Éramos Seis

Éramos Seis Maria José Dupré

Resenhas - Éramos Seis

Erick 20/03/2021

Quanta sofrência nas costas de uma só mulher... Conhecia "Éramos Seis" apenas da novela do SBT, e admito que fiquei com um pé atrás ao ler o primeiro capítulo e testemunhar uma narrativa por meio da Dona Lola e já esta antecipando um pouco das tragédias que estavam por vir - porém isso foi logo dissipado ao acompanhar nos capítulos seguintes as dificuldades, conflitos e os elos dessa família, descritos de uma maneira singela, porém de tal forma emotiva que não tardou a me fazer ficar realmente interessado em saber qual o próximo evento que enfrentariam em seu lar e, apesar do livro nunca criar grandes expectativas nisso, torcer para que no meio de tantos infortúnios pudesse haver ao menos um desfecho mais leve e feliz entre eles. Eu vi a novela do SBT quando criança, logo não me recordava de absolutamente nada em relação a sua história.

Foi um ótimo romance, ainda que tristonho demais e às vezes incômodo pois mesmo sendo uma família vivendo décadas atrás alguns de seus dramas tão comuns colidiram bem com eventos pessoais, algo que talvez até tenha ajudado a criar um laço maior com o livro - em certo dia chegou a me pegar de tal maneira que não toquei mais nele até o dia seguinte, contudo isso está longe de ser um atributo do qual possa reclamar, somente foi além do que eu esperava quanto a influência que poderia exercer em mim.

Só dias depois de lê-lo é que descobri haver uma sequência, mas dessa vez estarei preparado, viu...

Betânia 15/09/2021

Éramos seis
É uma história sofrida e comovente. A autora narra os personagens e suas histórias com ricos detalhes que trazem ao leitor sentimentos diversos sobre cada um. A personagem central (Dona Lola, a mãe) representa como o amor materno pode ser forte e doloroso. É uma história simples e ao mesmo tempo tocante, intensa e real.

Leonardo.Fernandes 19/03/2023

Livraço de poucas páginas
Vinte anos depois de minha vó morrer, que era fã da adaptação dos anos 70, resolvi ler por influência dela e gostei muito. Lamento de não ter lido antes.
A história é bem sincera, abandona vários clichês batidos e acerta em mostrar a vida como ela é. Além de nos dar um gostinho de como era São Paulo cem anos atrás.

claudia.mesquita.58 20/06/2019

Éramos Seis
No livro, D. Lola conta sua história. É uma mulher humilde, que mora em São Paulo com seu marido, Júlio, e seus quatro filhos: Carlos, Alfredo, Isabel e Julinho. Cada um com personalidades bem distintas e peculiares.
Dona Lola é uma mulher que tem um amor enorme por sua família e é capaz dos maiores sacrifícios pelos seus filhos, abrindo mão, muitas vezes, do pouco que tinha para ajudá-los.
Uma história linda que fala de simplicidade, abnegação, dor, saudade, e, para quem tem filhos, ainda fica um sentimento de que um dia eles crescem e vão seguir seus caminhos, ficando apenas a saudade do tempo em que se compartilhou momentos juntos.
Já havia lido esse livro na adolescência, mas não lembrava muito da história. Com certeza marcou mais agora na fase adulta e depois de ter constituído uma família. Adorei e acabei já com vontade de ler de novo.

Aline Mari 19/09/2019

Um livro sensível e comovente
Éramos seis: o livro que conseguiu me fazer chorar rios. Outros livros já me emocionaram, porém este foi com força. Uma narrativa simples, que não tem nada de simplória, que trata do cotidiano de uma família brasileira como tantas outras sob a perspectiva da matriarca D. Lola, uma mãe de 4 filhos que mal dorme e trabalha muito para garantir o sustento de todos em detrimento de suas próprias necessidades. A gente se sente dentro de sua casa, convivendo com seus filhos e marido em uma estreita intimidade. Difícil citar algum personagem que não seja cativante neste livro. Todos tão diferentes e igualmente interessantes. Enfim, daria mais estrelas se pudesse. Todo adulto deveria ler este livro. É sensacional.
Amanda 20/09/2019minha estante
Livro da minha vida, migs. Entrou para o top 10.

Aline Mari 23/09/2019minha estante
Para mim também migs....tornou-se um dos melhores livros da minha vida!!!

Julia 11/03/2022

Emocionante
?Éramos seis? foi um dos únicos livros nacionais que me prendeu do início ao fim.
O último capítulo foi super tocante, cheguei a arrepiar!
A tristeza nas palavras de D. Lola dói o coração, apesar de todos os seus defeitos, é uma mulher que eu admiro muito!
?Havia UMA caixinha de figos cristalizados, UMA lata de goiabada em calda e UM tijolo de pessegada. Apenas.? Se essa simples frase te despertou alguma curiosidade recomendo você ler o livro para entender?

Ana 19/03/2021

Me tocou de um jeito...
Éramos Seis é um livro relativamente simples, não há ocorrências extraordinárias nem muito fantasiosas, e é incrível justamente por isso.

Pode ser que o que se obtenha dessa leitura seja precisamente subjetivo, mas fato é que o leitor acaba se inserindo no cenário e na vida daquelas personagens de uma forma surpreendente. Você ou se identifica em muitas das situações ou relaciona-as com histórias muito comuns, porque são reais e o livro as apresenta de forma muitíssimo real também, te passando sentimentos tão genuínos que acabam penetrando.
Keum 19/03/2021minha estante
PERFEITO ??

Ana 19/03/2021minha estante
Eu também amei ?

alinetorrezin 19/03/2020

Resolvi ler este livro por causa da novela e gostei muito! O livro nos mostra da melhor maneira possível como a vida pode ser dura e ardilosa. Muitas vezes deu vontade de chorar, dona Lola realmente é uma guerreira e merece grande admiração. Apesar da criação igual de seus filhos, tiramos a lição que cada pessoa tem seu rumo e destino na vida e não podemos nos lamentar por isso nem nos culpar.

Andressa.Soares 03/04/2020

Solidão, né filha?
Resolvi dar uma pausa na série que estava lendo para ler esse livro. Acompanhei a novela toda, e achei o final tão lindo que pensei: não é possível que o livro seja mesmo tão triste como falam. Mas ele é. Quando eu terminei de ler, só me veio a imagem do Dr. Drauzio falando: ?solidão, né filha?. Em tempo de quarentena, a história verdadeira desse livro jamais poderia ter sido retratada na TV, ainda bem que mudaram tudo!

Thalia 22/07/2022

A história me lembrou muito a série 'This is us' na qual conta a história de uma família, passando pela juventude dos pais, a infância dos filhos até atingirem a idade adulta e formarem sua nova família, a diferença está na perspectiva, em Éramos seis vemos a história sobre o olhar da mãe e na série cada capítulo mostra a perspectiva de um personagem diferente. São história bonitas porém melancólicas, que nos mostra a brevidade da vida.

Luana 03/05/2020

Muito triste :(

Maria José Dupré retrata exatamente a realidade da mulher daquela época e faz você chorar junto

aline 18/06/2022

mãe quer dizer sacrifício
minha vó é a mãe mais mãe que conheço, tem uma crença ferrenha no sangue e nos laços estabelecidos por ele toda a vida. a tolerância absoluta, a gentileza, a cumplicidade. coisas que por mais que eu tente não consigo entender e que até me revoltam às vezes, ela faz quase como se fosse compelida por uma força etérea. éramos seis me fez enxergar pelo prisma dessa mãe que tenta a todo custo costurar os filhos na sua rotina pacata, árdua e com escassos momentos onde não há preocupação com dinheiro ou com saúde, onde se procura algum brilho de felicidade nas coisas simples. mas como a vida nos ensina e como ouvimos falar vez ou outra: as mães criam os filhos para o mundo. e invariavelmente, dona Lola, a protagonista, vê os seus se dispersando pelo tempo, convocados pelos seus próprios ideais e paixões. através da narrativa em primeira pessoa, o leitor sente a dor excruciante dessa mãe, que se pergunta muitas vezes se todo o seu sacrifício foi em vão ao ver-se sozinha já ao fim da vida, e que encontra consolo no entendimento de que seus filhos são felizes apesar de não terem seguido o caminho que ela imaginou para eles. o livro tem passagens lindas, com um forte teor religioso, e apesar de eu não ser ligada a nenhuma crença me emocionei muito (em parte por ter associado a protagonista à minha vó). a autora também introduz algumas discussões políticas pontuais, embora eu tenha sentido um certo tendencionismo entendi que ela estava sujeita ao pensamento de sua época. no geral, gostei muito da leitura e chorei horrores com o final.

Luara 09/05/2020

Sou uma
É uma obra lindíssima e admito que a vontade de ler veio após a inúmeras versões televisivas que já fizeram de Éramos Seis. E de fato, conclui que é uma história que merece ser relembrada de muitas formas.

Indico muito esse livro, foi uma experiência linda.

Dona Lola sofreu a vida inteira...

Fran 20/05/2020

Que nostalgia! Me vi com 7 anos de novo assistindo a novela com a minha mãe. Que livro incrível :)