Mundo em Caos Patrick Ness

Resenhas - O Motivo

ArtCavalcante 11/07/2022

Inovadora, Assustadora e Comovente!
Inacreditável como um livro pode mexer com uma pessoa, em todos os sentidos. Patrick Ness me rasgou ao meio sem pensar duas vezes! É uma obra-prima aterrorizante e ao mesmo tempo ingênua. Ela me fez rir de coisas simples e me fez chorar como se o ar dos meus pulmões tivesse desaparecido por completo.

"O Motivo" é narrado em primeira pessoa por Todd, um garoto de 12 anos que, apesar da pouca idade, vivenciará coisas que nem os mais maduros poderiam suportar. É importante que você saiba o mínimo possível sobre esse enredo, o que a sinopse relata já é mais do que o suficiente, pois o legal e envolvente é saber tão pouco quanto Todd; entre no personagem, sinta na pele o medo, as aflições e as dúvidas que ele vivencia! O livro vai afastando pouco a pouco a névoa que párea sobre ele, fazendo de descobertas simples algo instigante. Também é importante ressaltar que a linguagem empregada na obra é muito particular e coloquial, o que a torna única; mas é imprescindível se acostumar a ela logo nas primeiras páginas, isso tornará tudo mais fácil. É uma Distopia que sai do ciclo vicioso, muito diferente de qualquer outra, superando todas as expectativas.

Devo deixar bem claro que não é uma estória pra ser lida por crianças; como eu já eu havia dito antes, Todd vivenciou coisas que muitos adultos jamais suportariam. Existem passagens realmente assustadoras. Fique ciente disso. Porém, isso a torna mais envolvente do que você pode imaginar.

Esse primeiro volume de uma trilogia já muito premiada no exterior, vai lhe tirar o fôlego do começo ao fim, fazendo você entender o sofrimento e a cumplicidade de Todd e Viola, além de se apaixonar pelo Manchee, o cão falante de Todd que, sem sombra de dúvidas, pertencem os momentos mais hilários. O exemplar de Ness é muito bem dividido, com capítulos curtos que fazem da sua espessura algo irrelevante. Garanto que essa obra irá esmaga até os mais duros corações e emocionar até quem nunca derramou uma lágrima ao ler um livro. Um turbilhão de sentimentos que tornaram essa obra marcante, com um final que... Meu-Deus-Do-Céu, ainda bem que já tinha o segundo volume em mãos!

Rogerio.Silva 09/07/2022

NÃO GOSTEI
O livro inteiro se resume a uma fuga que ninguém sabe o motivo. No final esse motivo é revelado mas antes não fosse porque é tão bobo o motivo. A premissa do livro é boa mas a narrativa não foi nada legal. Muita coisa dita nas entrelinhas não é explicada, é apenas essa perseguição e fuga o tempo todo. Parece que se trata de uma trilogia mas pra mim será só esse e ponto.

Luiskronos 06/07/2022

Muito bem feito
Ele brinca com sua expectativa, é imprevisível, o universo é curioso e cativante, você pode se ver muitas vezes desapontado, mas esse sentimento é bom na verdade, porque você sente isso não pela história ser desapontadora, e sim porque a situação é. É um mundo em caos então acompanhe um garota e uma garota tentando comprir o objetivo deles. Ninguém sabe o que pode acontecer com eles ou com o resto do mundo.

bobbie 02/07/2022

Extremamente decepcionante.
Já li Sete minutos depois da meia noite, livro fenomenal que virou um filme maravilhoso, escrito pelo mesmo autor. Isso me encorajou a ler este Mundo em caos. Contudo, parece que o caos está na história mesmo. Os protagonistas não têm nenhum carisma. Nem o cachorro se salva (e cachorros sempre são carismáticos na literatura). Não consegui me importar com Todd, nem com Viola. A história é confusa: onde eles estão? Como chegaram ali? Por que foram parar ali? O que está acontecendo naquele mundo? Por que os protagonistas começam a fugir? A princípio, achei que fosse uma narrativa construída para manter o suspense e revelar surpresas. Mas acontece que o livro acabou - mais de 400 páginas! - sem que nada de relevante, empolgante ou de fato surpreendente acontecesse. A impressão que deu é que o autor se empenhou tanto em fazer suspense que esqueceu de entregar a surpresa. O livro nos apresenta a uma mundo onde as mulheres desapareceram e os homens vivem sozinhos com uma condição bem específica: conseguem ouvir o pensamento uns dos outros (inclusive de animais, que "conversam" com as pessoas - são seres humanos? - através do pensamento). A premissa dos pensamentos públicos, audíveis me pareceu interessante, abrindo brecha para diversas analogias e/ou alegorias, mas senti que o artifício se perdeu ou foi pouco elaborado. Isso sem contar que se tornou uma armadilha narrativa, pois em certos momentos o leitor se pega pensando: "mas eles não podem ouvir o pensamento uns dos outros? Fica fácil resolver isso.", ou: "tal situação é impossível, já que eles podem ouvir os pensamentos". E ainda tem uma faca, que está no título original do livro, em inglês, sumiu do título em português, e parece que seria importante para a trama, mas... Qual é a da faca? Enfim, o livro é o início de uma trilogia e talvez o autor tenha planejado desenvolver muitos pontos dessa história nos livros subsequentes. O problema é que ele economizou tanto no segredo nesse primeiro livro, que eu perdi a vontade de saber o que acontece. Para mim, acaba aqui mesmo, mesmo sem ter acabado. Para encerrar, talvez seja necessário ser (muito) adolescente para gostar desse livro.

xulis 24/06/2022

Mundinho Todd Hewitt
Não lembro qual foi a última vez que li um livro de distopia ? provavelmente anos atrás, quando o gênero estava no auge da popularidade com jogos vorazes e divergente ? e confesso que quase desisti de ler por ter visto a adaptação primeiro (e não ter gostado de nada, fala sério tom holland, era dívida de jogo?).

Foram duas noites de leitura onde eu ri, chorei e pensei muito sobre o caos que vive dentro de mim e o ruído que ecoa pelo mundo. Minha dica? Finjam que não existe filme e dêem uma chance para o livro.

resenha completa no instagram: @lendoemcaos

imeowfilms 20/06/2022

releitura :D
Eu li esse livro em 2018/9 e lembro de ter lido em uma noite, ter adorado a ambientação e os personagens. Esse ano eu já demorei um pouco mais, acho que releituras não são pra mim kkkkk Eu ainda gostei do livro, tiveram algumas cenas que foram até difíceis de imaginar mas nada que atrapalhe a leitura. Quero muito ler as continuações!

Bcvc 18/06/2022

O silêncio pode ser perturbador
A história é muito boa e muito bem contada! Gostei bastante, mas acho que poderia ser um pouco menos descritivo.

Vivs | vivsbookshelf 27/05/2022

Novo mundo: uma distopia apocalíptica
Patrick Ness entrega nesta história um mundo pós-apocalíptico onde uma rara infecção causou a morte de todas as mulheres. Até que um dia Todd Hewitt e seu leal cachorro, Manchee, encontram Viola, uma garota perdida na floresta.

O livro tem uma pegada de suspense e a narrativa é bem cativante. Tem bastante ação, principalmente relacionado a violência. Algumas coisas foram deixadas para o segundo livro, então estou ansiosa para continuar.

Raysa 19/05/2022

Muito bom!
Motivos para ler:

Leitura fluida e avassaladora;
Você nunca vai ficar entediado;
Zero romance;
Muita ação;
O autor se preocupa em ser bem real na maioria das cenas, abordando muitos detalhes importantes;
O enredo é muito legal e original, na minha opinião;
A história é narrada pelo protagonista e eu achei tudo bem coerente com a idade dele.

Terminei sem ar e preciso desesperadamente devorar o próximo livro dessa trilogia.

Terminei com algumas dúvidas e espero obter respostas nos próximos livros.

Fernando Artes 16/05/2022

Um livro que realmente te deixa naquela aflição junto com os personagens. O que você quer é ver como tudo será resolvido!

Sereia.literaria 04/05/2022

Mundo em Caos
Todd vive em Prentisstown em um novo mundo, tem um vírus que torna o pensamento dos homens , audíveis para todos, então não há como esconder seus pensamentos, todo garoto passa por ritual para se tornar homem. O prefeito é um líder lunático , Aaron o "pastor" mais desgarrado, impróprio, imoral... Igual seu líder o prefeito. Tudo muda quando Todd e seu cachorro 🐶 (esqueci o nome do cachorro ) encontram Viola na floresta uma garota , que só tem silêncio...

site: Irmandade Literária

Duda Allct 28/04/2022

Mundo em Caos
O primeiro livro da trilogia de Patrick Ness nos entrega um mundo totalmente diferente, onde o pensamento dos homens são expostos (Ruído) e quase não existem mulheres alguma, principalmente na cidade de Prenstisstown, partindo dessa premissa acompanhamos a trajetória de Todd, uma garoto de 13 anos em que conheceu apenas o que lhe foi dito e apresentado, que de repente vê seu ?mundo? se transformar complemente ao se deparar com uma garota, e nela perceber-se que das coisas em que sabia, não era de toda a verdade. Tanto Todd como Viola, são personagens que se completam.. a inocência do garoto com a esperteza da garota, a trajetória dos dois é repleta de desafios e embates dramáticos onde buscam saber o que aconteceu naquele ?Novo Mundo? e a origem de tudo o que estavam vivendo, isso acaba deixando o leitor fisgado durante toda a leitura.

Bruna3810 20/03/2022

maravilhoso, eu senti como se realmente conhecesse os personagens, quero muuuito ler o próximo livro logo