The Forever War

Resenhas - The Forever War

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ramon 02/01/2022

...
"A maioria de vocês ainda é muito jovem para se lembrar do termo choque do futuro. Nos anos 1970, alguns achavam que o progresso tecnológico estava ocorrendo tão rapidamente que o povo, as pessoas normais, não conseguiria acompanhá-lo [...]"

"[...] que não teria tempo para se acostumar com o presente antes que o futuro o alcançasse. Um homem chamado Toffler criou o termo choque do futuro para descrever essa situação"

Nicolas29 24/11/2021

Altos e Baixos...
Acabei demorando muito mais do que imaginava para terminar este livro. Essa demora não foi porque o livro seja ruim ou mal escrito, mas acredito que sim pelo contexto mesmo, alguns momentos ele é um tanto parado, tedioso, mas no geral, a narrativa é muito boa, em vários momentos consegue de fato te prender.

Para o meu primeiro livro de ficção Militar, achei ele muito bom e recomendaria!!

Obs.: Gostei muito de um trecho onde o autor colocar que no século XX criou-se a cultura para justificar carnificinas/genocídios apenas com a frase "eu estava apenas recebendo ordens". E que algumas vezes, esses soldados eram " Manipulados/hipnotizados" Para cometer atos desumanos e muitas vezes nem sequer pensar q realmente Tais acções são desumanas....

Lucas.Barbosa 08/11/2021

O livro não é ruim, mas por muitas vezes soar arrastado. Trata-se mais sobre viagem no tempo do que guerra espacial.

Cosmic 23/07/2021

Interessante, mas repetitivo
Escrito nos anos 70, por um veterano da Guerra do Vietnã, Guerra Sem Fim foi vencedor do prêmio Hugo, e estava sempre presente na lista de sci-fis favoritos de diferentes pessoas, o que atraiu minha atenção para o livro.

Por diversos momentos a obra traça paralelos com as situações vividas pelos soldados americanos que foram despachados para o Vietnã, que muitas vezes, ao retornarem para sua terra natal, sentiam-se deslocados, como se não pertencessem mais àquele local. Não só isso, como também está presente o elemento do desconhecido, onde diversos jovens são enviados para travar uma batalha, em um conflito armado que nem mesmo eles entendem, seguindo ordens cegamente porque seus superiores lhe dizem que é o certo. Mas aí as coisas desandam.

O protagonista desenvolve minimamente ao longo da trama, você não sente apego ou apreensão por eles, salvo apenas por certos momentos em meio à batalha. Outra parte que afetou muito negativamente minha experiência com a obra, foi a obsessão que o autor parecia ter não só com sexo, como também com a sexualidade alheia, características que ele passou para seu personagem. Levando em consideração o momento em que ele escreveu este livro, e sua preocupação em escrever a introdução desta edição, para tratar justamente desta questão, me faz ter fé que ele não mais pense dessa forma retrógrada.

Outra situação decepcionante foi a sequência repetitiva de plots, todos muito semelhantes, e pior ainda a conclusão, um final anti-climático que pouco faz o leitor pensar, apresentando um conceito corrido e um tanto quanto bizarro como desfecho da sociedade humana pós-guerra, e entregando, basicamente, a frase "guerra é ruim", e foi após chegarem a essa conclusão, a qual não é elaborada em nenhum momento, que os humanos e aliens decidiram pôr fim à permuta; não posso deixar de pensar que um final assim também pode ser encontrado em uma história infantil, em que dizemos às crianças que não podem bater nos coleguinhas, pois isso é algo ruim, e elas simplesmente aceitam. É assim que me sinto após ter terminado o livro.

Repleto de conceitos interessantíssimos, Guerra Sem Fim seria uma obra muito melhor se tivesse sido escrita por outro autor, em um outro momento, o que chega a ser irônico, considerando o que se passa no livro.

Mello 24/06/2021

Guerra, aliens, guerra
O cenário da guerra entre duas civilizações e os lapsos temporais entre as viagens no tempo. Apesar do autor de Guerra do Velho ter dito que o guerra sem fim era muito melhor, eu prefiro guerra do velho. Guerra sem fim passa muito tempo com dados específicos da guerra e acaba sendo apenas uma história de guerra. Não tem muita ligação emocional dos personagens (apenas um pouco leve com Mandella e Marygay). Senti falta da parte das relações próximas no livro. A parte boa: tem uma crítica grande a necessidade de comunicação.

Rodrigo 08/06/2021

Leitura obrigatória
Este livro, junto com Tropas Estelares de Robert Heinlein e Guerra do Velho de John Scalzi, fecham os melhores exemplos da ficção científica militar. Em particular este livro se fixa, em seus personagens, na inevitável desconexão que ocorre com quem luta em guerras, desconexão esta que leva ao fato de que o próprio povo, no caso do livro a Terra, não reconhecer nem querer estas pessoas junto de si a ao profundo estranhamento que a alienação da guerra faz com os guerreiros voltem a mundos diferentes daqueles que deixaram no início da guerra. Muito bom!!

Arlan 11/04/2021

A cabeça era um apêndice apavorante que se projetava como um
bócio a partir do maciço tórax. Os dois olhos pareciam aglomerados de ovas de peixe. Tinha tufos no lugar do nariz e um orifício rigidamente aberto que deveria ser a boca, situado abaixo de onde seria seu pomo de adão.

Lucas T 29/03/2021

Razoavel
Não foi uma leitura muito agradável. Em nenhum momento tive qualquer empatia pelos personagens; o protagonista é legalzinho, mas também não despertou muito do meu interesse; senti falta de descrições mais detalhadas, a história é focada numa guerra multidimensional, passando por diversos planetas e galaxias, o autor até trabalhou na relatividade de tempo e espaço (aqui ele fez bem), mas ele não deu muitas descrições de todos esses cenários, ficou difícil a imersão na atmosfera do livro.

Comprei o livro, pois fui influenciado pelas ótimas resenhas dele que li na internet, e também pelos vários prémios que esse livro recebeu, fui com muita sede ao pote e infelizmente acabei me decepcionando.

Bruno 07/03/2021

Incrível
O livro não deixa a desejar em nada. As descrições são ótimas, o personagem é consistente na sua personalidade. A história tem um significado mais profundo por trás. As tecnologias futurísticas tem um mínimo necessário de embasamento científico para ficarem interessantes. E o final... Fiquei arrepiado

MoreiraBerto 13/02/2021

A maior parte da resenha é o que escrevi nos históricos de leitura. O final foi inusitado. Mais uma vez, a imbecilidade humana foi a causa de uma guerra de mais de 1000 anos.

Samu 10/02/2021

Uns dos melhores livros de guerra já escrito , personagens cativantes , cenas vividas de combate , leitura fluida e instigante . E muito interessante como o autor Aborda a viagem espacial , tudo que um fã de ficção científica precisa . Guerra sem fim conquistou os prêmios nébula , Hugo e locus

Luiz 13/11/2020

Razoável
Não é uma ficção científica das mais detalhadas e interessantes. O livro é narrado em primeira pessoa e a perspectiva do soldado Mandela limita muito a visão da obra. Não tem muitos detalhes da sociedade, das tecnologias e até mesmo do inimigo e da guerra. Esperava mais de um autor que foi veterano da guerra do Vietnã e de um que livro divulgaram como ganhador de vários prêmios importantes.

1 | 2 | 3 | 4 | 5