Aventura em Bagdá

Agatha Christie

Resenhas - Aventura em Bagdá

Carol 24/08/2023

Um livro da Agatha diferente
Gostei muito do livro da premissa de espionagem. Principalmente depois que você entende o que está acontecendo, é muito legal acompanhar as aventuras dos personagens.
Mas, não sei se foi erro na tradução ou na diagramação, foi muito difícil entender o que se passava no início... vários personagens em lugares diferentes do mundo e o livro não faz uma separação boa, então foi confuso.
Depois que pega o jeito, fica bem legal.

Mackye 20/08/2022

Recomendo
Apesar dos inúmeros personagens e as poucas informações sobre eles tornarem a leitura maçante no início, ao passo que tudo começar a se encaixar, torna-se uma aventura encantadora, que surpreende o leitor. Um livro que fala sobre opiniões, política e caráter. Com uma protagonista esperta e determinada, rodeada de pessoas interessantes que lhe ensinarão muito sobre a vida, do jeito bom e do jeito ruim.

Ju P 26/08/2022

Uma abordagem diferente da rainha do crime
Termino essa leitura com uma sensação estranha que nunca antes tinha sentido lendo algo de Ágatha Christie. Tenho a sensação de que falta alguma coisa (muita coisa, na verdade) e não estou disposta a reler para tentar encontrar.
Neste livro, a autora opta por uma abordagem diferente do que estamos acostumados a ler. Não temos detetives aqui. Não existem assassinatos passionais misteriosos e não tem aquela coisa de ?quem será que foi?? ou ?aposto minhas fichas em tal pessoa?.
Aventura em Bagdá é, por si só, uma aventura. Acompanhamos a história de uma menina apaixonante chamada Victoria que, em meio a muitas intrigas internacionais, delírios orientais e uma noção transitória de paixão/ beleza. É uma jovem extremamente romântica e, como heroína, mostra-se competente em suas incompetências. Ela, sem dúvida, foi a personagem que mais me conquistou neste livro.
Porém, nem tudo é um mar de rosas? Talvez, como fã incondicional de Ágatha Christie, minhas expectativas estavam muito altas e o tombo machucou um pouco. O livro não convence. Muitos personagens pouco explorados, todos ligados a uma trama internacional que, de fato, só se inicia depois de muitas páginas (pelo menos metade do livro). Perseverança é necessária para chegar ao fim desta obra e, mesmo sendo bem trabalhada, deixa a desejar no quesito mistério.
A melhor surpresa da obra, em si, é a revelação de muitas coisas sobre a escritora. É sabido que Ágatha Christie tinha uma adoração pela cultura árabe e, talvez por conta de seu marido, o aspecto arqueológico neste livro ganha um papel importante. Acima do mistério, o livro é uma carta de amor ao oriente. A visão romântica de uma cultura tão diferente da Inglesa e as belezas vistas pelos olhos da escritora se refletem nos pensamentos da heroína, e, sem dúvida, isso da um charme extra ao livro.
No final das contas, a leitura é boa. Não maravilhosa, mas boa.

Bruna3772 07/09/2022

Eu amo os livros da Ágatha Cristie , mas esse não me pegou de primeira foi uma leitura arrastada até a metade mais ou menos , depois ficou super interessante e depois começou uns diálogos que na minha opinião desnecessário, pulei admito kkkkkkmkk. Mas no final deu tudo certo e acabei gostando.

Letts. 19/02/2023

Seila...
Em minha opinião, completamente razoável, nada mais.

não me agradou como eu esperava, fui ler com muita expectativa e me decepcionei, pois li a sinopse e pensei "ah que enredo diferente pra um livro da Agatha Christie" mas não como eu pensei;

a história não me cativou, no começo eu fiquei curiosa, depois surpresa pelas decisões de Victoria e fui lendo e lendo e fiquei torcendo pra acabar logo, provavelmente pq eu não curti o tema mesmo. felizmente a escrita é rápida em maior parte dos momentos.

resumo: não gostei do livro :)

Ana 12/12/2022

?(?) a vaidade era uma qualidade estranhamente cegante.?
Confesso que o início do livro não me prendeu muito, fiquei meio desapegada nos primeiros capítulos. Mas antes mesmo da metade já me vi impaciente pra saber em que diabos Victoria Jones ia se meter em seguida. Realmente é uma história que se fosse contada na vida real, pouquíssimas pessoas acreditariam. No fim gostei muito da leitura e como sempre desatei a ler quando me prendeu e só parei quando acabei, Agatha sempre maravilhosa e envolvente.
?Dizem sempre que a humildade é uma virtude cristã. Agora sei por quê. Humildade é o que lhe conserva são e um ser humano.?

marilu 12/01/2023

Surpreendente
Foi a primeira vez que eu li um livro da Agatha Christie sem assassinato e sem enredo focado em detetives, então posso afirmar que pela falta de costume e quebra de expectativa acabei demorando um pouco pra focar na história. Mas, depois que a estranheza e os capítulos introdutórios (que são completamente confusos até você chegar no final do livro) passaram, a leitura começou a fluir muito fácil.

O que mais me intrigou foi que mesmo Aventura em Bagdá não tendo seguido o padrão de enredo dos livros mais famosos da Agatha Christie; ele ainda é Agatha Christie! Ele tem a mesma marca.

É uma leitura realmente surpreendente.

laura 12/01/2023

Um bom livro
Recomendo que vc anote os nomes dos personagens pra não se perder, já que são muitos. Prefiro as histórias com o Poirot mas não me decepcionei, achei o plot bem doido, realmente doido.

Karolina 29/01/2023

Mesmo com um começo confuso e cheia de personagens, bem a cara da autora gostei bastante do desenvolvimento do enredo em sua grande parte. Tirei algumas estrelas, por achar que algumas partes foram um tanto desnecessárias e que não acrescentaram em nada no final da história. Também achei a conclusão da vida pessoal da personagem principal um pouco rápida demais. Mesmo com estes pontos não tiram a genialidade usual da autora.

lendo.ana 14/02/2023

Poderia ser melhor, mas o fato de enrolar muito a escrita me incomoda muito, a leitura não rende e fica cansativa. A história é incrivelmente inteligente seria incrível se o livro tivesse uma leitura mais dinâmica e fluida.

Mo' 03/11/2013

Não sei se Aventura pode ser considerado um romance policial; não sei exatamente a definição de um romance policial, mas a ideia que eu tenho de romances policiais é: um crime a ser desvendado, um detetive perspicaz e etc e tal. Eu diria que se trata de um romance político - pode ser?
No livro, a romântica Victoria, péssima datilógrafa, acaba de ser demitida de seu emprego e conhecer, no mesmo dia, o possível amor da sua vida. O rapaz está de partida para Bagdá a trabalho e, inconformada, ela resolve dar um jeito de segui-lo; felizmente ela é uma ótima mentirosa, e consegue, com falsas referências, ser contratada como acompanhante de uma senhora a caminho justamente de Bagdá, onde irá visitar a irmã. Quando chega à cidade, antes que possa encontrar seu amado, no entanto, um misterioso homem morre em seu quarto de hotel, e Victoria se vê envolvida numa complexa trama de espionagem internacional. Não sei exatamente em que época se passa a história, mas o que acontece é que um grupo de pessoas vem tentando impedir que outro grupo de pessoas consiga influenciar grandes líderes mundiais a começar - imagino eu, a segunda - guerra mundial.
Bom, é um diferente tipo de mistério... ainda prefiro grandes investigações criminais, mas... Victoria é uma personagem bem cativante, se mete nas piores situações, por vezes muito divertidas, e o enredo prende bastante bem.

site: www.bloggerdamo.blogspot.com

Julie 27/08/2019

Aventura em Bagdá
História começou um pouco cansativa, com a introdução de muitos personagens. Mas como o estilo de Ágatha com fim compensador. Victoria Jones é inconsequente e conta com a sorte. Recomendo sempre, leitura dos clássicos de Ágatha Christie .

Leticia.Figueiredo 22/08/2020

Ambientação legal! Acho que eu esperava um pouco mais do desfecho da história mas foi uma leitura rápida e prazerosa.

bee 13/07/2021

diferente dos outros livros da agatha
o começo foi beem confuso e enrolado, quase me fez abandonar. achei interessante a principal não ser uma detetive igual nos outros livros, a personalidade dela toda atrapalhada me ganhou, mas a revelação do assassino foi (estranhamente) muito previsível, desde o começo.

Juh_crismel 26/11/2021

Sendo bem sincera, esse livro me surpreendeu MUITO, não esperava, e não desconfiei de nada... suspeitei de todos, menos do que era vilão de vdd... achei q seria um romance bobo onde uma garota inocente se apaixona pelo carinha que acabou de conhecer, mas a história vai muuito além disso, e vc realmente fica curioso p saber o q está acontecendo, quem está por trás de tudo, e porquê...

Agatha nunca decepciona, muito boom.