Amanhã você vai entender

Amanhã você vai entender Rebecca Stead

Resenhas - Amanhã Você Vai Entender

amanda3621 05/05/2023

"amanhã você vai entender", que mentirada, eu nao entendi nada
Viagem no tempo é tudo de bom, tudo que eu já li ou assisti relacionado a esse tema foi muito interessante
Essa história foi muito bem escrita, desenvolvendo os personagens e dando a eles uma vida real, com problemas reais
A proposta do livro é boa e a sua execução também
O PLOT FOI DEMAIS
surpreendente e inesperado
O trabalho de pesquisa da autora é fenomenal, ela teve que pesquisar tanta coisa sobre viagem no tempo, partículas e átomos, muito bom
Fiquei curiosa do inicio ao fim
A diagramação é perfeita, letras bem espaçadas e CAPÍTULOS CURTOS (!!!), isso me fez ler rapidinho
Esse livro trouxe mensagens como:
✧ Ajudar o próximo porque a gente nunca sabe da história dela (vai que ele é um herói que voltou no tempo para salvar alguém?)
✧ Não ficar separado de quem ama por motivos bobos
✧ Aprender a ouvir e nao se achar o certo sempre (porque voce nao ta)
✧ Até para participar de um programa de ganhar dinheiro precisa estudar 😭😭😭😭
recomendo demais, você vai se surpreender

"São incríveis as coisas que as pessoas finge não notar."

✩✩✩✩.7

Dani 22/07/2022

? Cada pedra, um momento ?
Esse foi o primeiro livro que eu li quando eu tinha exatamente a idade de Miranda.
Peguei numa biblioteca só com a intenção de passar o tempo e folhear, e quando vi, já me perguntava se realmente era possível que viagens no tempo pudessem acontecer.

É um livro que dá para ler com muita tranquilidade (se não pensar muito nas explicações sobre espaço-tempo dos personagens KKK) em uma tardezinha e ficar intrigado com os bilhetes e os detalhes.

O cenário de NY, a inocência do livro, a escrita (que passeia entre o passado até chegar no final da carta), as pistas... é tudo tão agradável, eu leria denovo e denovo assim como Mira fez com seu livro.

nicemello 15/06/2020

Maravilhoso!
Leitura leve e muito rápida! A vontade é de ler tudo de uma vez. A história é muito interessante e você fica sempre curioso pra saber o que vai acontecer. Pelo jeito que a história é narrada, várias perguntas vão surgindo, deixando o leitor mais curioso. No início é confuso porque a história é contada do presente mas falando do passado, as vezes voltando ao presente. Mas depois de um tempo fica mais claro. Final muito bom e nada previsível (ou talvez um pouquinho) mas foi maravilhoso! História incrível!

Miguel 12/04/2021

Uma leitura super gostosa e prazerosa, consegui ler em um dia de tão fluído e interessante o livro é. Sobre o mistério não é algo que vá explodir sua cabeça e para mim ficou bem óbvio da metade do livro pro final, mas pelo fato do livro ter uma faixa etária menor nem vou estressar... o importante é que é bom e ótimo para tirar uma ressaca literária!

gio 19/03/2022

eu amei!!!
não dava nada pra esse livro mas eu simplesmente amei, adorei o final, por mais que seja em aberto e eu odeie finais em aberto, esse foi incrível!! fora que o livro é curtinho e da pra ler em uma sentada, enfim, perfeito

Leona.Cristina 07/09/2023

Hoje eu entendi
De primeira achei que o livro fosse ser mais pesado, mas me deparei com uma leitura leve do ponto de vista de Miranda, uma garota de 12 anos. Desse jeito, a leitura passou muito rápido. Foi dividida em: cotidiano, pista, passado, presente ( ou futuro? ).

Todas estas pistas levaram a um plot incrível, muito bem desenvolvido. Porém senti um pouco de falta de foco sobre esse tema em si, já que o embalo sobre ele é mais intenso para o final do livro, dando a sensação que uma parte da história é bem mais centrada na vida da Miranda em si, entendendo seus próprios conflitos.

Contudo amo essa mistura, então pra mim não foi um problema. Livro fácil de ler, história empolgante e de quebra uns conhecimentos a mais

gleicepcouto 13/04/2012

Mistério retrô-futurista infantil para todas as idades
www.murmuriospessoais.com

***

Amanhã Você Vai Entender (Editora Intrínseca) é o segundo livro de Rebecca Stead, mas o primeiro para público infantil. Com esta obra, a escritora norte-americana recebeu em 2010 a Medalha Newbery, entregue anualmente pela American Library Association às mais importantes contribuições norte-americanas à literatura jovem. Leitura promissora, não? Mas confesso que o livro me chamou atenção pela capa também. É linda (ilustração de Eva Vasquez Merino).

Bem, a história se passa na década de 70, em Nova York. Miranda e Sal são vizinhos e melhores amigos. Eles também estudam na mesma escola e todos os dias vão e voltam juntos, sempre de olho no maluco da esquina. Enfim, são inseparáveis. Um dia, porém, ao voltarem para casa, algo estranho acontece no caminho: um garoto bate em Sal e ele se afasta de Miranda, nunca mais falando com ela.

Um pouco depois, Miranda encontra a porta de seu apartamento destrancada, e a chave tinha desaparecido. Três dias se passam e a menina recebe um bilhete enigmático, onde dizia que alguém estava vindo para salvar seu amigo, mas que precisava que ela lhe ajudasse escrevendo uma carta. Miranda não entende nada. Ainda mais quando outras mensagens com conteúdo tão esquisito como esse chegam. Pior: o autor delas sabe de coisas que ninguém mais poderia saber. Em meio a esse mistério, Miranda tenta decifrar o que tudo isso significa. Quem é o autor dos bilhetes? Seu amigo realmente corre perigo? O que ela pode fazer para ajudá-lo?

Preciso dizer que esse livro me virou de ponta-cabeça. Apesar do prêmio que a obra ganhou, eu não esperava absolutamente nada da história. Ainda mais quando descobri que a narração era em primeira pessoa de uma personagem de 12 anos… Quanto “pré-conceito” idiota. A narrativa é simples? Sim, mas de muito bom gosto e flui de modo que você nem percebe que já está terminando o livro.

Isso acontece porque Miranda é um doce de menina, te conquistando logo de cara. O mesmo se pode dizer dos demais personagens, amigos de Miranda. É difícil encontrar atualmente crianças que realmente se pareçam com… crianças. Pois é, geralmente, o que mais vemos são autores infantilizando adultos, achando que estão criando bons personagens infantis. Aqui, Stead prova que conhece bem esse universo: a disputa, a amizade, os ciúmes, e até a sabedoria infantil.

É importante dizer também que a escolha da história se passar na década de 70 foi genial. Fez uma diferença absurda. Fico imaginando como seria se a narrativa se desenvolvesse nos dias de hoje, com crianças imersas em tecnologia, xboxers, iphones, redes sociais. Simplesmente, não haveria storyline consistente. Nem as crianças seriam tão crianças, se duvidar.

As histórias paralelas são tão boas, fornecem tantos temas para reflexão, que, por instantes, você se esquece um pouco de que o principal ali é o mistério que envolve o perigo que Sal corre. E esse enigma é o melhor. Você realmente só o desvende no final junto com Miranda. Apesar de ser fantástico, e de estar na sua cara por todo o livro, você se surpreende.

É o tipo de livro que você só percebe o tremendo sentido que faz quando você sabe o seu desfecho. Olhando por esse lado, percebo que o título em português (que tanto odiei quando vi pela primeira vez), mesmo bem diferente do original em inglês (When You Reach Me), não é aleatório.

Em Amanhã Você Vai Entender, Rebecca Stead conseguiu fazer de uma história original e mirabolante, quase retro-futurista, um belo conto infantil para todas as idades, mas principalmente para adultos.

Amanhã Você Vai Entender(When You Reach Me)
Editora: Intrínseca
Autor: Rebecca Stead
Ano: 2011
Número de páginas: 222
Preço médio: $20 a $30
Avaliação: Ótimo, e definitivamente favoritado

Thayna65 04/04/2023

Legal...
Bom.. pra início de conversa eu achava que ia ser bem bosta e tal. Mas a história começou a criar vida. Um ponto a ressaltar ( que eu amei) é que o livro retrata um mundo atual mas a história se passa em 1978/1979. gostei bastante dos personagens.
37/120

Isa Souza 27/05/2015

Simplesmente genial
Um livro simples
tão simples que chega a ser incrível.
Nem tem o que falar,leia e vai entender.

ps: Tente não aterrissar no brócolis.
Murilo.Silva 06/05/2016minha estante
pode me explicar a parte que ela diz no final do livro.''tente não aterrissar nos brócolis''

Murilo.Silva 06/05/2016minha estante
explica essa parte do brócolis pra mim

Rafa 18/04/2014

Confesso que quando pedi esse livro ao pessoal da Escola, eu não me atentei ao enredo. Essa capa maravilhosa foi o fator real de eu querer lê-lo. Então, foi um pedido meio que às escuras. E com certeza não me arrependo de não ter lido a sinopse, porque foi MUITO bom descobrir toda essa trama envolvente ao decorrer da leitura.

Miranda vivia com sua mãe em Nova York no final da década de 1970. Apesar de seus 12 anos de idade, ela é uma menina super evoluída em todos os aspectos. Digo até, evoluída demais para aquela época. Seus pensamentos e devaneios vão muito além, vindos de uma menina de sua idade. (eu mesmo me perdi várias vezes nos diálogos dela, e tive que relê-los).

Como toda pessoa sociável nesse mundo, Miranda cultiva uma amizade de infância. Sal é seu vizinho, e é uma das pessoas que ela mais se dá bem. Na verdade, era.
Sal levou uns "sacodes" de um menino no meio da rua, e depois desse incidente a amizade dos dois não foi mais a mesma. Mas porque bateram no pobre coitado do Sal gente?
Então, eu até sei, mas não posso contar. O que adianto é que esse acontecimento vem recheado de problemas.

Logo depois, uma pessoa invade a casa da Miranda e aparentemente não rouba nada. Em vez disso, deixa um bilhete anônimo. Isso faz com que mãe e filha se descabelem! Os bilhetes começam a aparecer com frequência em locais diferentes. Sempre com dizeres no mínimo escritos por um lunático (a). Por quê? São dicas e afirmações de coisas que ainda não aconteceram, mas que estão prestes a acontecer. E o que essa pessoa pede em troca? Que Miranda escreva outra carta e a entregue no momento certo.

Momento esse que Miranda não faz ideia de quando seja, até por não saber quem é a pessoa. Quanto mais bilhetes ela recebe, mais confusa e preocupada ela fica. Pois, um dos fatos para que a pessoa cosplay da Mãe Diná alerta, é sobre uma morte que pode ser evitada.TODOS os personagens desse livro são super importantes. Eles podem parecer figuração de começo, mas não se enganem. Eles são peças indispensáveis para a trama.

A narrativa é bem dinâmica, mas é preciso prestar muita atenção para não perder nada. É uma junção de fatos que se encaixam no final, e você fica "NOSSA!". É uma trama com um sutil toque futurístico. A Rebecca conseguiu fugir dos temas comuns de ya books do momento, e eu gostei muito do resultado final!

Miranda como eu disse, não aparenta a idade que tem. E você acompanhando todo o raciocínio dela até chegar a descobrir de fato de onde vinham os bilhetes, é sensacional! O tipo de narração e todo o contexto me lembram o filme "Donnie Darko" (que eu confesso que até hoje não entendi direito). "Amanhã você vai entender" é um livro inteligente e pretensioso que cumpre com o seu papel: deixa a gente super curioso, e depois saciar toda essa curiosidade com um final awesome!

Ingride 19/08/2023

Tudo que eu disser ainda será pouco
Esse foi o livro precursor para o meu hábito da leitura. Tudo nele é incrível, da escrita ao plot da história.

Aqui você vai de um polo ao outro em segundos e mesmo assim não se perde pq está completamente imerso em cada mínima palavra da história.

Queria que ele fosse bem mais conhecido e bem mais lido. Eu aparagaria da memória todas as informações só pra ter o prazer de ler tudo pela primeira vez e olha que fazem mais de 8 anos que eu li e ele nunca saiu da minha mente.

Pessoas, apenas leiam, vocês não vão se arrepender.

A Rebecca Stead, meu muito obrigada! ?

Thalita.Oliveira 05/12/2020

Curto e empolgante
O Livro vai nos contar a história de uma jovem que tinha um melhor amigo que vivia no apartmento de cima. A mãe dela era Super amiga da mãe dele.
Em dado momento ele acaba apanhando sem motivo na rua e desde então "começa" a se afastar dela.
O agressor do amigo acaba se aproximando dela por motivos escolares e no começo ela tenta não se aproximar.
Na rua dela vivia um louco do qual ela morria de medo.
O livro flui bem, é SUPER rapidinho de ler e tem um plot twist que eu nem imaginava. Indico para adolescentes e crianças.

Lara 05/05/2022

É um livro interessante,o mistério de quem está deixando os bilhetes me deixa intrigada e com vontade de ler e descobrir esse mistério o mais rápido possível,por isso que li em dois dias.

laiane.caio 31/08/2022

Detalhes
Demorei um pouco pra me prender na história. É uma história simples mas com um mistério que começa a ficar legal no meio do livro. No final você quer voltar no início pra ver que tudo já estava lá, e isso eu acho bem legal.

Mandy 24/07/2021

Uma surpresa!
Uma amiga minha indicou esse livro e eu fiquei enlouquecida procurando por ele, até que o achei? É um livro infanto-juvenil, o que, para mim, foi uma surpresa, pois não havia buscado nada sobre o livro, foi um salto de paraquedas, realmente. O que não significa que foi ruim, eu gostei do livro! É divertido e leve. Um livro que fala sobre o tempo. Eu já havia matado o mistério no começo, mas mesmo assim, foi incrível ver o desenrolar da história. Um bom livro, recomendo!