A Casa do Penhasco

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Casa do Penhasco

line 06/06/2021

mais um livro maravilhoso da gata
o detetive poirot pretendia passar uma semana tranquila com seu amigo, capitão hastings, em uma cidade litorânea no sul da inglaterra, porém uma série de tentativas de assassinato contra a jovem nick buckley coloca seus planos por água abaixo.

adoro demais esse clima tenso de investigação, e mesmo tendo acertado o que estava acontecendo, é uma coisa maravilhosa ver como todos os pontos se encaixam e a agatha deixa o final fechadinho, mostrando o que acabamos deixando passar despercebido.
no início foi um pouco entediante, mas lá pela metade a leitura fica bem melhor e mais rápida.
ivy! 06/06/2021minha estante
Hercule Poirot nunca tem um minuto de paz KKKKKKK coitado

line 06/06/2021minha estante
sim KKKKKSKSKK

Clara.Oliv 13/07/2021minha estante
Ótima resenha amg, parabéns?

line 13/07/2021minha estante
obrigada mo ?

Simon 18/12/2021minha estante
Poirot... ? disse eu. ? Estive pensando. ? É um excelente exercício, meu amigo. Continue

Adoro o jeito dele falar kkkkk

Elcinhoo 30/12/2023minha estante
Exatamente isso!

resenhasdajulia 19/09/2021

Quando a jovem Nick Buckley aparece no meio das férias de Poirot e Hastings, fica claro que a moça está na mira de algum assassino, afinal de contas, ela escapou por pouco da morte, três vezes, em pouco tempo.

Têm muitos suspeitos em potecial no local, mas falta algo essencial, e Poirot precisará de toda a sua astúcia para evitar o pior.

Como sabemos, Poirot é especialista em resolver mistérios, mas como investigar um assassinato que ainda nem aconteceu?

Achei a leitura um pouco lenta no início, mas depois fluiu melhor.
Adorei o final, mesmo que não tenha me surpreendido tanto!

AnaPAssis 31/05/2021

Surpreendente!
Eu nunca entendi o fascínio das pessoas por livros da Agatha Christie, até ler essa história. Achei o suspense excelente! A história parece bem simples, mas ela deixa muitos suspeitos do crime para enganar o leitor. Com certeza esse foi o primeiro de muitos que vou ler da autora, recomendo para quem gosta de suspense.
Carlos Nunes 31/05/2021minha estante
Ih, agora não tem jeito.... foi fisgada, rsrs!

Carla 31/05/2021minha estante
Que bom que vc gostou! Não li esse ainda, mas amo vários! E como disse o Carlos ai: foi fisgada! ?

Vicente Tavares 07/04/2022

Não tão bom
Esse foi um livro da Agatha que eu não gostei muito... Ao longo de toda a história o Poirot estava insuportavelmente arrogante (até mesmo para os padrões dele) e dava a impressão que ele sabia das coisas apenas porque leu o livro antes do Hastings. Não fica claro como ele chega às deduções brilhantes que faz... soa quase como se ele simplesmente soubesse a resposta.
O final é surpreendente, como é o padrão da Agatha, mas nesse livro em específico ficou muito com cara de final Scooby-Doo.

Angie15 11/07/2020

Fui enganada
?Porque, meu amigo, a explicação mais prosaica é, quase sempre, a mais provável.?

Neste livro vamos conhecer a jovem Nick Buckley, que surge para acabar com as merecidas férias de Poirot- que estava a comemorar o fim de sua carreira como detetive. Poirot, acompanhado de seu fiel amigo Hastings, está decidido a desvendar quem está por trás dos atentados contra a vida da jovem Srta. Buckley, que - por sorte - havia escapado de três incidentes que quase a mataram.

Foi o meu primeiro contato com Agatha Christie, e devo dizer, ela faz jus ao título de Rainha do Crime, me enganou completamente, com o desfecho extraordinário. A história é completamente envolvente, os capítulos são curtinhos e temos aquela brilhante ideia de ler ?só mais um?, até que são quase três da manhã e você ainda está querendo mais.

Como foi meu primeiro contato com Poirot, não sei se é sempre assim, mas ele se mostra incrivelmente irônico neste livro, e achei Hastings um personagem muito passivo, e é ele quem faz a narrativa, não gostei muito disso. Além de ter alguns poucos diálogos que não me agradaram, no mais, a história é bastante dinâmica e com certeza, o final é incrível, realmente, não esperava, com certeza virei fã e quero ler mais livros da autora!
Sylanne 11/07/2020minha estante
Sou fã de carteirinha da autora e já devo ter lido mais de 10 livros dela e garanto que todos são sempre ótimos e com desfechos incríveis, alguns acertei uns palpites mas nunca o desfecho inteiro. Poirot é realmente sempre assim, ele é invasivo, gosta de cutucar, não tem muita paciência pra frescuras (apesar de ter as suas próprias). Recomendo tbm ler as histórias que contém Miss Marple, ao contrário de Poirot ela não é uma detetive, só uma mulher enxerida kkkk mas a personalidade dela é incrível e os dialogos são sempre engraçados, rende umas risadas.

Angie15 11/07/2020minha estante
Aahh, muito obrigada pela indicação, Sylanne! Com certeza vou procurar sobre a Miss Marple, tem algum título específico que vc indica?

Aahh, e eu dei umas boas risadas com o Poirot nesse livro kkkk

Sylanne 12/07/2020minha estante
Convite para um homicídio é um dos q a Miss Marple faz parte
Ele é hilário com suas manias e esquisitices kkkk

Angie15 12/07/2020minha estante
Aahh eu tenho ele!! Veio no mesmo box, vou ler, obrigada ?

Serrão 21/09/2023

Mistério à moda antiga
Esse é o primeiro livro que leio da Agatha Christie. E simplesmente, amei. É bem aquilo que eu esperava mesmo, aquela áurea de mistério antigo, onde tem várias coisas meio caricatas, mas que são muito bem colocadas nos contextos certos. O livro tem o Hercule Poirot como investigador, junto com o Hastings, e gostei muito do modo como ele lidava com a investigação. É muito interessante ver como eram as coisas na época e como as investigações criminais (pelo menos na ficção) eram baseadas muito mais no contexto (procurar os motivos e investigar as vidas dos suspeitos) do que nas provas concretas. Diferente de hoje em dia. Nesse caso, é muito mais interessante narrativamente, já que ficamos sabendo das fofocas de todos os personagens haha e ficamos pensando junto com eles quem poderia ter feito esse crime.
Aqui, eu vi o Hastings muito como a representação dos leitores, fazendo perguntas "bestas" e sendo até mesmo ingênuo em muitas horas, mas tendo pensamentos que eu, como leitor, também pensava. Por outro lado o Poirot está lá como o "gênio", que é melhor do que os outros, pensa mais rápido, deduz fácil e tudo mais. Na vida real, eu acharia o Poirot um metido e arrogante, que se acha demais, mas a narrativa te faz gostar dele mesmo assim, e acaba meio que só sendo o jeito dele mesmo. Até porque, como falei, as coisas são mesmo meio caricatas.
Enfim, não vejo a hora de continuar nos livros da Agatha Christie e me envolver mais nos mistérios da autora.
fontbooks 21/09/2023minha estante
oi pode curtir minha última publicação

Pollyana38 21/09/2023minha estante
? ansiosa pra terminar esse

biamendeesc 27/08/2022

Queria um livro pequeno para distrair e encontrei esse que cumpre muito bem esse papel.

Não é meu primeiro livro da Ágatha e muito menos o meu preferido. O enredo é bom, mas achei o final um pouco confuso e tive que reler para entender exatamente quem eram os culpados e o que realmente aconteceu.

Ágatha Christie é brilhante, realmente boa no que se propõe a fazer. Apesar de alguns trechos e falas bem questionáveis, eu tento sempre adequar a época e a realidade dela.

Maria Eduarda 25/11/2023

"Diabolicamente sagaz." The New York Times
A enigmática Agatha Christie sempre entregando tudo em seus romances policiais. Eu considero ?A casa do penhasco? um livro que entra na minha escala de melhores livros escrito pela autora. Extremamente engenhoso!

Em primeira análise, os acidentes são estudados por Hércules Poirot e seu braço direito Capitão Hastings, eles juntos investigam os enigmas da vida de Nick Burckey e os mistérios que circundam a Casa do Penhasco. Publicado em 1932, o livro se passa na Inglaterra e expõe sobre as casualidades que ameaçaram a vida da senhorita Burckey durante os últimos meses, mediante isso a dupla de detetives decidem abdicar da semana de férias e embarcar nesse emaranhado de coincidências.

Esse livro é esplêndido, não é novidade a destreza na escrita da Agata Christie, é repleta de mistérios, reviravoltas e ar de genialidade. O final desse livro me deixou completamente intrigada, esse livro conseguiu trazer, para não perder o costume, o final mais improvável de todos, um dos únicos livros que eu não abri suspeitas para a própria vítima. Algo tão óbvio, a autora deixou evidente desde o começo do livro, os acidentes realmente eram acidentes? Algo estava estranho, o xalé da morte abrigava uma assassina diabolicamente sagaz, mas não tão quanto Hércules Poirot, sua inteligência revira todos os meus pensamentos, ele é simplesmente o melhor detetive elaborado pela autora. Protagonista de 33 romances e mais de cinquenta contos da autora, o detetive belga foi o único personagem a ter o obituário publicado pro The New York Times, com muita razão!
Me sinto empolgada toda vez que compro um romance policial, esse gênero combina totalmente com dias chuvosos e silenciosos.

Os enigmas desse livro foram elaboradas com escrúpulo, onde em cada capítulo foram depostas pequenas pistas, como breves motivações, algumas verídicas, outras falsas, para deturpar as ideais do leitor, para no final do livro, você caia na armadilha estupenda que a rainha do crime articulou! Não é sem fundamento que a autora é reputada como a rainha do crime, ela se vislumbrou nesse livro, sem dúvidas um quebra-cabeça brilhante.
Indico essa narrativa para leitores que se interessam por livros inteligentes, que estimulam todos os seus neurônios para identificar o assassino mediante todos os suspeitos, que apreciam romances policiais bem escritos e enigmas geniais.
pietrarebeca 25/11/2023minha estante
Linda, amei a resenha! ?

Maria Eduarda 25/11/2023minha estante
Obrigada gatinha!

Warley Pablo 26/11/2023minha estante
Só a Ághata pra envolver tanto em uma leitura!

Max 11/04/2020

Intrigante
Agatha Christie mais uma vez consegue criar uma narrativa intrigante e envolvente, onde todos parecem ser culpados. Contudo, a autora surpreende o leitor, escondendo com maestria o assassino e nos dá um desfecho emocionante.
Rodriguinho @literario.rojo 15/04/2020minha estante
Quero reler esse, mais uma vez enganado com o desfecho do livro kkkkk

Max 15/04/2020minha estante
Agatha Christie tem um dom de nos enganar ?

eusoucazenrique 15/04/2020minha estante
Eu não li esse livro ainda, mas amo a escrita da Agatha

GuiCalvin 11/06/2022

Plot twists
A história ew tão bo quantas as outras. O livro faz você pensar do começo ao fim.e o final surpreende.

Debbye 17/01/2021

?? A Casa do Penhasco ??
Mesmo não tendo montado as peças de todo o quebra-cabeça durante a leitura de A Casa do Penhasco, ainda assim foi uma leitura viciante e envolvente. Obviamente, só consigo recomendar.

" É claro que um detetive comum não poderia impedir o crime, mas o que adianta então ser Hercule Poirot, com um cérebro superior, se não posso fazer mais do que um detetive comum?"

Ketlin.Chaves 15/03/2024

Mini férias
O livro mergulha os leitores em um intricado mistério quando um grupo de pessoas é convidado para a casa do misterioso Sr. U. N. Owen, situada em uma remota ilha rochosa. À medida que uma série de eventos sinistros se desenrolam, incluindo assassinatos aparentemente sem motivo, os convidados percebem que estão presos em um jogo mortal de gato e rato. Com personagens complexos e reviravoltas surpreendentes, Christie mantém os leitores intrigados até a última página. "A Casa do Penhasco" é um exemplo clássico do talento da autora para criar atmosfera e suspense, deixando uma impressão duradoura em quem o lê.

Porém, mesmo mantendo a atenção, algumas partes achei maçantes, ficando com tédio da enrolação.

trizisreading 25/05/2023

Reviravolta meio sem sentido
De todos os livros que li da Agatha Christie, e não foram muitos ainda, esse foi o que menos gostei.

A história se inicia como todos os livros da Agatha, exceto pelo fato de que nesse livro não há um assassinato - ainda - a ser investigado, mas sim, a suspeita de que alguém está tentando matar a personagem em questão.

Hercule Poirot realiza suas buscas minuciosas por pistas que indique quem é o potencial 'assassino', contudo, sem sucesso. É com a demora em encontrar o sujeito que, de fato, um assassinato vem a ocorrer. A partir daí, Poirot muda seu ponto de vista e começa a buscar pistas do assassinato.

Também não diferente dos demais livros da escritora, há o desenrolar das investigações, pensamentos do investigador com seu amigo, Hastings, e diversos interrogatórios.

Por fim, após diversos fatos ocorridos supervenienentemente desde o início da história, Poirot finalmente desvenda o crime e... é... poderia ser melhor. Pelo menos para mim, achei que muitos - muitos mesmo - detalhes foram só para levar o leitor à idéia errada sobre o culpado, mas que poderiam ser retirados sem prejudicar a história.

A reviravolta que leva ao autor dos crimes é muito boa, até porque eu pude imaginar que poderia ser essa pessoa, mas não tinha certeza. O ponto negativo foi os inúmeros detalhes, como mencionei anteriormente, que levam a história a ficar um pouco maçante, visto que esses detalhes são descartáveis.

Eris 26/12/2021

O livro é relativamente parado até mais ou menos a metade, depois a história começa a tomar um ritmo mais interessante. O final é bem surpreendente

Samiria 31/05/2020

Fui tapeada!
Nunca pensei que seria enganada por um livro e então eu fui kkkkk. Criei várias teorias e a Agatha jogou todas elas no lixo com a reviravolta que deu. No entanto, fez todo o sentido e pensei que não poderia ter final melhor. Agatha sempre arrasando!