Noite na Taverna

Noite na Taverna Álvares de Azevedo

Resenhas - Noite na Taverna

S RAGS BLOODSCAR 04/10/2023

A Exploração dos Lados Sombrios da Alma Humana
"Uma Noite na Taverna" é uma coleção de contos que mergulha nos recessos mais obscuros da psique humana, explorando temas como amor, morte, erotismo, violência e decadência. A narrativa se desenrola em uma taverna sombria onde os personagens compartilham histórias macabras e experiências que desafiam a moralidade convencional.

Os contos são repletos de personagens trágicos e romances condenados, muitas vezes ambientados em cenários noturnos e lúgubres. A atmosfera gótica permeia toda a obra, contribuindo para uma sensação de melancolia e morbidez.

Um dos temas recorrentes é a dualidade do desejo humano, especialmente o desejo sexual, e as consequências perturbadoras que podem surgir quando ele é reprimido ou mal direcionado. Os personagens de Álvares de Azevedo frequentemente enfrentam dilemas morais e psicológicos intensos em relação ao amor e à luxúria.

Cada conto é como um mergulho profundo em emoções sombrias e pecaminosas, forçando os leitores a confrontar aspectos obscuros da condição humana. As histórias são frequentemente narradas por personagens embriagados, reforçando a sensação de desordem e transgressão.

A escrita de Álvares de Azevedo é rica em imagens poéticas e linguagem descritiva, evocando uma atmosfera carregada de tensão emocional. Seus contos desafiam as convenções morais da sociedade da época, tornando-os uma obra precursora do Realismo e do Simbolismo na literatura brasileira.

Em resumo, "Uma Noite na Taverna" é uma obra literária que explora os cantos mais obscuros e inquietantes da alma humana.

Eduarda.Paiva 04/10/2023

Meu deus, tem de tudo
O livro gabaritou o código penal, meu senhor, cada capítulo um choque diferente!!! Estou com medo das próximas leituras obrigatórias da unicamp.

Elizabeth210 29/09/2023

O bêbado Álvares de Azevedo
Noite na taverna é um livro de contos, se passa em uma taverna - uau - onde amigos bêbados se encontram e começam a contar as histórias de suas vidas, antes guardadas a sete chaves.
Álvares de Azevedo te prende com uma leitura rápida, dinâmica e profunda.
Os temas abordados são estranhos de início, mas levando em consideração a escola literária do autor, dá pra entender o porquê.
Valeu a pena conhecer mais uma obra nacional.

Anne331 24/09/2023

Álvares me surpreende
Não é uma leitura simples com a linguagem utilizada no dia-a-dia, mas pra quem gosta de contos um tanto quanto obscuros é uma ótima pedida, conheci esse livro no ensino médio durante uma atividade de literatura e com isso acabou se tornando um dos meus queridinhos. Por mais que seja um livro curto, é um livro que te prende desde a primeira página.

EuKimie 23/09/2023

Meu Deus do céu! É uma história mais macabra que a outra!
Esse livro é realmente muito bom!
É uma leitura bem rapidinha, o livro não chega nem a ter 100 páginas, só a linguagem que é mais complicada por ser um clássico, mas a partir do segundo capítulo já dá para ir se acostumando.
Essas histórias são bem doidas e você com certeza vai ficar com raiva dos personagens durante a leitura. É cada merda que Jesus Cristo!
Recomendo para todos que gostem de ler livros mais macabros ou, só queiram ler um clássico nacional muito bom.

otixxss 20/09/2023

Surpreendentemente bom. é uma experiência um tanto insólita esse mergulho na escrita desses poetas ultrarromânticos. a vida parece que sem fim em si. os atos autodestrutivos, essa paixão pela pulsão da morte, pela embriaguez, pela paixão sexual são uma maneira de evadir-nos de uma certa vida que não tem tempo de sentir o que é viver.

há, claramente, aspectos defasados nessa obra. mas, naturalmente, deve-se relegar ao senso crítico de cada leitor julgá-los.

MJGalvão26 20/09/2023

Este livro fala sobre as histórias contadas pelos visitantes de uma taverna, cada um conta sua história de amor nem sempre belas e sempre muito pesadas.

vale refeição 19/09/2023

Uma leitura rápida e divertida, ótima para passar o tempo. Tem uma escrita bem rebuscada, é bonita mas geralmente desnecessária.
Os contos são rápidos e, talvez por ser ultra romântico, são um pouco repetitivos.

Murilo 13/09/2023

Estranho
Que livro bizarro. Uma história pior que a outra. Porém, bem marcante as características da segunda fase do romantismo.

Luiz484 11/09/2023

Me desculpem, mas o fato de ser um clássico da literatura não muda o fato do livro ser extremamente desagradável.

Se fosse pra eu ler algo desse nível seria mais fácil ler marques de Sade ou 50 tons de cinza. Tempo e psicológico perdidos, mas triste mesmo é saber que ainda é incentivada a leitura de algo tão horrível

Luana 10/09/2023

O duro de se matar
A história do livro pode ser renomeado como duro de se matar,pois a personagem tenta se matar e acaba matando as outras pessoas.

r4issinh4w 09/09/2023

É um livro curto, mas bom. Apenas a linguagem que as vezes não consegui entender com 100% de clareza determinadas coisas, porém isso é da época. São contos surpreendentes e rápidos de ler. Gostei!

Dark Lady 07/09/2023

Noite na Taverna - Álvares de Azevedo
A história é basicamente sobre amigos em uma taverna bebendo e contando suas aventuras. Histórias que envolvem amor, estupro, necrofilia, etc.
É um livro bem curto, mas a linguagem dificulta um pouco a leitura.