquer idade.
Foi também a primeira vez que me emocionei com um livro, lembro que chorei ao término da leitura e, mesmo ainda bem nova, senti um vazio, semelhante ao que os personagens sentiram.
Ele também mostra como pode ser difícil trazer novas práticas em uma escola tradicional.
Recomendo muito a leitura, é um livro leve, que encanta e emociona. Inocente e leve.

Lelouch_ph 28/11/2020

O livro que me fez enxergar o verdadeiro papel de um mestre.
Apesar da intenção do livro não ser esta, Ziraldo me fez perceber o quanto os professores não eram vistos da maneira que deveriam, eles estão lá para nos ensinar, e nosso dever é extrair o que pudermos dessa tentativa, às vezes, o professor se torna um amigo e possivelmente íntimo, e isso reforça a didática, costumamos ser mais facilmente compreendidos por pessoas que detém um carinho mais intenso por nós. Um professor é um amigo em potencial a pessoa que nos ensina o que iremos precisar para seguir nossos objetivos e sonhos, é a profissão mais importante de todas, sem ela as outras não existem, por mais que a obra mostre uma professora buscando criar pessoas: boas, humildes e capazes de ler e escrever de forma avançada. Eu consegui ver que professores não precisam ser chatos e indiferentes, eles podem ser pessoas mais legais do que parecem, após ler esse livro valorizei mais meus professores e não os vi só como degraus para meus objetivos.