Ariel

Ariel Sylvia Plath

Resenhas - Ariel

@enightlibrary 03/08/2022

Um grande peso
Muito importante saber como esse livro surgiu na vida da autora, mas confesso que por não me identificar com poemas, a leitura se tornou um pouco densa, pois, não entendia muito. O que consegui absorver veio da introdução e das explicações no fim do livro.

É uma bela obra, forte e muito significava. Indico aos amantes, mas não é um bom livro pra iniciantes como eu.

manuela 01/07/2022

minha maior red flag gostar disso aqui, não consigo dar 5 estrelas pq tem umas metáforas inadequadas que eu não consigo justificar porém não deixo de admirar a escrita dela e o tom confessional dos poemas

rafinha 18/06/2022

Sylvia e sua sensibilidade.
Que intimista, sensível e potente, com uma capacidade de transformar palavras em sentimentos.
A parte mais interessante é ler a coletânea da maneira que a mesma idealizou, sem qualquer interferência externa, um presente de frieda hughes para todas as pessoas que foram tocadas pela arte da sua mãe

Brenda 06/06/2022

Uma salada nonsense
Sempre tive curiosidade de ler uma obra de Sylvia Plath desde que li "Rival", um dos poemas dela, solto pela internet. Eu gostei do poema e, considerando o quão citada é essa autora, pensei que iria gostar. Mas me enganei. Foi uma leitura desagradável, incompreensível, vazia. Nunca havia lido poemas sem sentir absolutamente nada, mas eu tive essa experiência aqui. Não senti paixão (e nisso me refiro à intensidade lírica) nos poemas, não encontrei sentido, não encontrei comunicação. Plath meramente usa símbolos de forma esdrúxula, confusa, como pensamentos desordenados que só fazem sentido para ela mesma. Isso, para mim, não é poesia.

Até me perguntei se eu estaria sendo insensível, se eu apenas não a compreendi. Mas sendo uma pessoa íntima da poesia e amante de Wilde, F. Pessoa, Cecília Meireles, Florbela Espanca e assim por diante, percebi que o problema não era comigo, e sim com Plath. Realmente não gostei. Os dois únicos poemas que dá para se extrair uma mensagem completa e complexa são "Rival" e "O Enxame", pois nos outros poemas tudo parece uma salada de informações, símbolos e sentimentos desconexos e sem sentimentalismo. Plath não soube se comunicar, e talvez nem quisesse. O mistério do eu-lírico é diferente de escrever um poema sem alma.

Artemisiar 12/05/2022

Eu não costumo ler livros de poesia, e não é como se eu gostasse muito do gênero, então não tenho muito parâmetro para comentar sobre o livro. Só sei dizer que achei bem tranquilo, mas que em alguns momentos ele é arrebatador.

gabriel 25/04/2022

The bees are flying.
O que mais se pode tirar de algo assim? Tão pessoalmente dolorido que chega a ser criminoso o desvio de noção ao constatar o sofrimento e paz que se fizeram flutuantes sobre a vida de Plath durante o tempo que escreveu sua maior obra. É inegável como sua poesia conta histórias tão bem, de maneira tão detalhada e cautelosamente dolorosa que cria na cabeça do leitor um ambiente fantasioso e áspero. Em seu círculo de poemas sobre abelhas, a paixão de seu pai, Plath chega em sua maior perfeição em Ariel. Longos e cheios de dores ocultas Sylvia Plath consegue atingir um lugar onde na poesia é alcançável apenas para Deuses. Em "Enxame", poema extra de Ariel, Plath se afunda ainda mais em criar uma narrativa para despejar seus sentimentos pesados e barulhentos. Nunca estive tão imerso sobre algo, tão facilmente embrulhado por versos que soam como contos de fadas assustadores. É árduo a dor que se sente e poderosa a força que se acha.

liana22 17/04/2022

Nunca gostei muito de poesia não mas gostei bastante das da Sylvia, ja tive contato com a escrita e continuo achando PERFEITA, é isso leiam gente :))

iza 10/04/2022

bom mas não leria novamente
Eu sempre morri de vontade de ler alguma obra de Sylvia Plath e sempre achei que fosse gostar muito, porém, me enganei total. Sylvia tem uma escrita muito verdadeira e íntima, revelando segredos sobre si e ao mesmo tempo sem revelar nada, tem muitas frases boas mas eu fiquei boiando na maior parte do livro e não leria de novo, nem ferrando. Achei muito enigmática e melancólica a leitura e o livro em si e creio que não estava conectada o suficiente pra conseguir entender o que ela estava tentando passar, além disso, o livro teria sido 80% melhor se antes de começar um poema, tivessemos acesso a alguma explicação e contexto sobre ele.

mayze dayna 30/03/2022

Perfeito
Os poemas são profundos, eu amei demais!!
"O caçador de coelhos", "Lady Lazarus", "Olmo" e "Morte & Cia" se tornaram os meus favoritos dentre todos

the1nterrupted 08/03/2022

Eu sou apaixonada pela escrita da sylvia plath, acho que ela retrata os sentimentos de um modo que só quem sente aquilo entende

caspaeletrica 13/02/2022

10/10
Há tantas frases icônicas que eu poderia usar para começar esta resenha.... O melhor livro de poesia que já li, e a mulher mais intrigante que já conheci.

Esse livro é intenso, pesado, extremamente bem escrito e cativante. Por ser antigo e escrito por Plath em seu momento mais instável, dias antes de seu suicíd*o, a leitura pode ficar bem confusa às vezes quando as metáforas vão longe demais mas eu não me importar em pesquisar os significados dos poemas e passar quase meia hora numa página analisando cada frase. E realmente, cada palavra em seus poemas estão por uma razão, sem espaço para coisas superficiais.

MELHORES POEMAS: LADY LAZARUS, RIVAL, UM PRESENTE DE ANIVERSÁRIO, CANÇÃO DA MANHÃ, OS MENSAGEIROS, TALIDOMIDA, O CANDIDATO, MULHER ESTÉRIL, TULIPAS, UM SEGREDO, O CARCEREIRO, DANÇAS NOTURNAS, MORTE & CIA., REIS MAGOS, LESBOS, PAPOULAS DE OUTUBRO, NICK E O CASTIÇAL, GULLIVER, CHEGANDO LÁ, A LUA E O TEIXO, CARTA DE NOVEMBRO & PAPAI

PIOR POEMA: PRAIA DE BERCK/CORTE

10/10

"Como explicar a ele que minha felicidade depende de arrancar um pedaço da minha vida, um fragmento de aflição e beleza, e transformá-lo em palavras datilografadas numa página?"
? Sylvia, em seu diário

I. B. 03/02/2022

Talvez se eu tivesse lido em outro momento eu teria apreciado mais a poesia de Plath, pode ter sido culpa de meu cansaço que talvez tenha me deixado imune a sua intimidade e melancolia a um ponto em que fui incapaz de me importar totalmente com o que estava lendo.

Momentos são momentos.

Liiz 27/01/2022

É quase uma auto biografia
Não sou muito de lê ler poemas, aliás, quase não leio. Todavia, coloquei como meta para este ano: sair um pouco da bolha de narrativas.
Sylvia Plath é uma escritora que tenho vontade em conhecer mais o trabalho, Redoma de Vidro está na minha meta deste ano. Sendo assim, decidi conhecer um pouco os poemas dela.
No começo estava me sentindo burra por não estar compreendendo, mas comecei a entender melhor.
Enfim, foi doloroso e viciante. Não consegui parar de ler.

Dressa 09/01/2022

Ariel
Lindo, pessoal e profundo
Não é apenas poesia, mas também uma junção de memórias, sentimentos e traumas que Plath passou. Me conectei muito com a história, principalmente depois de entender o contexto de cada poema.

yuki 22/12/2021

melhor livro de poesia já escrito, sylvia plath estava sempre em sincronia com as palavras, como se fosse alguma espécie de mágica, deusa da poesia sim!!!