A Aventura do Pudim de Natal

A Aventura do Pudim de Natal Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Aventura do Pudim de Natal

@estantedamolina 16/12/2021

Mais um livro da Gata Triste finalizado.
6 contos, sendo um melhor que o outro.
O primeiro com tema natalino, alguns de Poirot e o último da Miss Marple

gabi.s03 14/12/2021

"Meu ofício é saber as coisas."
Eu tenho um grande problema com contos porque as coisas acontecem muito rápido e eu não consigo me conectar com nada. E "a aventura do pudim de natal" é um livro com 6 contos e com ele, não foi diferente, alguns contos têm ideias realmente muito boas e com certeza se fossem livros inteiros seriam ótimos, mas não consegui gostar das histórias em geral, nem dá tempo de formular teorias e o Poirot já tá desvendando tudo.
Amo demais a Agatha e o Poirot, mas esse livro não rolou!

A aventura do pudim de natal: 4/5
O mistério do baú espanhol: 3,5/5
O reprimido: 3,5/5
O caso das amoras pretas: 3,5/5
O sonho: 4/5
A extravagância de greenshaw: 3/5

Denise 10/12/2021

A aventura do pudim de natal
Está é uma leitura leve, ótima para ler depois de uma certa ressaca literária, período pelo qual estava passando, sem conseguir ler algo por um bom tempo. Bons contos, que prendem a atenção pelo suspense.

JoiceCoutinho 05/12/2021

É uma coletânea com seis contos. Gostei bastante do primeiro, sobre o mistério do pudim de natal, foi bem cativante e fluido. Os outros não me prenderam tanto, mas, no geral, é um bom livro.

Ela 23/11/2021

Um compilado de contos da rainha dos crimes. Muito gostosinho de ler. São 6 contos, todos ótimos mas os que eu mais gostei foram: "A aventura do pudim de Natal" e "O sonho".

Pat 08/11/2021

O livro tem 6 contos.
Cinco protagonizado pelo Hercule Poirot e um ( o último ) pela miss marple.
O livro é bem rápido e com boas narrativas.

A aventura do pudim de natal
O mistério do baú espanhol
O reprimido
O caso das amoras pretas
O sonho
A extravagância de Greenshaw

Silvana.Clemente 18/10/2021

Coletânea de contos
Trata-se de uma coletânea de seis contos:
A Aventura do Pudim de Natal;
O Mistério do Baú Espanhol;
O Reprimido;
O Caso das Amoras Pretas;
O Sonho;
A Extravagância de Greenshaw.
Contos curtos porém interessantes e bem elaborados. Devo observar que o terceiro conto "O reprimido" já havia sido publicado em outro livro que no entanto não consegui localizar o nome é que "A extravagância de Greenshaw" não é um conto sobre Hercule Poirot mas, sobre Miss Marple, outro personagem criado por Agatha Christie.

calixxverse 24/09/2021

Como sempre, impecável
Como é de se esperar de qualquer um dos livros da Agatha, esse foi realmente muito incrível. Cada uma das histórias presentes no livro são realmente cativantes e divertidas, sendo uma tarefa muito agradável acompanhar Hercule Poirot em suas soluções de casos e o último em que acompanhamos Miss Marple resolvendo um caso com sua incrível genialidade.
Acredito que cada uma das histórias presentes no livro sejam incríveis, e embora seja difícil apontar qual chamou mais minha atenção e me cativou um pouco mais, tendo sua posição de destaque evidente, ainda assim consigo dizer com total convicção que fora 'O Reprimido' aquele a possuir tal posição de destaque, embora 'Sonho' não esteja muito atrás da mesma por ser um caso ligeiramente diferente do usual de Poirot.
Como sempre, a escrita é verdadeiramente fluída e cativante, além de que os culpados pelos crimes em certos momentos possam ser descobertos caso o leitor se atente aos detalhes, em outros momentos você é realmente pego de surpresa ? seja por descobrir que o assassino é quem menos se espera, ou pela resolução completa com a motivação que o levou a cometer isso.

Gabriela.Vantine 14/09/2021

Sou suspeita em comentar sobre Agatha porque a amo! Mas esse não foi um dos meus favoritos, apesar de ser um ótimo livro comparado aos outros não seria justo 5 estrelas..

ana.cmw 04/06/2021

recomendo
amei a experiência, claro que por conta de serem contos não é possível criar muito vínculo com os personagens e se envolver mais na história.
aventura do pudim de natal: 4/5
baú espanhol: 4,5/5
o reprimido: 4,5/5
amoras pretas: 4/5
o sonho: 4/5
extravagância: 3,5/5

Erin 04/06/2021

Histórias deliciosas de casos de Poirot, mas apenas uma tem de fato um tema natalino. Ainda assim senti um destaque maior na personalidade de Poirot em cada casos. Como sempre, muito sagaz e com finais quase inesperados.

Marcos.Rodrigues 25/05/2021

A aventura do pudim de natal é uma coletânea de contos de mistério e assassinato da Agatha Christie. O livro é composto por 5 (se não me engano) contos sendo que somente o primeiro conto gira em torno da época natalina.

No conto, a trama principal é um roubo de uma joia (vocês já devem estar imaginando onde essa jóia vai parar) e um suposto assassinato no lugar onde Poirot está hospedado.

O clima natalino colabora para a graciosidade do livro, e o torna assim, mais interessante.

O desfecho da trama é surpreendente e muito simples, levando o leitor a descobrir o lado humorístico tanto da autora quanto do detetive da história.

Acreditem, vocês serão enganados direitinho e ficarão de boca aberta com o final do conto.

Os outros contos também são muito bons, porém, não são sobre natal e sim contos que falam de outros casos intrigantes da Agatha.

Eu não sou muito chegado a livro de contos, mas respeito quem ame. Porém, como li o livro com muita empolgação e a história atendeu minha expectativa, acho justo dar a esse livro uma classificação de ???? em minha estante literária.

Gustavo | @guh_santtoos 17/05/2021

Pudim com passas, Poirot?
O livro é dividido em seis contos, sendo cinco protagonizado por Poirot e um pela Miss Marple, mas irei falar apenas dos que mais me chamaram a atenção.

A Aventura do Pudim de Natal

Para tentar resolver o caso do roubo de um rubi, Poirot é convidado a passar o Natal em uma casa que celebra a festa da forma tradicional inglesa. No dia de Natal ele recebe um bilhete avisando a não comer o pudim de passas. Analisando o comportamento das pessoas da casa Poirot tenta descobrir onde está o rubi desaparecido e quem o roubou.

É impressionante como Agatha consegue transformar uma trama simples em algo gratificante de ler. Apesar de ser um mistério fácil de ser desvendado, o leitor ainda consegue aproveitar bastante desse natal. Leiam a introdução antes do conto, onde Agatha cita como era seu Natal em família, isso deixa o conto mais significativo.

O Mistério do Baú Espanhol

Seis pessoas estavam em uma festa, à noite, numa sala com um grande baú espanhol encostado na parede. No dia seguinte, o mordomo encontrou o tapete manchado de sangue e foi observar de onde vinha aquele líquido vermelho. Constatou, então, que saía de dentro do baú. Em pouco tempo, o caso estava nas mãos de Poirot, a pedido da viúva, que solicitou o trabalho do detetive para descobrir quem havia assassinado o marido dela.

Segundo conto protagonizado por Poirot e novamente nos deparamos com uma investigação divertida, com muitos detalhes que passam despercebidos pelo leitor, e o final acaba impressionando. O conto provavelmente daria um bom livro solo, porque as vezes dá a impressão de que o conto ficou meio corrido.

O Sonho

Hercule Poirot é chamado à casa do Sr. Benedict Farley para um encontro. Lá ele diz a Poirot que sempre sonha que se mata com um tiro. Pouco tempo depois o sonho se torna realidade e o detetive investiga essa morte para tentar confirmar se foi um suicídio ou se alguém se aproveitou desse sonho para assassinar o Sr. Farley.

Pensa num conto que é resolvido de uma forma genial, tudo é bem conectado, como se fosse uma orquestra bem sucedida, além de não ter enrolação na narrativa (o que acontece em alguns contos do livro) vai te fazer levantar várias hipóteses e no final você sempre deixa passar uma pista.

Esses foram os contos que mais né deixaram apreensivos. O da Miss Marple começa bem lento, e com o passar dos acontecimentos você vai pegando o jeito, mas o final é super atropelado.

Minha Nota para os devidos contos:

A Aventura do Pudim de Natal: 4,5?
O Mistério do Baú Espanhol: 4?
O Reprimido: 3?
O Caso das Amoras Pretas: 3,5?
O Sonho: 4,5?
A Extravagância de Greenshaw: 3,5?

A Aventura do Pudim de Natal contém contos bem bacanas, com resoluções rápidas, e para aqueles que procuram algo do tipo, é uma boa opção.

Sam 26/04/2021

Gostei
O livro tem 6 contos. Os 5 primeiros protagonizado pelo Hercule Poirot e o último pela Miss Marple. Os contos são:

A aventura do pudim de natal: 3,5 ?
O mistério do baú espanhol: 4,0 ?
O reprimido: 5,0 ?
O caso das amoras pretas: 2,5 ?
O sonho: 3,5 ?
A extravagância de Greenshaw: 2,5 ?