Os Tambores de Outono

Os Tambores de Outono Diana Gabaldon

Resenhas - Os Tambores de Outono - 1ª Parte

Maria.Gabrielly 03/07/2021

Eu amo Outlander
Estou amando continuar lendo!
Outlander é uma narrativa arrastada de praxe né?! Mas mds como vale a pena ler, é incrível acompanhar essa história e os personagens (eu amo o Roger). Não desistam de ler por esse livro, que não é o melhor, leiam até o final e fiquem, como nos outros volumes, com o gostinho de quero mais!
Carolina.Missel 04/07/2021minha estante
Socorrro tô na página 353 e detesto o Roger ? acho ele um pouco pesado demais

Anna Paula 09/02/2020

null
Jamie e Claire se estabelecem na América, enquanto Brianna tenta localizá-los em suas pesquisas históricas.
Quanto mais eu leio esta história, mais apaixonada fico ??

fyveer 08/04/2020

Só porque é monotono não significa que seja chato.
Outlander: Os Tambores de Outono (Parte I), Diana Gabaldon

Tradução: Carolina Caires Coelho
Progresso: 03/04 - 07/04

E se alguém tivesse perguntado, eu diria que Jamie Fraser era um homem misericordioso. Já tinha sido. Mas os anos entre o antes e o agora tinham sido difíceis, e compaixão era uma emoção delicada, facilmente desgastada pelas circunstâncias.

O quarto volume da série Outlander é mais uma prova de que a mente criativa de Diana Gabaldon se mantém em constante expansão e leva os leitores a conhecer mais do casal protagonista - para falar a verdade, creio que Jamie e Claire fazem parte daquele grupo seleto de personagens literários que achamos conhecer profundamente, mas que a cada capítulo encontramos uma informação nova que os torna muito mais próximos da realidade.

Nesse primeiro tomo de Os Tambores de Outono a autora nos leva para as terras frescas do que um dia se tornará os Estados Unidos da América, mas que no momento é apenas um grande continente de flora e fauna selvagem ocupado por tribos indígenas - nesse ponto vemos mais uma vez Gabaldon explorando momentos históricos em sua narrativa; Ao longo dos capítulos acompanhamos duas perspectivas: a do passado com Claire e a do futuro com Brianna - além disso vemos em um ou dois capítulos a visão de Roger e Jamie.

No passado temos Claire e Jamie construindo sua moradia no Novo Mundo, o local de sua residência próximo as montanhas se chama Cordilheira dos Fraser, onde com os camaradas sobreviventes de Ardsmuir é formado um pequeno povoado de escoceses. Claire se dedica a ser uma dona de casa e curandeira para o povo local, Jamie e os outros homens passam o dia construindo e pastorando, tudo parecia perfeito até a chegada de uma praga que coloca em risco a boa convivência com uma tribo indígena amigável com os Fraser - além disso, temos a chegada repentina do Lorde John Grey com seu enteado, Conde William, que evoca surpresa e ciúmes em Claire.

No futuro temos Brianna e Roger se movimentando em um relacionamento amoroso cercado por incertezas: ambos são jovens e não querem abdicar suas carreiras para viver a custa do outro, sem contar na intensa dúvida sempre constante no primeiro amor. Tudo parecia muito bem até Roger encontrar por acaso uma notícia que poderá colocar o futuro de Brianna em risco: no passado os pais da garota morreram tragicamente em um incêndio e tudo dependerá de Roger contar para Brianna sobre o destino de Claire e Jamie - se contar ele sabe que isso terá como consequência a garota atravessando as pedras de Craig na Dun rumo a uma era bastante perigosa.

Minha opinião sincera é de que a medida que devoro mais um livro da Gabaldon eu tenho a certeza de que nunca terei a coragem de dar uma avaliação ruim. A autora sabe como prender os leitores até mesmo em descrições de um dia rústico e monótono na vida de Claire e também como nos fazer ficar acordados até as 3 horas da manhã lendo para descobrir se aquele personagem conseguiu se salvar da morte. Pensei que uma história sobre uma moça que viaja no tempo duraria no máximo por dois livros - Outlander e A Libélula no Âmbar estão como provas de finais perfeitos e bastante fechados para dúvidas; mas então ela surge com uma narrativa distante da Europa e com pontos bem interessantes sobre a escravização negra e indígena, sem contar nos mitos de diferentes culturas.

Em suma, estou bastante ansiosa para ler o segundo tomo desse quarto volume, mal posso esperar para saber o destino de Brianna e de Claire

Angell 17/04/2020

Claire & Bree
Amei ver o amadurecimento de Bree, o respeito dela pelas escolhas de Claire... Por várias vezes esperava ansiosa quando ela voltava à cenas...
Agora Roger.. nosssa... Me deu nos nervos várias vezes!!
Mas é uma história que amo!

Sá_Taira 13/03/2022

O mais difícil
Bom esses foi o livro que eu mais demorei para ler em toda a minha vida de leitora, não pq é ruim,mas é muito parado.

Isa 04/02/2022

Aí gnt, que livro bom! Cada um é melhor que o outro. Esse foi o primeiro em que chorei, só não posso contar muito se não dou spoiler haha só aumenta a vontade de continuar lendo o restante da série

Bella 15/07/2020

Os tambores do outono
Gosto muito dessa série: prende a atenção, desenvolve bem os personagens, faz refletir, se emocionar, divertir, torcer, enfim, viver mesmo a história! Esse volume particularmente me prendeu mais que a temporada da série de televisão (que tb acho ótima!)

Thaís 19/05/2022

li esse livro praticamente em 10 dias, e posterguei as últimas 100 páginas por 2 meses. mesmo depois de tanto tempo sem pegar em um livro p ler sentei e terminei, e que sensação boa voltar p esse universo e p esses personagens, amo muito muito muito e esse livro é incrível incrível

@bibliotecadedramas 20/05/2024

880 páginas. O livro 4 é um baita calhamaço sabe (isso porque também eu já peguei as partes 1 e 2 em um volume só). A Diana é uma escritora que não poupa em detalhes, descrições e dramas e acho que já disse isso em outras resenhas, mas é isso que faz a graça de Outlander. Nesse livro quatro, o casal Jamie e Claire chegam a América e decidem tentar a vida nos EUA e – obviamente, como sempre, nada pra eles é fácil. Primeiramente eles chegam a casa da tia de Jamie – a tia Jocasta e é um período tenso da história porque a autora mostra muito o auge escravidão que ocorreu naquela época, é uma das partes mais tristes do livro pra mim.

Logo depois eles se estabilizam nas colinas e começam a construir Fraser Ridge. Ian, aos poucos, está começando a ganhar espaço na história, é notável o crescimento e o amadurecimento dele, e de agora em diante ele terá um papel bem relevante junto com os índios nativos americanos, aliás, foi meu personagem preferido desse livro.

"Os fantasmas passam por nós e através de nós o tempo todo, escondendo-se no futuro. Ao olharmos no espelho, vemos as sombras de outros rostos olhando para trás no decorrer dos anos; vemos a silhueta da lembrança, sólida numa entrada vazia. Por sangue e por escolha, criamos nossos fantasmas; nós nos assombramos.

Claro que não são esses fantasmas familiares e costumeiros que perturbam nosso sono e nos fazem acordar. Olhe para trás, segure uma tocha para iluminar os cantos escuros. Ouça os passos que ecoam por onde você veio, quando caminha sozinho."

Paralelo a isso temos o “outro lado” da história – com a Brianna atravessando as pedras para encontrar a mãe (por conta de algo muito sério que ela encontrou) e o Roger acaba indo atrás dela. Roger é aquele personagem que você ama e odeia ao mesmo tempo (mais odeia do que ama, na verdade) e que passou pelo pão que o diabo amassou nesse livro 4, eu não gosto muito desse lado conservador que a Dianna colocou nele e que vemos muito disso no início, mas enfim… Brianna como sempre, ao menos pra mim, é aquela personagem passional e sentimental, ela tem o lado impulsivo da mãe e o temperamento teimoso do pai, mas é absolutamente sem graça – tanto no livro como na série. Confesso que a relação dos dois – Brianna e Roger – me cansa um pouquinho, mas no livro também temos a relação bem conturbada dela com Jamie por conta de um entrevem que aos poucos vai melhorando.

Acho que de todos os livros de Outlander até o momento, esse foi o que eu mais demorei pra acabar – até porque eu li outros durante o caminho, a história é pontuada por momentos que não acontece nada e outros que acontece absolutamente tudo, mas o interessante é que, com o tempo, você acaba se acostumando com os calhamaços da Diana, acho que agora vou dar um tempo de uns 3 ou 4 meses com outros livros antes de partir para o volume 5, pois foi exatamente ai aonde eu parei com a série na TV.

site: https://shejulis.com/livro-outlander-os-tambores-do-outono-4/

Ariane.Goncalves 11/11/2022

Não sei o que dizer, apenas sentir
A cada Outlander que leio cresce minha admiração pela Diana. Sua forma de escrita é tão sensível e detalhista que as vezes preciso parar e digerir por alguns momentos. Cada um dos livros da série tem um clima totalmente diferente do anterior, todos incrivelmente maravilhosos.

Gabs. A 03/11/2020

Por palavras de outros: transição do que está por vir.
O reencontro mais agurdado, as angústias da Claire e procurar pelo Jaime através da história e passado.
Leitura quase destoante do outros livros, por se passar em outra época e foca bastante nos "novos" personagens.
Adorei como sempre.

Books_duds 14/12/2020

Gostei muito do 4 livro dessa história. Algumas partes foi um pouco arrastado, porém na maior parte foram muitos acontecimentos marcantes. As últimas 200 páginas são eletrizantes. Recomendo

Iara 17/01/2021

Aguenta coração!
Finalmente Brianna embarca para o passado a fim de encontrar sua mãe, Claire e conhecer seu verdadeiro pai, Jamie Fraser. Coisas inesperadas acontecem, e ela terá que ser forte para superá-las. Roger, seu amado, também viajou para o passado e sofreu com várias situações até encontrá-la. Ansiosa para ler o próximo livro.

Michelly 07/05/2023

Um novo começo para a família Fraser
Eu gostei bastante do livro, das descrições de cenário, as descrições das interações com os indígenas são emociontes (a Diana teve um cuidado na hora de falar sobre esse povo, deixou meu "coração quentinho").

O que mais estou gostando ao ler esses livros é perceber como a série conseguiu ser o mais fiel possível.

Sobre o decorrer da história: bem, os Fraser sofreram bastante até chegarem onde estão e vão sofrer mais ainda...
A cada momento uma reviravolta daquelas de tirar o fôlego.