Hora zero

Agatha Christie

Resenhas - Hora Zero

AnaLu 22/11/2023

Confusão, confusão e confusão
Eu já li alguns livros da Aghata Cristie e posso dizer que esse é um dos meus favoritos. Logo no começo ela já deixa bem claro que a história não irá focar no assassinato em si, mas em todos os fatores que culminaram nele, admito que isso me estressou um pouco, afinal já tinha lido mais de 50% da obra quando alguém morreu.

O desenvolvimento dos personagens é impecável como sempre, ver as histórias do início do livro se unindo e encaixando deixa uma sensação maravilhosa, e conforme a história passa e teorias vão sendo criadas nós se formam junto na sua cabeça.

Eu acusei pelo menos uns 5 personagens de maneira errada e estava me sentindo maravilhosa quando na minha cabeça (mas só nela mesma) eu acertei o criminoso, nossa rainha tem um jeitinho só dela de nos enganar!

Uma obra viciante e que deixa qualquer leitor de queixo caído e com um gostinho de quero mais a cada segundo, além de ser super rápida a leitura.

O único aviso que deixo é que anotem tudo conforme forem lendo, é uma sensação maravilhosa analisar suas teorias depois e ver quão errado você estava kkkkkk

Andreza.Pontes 26/03/2021

Lady Tressilian é a anfitriã de uma recepção em um hotel que foi assassinada junto de um de seus convidados: um experiente advogado criminalista chamado Treves.

Está um clima de tensão desde o início, porque Neville, um tenista protegido de seu finado marido, decidiu reunir sua ex e sua atual para que elas se entendessem.

Opinião: Demorou umas 100 páginas para me prender. Mas não é ruim. Só não gostei tanto quanto Os crimes ABC e Assassinato no Expresso Oriente.

É fácil suspeitar de várias pessoas. No decorrer da leitura fiquei muito confusa, pois não sabia se era 1 assassino para os dois mortos ou 2 assassinos: um pra cada morto. Mas no fim, pela primeira vez, descobri o assassino!!! Era quem eu desconfiava desde o início!!! ???

Malu Collares 28/03/2021

Livro engajador , mais uma vez Agatha Christie me prendeu em uma leitura com personagens cativantes e um enredo surpreendente. O livro não começa com um assassinato mas sim com o que leva a um.

Elisa 29/03/2021

adorei a história.
não consegui adivinhar o assassino porque ele foi muito articulado e me enganou direitinho
o amor e o ódio definem tudo aqui

Carous 28/06/2021

Estou impressionada com a rapidez que li este livro. Eu o peguei justamente por ele ser curtinho, mas não imaginava que o leria em dois dias.

O livro começa explicando o título. Hora Zero é o clímax. É a convergência de todos eventos e decisões tomadas pelos personagens que resultam no crime.
E também criticando os romances policiais por começarem pelo final - o assassinato -, quando a trama começa bem antes.

Não acredito que essas partes estejam no livro por acaso. Acho que Agatha Christie os colocou de propósito com o intuito de revelar e explicar o próprio processo criativo a terceiros.
Quem já leu seus livros sabe que é verdade; ela abrange muito mais do que o assassinato e a investigação policial.

Já vi quem reclamasse das histórias dela justamente pela demora para o assassinato ocorrer. Acham que é enrolação dela para deixar seus livros mais grossos. Mas, e se não fosse enrolação coisa alguma?
Em Hora Zero , por exemplo, lá se vão mais ou menos 100 páginas até que a morte aconteça. Tendo em mente que o total de páginas do livro é 214. E isso se repete nas outras histórias dela; ela apresenta os personagens, os núcleos, as intrigas que um tem com o outro e lá pro meio do livro que acontece o assassinato.

O que gosto dos livros da Agatha Christie é que o leitor não é um figura passiva só absorvendo as novas informações obtidas através dos depoimentos dos personagens e conforme a investigação avança.
Antes dos policiais chegarem à cena, antes que depoimentos sejam recolhidos, já vimos um pouco da situação, conhecemos os envolvidos, vimos a interação deles e quem gosta ou desgosta de quem. Assim podemos especular enquanto a autora não revela quem é o culpado.

É bem diferente das aventuras de Sherlock Holmes, embora eu as adore, mas o leitor fica no escuro. Sir Arthur Conan Doyle esconde as pistas para assim seu detetive parecer genial.

Outra característica que gosto das histórias de Agatha Christie é que a motivação para os crimes é muito real, não é nada mirabolante - e nem o crime em si (descobrimos depois que a explicação nos é dada). Às vezes ela até repete o motivo de uma história para outra (achei a daqui parecia com outro livro seu que não vou comentar para não estragar a trama do outro livro).
Mas não fiquei decepcionada - e duvido que alguém fique - porque ela constrói bem o enredo.
Então, posso dizer que achei genial essa explicação indireta estar no livro. Considero um bom uso da metalinguagem.

É claro que minha parte favorita das obras dela é justamente conhecer os diferentes núcleos e as picuinhas que os personagens têm um com o outro e as tretas sórdidas. Adoro uma fofoca!

Como é de costume, Hora Zero tem muitos personagens, sobrenomes repetidos e todo mundo tem um grau de parentesco. Mas, estranhamente, não fiquei perdida nem tive dificuldade para memorizar cada um deles. Confesso que a lista de personagens na primeira página sim me assustou.

Este é o segundo livro que apenas leio para me distrair e não tento descobrir quem é o culpado. Descobri que é mais divertido assim, apenas aproveitar o passeio ao invés de bolar teorias.

Nunca vi ninguém comentando isso, mas adoro os casais que Agatha Christie junta e os flertes entre um e outro. Não é parte importante da história, mas acho fofinho. A gente conhece a Rainha do Crime pela genialidade de elaborar mortes, mas nos romances vemos que ela tinha um coração mole.

Eu só tirei algumas estrelas do livro porque achei o final abrupto. Fiquei com dúvidas se era aquilo mesmo ou uma indicação de que uma determinada personagem e livrou de uma situação X pra cair nela de novo.

DiegoFlaibam 02/02/2024

Achei a primeira metade bem chatinha kkk o livro engata mesmo e fica mais interessante da metade pro final. a história em si é legal mas simples e clássica, sem muuuito o que inventar. é um livro ok hahah

Monara 31/12/2021

Meu primeiro livro dela com o superintendente Battle e eu simplesmente amei!! Desconfiei de todos e depois de ninguém kkkkkkk essa mulher sempre me surpreende

grazi225 03/04/2023

Surpreendente
Sempre fico com um pé atrás com os livros de agatha christie que não são com o poirot mas não me arrependo de dar essa uma chance,a atmosfera do livro me prendeu,todo desconforto e o mistério.
A proposta de não começar com o assasinato foi maravilhosa também,o final foi maravilhoso e surpreendente,não esperava o assasino ser quem foi...
10/10

Larissa.Ramos 05/06/2022

A pergunta é como alguém consegue ter tanta imaginação pra nós surpreender a cada livro ? Leitura fluida , daquelas que não acertamos o assassino ! Recomendo demais

Jufon 09/08/2022

Hora Zero
Achei meio óbvio, mas eu gostei muito porque faz sentido ser óbvio, como o próprio livro comenta, os livros de mistério sempre começam pelo assassinato e nunca pela a história toda que levou a isso, e com a história toda contanda dava para entrar na conclusão.

Achei tudo bem construído, e bem diferente dos outros livros que eu li dela onde focam geralmente só no assassinato e não contam o que aconteceu antes pela visão dos suspeitos. Quando comecei a ler eu não sabia como o livro funcionaria, demorou muito para o assassinato e foi aí que eu entendi o que o livro queria trazer.

sincerelyguto 06/03/2022

acho que podemos dividir a revelação do culpado/ass4ssin0 nos livros de mistério em três categorias:

- a primeira, sendo quando a revelação é muito previsível; não surpreende ninguém

- a segunda, quando o grande plot twist não faz sentido. você fica tentando entender o que aconteceu, de onde que o autor tirou isso

- e a terceira, quando é a mistura perfeita entre a primeira e a segunda. infelizmente, não foi o caso com ?hora zero?.

a revelação do ass4ssin0 nesse livro me deixou extremamente confuso, entrando na segunda
categoria. sinto que a autora queria surpreender todo mundo, mas no final deixou tudo confuso.

fora isso, gostei muito dos primeiros capítulos do livro. gostei como a agatha trouxe um pouco da vida dos personagens antes de tudo realmente começar.

dou 3.5 estrelas porque o livro foi excelente na primeira metade, porém deixou a desejar no final.