Tropas estelares

Tropas estelares Robert A. Heinlein

Resenhas - Tropas Estelares

Joe 04/04/2021

O melhor...rs
O que dizer desta obra de ficção que para época é a frente de seu tempo.
Cenas excelentes, diálogos bons, bem diferente da tragédia que fizeram nos filmes.?
Li em 5 dias no trabalho...
Para que ama ficção, deve viver as emoções desse livro... deveria ter tido o 2 e 3 e 4...uma pena.

Meus Anos Em Livros 16/07/2023

Finalmente saindo essa resenha...
Então... depois de pensar bastante sobre essa leitura, meu veredito é que ela foi legal... Eu cheguei nesse livro pois, ao final de Guerra do Velho, do Scalzi, ele fala sobre ter se inspirado no Robert Heinlein. Quando li isso, por ter gostado muito da leitura, resolvi procurar um livro do Heinlein e vi que Tropas Estelares estava no Kindle Unlimited. Lembrei também que tinha um filme com esse nome que eu não tinha visto. Então, decidi ler o livro e depois ver o filme. Eu esperava que fosse um livro com ação, batalhas, mas esperava também inteligência e opinião por parte dos militares. Só que não encontrei isso. Tive a impressão de que os militares aqui são simplesmente massa de manobra, que fazem tudo o que é imposto a eles sem questionar... Aí achei bem esquisito... Quando fui ver o filme, achei bem diferente do livro, pois este parece uma sátira bem engraçada por sinal. Em fim, não vou dizer que desgostei, só achei "ok". Pretendo futuramente ler outros livros do autor, pois a escrita do mesmo me pareceu ser muito boa! Acho que é isso!! ??

Fábio 09/04/2011

Peculiar mas muito bom
Tropas Estelares é um dos livros mais peculiares que já li sobre Ficção Cientifica.

Interessante que pra muitos o livro é considerado facista pelo modo de governo descrito ao longo da história, estas são algumas das partes mais interessantes do livro junto com o treinamento da infantariua.

Polemicas a parte este livro deve ser leitura obrigatoria, em algumas partes parece um tanto datado mas não estraga em nada o prazer da leitura.

Conheço muitas pessoas que torcem o nariz pro livro por causa do filme (uma porcaria), posso garantir que o livro não só é melhor como tem pouco a ver com o filme.

M. Zerbini 03/11/2011

Vive la guerre
Starship Troopers is a unique book, very hard to classify. It is science fiction, of that one can be sure, but in spite of being classified as “action” or “adventure” it doesn’t have a lot of those, what it does have is debates, loads of them.

It is narrated in first person by Johnnie Rico, a young upper class adult who decides to join the military against his father will. The story goes by the traditional events in military novel: Bootcamp, action, death of friends in combat, the rise to officership and so on.

As I have mentioned above, the discussions and positions in the book are amazing, The society described has many different views on citizenship, suffrage, civil responsibilities etc. One must recognize the book does flirt a bit with fascism, but it would be unwise to simply declassify it by this, the author defends it so cleverly that it begs to be discussed.

There are also some beautifully written lines with a considerable literary value, I would highlight both letters the main character receives, and some witted passages mocking the military life. One I still remember is during training a character complains about having to train in the dirty prairies to which one replies he shouldn’t complain; otherwise the sergeant would make them clean the prairies up!

A last note would be about the movie, people tend to always criticize movies when comparing them to books, conveniently forgetting they are completely different medias. What one should have in mind is that the movie has cutted out all the discussions of the book (with the single exception of a single dialogue between a professor and Rico right at the beginning of the movie) and has focused on the action. But I do feel they are the same story.

---

Tropas estelares é um livro único, difícil de classificar. Ele com certeza é ficção científica, mas apesar de ser classificado como “ação” ou “aventura” estes elementos não são os principais, o centro do livro são suas discussões.

Ele é narrado em primeira pessoa por Johnnie Rico, um jovem adulto de classe alta que decide engajar nas forças armadas à revelia de seu pai. A estória passa pelos eventos tradicionais de um romance militar: treinamento, batalhas, a morte de de amigos em combate, a ascensão até o oficialato etc.

Como mencionei as posições to livro são impressionantes. A sociedade descrita possui visões muito diferentes das nossas sobre cidadania, sufrágio, responsabilidades civis etc. devemos reconhecer que o livro chega a flertar com o fascismo, mas simplesmente desclassificá-lo por isso não é uma alternativa sábia, o autor defende tão bem sua posição que ela implora ser discutida.

Existem também algumas passagens de altíssimo valor literário de tão bem escritas, eu destaco as duas cartas que o personagem recebe, e algumas linhas que tiram sarro da vida militar. Uma que ainda me lembro ocorre durante o treinamento, quando um personagem reclama de ter que treinar numa pradaria empoeirada, sendo respondido prontamente por um colega que diz ao primeiro para que não reclame, caso contrário os sargentos obrigariam os recrutas a limparem as pradarias!

Por último gostaria de comentar sobre o filme, há uma tendência de sempre se criticar filmes ao compará-los com livros, convenientemente esquecendo que se tratam de mídias completamente distintas. Devemos ter em mente que o filme cortou toda a discussão do livro (com a única exceção de um dialogo logo no início do filme), e concentrou na ação.

Ozzy 06/01/2021

Logo de cara, sim, esse é um livro todo calcado no militarismo, e em todas as coisas que vem junto com esse pensamento, e ele não é nem um pouco sutil na hora de demonstrar isso, então se você pretender ler esse livro, se prepare para passar horas com os pensamentos do gênero, que não são lá novidades para nenhum brasileiro a essa altura do campeonato.
É engraçado, para mim pelo menos, ver que os argumentos que o autor usa para defender o militarismo e suas ideias são tão rasos que por vezes parece até mesmo que ele está tentando ironizar isso, mas dado o histórico de vida do autor isso é pouco provável.
Fora isso, o livro é bem escrito, as cenas de ação, por exemplo, são muito bem descritas e dá para visualizar bem o que está acontecendo, é uma leitura que flui bem.
Minha única reclamação nesse ponto é que para expor suas ideias o livro começa a fica um tanto didático demais, parece até uma cartilha em certos momentos, o que me incomodou um tanto.
Também tenho que admitir que do meio para o final, quando o personagem entra num novo treinamento para conseguir uma promoção, o livro perde bastante do gás, fica um lenga-lenga repetitivo, recaindo em situações que a gente já viu antes no inicio do livro mesmo, e o autor gasta mais tempo do que eu achei necessário nesse novo treinamento
nfim, não foi a melhor experiência de leitura PARA MIM.

etsilvio 28/02/2020

Abandono!
Mais um do Heinlein que eu abandono (já tinha abandonado Um Estranho Numa Terra Estranha). Acho que "meu santo" não bateu com esse autor. Uma pena!

Davenir - Diário de Anarres 12/12/2023

Clássico. Mais simples e mais complexo que parece.
Robert Heinlein é um dos autores clássicos da Ficção Científica. Isso significa que você é obrigado a lê-lo? Não sou ninguém para arrumar a sua lista de leitura até porque mesmo já tendo lido muita coisa, nunca havia lido nada deste autor. Então comecei com um clássico. Já havia visto o filme (de 1997,) e já sabia, por análises de outros, que o diretor do filme (Paul Verhoeven) fez uma paródia do livro, mantendo a base do enredo mas exagerando e ridicularizando a ideologia militarista do livro. Lido o livro, agora vejo como a ideia do diretor envelheceu mal nesse sentido, de ridicularizar a extrema direita e o militarismo, pois a idiotização e os idiotas nunca foram tão parecidos quando na época em que o filme foi concebido.

Mas estamos aqui para falar do livro. Acompanhamos um longo relato de Juan Rico, um jovem que ingressa para a Infantaria Móvel, a menos longeva tropa da humanidade e com o treinamento mais duro. Acompanhamos a vida militar desde o alistamento, passando pelo treinamento de recruta, a incursão na Infantaria Móvel e a guerra contra uma raça insetóide que ameaça a humanidade. Um modelo que seria usado por muitos livros e filmes. Histórias sobre guerras costumam ser libelos críticos contra a estupidez da guerra (Nada de novo no front) ou propaganda para o militarismo (Falcão Negro em Perigo), não havia um livro tão complexo sobre guerras no futuro. Rico "perde" muito tempo de seu relato falando sobre a organização militar, a medida que sobe de patente e sobre pensamentos e reflexões que o motivam a continuar em frente. Não se trata de continuar apenas porque seu companheiro precisa de você, mas de uma verdadeira lavagem cerebral que Rico é submetido por um regime autoritário. As lições econômicas sobre valor, principalmente em contraposição a concepção de valor em Marx são, no mínimo, cretinas e a doutrinação militar simplesmente o impedem de conhecer outra vida e ter o mínimo de acesso a outras opiniões.

Obviamente, que para o leitor não ter nenhuma sombra de dúvida de que a guerra é justa, veio a calhar que os inimigos sejam uma raça de seres insetoides, com estrutura de formigueiro. Inicialmente conhecem os operários (extremamente numerosos, descartáveis, mas inofensivos) e os guerreiros (mortais mas igualmente descartáveis), com poucas unidades que realmente comandam a coletividade. As táticas dos insetos não se importam de perder milhares de unidades para abater um único soldado humano. Uma alusão convenientemente simplista da coletividade do socialismo. Obviamente não há porque ter pena dos insetos, pois eles não gritam nem choram quando são varridos da superfície de um planeta ou são alvos de uma saraivada de tiros.

Todavia, temos uma obra que construiu todo um imaginário sobre guerras espaciais: exoesqueletos, batalhas bem detalhadas e space marines. Não acho um livro essencial, mas uma vez que se saiba o que esperar dele, será uma excelente leitura pois o autor conduz a narrativa muito bem. Não acho que o livro tenha traços de ironia, como já ouvi falar, ou se tem está completamente esmagado nas entrelinhas.

site: https://wilburdcontos.blogspot.com/2023/12/resenha-315-tropas-estelares-robert.html

Diego Miúdo 24/04/2023

"Tropas Estelares": uma obra-prima emocionante da ficção científica de Robert A. Heinlein.
"Tropas Estelares" de Robert A. Heinlein é um clássico da ficção científica que continua a encantar leitores há décadas. Este livro apresenta uma visão única e intrigante de um futuro distante, onde a humanidade é governada por uma hierarquia militar e a guerra é uma constante.

A história é contada a partir da perspectiva de Juan "Johnny" Rico, um jovem que se alista nas Forças de Infantaria Móvel para impressionar sua namorada. Ele é enviado para um treinamento brutal e rigoroso que o transforma de um adolescente mimado em um soldado habilidoso. Ao longo do caminho, Johnny faz amigos e inimigos, experimenta vitórias e derrotas, e testemunha a brutalidade da guerra em primeira mão.

O que faz "Tropas Estelares" tão impressionante é a profundidade do mundo que Heinlein criou. Ele desenvolveu uma cultura militar futurista fascinante, completa com uma estrutura hierárquica complexa, rituais de passagem e tecnologias avançadas. O livro também explora questões filosóficas e políticas, como o papel do governo, a natureza da guerra e a importância da disciplina.

Mas apesar de sua profundidade, "Tropas Estelares" é uma leitura fácil e envolvente. Heinlein tem uma habilidade incrível para criar personagens interessantes e bem desenvolvidos, e a história é repleta de ação e aventura emocionantes.

No geral, "Tropas Estelares" é um livro que vale a pena ser lido. É uma obra-prima da ficção científica, que cativa o leitor com sua visão ousada do futuro e suas reflexões sobre questões atemporais. Se você é um fã de ficção científica ou apenas procura uma leitura emocionante e envolvente, este livro certamente irá impressioná-lo.

danielrgs 24/05/2021

O filme de ação B é melhor
Tropas Estelares é considerado um clássico da ficção científica, que ganhou prêmios importantes. Bom, eu achei uma leitura interessante no sentido do que ele trata de moral militar. Esse é o ponto forte do livro. As longas conjecturas e discursos de homens com uma patente e uma história mais elevada que você falando da moral, de conceitos filosóficos e militares. Fora isso, a história é um grande vazio. O personagem principal não tem muito carisma, e eu só não confundia o que ele falava com o que outros personagens falavam porque era bem distinto os superiores dele. As personagens femininas são praticamente zero, servindo somente como objeto de desejo do personagem principal. As relações dos personagens são confusas, já que toda hora é citado um personagem novo que logo some e não é importante para a narrativa. Mas a narrativa em si é pífia, servindo somente de fundo para os discursos filosóficos, que sim, são interessantes, mas se tivesse realmente uma história interessante por trás, seria um livro muito melhor. O personagem principal não parece pensar por si mesmo, apenas age e ponto. A história não existe no sentido climático. Não tem um “fim”, porque o objetivo é pouco explorado, em comparação a outra obra de ficção científica militar que luta contra seres alienígenas de várias patas: A Guerra do Velho. A Guerra do Velho é infinitamente mais interessante no sentido de história, por mais que não tenha as conjecturas que o Tropas Estelares tenha. Foi uma leitura “interessante” no sentido das conjecturas, mas sem uma história que me apetece.

Gabriela 28/08/2023minha estante
Deu muita estrela ate

Tenan 29/08/2023minha estante
Valeu pela experiencia de ler algo neste tema.

Mirele 07/05/2020

Um clássico que faz jus ao nome
Tropas Estelares fala sobre guerra e sobre um governo totalmente militar, em nível que nunca havia imaginado. Mas fala também sobre crescimento pessoal, sobre se reconciliar com o próprio passado. Sobre o que torna nossa sociedade o que ela é (com algumas teorias sociais que eu nem de longe concordo).

Rodrigo Januári 29/04/2013

...
Dos livros que peguei para ler despretensiosamente, acho que só me surpreendi e tirei mais prazer lendo O Príncipe de Maquiavel. Tropas Estelares foi um filme marcante na minha infância, violência, ação e sensualidade, o que mais um garoto podia querer? Bom, não posso dizer que as diferenças óbvias desde o começo entre a obra em si e a adaptação pro cinema me fizeram romper o estigma que o filme deixou em mim, mas mesmo notando as divergências, e adorando o livro do começo ao fim, até o fim acabei comparando os dois incessantemente. Entretanto, uma coisa ficou clara e mesmo sem em nenhum momento entrar em detalhes minimalistas, a minha emersão no mundo do livro foi total. Tive uma clara ideia de como tudo funcionava, física e socialmente, e todos os conceitos do livro me fascinaram de tal maneira que julgo a mentalidade que conduz toda a obra edificante, apesar de considerar alguns pontos principais da "filosofia" apresentada pelo autor meio falaciosa, mas mesmo assim me encantou, se eu não tivesse uma noção antropológica e filosófica básica ficaria completamente fascinado com o mundo que acabei de conhecer.
De fato, é uma leitura que a partir de hoje tenho como um clássico que vou recomendar com carinho aos meus amigos, simples, dinâmica, envolvente e rica em conteúdo.

Ayrton.Silva 16/04/2022

Um bom livro de ficção científica. Eu não conhecia o autor. Entendo boa parte das críticas ao livro, como o militarismo exarcebado. Considero também que a criatividade em manter um passado futurista faz com que a leitura seja prazeroso apesar de desagradável é difícil em alguns momentos. Senti falta de passagens mais dramáticas ou emocionais, talvez seja projeção minha sobre a história. Estou curioso para conhecer mais trabalhos do autor.

Davi Busquet 20/10/2021

Não tão aventuresco
A expectativa em relação a uma aventura militar pode acabar um tanto frustrada quando nos deparamos com um livro excessivamente político e demasiadamente descritivo da vida militar de um personagem e sua carreira como soldado / sargento / oficial.

Não é exatamente ruim que uma história apresente uma versão alternativa de um governo mundial (e interestelar), baseado no militarismo, no amor à pátria e no compromisso cívico ? é, até, interessante ver como o personagem John Rico evolui, passando de um civil desinteressado a um cidadão militar responsável e comprometido com seu governo e espécie. Mas tudo isso, em algum momento do livro, passa da conta.

Subitamente, o leitor, antes interessado nos percalços do recrutamento de Rico e em suas descobertas sobre as nuances políticas desse mundo futuro de viagens e batalhas interestelares, se enfastia. A carga de informações que beiram o inútil e o excesso de detalhes técnicos minam a ação e desestimulam a leitura.

Se não parecesse tanto um manual militar e se focasse mais na aventura que a vida de um embarcado sugere, talvez impressionasse e cativasse mais.

Não é de todo ruim. O raciocínio político e filosófico do autor é sensacional e, embora alguém não concorde com suas conclusões, é bem difícil argumentar contra as mesmas. Afinal, numa coisa ele está certo: uma nação grande, unida, formada pelo pluriculturalismo da Terra, só é possível através do sacrifício pessoal, da responsabilidade cívica (que inclui direitos e deveres) e da consciência de espécie.