Ariel

Ariel
E eu
Sou a flecha,

Orvalho que voa
Suicida, e de uma vez avança
Contra o olho

Vermelho, caldeirão da manhã .

Luci_books 22/08/2023

É maravilhoso poder explorar mais da obra de Sylvia Plath. No ano passado, li "A Redoma de Vidro" e fiquei encantada e apaixonada pela história. Com "Ariel", a experiência não foi diferente. Conhecer a poesia de Sylvia é algo maravilhoso, apesar de nos imergirmos na tristeza e melancolia. Minha poesia favorita foi "Tulipas". Um breve trecho:

"Não sou ninguém; nada tenho a ver com explosões.
Dei meu nome e minhas roupas diurnas às enfermeiras
Minha história ao anestesista e meu corpo aos cirurgiões."
Laiza 18/10/2023minha estante
Olá, você teria o pdf dele???

pitypooralfie 13/08/2023

06.11.21

Que as estrelas mergulhem
Em seu escuro endereço,
Que os átomos
Mercúricos, mutilantes
Pinguem no terrível poço,
Você é aquele
Sólido onde os espaços se apoiam, invejosos.
Você é o bebê no celeiro.

intenso e complicado. leitura por vezes dolorosa e difícil, mas muito recompensadora. sylvia plath foi uma grande artista, e ler seus escritos é uma experiência para não ser esquecida. com certeza um dos livros que carregarei comigo, sempre relendo meus poemas preferidos.

05/08/2023

"Afinal de contas, estou viva por acidente"
É realmente interessante o fluxo de escrita dela. Entendo o peso de seu nome porque, lendo o que ela escreve, você percebe a honestidade e que tem muito dela ali. E só tem ela mesmo, o eucentrismo é bem grande.

Mas achei bem mais interessante a introdução do livro (tanto a apresentação como o prefácio) do que o livro em si. Esperava que o livro todo fosse algo que me atingisse a alma e me envolvesse, mas só tive alguns rasgos na pele, nada que tenha me perfurado fundo o suficiente.

É. Acho que não sou uma mulher meio Sylvia Plath. Quem sabe quando ler uma outra obra dela eu não mude de ideia?

Kristi.Albuquerque 03/08/2023

Ultimamente tô tendo um problema com o gênero poesia, porque tudo que leio dele recentemente me soa como uma grande sopa de imagens e metáforas desconexas que eu não consigo ter o mínimo de compreensão do que se quer passar e muito menos identificação pra conseguir apreciar a obra de verdade. Já encontrei outras autoras do gênero que realmente me encantaram (Florbela Espanca, por exemplo), mas não tô tendo muita sorte atualmente.
Busquei ler esse da Plath porque tinha visto várias citações dos diários dela que super me identifiquei, então imaginei que teria um reflexo disso nos poemas também, mas não foi o que aconteceu.

Apesar de ter gostado de alguns dos poemas (Lady Lazarus, Mulher Estéril, Rival...) na maior parte do tempo me senti perdida, mesmo sabendo de todo o contexto, e no geral foi uma leitura bem enfadonha. Talvez em outro momento da vida eu consiga gostar mais, mas agora não foi.

finnlandia 20/07/2023

Sinceramente? A maior parte desse livro é de extremo mal gosto. Comparações esdrúxulas que tiram completamente o peso das palavras e fazem toda profundidade dos sentimentos que ela tenta passar um faniquito de garota rica e branca. Desde comparar as dores dela (que são válidas sim) com nazismo e racismo até minimizar tragédias como Hiroshima e Nagasaki, tipo... Tá doida?

Tirando isso, a técnica da Sylvia Plath é indiscutível, gostei muito de alguns dos poemas que não são sem noção.

emilly1449 19/07/2023

Não sei o que pensar
Esta é a primeira obra que leio desta autora, e sinceramente não fiquei muito fa desta obra em particular, talvez pela linguagem da época. Enfim, um pouco difícil de entender, as metáforas, analogias? me senti muuitas das vezes lendo grego, mas vou procurar outra obra da Sylvia para ler. Dar mais uma chance à sua escrita.

Sofia688 20/05/2023

Encantador!
Estou encantada com os poemas e com a forma da escrita da autora! Foi o primeiro livro que li da Sylvia Plath e fiquei apaixonada por cada página! Quanta entrega e quanto sentimento está vinculado a cada estrofe! Amei!??

Priscila Bennati Santana 17/05/2023

Ariel é considerada a obra prima de Sylvia Plath. Os poemas que constam no livro foram escritos no intervalo de 3 meses anteriores à sua morte, enquanto enfrentava a separação conturbada com Ted Hughes, após descobrir sua traição, e sua mudança para Londres, em meio a uma nevasca que paralisou a cidade. Sylvia, que há muito sofria de depressão, enfrentou seus momentos mais difíceis, mas sua sensibilidade tornou-se extremamente aguçada e sua linguagem ferina, sem mais nenhuma amarra. Essa edição traz Ariel na forma que Sylvia idealizou, ao contrário das primeiras edições lançadas após sua morte, em que Ted reorganizou seus poemas, excluindo os que achava fracos e colocando outros que achava melhors. Aqui, Frieda, filha de Sylvia, retoma o trabalho de sua mãe da maneira que ela havia concebido.
Um relato pungente, em forma de poemas, de alguém que conhece a dor e a sensibilidade como ninguém.

"Dying
Is an art, like everything else.
I do it exceptionally well.

I do it so it feels like hell.
I do it so it feels real.
I guess you could say I’ve a call."

Lady Lazarus, Sylvia Plath

José 12/05/2023

A maior de todas!
Quanto mais leio Sylvia Plath, mais me apaixono, que escritora maravilhosa. Seus poemas são maravilhosos!

Eduardo 15/04/2023

Sentimentos em forma de palavras
A Sylvia Plath é minha poetisa favorita. Ela tem a paixão pela escrita e usa isso em vantagem. Ela escrevia com a alma da forma mais bela possível, e não foi diferente com essa coletânea. Não é a primeira vez que leio ?Ariel?, mas descobri muitas coisas novas com essa releitura.
Os meus poemas favoritos são:

?Morning Song
?A birthday present
?Daddy
?Fever 103
?The Bee Meeting
?The Arrival of the bee box
?Stings
?Edge
eufontinele 15/04/2023minha estante
oi, pode minhas publicações

livrosmortificados 20/03/2023

Apesar de todos os meu problemas com a sylvia (o fato dela ser uma xenofobica do 🤬 #$%!& e demonstrar isso em algumas obras) eu me identifiquei e me emocionei com alguns poemas desse livro.
sylvia tem uma escrita que apesar de simples consegue ser complexa, e diferente de seu romance e outras coletaneas de poesia/poema Ariel vai muito alem de so tristeza e melancolia, temos alegria, vida e esperança aqui.

meus poemas fav ou que me tocaram de certa forma:
- Mulher esteril
- A coragem de calar
- A lua e o teixo
- Febre 40 graus

Mulher estéril

Vazia, ecoo até o minimo passo,
Museu sem estátuas, grandioso, com pilares, pórticos, rotundas.
Em meu pátio uma fonte salta e mergulha em si mesma,
Casta e cega para o mundo. Lirios de mármore
Exalam sua palidez feito perfume.

Me imagino com um grande público,
Mãe de uma branca Nike e vários Apolos de olhos nus
Em vez disso, os mortos me ferem com atenções, nada pode acontecer
A lua pousa a mão em minha testa. Pálida e silenciosa como uma enfermeira.

Jennifer.Fonseca 16/03/2023

Tendi foi nada beijokkkkkk
amo o lady lazarus e as canetadas pro escroto do ted #lacrosyl #soufã #feminismo

Zé Vinicius 08/03/2023

Comovente
Esse é um livro de poemas que não nos traz conforto ou alegria a quem ler mas sim aquele sentimento de aperto no coração e muitas vezes sofrimentos já que associamos alguns poemas com a morte real da autora. Para quem já é adaptado com poesia o livro pode ser ótimo porém, para quem tá iniciando, como eu, não indico esse livro pois exige muita concentração e perspicácia para ler nas entrelinhas.

withoutluiza 01/03/2023

"Se a lua sorrisse, pareceria com você.
Você também deixa a impressão
De algo lindo, mas aniquilante.
Ambos são bons em roubar luz alheia."