Hora zero

Agatha Christie

Resenhas - Hora Zero

Amanda3913 04/10/2022

Poderia ser melhor
Amo Ágatha Christie, mas esse livro está longe de ser um dos preferidos, o triângulo amoroso eu esperava mais.

Jufon 09/08/2022

Hora Zero
Achei meio óbvio, mas eu gostei muito porque faz sentido ser óbvio, como o próprio livro comenta, os livros de mistério sempre começam pelo assassinato e nunca pela a história toda que levou a isso, e com a história toda contanda dava para entrar na conclusão.

Achei tudo bem construído, e bem diferente dos outros livros que eu li dela onde focam geralmente só no assassinato e não contam o que aconteceu antes pela visão dos suspeitos. Quando comecei a ler eu não sabia como o livro funcionaria, demorou muito para o assassinato e foi aí que eu entendi o que o livro queria trazer.

Pâmela Gonzalez 16/02/2020

Hora Zero
Comecei essa leitura sem expectativa e fui surpreendida por uma leitura fluida, e uma história que me fez querer saber mais e mais.
O(a) assassino(a) vai com certeza te surpreender, eu fiquei de queixo caído.

William 19/05/2020

Uma história surpreendente.
Um assassinato tem o seu início muito antes. O crime é o ponto culminante de várias situações distintas, todas elas seguindo para um determinado momento e lugar. O assassinato em si é o último ato de uma história. É a Hora Zero. O livro começa com várias histórias diferentes, aparentemente sem ligação entre elas. Depois temos Nevile casado com Kay, sua segunda mulher, resolve ir passar um período em Gull´s Point, a casa de veraneio de uma viúva, e convida a sua ex-esposa, Audrey para acompanhar eles, com intenção de que as duas possam ser amigas. Nesse período ocorre um assassinato e o que parece ser um caso simples de solucionar se torna muito mais complicado de resolver. Temos a participação especial do superintendente Barttle. A história em si é muito boa e quando você acha que sabe quem é o assassino ou assassina, descobre que está errado. Mais uma vez Agatha Christie consegue criar uma história cheia de mistérios e reviravoltas e com um final surpreendente.

Daniele.Couto 21/06/2020

Mais uma obra espetacular! Essa mulher tinha uma mente tão inventiva... No finalzinho do livro acho que a autora se empolgou um pouco, colocou um romance que não me convenceu, ao meu ver totalmente desnecessário.

ana !! 19/08/2023

gostei muito da trama e de todo o conceito de hora zero, não me ajudou em nada a descobrir quem matou, já que sou péssima nisso, mas foi muito divertido acompanhar tanto as pessoas até chegar no clímax.
mas assim, eu achei essa resolução meio sem graça, tipo toda a parte de pistas e investigação estava indo muito bem, chegando no final tudo pareceu tão... Sei lá, acho que algumas coisas que serviram para entregar a pessoa culpada foram muito convenientes, uma série de intuições que serviram só pra jogar verde e ver se a pessoa se entregava, faltou umas coisas mais concretas. não estou reclamando da série de pistas falsas nem nada, mas tinha tanta pista falsa que ficou faltando colocar umas verdadeiras numa quantidade razoável
enfim e a cena do final foi tãooo fofa!!! mesmo sendo uma coisa corrida, eu acho que era mais normal naquela época e eu amei

Andreza.Pontes 26/03/2021

Lady Tressilian é a anfitriã de uma recepção em um hotel que foi assassinada junto de um de seus convidados: um experiente advogado criminalista chamado Treves.

Está um clima de tensão desde o início, porque Neville, um tenista protegido de seu finado marido, decidiu reunir sua ex e sua atual para que elas se entendessem.

Opinião: Demorou umas 100 páginas para me prender. Mas não é ruim. Só não gostei tanto quanto Os crimes ABC e Assassinato no Expresso Oriente.

É fácil suspeitar de várias pessoas. No decorrer da leitura fiquei muito confusa, pois não sabia se era 1 assassino para os dois mortos ou 2 assassinos: um pra cada morto. Mas no fim, pela primeira vez, descobri o assassino!!! Era quem eu desconfiava desde o início!!! ???

Malu Collares 28/03/2021

Livro engajador , mais uma vez Agatha Christie me prendeu em uma leitura com personagens cativantes e um enredo surpreendente. O livro não começa com um assassinato mas sim com o que leva a um.

Elisa 29/03/2021

adorei a história.
não consegui adivinhar o assassino porque ele foi muito articulado e me enganou direitinho
o amor e o ódio definem tudo aqui

@1livro_1sonho 26/09/2023

Esse foi um dos livros da Agatha mais diferente que já li, aqui temos mistério, assass1nato, suspeitos, mas para mim, o diferencial é que não temos os famosos detetives Poirot ou Marple, aqui nos deparamos com um superintendente e seu sobrinho para solucionar tudo.
O enredo é muito bem trabalhado, a leitura é fluída e a autora nos apresenta vários personagens, cada um com suas particulares.
O foco do livro é descobrir quem mat0u Lady Tressilian, porém no meio do livro aparece um personagem que nos instiga a acreditar em um culpado, porém mais uma vez, somos feitos de trouxa e só no final é revelado o verdadeiro assass1no.
Esse livro tem uma trama bem envolvente, fala sobre amizade, amores doentios, dinheiro e vingança, porém é um livro calmo, sem grandes acontecimentos e eu não esperava por aquele final, entendo o ocorrido, porém achei meio sem sentido com todo o desfecho da história.
Bom, é um leitura mediana, achei boa!

Carous 28/06/2021

Estou impressionada com a rapidez que li este livro. Eu o peguei justamente por ele ser curtinho, mas não imaginava que o leria em dois dias.

O livro começa explicando o título. Hora Zero é o clímax. É a convergência de todos eventos e decisões tomadas pelos personagens que resultam no crime.
E também criticando os romances policiais por começarem pelo final - o assassinato -, quando a trama começa bem antes.

Não acredito que essas partes estejam no livro por acaso. Acho que Agatha Christie os colocou de propósito com o intuito de revelar e explicar o próprio processo criativo a terceiros.
Quem já leu seus livros sabe que é verdade; ela abrange muito mais do que o assassinato e a investigação policial.

Já vi quem reclamasse das histórias dela justamente pela demora para o assassinato ocorrer. Acham que é enrolação dela para deixar seus livros mais grossos. Mas, e se não fosse enrolação coisa alguma?
Em Hora Zero , por exemplo, lá se vão mais ou menos 100 páginas até que a morte aconteça. Tendo em mente que o total de páginas do livro é 214. E isso se repete nas outras histórias dela; ela apresenta os personagens, os núcleos, as intrigas que um tem com o outro e lá pro meio do livro que acontece o assassinato.

O que gosto dos livros da Agatha Christie é que o leitor não é um figura passiva só absorvendo as novas informações obtidas através dos depoimentos dos personagens e conforme a investigação avança.
Antes dos policiais chegarem à cena, antes que depoimentos sejam recolhidos, já vimos um pouco da situação, conhecemos os envolvidos, vimos a interação deles e quem gosta ou desgosta de quem. Assim podemos especular enquanto a autora não revela quem é o culpado.

É bem diferente das aventuras de Sherlock Holmes, embora eu as adore, mas o leitor fica no escuro. Sir Arthur Conan Doyle esconde as pistas para assim seu detetive parecer genial.

Outra característica que gosto das histórias de Agatha Christie é que a motivação para os crimes é muito real, não é nada mirabolante - e nem o crime em si (descobrimos depois que a explicação nos é dada). Às vezes ela até repete o motivo de uma história para outra (achei a daqui parecia com outro livro seu que não vou comentar para não estragar a trama do outro livro).
Mas não fiquei decepcionada - e duvido que alguém fique - porque ela constrói bem o enredo.
Então, posso dizer que achei genial essa explicação indireta estar no livro. Considero um bom uso da metalinguagem.

É claro que minha parte favorita das obras dela é justamente conhecer os diferentes núcleos e as picuinhas que os personagens têm um com o outro e as tretas sórdidas. Adoro uma fofoca!

Como é de costume, Hora Zero tem muitos personagens, sobrenomes repetidos e todo mundo tem um grau de parentesco. Mas, estranhamente, não fiquei perdida nem tive dificuldade para memorizar cada um deles. Confesso que a lista de personagens na primeira página sim me assustou.

Este é o segundo livro que apenas leio para me distrair e não tento descobrir quem é o culpado. Descobri que é mais divertido assim, apenas aproveitar o passeio ao invés de bolar teorias.

Nunca vi ninguém comentando isso, mas adoro os casais que Agatha Christie junta e os flertes entre um e outro. Não é parte importante da história, mas acho fofinho. A gente conhece a Rainha do Crime pela genialidade de elaborar mortes, mas nos romances vemos que ela tinha um coração mole.

Eu só tirei algumas estrelas do livro porque achei o final abrupto. Fiquei com dúvidas se era aquilo mesmo ou uma indicação de que uma determinada personagem e livrou de uma situação X pra cair nela de novo.

torinimoon 20/12/2023

Em direção à hora zero...
Esse é o primeiro livro de mistério que eu leio, confesso não ser a maior fã de mistério, mas depois da experiência que tive com esse livro, eu com certeza quero ler mais e mais livros da Agatha Christie!!

O mistério não é nada óbvio, você pode jurar que descobriu quando na verdade você não sabe de nada.

Tem plot twists até as últimas páginas do livro, realmente surpreendente.

Eu demorei um pouco para ler pelo fato de que achei o livro entediante antes do assassinato acontecer, mas eu não mudaria nada, o livro deixa muito claro o motivo pelo qual o assassinato demora para acontecer, é sobre todos os acontecimentos passados que levaram ao assassinato (à hora zero). Mas depois que eu comecei a me interessar, praticamente engoli o resto do livro. Recomendo demais!

AnaLu 22/11/2023

Confusão, confusão e confusão
Eu já li alguns livros da Aghata Cristie e posso dizer que esse é um dos meus favoritos. Logo no começo ela já deixa bem claro que a história não irá focar no assassinato em si, mas em todos os fatores que culminaram nele, admito que isso me estressou um pouco, afinal já tinha lido mais de 50% da obra quando alguém morreu.

O desenvolvimento dos personagens é impecável como sempre, ver as histórias do início do livro se unindo e encaixando deixa uma sensação maravilhosa, e conforme a história passa e teorias vão sendo criadas nós se formam junto na sua cabeça.

Eu acusei pelo menos uns 5 personagens de maneira errada e estava me sentindo maravilhosa quando na minha cabeça (mas só nela mesma) eu acertei o criminoso, nossa rainha tem um jeitinho só dela de nos enganar!

Uma obra viciante e que deixa qualquer leitor de queixo caído e com um gostinho de quero mais a cada segundo, além de ser super rápida a leitura.

O único aviso que deixo é que anotem tudo conforme forem lendo, é uma sensação maravilhosa analisar suas teorias depois e ver quão errado você estava kkkkkk

Monara 31/12/2021

Meu primeiro livro dela com o superintendente Battle e eu simplesmente amei!! Desconfiei de todos e depois de ninguém kkkkkkk essa mulher sempre me surpreende