Amanhã você vai entender

Amanhã você vai entender Rebecca Stead

Resenhas - Amanhã Você Vai Entender

Ji-na 08/01/2024

Perfeito dmsss
O plot dele é muito louco, inesperado eu diria, recomendo esse livro pra todo mundo serião!!!! Apenas leiam crianças

gleicepcouto 13/04/2012

Mistério retrô-futurista infantil para todas as idades
www.murmuriospessoais.com

***

Amanhã Você Vai Entender (Editora Intrínseca) é o segundo livro de Rebecca Stead, mas o primeiro para público infantil. Com esta obra, a escritora norte-americana recebeu em 2010 a Medalha Newbery, entregue anualmente pela American Library Association às mais importantes contribuições norte-americanas à literatura jovem. Leitura promissora, não? Mas confesso que o livro me chamou atenção pela capa também. É linda (ilustração de Eva Vasquez Merino).

Bem, a história se passa na década de 70, em Nova York. Miranda e Sal são vizinhos e melhores amigos. Eles também estudam na mesma escola e todos os dias vão e voltam juntos, sempre de olho no maluco da esquina. Enfim, são inseparáveis. Um dia, porém, ao voltarem para casa, algo estranho acontece no caminho: um garoto bate em Sal e ele se afasta de Miranda, nunca mais falando com ela.

Um pouco depois, Miranda encontra a porta de seu apartamento destrancada, e a chave tinha desaparecido. Três dias se passam e a menina recebe um bilhete enigmático, onde dizia que alguém estava vindo para salvar seu amigo, mas que precisava que ela lhe ajudasse escrevendo uma carta. Miranda não entende nada. Ainda mais quando outras mensagens com conteúdo tão esquisito como esse chegam. Pior: o autor delas sabe de coisas que ninguém mais poderia saber. Em meio a esse mistério, Miranda tenta decifrar o que tudo isso significa. Quem é o autor dos bilhetes? Seu amigo realmente corre perigo? O que ela pode fazer para ajudá-lo?

Preciso dizer que esse livro me virou de ponta-cabeça. Apesar do prêmio que a obra ganhou, eu não esperava absolutamente nada da história. Ainda mais quando descobri que a narração era em primeira pessoa de uma personagem de 12 anos… Quanto “pré-conceito” idiota. A narrativa é simples? Sim, mas de muito bom gosto e flui de modo que você nem percebe que já está terminando o livro.

Isso acontece porque Miranda é um doce de menina, te conquistando logo de cara. O mesmo se pode dizer dos demais personagens, amigos de Miranda. É difícil encontrar atualmente crianças que realmente se pareçam com… crianças. Pois é, geralmente, o que mais vemos são autores infantilizando adultos, achando que estão criando bons personagens infantis. Aqui, Stead prova que conhece bem esse universo: a disputa, a amizade, os ciúmes, e até a sabedoria infantil.

É importante dizer também que a escolha da história se passar na década de 70 foi genial. Fez uma diferença absurda. Fico imaginando como seria se a narrativa se desenvolvesse nos dias de hoje, com crianças imersas em tecnologia, xboxers, iphones, redes sociais. Simplesmente, não haveria storyline consistente. Nem as crianças seriam tão crianças, se duvidar.

As histórias paralelas são tão boas, fornecem tantos temas para reflexão, que, por instantes, você se esquece um pouco de que o principal ali é o mistério que envolve o perigo que Sal corre. E esse enigma é o melhor. Você realmente só o desvende no final junto com Miranda. Apesar de ser fantástico, e de estar na sua cara por todo o livro, você se surpreende.

É o tipo de livro que você só percebe o tremendo sentido que faz quando você sabe o seu desfecho. Olhando por esse lado, percebo que o título em português (que tanto odiei quando vi pela primeira vez), mesmo bem diferente do original em inglês (When You Reach Me), não é aleatório.

Em Amanhã Você Vai Entender, Rebecca Stead conseguiu fazer de uma história original e mirabolante, quase retro-futurista, um belo conto infantil para todas as idades, mas principalmente para adultos.

Amanhã Você Vai Entender(When You Reach Me)
Editora: Intrínseca
Autor: Rebecca Stead
Ano: 2011
Número de páginas: 222
Preço médio: $20 a $30
Avaliação: Ótimo, e definitivamente favoritado

Mandy 24/07/2021

Uma surpresa!
Uma amiga minha indicou esse livro e eu fiquei enlouquecida procurando por ele, até que o achei? É um livro infanto-juvenil, o que, para mim, foi uma surpresa, pois não havia buscado nada sobre o livro, foi um salto de paraquedas, realmente. O que não significa que foi ruim, eu gostei do livro! É divertido e leve. Um livro que fala sobre o tempo. Eu já havia matado o mistério no começo, mas mesmo assim, foi incrível ver o desenrolar da história. Um bom livro, recomendo!

belaffig 22/06/2020

Aconchegante.
Uma das leituras mais fáceis que acompanhei. Flui bem e tão rápido que nem se percebe. O maior plot twist pode ser óbvio e alguns pontos da história são meio soltos, mas no geral, foi um conto adorável e tocante sobre um bairro de uma cidade de um planeta que está em universo onde muitas coisas podem acontecer, mas onde, naquela ?foto-momento?, um conjunto de pessoas vivenciou, cada qual com sua visão, algo espetacular ? seja aprender a lidar com crescer ou ver o meio acontecer antes do fim. Adoraria ver esse história adaptado num pequeno filme.

lavinão 19/01/2023

amanhã você vai entender
o primeiro livro que eu favoritei na vida, há 10 anos atrás, e que continua sendo fav.

já li e reli diversas vezes e, em todas elas, me prendi na leitura e tentei desvendar a história como se fosse a primeira vez.

é bem legal a maneira como você tem que pensar sobre os tempos que determinadas coisas acontecem, porque envolve presente, passado e futuro tudo junto.

é uma história com crianças. vivida por elas. com problemas e mistérios para elas solucionarem. com relacionamentos leves e inocentes entre elas. com algumas conversas mirabolantes, umas engraçadas e outras importantes.

eu gosto muito dos personagens. gosto do desenvolvimento das novas amizades, e do fato de isso existir por causa do afastamento dos dois. gosto também desse afastamento das velhas amizades, e de como isso acontece e como é explicado só no final, deixando o leitor com a impressão de que foi apenas por aquele motivo.

gosto que tem muita coisa reflexiva e algumas críticas sutis.
a real é que eu gosto muito desse livro. é o meu xodózinho.

Jaqueline.Sayumi 14/10/2020

Muito bom! Leitura rápida e leve.

Larittrix0 19/12/2020

Leia, não irá se arrepender!
O encanto que tenho por esse livro desde quando li pela primeira vez é permanente em mim. A primeira leitura com mais de 100 páginas é mesmo inesquecível.
Miranda mora no meu coração.?

O enigma é bem desenvolvido, instigante, realmente misterioso. Quando li pela primeira vez (com 11 anos de idade), fiquei ansiosa pra saber os fatos da trama que para evitar spoiler é melhor evitar citar. Hoje é dia 19 de dezembro de 2020, quando peguei esse livro pra verificar as informações que esse aplicativo pede senti uma saudade imensa da infância... ?
Também percebi que conheço quase que profundamente cada personagem, a Miranda, Saul, o "Sr. Perfeito", o Marcus, Júlia e até a Rodete KKKKK.
É, eu sei alguns trechos memorizados. Acho que vou ter que ler e esperar para Entender Amanhã novamente.

Fugere bem. ?
Xabriel 17/03/2021minha estante
Achei muito interessante sua resenha, agora fiquei interessado em ler o livro.

Larittrix0 19/03/2021minha estante
Pode ler sem medo! Obrigada ??

Ronan 29/04/2023

Que surpresa agradável que foi esse livro, muito divertido de ler, uma leitura levinha, com uma escrita maravilhosa. Um middle grade de qualidade, tem temas bem interessantes e te prende desde o início.

Nathally53 30/04/2022

Esse livro é cativante, e eu recomendo MUITO
*não tem spoiler*

Miranda é uma garota que tem aproximadamente 12 anos, e os capítulos são basicamente cartas que ela está escrevendo para alguém. Nessas cartas ela dá detalhes sobre o dia dela, sobre os amigos, a escola, sobre a família, detalhes que vão ser essenciais tanto para o decorrer quanto para o desfecho da história. Mas ela ainda não sabe para quem está escrevendo. Durante um tempo ela tem recebido bilhetes com algumas ordens, e uma delas foi escrever essa carta. O plot twist começa a partir do momento que o melhor amigo dela quase é atropelado. E sério, é impressionante. O bom é que uma leitura leve, que você vai lendo e vai ficando cada vez mais viciado, e garanto que vc não vai soltar o livro até terminar KKKJKKK

karol.olivrr 12/06/2020

Instigante
O livro é muito interessante e te deixa sempre curioso para ver quais as próximas cenas, a narrativa intercalada em épocas diferentes faz com que de início o leitor se confunda um pouco, mas depois se acostuma com o decorrer da história, um final inusitado e um tanto quanto perturbador! Maravilhoso ??

bru 26/02/2023

A melhor
"É simples amar alguém.
Mas é difícil saber
quando é preciso dizer isso
em voz alta."

Não sei dizer exatamente o que torna esse livro um dos meus favoritos, contudo, desde o dia em que o li pela primeira vez no ensino fundamental, me apaixonei.

Talvez porque eu tenha me identificado com a Miranda ou alvez pelo fato de que eu sempre amei bons mistérios e enigmas (e os que são construídos nessa narrativa é muito, muito bom).

Eu realmente não sei, mas o sentimento genuíno que sinto com relação a história, os personagens, ambiente, enfim, toda trama, é real.

Angela.Joia 22/11/2022

Esse livro marcou o início da minha adolescência, foi um companheiro de tardes ensolaradas no deck da biblioteca da escola que eu amava estudar. Lembro de ter a sensação de que ele era o melhor amigo que eu poderia ter no momento, que me tirou o sentimento de solidão e do marasmo tantas vezes.

É um livro de leitura simples mas que traz uma profundidade em suas reflexões, ao ponto de me surpreender em cada vez que eu o li (umas 3 ou 4 vezes).

Carolina 19/07/2022

Amanhã você vai entender
E vai mesmo.
Fico na dúvida sobre a nota porque o final foi bom mas o livro em si é algo que poderia ter sido mais bem aproveitado.
Obrigado às pessoas que me informaram que "amanhã você vai entender" porque realmente foi assim kkk O livro é um espalhado de acontecimentos que fazem voce ficar com cara de "ué" mas que no final eles possuem algum sentido.
Como admiradora de um suspense, achei que a autora poderia ter usado mais as informações e acontecimento para que o livro ficasse maia interessante até o momento final.
Foi bom mas não foi perfeito

PandaLoveBooks 24/05/2020

Ameiii
Estava enrolando para ler fazia tempos e tempos, achava que não ia gostar do livro. Mas foi eu sentar para ler o livro que no fim, acabei ele no mesmo dia kkkk.