A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Mariana Barbosa 01/08/2020

Chorei com gosto
Eu amei desde o começo. Sara é apaixonante. Achei o livro super emocionante. Vale a pena ????

Cecilia136 21/07/2023

Nunca tentei ser outra coisa...
SARA CREWE é uma menina rica que fica arrasada e falida após a morte de seu pai. Nas mãos da cruel diretora do colégio internato, é obrigada a trabalhar como criada, e apesar de passar frio e fome, consegue preservar sua nobreza e gene- rosidade. Dona da grande imaginação, ela foi capaz de criar histórias fantásticas e ali conquistar amigos fiéis.
Eu gostei bastante do livro, dei 5 estrelas pelo fato de ser gostoso de ler, tem uma história linda e emocionante. Houve vários momentos de angústia por parte de Sara, quando ela passou frio, fome... além de sua amiga Becky. As histórias que Sara contava, seu faz de conta. Tudo foi muito lindo. E fiquei mais feliz no final (spoiler.)
Apenas um livro que no final seu coração sai quentinho...

Rita 22/05/2022

Eu não consigo deixar de amar
A Princesinha foi um dos filmes mais importantes da minha infância e é, ainda hoje, da minha vida como um todo. Ele ajudou a me formar como pessoa.

Quando a Wish anunciou que lançaria uma edição do livro, eu fiquei extremamente animada e feliz porque fiquei muito tempo buscando uma edição especial desse livro para manter sempre na minha estante. Eu tenho uma edição que é mais simples da 34, com uma ótima tradução e que foi a que li primeiro, mas precisava de uma que a beleza interior do livro aparecesse no seu exterior e a edição da Wish me deu isso (tinha buscado edições em inglês até é nem gosto de ler em inglês, pensei até em começar uma campanha pra alguma editora fazer uma edição de luxo, só que com meu alcance não seria muito bem sucedida, rsrs).

Enfim, apoiei a edição da Wish assim que abriu o apoio no Catarse. Antes de meia-noite e cinco meu apoio já estava certo (abriu meia-noite). Esperei alguns meses para receber e quando chegou abri com muito carinho. Demorei um pouco para ler, minha lista de livros não lidos é extensa, mas pulei alguns (uns 80) para ler esse agora.

Comecei a ler ontem, dia 21 de maio de 2022, terminei hoje, 22 de maio. E terminei chorando.

Não entendam errado!
Não foi choro de tristeza.
Nem de alegria exatamente.
Foi emoção.
Uma emoção tremenda fez meu coração acelerar, minhas mãos tremerem ao virar as últimas páginas e as lágrimas rolarem ao chegar ao último ponto.

Por quê?
Não faço ideia.
Talvez seja a emoção de ver um desejo por uma edição linda concretizado.
Talvez seja o fato de reler essa história que significa tanto na minha vida.
Talvez seja por razão de que, apesar de reconhecer todos os problemas da história, eu não consigo deixar de amá-la.

Sim, problemas.
Não podemos fingir que não existem.
Notei assim que li o livro da 34 na primeira vez.
Como todo livro, ele é um retrato de sua época e da posição e pensamentos da autora.
Não há como fugir disso.
Há estereótipos que hoje sabemos que devemos condenar como a da menina gordinha e "burra", a figura dos estrangeiros como "selvagens", há também a posição de criados sempre como criados diferenciando da posição da própria Sara que não começou como criada. Enfim, há problemas e não vou passar pano para eles.
Mas não vou deixar de amar a história.

Não consigo deixar de amar a história.

Não consigo deixar de amar a menina que consegue enfrentar coisas terríveis com o faz de conta, com gentileza e com bondade.

Não consigo deixar de amar as personagens que são falhas e ainda assim querem fazer o certo e o bem para os outros.

Não consigo deixar de amar a história que me fez uma pessoa mais gentil e me marcou tanto desde a primeira vez que conheci há muitos anos.

O prefácio do Jim Anotsu me mostrou o quanto essa história marcou tantas outras pessoas além de mim e foi maravilhoso ler. Foi uma ótima preparação para voltar ao mundo da história. Depois do prefácio, eu fechei o livro, pensei no significado dessa história para tanta gente, respirei fundo e entrei de cabeça.

Concluo com alguns fatos que esse livro me ajudou a relembrar: a nossa mente é poderosa, as nossas amizades são essenciais e essa história é uma das minhas favoritas de todos os tempos.

Snara.Salvador 21/06/2023

Delicadeza despertada
A princesinha é um livro surpreendente!! Toda vez que eu lia um capítulo, sentia um misto de indignação, tristeza, esperança, alegria e belas surpresas. Claro que lágrimas não faltaram! ?

É sobrenatural a sensibilidade e a resiliência dessa garota que, mesmo tão jovem, não se deixou endurecer pela maldade das circunstâncias que a acometeram.

Eu o lerei para minhas filhas e as ensinarei a desenvolver este coração de princesa! ?

Lima 27/07/2023

A princesinha, o jardim secreto e a autora.
" ? [...] Enxergava toda a verdade em nós duas. Sabia que você era uma mulher egoísta e desalmada, e que eu era uma tola fraca, e que éramos vulgares e mesquinhas a ponto de ficar de joelhos diante do dinheiro dela e depois tratá-la mal quando perdeu tudo o que tinha... embora ela continuasse a se comportar como uma princesinha, mesmo quando foi transformada em mendiga. Ela sempre se portou... sempre... como uma princesinha!"

Meu primeiro contato com Frances Hodgson Burnett foi, talvez, com sete anos, ao assistir a adaptação de "O jardim secreto" no matinê cultura, programa da TV Cultura. Eu me apaixonei pelo desenho e pela história, me fazendo devorar também o livro, alguns anos depois, achado na biblioteca municipal da minha cidade.

Eu já havia ouvido falar em "A Princesinha", mas, com o passar dos anos, nunca me senti atraído a começar a ler um livro infantil por acreditar não ser mais uma leitura agradável... Bom, eu estava muito muito muito enganado. Ao ver o livro na Amazon, pensei: Por quê não? Eu não estava ? e ainda não estou ? no meu melhor momento de leituras. Já havia iniciado dois livros e os abandonado pela metade. Começar "A Princesinha" foi mais um passatempo, sem qualquer esperança de concluir a leitura.

O que eu não contava é que o livro seria muito cativante. Ele já te fisga de primeira, desde a vida de Sara no internato, sendo uma criança extremamente privilegiada, até a mudança inesperada no seu destino, que a faz perder tudo o que tem. Impossível não se afeiçoar com a protagonista e não torcer pelo seu sucesso.

Enfim, só queria dizer que, mesmo 12 anos depois, Burnett conseguiu me prender em mais de suas narrativas.

Elani Araújo 05/09/2020

Mesma autora do "Jardim secreto"
A autora que tem já história de vida muito interessante, traz a menina sara, com ingredientes já presentes em outros livros seus, como a Índia, a menina rica que passa a conviver com uma pobre e que sabe sobreviver nas adversidades que a vida lhe empregou. A leitura é muito gostosa e super vale a pena como leitura de cabeceira.

mostrando 03/06/2021

"A princesinha"
Esse livro tem como principal uma garotinha, chamada Sara, muito inteligente e generosa. Morava na Índia com seu pai e teve que ir estudar em um colégio interno em Londres, o que foi difícil, muito distante de seu pai. Lá ela tinha uma vida de luxo, com roupas e utensílios caros, mas nunca foi arrogante ou mimada. Até que ela perde tudo que tinha, seu pai e seu luxo e tem que dormir em um quartinho sujo e pequeno, e trabalhar como empregada. Mesmo com essa tragédia, Sara mantém sua imaginação e bondade, continuando sendo a princesa que imaginava.
Uma palavra para esclarecer esse livro é INESQUECÍVEL. A princesinha é uma história muito interessante e recomendo para todas as idades. Uma leitura fácil e fluida, e que te faz imaginar todos os cenários e cenas.

Barbara.Goes 06/06/2022

A Princesinha
Que história linda e triste, Sara é uma menininha muito esperta e forte, cheia de inventar contos de fadas e ajudar as pessoas como pode.

Thaa 25/09/2020

Um quentinho no coração
A Princesinha é um livro destinado aos sonhadores, aos que amam deixar a imaginação fluir até nos momentos mais difíceis. E, embora tenha como protagonista uma menininha aparentemente frágil, nos ensina a força que todos temos quando acreditamos na "magia" do que pode acontecer de mais bonito.
Um livro forte e aconchegante!

Haime 13/11/2020

A princesinha
Aprendi com livro a guarda a essência do respeito, amor e o controle emocional independente das situações que rodeia.
Aquece o corações e trás um belo apredizado para adultos e criança.

:) 12/07/2022

A Princesinha
Talvez você julgue este livro como algo, bobo e irrelevante, por parecer ter o objetivo de alcançar somente o público infantil, mas é totalmente o contrário, este livro trás consigo tópicos para refletirmos, e usarmos de lição e exemplo para nossas atitudes.
Sara Crew, é interpretada como esquisita e estranha, por agir e pensar de modo diferente do "normal" (visto ao seu redor).
Ao proceder da história, ela vê o que é ruim para as opiniões "comuns" como algo magnífico aos seus olhos.
Outro exemplo que podemos retirar da história é, Sara, sempre encarava seus problemas com educação, respeito, inteligência e classe, independente de como ia seu dia ou sua vida, isso surpreendia a todos por nunca terem visto tal comportamento(de certa forma adulto) em crianças, como as que viviam no mesmo ambiente que ela.
Livro ótimo, bem desenvolvido e com uma história fascinante, recomendo.

Luana 22/11/2021

Ótimo para se distrair!
Se você está numa vibe que precisa de um livro leve e gostoso de ler essa é uma ótima leitura para se distrair e desligar a mente. Sem contar nos personagens cativantes e uma história fofinha ?

Naty Alves 06/11/2021

Aquela que tem a realeza por ser nobre de coração.
O que torna um livro grande é torná-lo acessível através de sua simplicidade, vejo como alguns leitores substiman a litetura infan- Juvenil e isso me entrestesce enormemente, pois está é uma obra grandiosa mediante seus significados e lições nas entrelinhas.

A primeira vez que vi a princesinha, foi nas minhas férias quando eu tinha por volta de 7 anos e assisti o filme na TV, me lembro de ter ficado com o coração apertado por todas as injustiças que a pequena Sara havia passado no colégio interno. Descobri depois que o livro existia e lá fui eu ler.

O livro têm sim algumas diferenças do filme, não muito drásticas, mas elas existem, desde a aparência de Sara (Que não consegui dissociar do filme de 95), até á respeito do que acontece com o pai de Sara, as motivações são diferentes, (Não vou me ater a isso aqui, só lendo o livro).

O que me fez amar a protagonista foi a resiliência, e a sabedoria de Sara, ( Não me refiro a inteligência, pois isso é algo comum a qualquer criança), mas a sua forma de ver as coisas, e a vida, mediante as dificuldades, ávida leitora, impossível não se indetificar ; Sendo chamada por seu pai de lobinho por devorar os livros que lê, contadora de histórias, prestativa, e generosa, nunca conheci alguém com tanto amor ao próximo com mais capacidade em ser autruista quanto ela, um conto quase de fadas, sobre como vale a pena ser bom.
Ah e sim, eu chorei ????

Luna 24/02/2020

Livro que deixa um quentinho no coração
Embora a história tenha partido meu coração em vários momentos, pois é impossível aceitar o sofrimento de crianças, também me peguei sonhando com a Sara, cada vez mais encantada com essa menina cheia de vida, com uma força interior que eu não teria. Ela perdeu tudo de uma vez. Era cuidada, protegida e no mesmo dia que recebeu a notícia da morte do pai (no dia do seu aniversário, o que deixa tudo mais triste), foi roubada de tudo o que tinha, até mesmo seu quarto, onde poderia ter se refugiado para passar pelo luto. Ainda sofrendo a dor da perda, ela foi jogada numa realidade muito diferente, cheia de privações e crueldades, e mesmo assim não cedeu, não permitiu que apagassem o seu brilho e destruíssem seus sonhos. Ela sofria, mas os seus sonhos ninguém iria roubar, a sua imaginação, as suas histórias, tudo o que ela aprendeu com os livros, nada nem ninguém poderia tirar dela.

site: https://www.emocoesaflordapele.com/2020/01/a-princesinha-frances-hodgson-burnett.html