Aventura em Bagdá

Agatha Christie

Resenhas - Aventura em Bagdá

Sarinha 12/06/2020

Aventura em Bagdá
Livro completamente diferente do que se é esperado de Agatha, porém continuo impressionada com o conhecimento dela em diversos assuntos do gênero investigativo e político, a mulher é Top.
Mas infelizmente não consegui me empolgar nessa leitura, começa de um jeito confuso, com o tempo as coisas vão clareando. Me senti como numa montanha-russa, a historia fica legal, depois sem graça, depois interessante e desinteressante de novo...

MACARI0 27/11/2022

Desventura a lá Agatha Christie
"Aventura em Bagdá" é uma história inverossímil na qual sua protagonista, Vitória Jones, uma datilografa recém demitida, acaba em uma incursão em Bagdá em busca de um rapaz que conheceu em um café de Londres. Lá em Bagdá ela acaba se envolvendo em um jogo de espionagem e conspirações, cujo os desfechos podem causar conseqüências a nivel mundial. Vitória Jones então começa a se tornar de repente parte de uma busca por respostas e pistas após ajudar um espião que acaba morrendo logo após o primeiro encontro entre eles. Agatha Christie aqui segue a tradicional cartilha de suas histórias de mistério e suspense, mas agora com um tom mais de aventura e sem os seus detetives mais conhecidos. A autora torna então a protagonista da história, Vitória Jones, uma mistura de detetive, espiã e aventureira, onde podemos ver ela agindo com qualquer um desses papéis, dependendo da situação. Vitoria é uma personagem esperta mas ainda assim suscetível a falhas, principalmente quando a questão envolve suas paixões pessoais. Mas a personagem é carismática e isso ja basta pra torcer por ela na história. Não se pode dizer o mesmo dos coadjuvantes, que são tirando um ou dois, enfadonhos e sem graça. As exceções ficam pra Richard Blake e Pauncefoot Jones, que conseguem ter seus momentos interessantes e são assim por dizer menos esqueciveis. A história em sí corre num ritmo que pra muitos pode parecer estar correndo em círculos. Mas na verdade tudo está ali, friamente calculado, com pistas ali e acolá, pra assim dizer, justificar as reviravoltas e os seus súbitos acontecimentos finais. Então tudo tem explicação, mas isso é de certa forma frustrante, pois vemos mais uma vez uma história que, não importando como você veja, tudo passa a ser sobre a aventura em sí e não sobre o mistério. Então, não importa se você entendeu aconteceu na história e muito menos se entendeu as intenções dos personagens envolvidos, o que realmente importa nessa história é a saga da protagonista em se provar uma mulher esperta e bonita, vivendo desilusões amorosas, superando adversidades, desvendar pistas e mistérios e no final conquistar a confiança e a atenção de todos.

Esse nem de perto é a melhor história de aventura que eu já li, mas também não é ruim. De certa forma foi uma leitura interessante na maior parte do tempo, principalmente nos capítulos finais, onde a história entra no climax. É um livro onde Agatha Christie quis mostrar que também sabe escrever histórias de aventura, muito provavelmente porque ela mesma já fora muito aventureira, pois foi casada com um arqueólogo. "Aventura em Bagdá" é uma história na qual a autora quis expor suas experiências nessas suas "aventuras".

Conclusão: Um bom livro, mas que poderia ser melhor, não fosse algumas partes desinteressantes. É deveras uma verdadeira aventura à lá Agatha Christie, pra quem souber levar a sério.

Elena43 26/07/2022

No começo fiquei bem perdida e quase desisti da leitura kakakaka
Depois me senti bem envolvida, principal pela personagem principal é alguns plots que foram se relevando.
Não é um favorito mas foi bom conhecer esse outro lado da rainha

Gisinha 28/09/2020

Foi uma leitura maravilhosa, mas...
Nesse romance incrível escrito pelas mãos criativas de Agatha Christie, a Europa vive um clima de instabilidade política que faz com que todos os países do mundo passem a temer o deflagrar de um novo conflito mundial. E é no meio de toda essa situação que Victoria Jones, uma mulher muito esperta e um talento nada elogioso para criar histórias, acaba enamorada de um rapaz que a alicia para viajar em busca dele, partindo para Bagdá, levando na bagagem uma ninharia em dinheiro e um arsenal de histórias que acabaram por ajudar no sentido de chegar até a cidade. Só que ela acaba, sem querer, envolvida em um plano macabro de tramas e assassinatos, com o objetivo de promover uma nova ordem mundial através do caos.

A história é ótima, uma vez que é uma história da Agatha, mas não consegui simpatizar com Victoria, que pareceu sonsa e abusada demais, meio louquinha. Agora eu confesso que eu esperava mais, ainda foi uma leitura muito proveitosa.

Milena.Saleh 18/03/2022

Elaborado!
O livro trata de uma conspiração internacional envolvendo diversos agentes conflitantes. A protagonista é Victoria Jones, datilógrafa pacata em busca de aventuras, personagem muito divertida e versátil. A trama é extremamente bem montada, com riqueza de detalhes, que são investigados aos poucos e levam eventualmente a reviravoltas. Vale pontuar que Poirot e Miss Marple não entram nesse livro. Gostei muito da história; já havia tentado ler há anos, mas me confundi com os inúmeros cenários e personalidades e abandonei. Penso que fiz muito bem em retomar agora, com mais prática na leitura em geral, o que eu me arriscaria a apontar como o mais complexo livro da autora. Recomendo muitíssimo.

Helena.Salgado 01/05/2021

Agatha Christie, como sempre, maravilhosa!
Sou suspeita em dizer que adorei porque amo a cultura árabe e me coloquei fácil fácil no lugar da protagonista em Bagdá! Gostei muito da história, mas teria gostado ainda mais se houvessem mais detalhes em toda a trama!

MIRANDA 01/12/2022

O livro poderia se chamar Aventura de Victoria . Melhor seria se fosse Aventura de Carmichael ( um personagem muito mais empolgante ) . Não é o melhor de Agatha , deixando a desejar o suspense tão característico . Em minha opinião um tanto enfadonho .
Palavra para o livro : Tricoteuses

Ana Lívia 09/03/2023

Primeira vez que eu consegui acompanhar um mistério e tentar descobrir o culpado. Em outros livros da Agatha Christie eu tinha dificuldade de descobrir o mistério, mas esse foi bem divertido e mais fácil e interessante, principalmente porque envolve política internacional.

Tha 30/11/2022

Demora mas vai
Esse livro demora um bocado a pegar o ritmo - não ajuda a quantidade de personagens aos quais somos apresentados logo de início.

Além disso, mesmo considerando a época em que l livro foi escrito, incomoda o tratamento que a escritora dá para algumas diferenças culturais e étnicas, calcado num forte colonialismo (para não dizer algo pior).

Ainda assim, trata-se de um tipo de mistério não convencional, quando se tem em vista a maior parte da obra da autora. É uma história sem a figura do detetive, com uma protagonista divertida e com algumas sacadas muito boas.

Maria 26/03/2023

Agatha Christie, você sempre será a maioral!
Agatha Christie, você sempre será a maioral! ?

E digo mais: Aventura em Bagdá foi uma surpresa excelente para fugir dos clássicos mistérios protagonizados por Miss Marple e Hércule Poirot.

No início da leitura fiquei levemente confusa com a intercalação de narrativa entre vários personagens, mas ao fim da leitura você entende que tudo faz sentido. Então o ideal é se manter focado na leitura para não perder os detalhes importantes logo do início.

Me encantei tanto por Victoria, uma personagem que tem uma Jornada do Herói (ou melhor dizendo, da Heroína) incrível. A travessia do limiar acontece mo meio do livro, então não se preocupe se parecer que a autora está enrolando demais ? na verdade ela não está, ela só está preparando o terreno para a loucura que a protagonista vai viver em uma Bagdá repleta de reviravoltas.

Uma leitura leve, deveras divertida e que realmente me prendeu do início ao fim. Com um toque de romance que ultrapassa barreiras, e que no caso de Victoria, a colocou em situações complicadas.

Agatha Christie sempre me surpreendendo e me fazendo ter certeza de que não é considerada a Rainha do Crime por acaso!

Resumindo: leia Aventura em Bagdá! Você não vai se arrepender.
Maria 26/03/2023minha estante
Agatha Christie a maior??

Vicky 16/06/2023

Eu não esperava que fosse tão bom
Realmente me impressionei com o livro, clássico de aventura com espionagem. Diferente de outros livros da autora que ficam centrados em poucos cenários, este acompanha a jovem Vitoria Jones para Bagdá, no Oriente Médio. Os personagens que, no começo, parecem não se entrelaçar, vão convergindo para o mesmo lugar conforme o enredo avança, e gostei disso.

fanny.Dyatlov 18/08/2021

QUE LIVRO, QUE LIVROO ?
"Mas ela teria que ter muito cuidado para não cometer nenhum deslize real. Felizmente, pensou Victoria, os homens sempre foram tão superiores com as mulheres que qualquer deslize que ela cometesse seria tratado menos como uma circunstância suspeita do que como uma prova de quão ridiculamente confuso todas as mulheres eram! "

Esta foi uma história fantástica. Eu amei tudo, cada detalhe.
Eu realmente gostei desse livro. Para ser sincero, quando comecei a ler, fiquei um pouco hesitante porque não era um livro de Poirot (ou um livro de detetive) e estava preocupado que simplesmente não fosse o mesmo que outro romance da Agatha Christie, mas esse livro me surpreendeu de uma forma tão grande, e superou todas as minhas expectativas.

Eu amei Victoria como personagem principal. Ela é engraçada, charmosa, enganosa, ingênua na medida certa, perspicaz e confiante, mas curiosa. Eu sinto que muitas das características dela soam opostas, mas na verdade funciona muito bem para a história, já que é vista principalmente através de seus olhos. Eu me senti muito orgulhoso dela com o quão independente ela se torna ao longo do livro e como ela consegue se livrar das situações que teve que enfrentar. Eu sei que provavelmente não deveria gostar tanto de uma mentirosa patológica, mas simplesmente não consigo evitar com ela, sua imaginação e habilidade de inventar coisas na hora são tão encantadoras para mim. Fiquei tão animado quando ela começou a juntar as coisas sozinha.

O enredo também era muito bom. Em alguns pontos eu não conseguia acompanhar o que estava acontecendo, eu realmente não me lembrava de alguns dos personagens e qual era seu papel na história, mas eu sinto que o final trouxe tudo junto, eu adorei as voltas e reviravoltas que o livro deu. Quando pensei que a história estava indo para uma determinada direção, mudou completamente o próximo capítulo e fez um ótimo trabalho em me manter na ponta da cadeira. Esse livro é simplesmente perfeito. ?????

Camila.Dias 17/04/2020

Uma história diferente das demais
Essa história é diferente das demais que já li de Agatha, pois não tem um de seus conhecidos detetives como personagem central. Apesar disso achei um bom livro, pois através dele é possível constatar que ela escreve boas histórias independente desses personagens.

Juliana Santip 28/05/2020

Amor a primeira vista. Mentiras. Espionagem.
| Lido por Juliana |
Então, comecei a ler "Aventura em Bagdá" e pude perceber que não teria nenhum dos dois nesse livro. Não sabia antes pois tenho evitado de ler a sinopse dos livros(ultimamente as sinopses vem com "spoilers"!). Enfim, fui apresentada a jovem inglesa Victoria Jones, uma razoável estenodatilografa e exímia mentirosa.

Recém desempregada, acredita ter achado o amor de sua vida e decidirá ir atrás dele.

Diferentemente do que estou acostumada a ler da Rainha do Crime, em "Aventura em Bagdá'' não estamos colhendo pistas para descobrir o assassino e sua motivação e sim acompanhado uma grande aventura e torcendo para que no final nossa mocinha se dê bem.

A leitura foi demorada por N motivos, que não tinham relação com o livro.
E se eu soubesse que seria uma leitura tão bacana tinha me concentrado nela antes...

site: https://www.instagram.com/estantedoapartamento/