Persuasão Jane Austen

Resenhas - Persuasão

Annelanie 27/04/2024

Amor que perdura contra o tempo e obstáculos, amor verdadeir
Minhas expectativas foram altas em relação a este livro, principalmente no que diz respeito ao romance. Conheço outras obras da autora, mas este foi o primeiro que li por completo e confesso que me frustrei um pouco.

A protagonista conseguiu me cativar e cheguei a me identificar com a mesma na maior parte do tempo. A maturidade, delicadeza e natureza observadora da personagem foram bem desenvolvidas e sua forma de relacionar com os outros personagens foi interessante de ler. Ela tem um coração afetuoso, apesar da rejeição de seu pai e irmã, o que me fez torcer por seu final feliz. Os demais personagens também me cativaram, uns mais que outros.

A autora tem uma escrita bastante detalhista, tanto que, me senti em Lyme e cheguei a ficar desgostosa com a excessiva cobrança por riqueza, títulos e superioridade de nascimento. Mas entendo que isto tudo retrata uma realidade daquela época.
Porém apesar de detalhar bem os ambientes, sentimentos e personalidade de alguns personagens, percebi que no romance pouco foi desenvolvido.

Houve alguns momentos notáveis entre Anne e Frederick, mas poucos me fizeram de fato sentir grandes emoções. Alguns me tiraram um sorriso emotivo como quando ele notou o cansaço de Anne e a maravilhosa carta, mas a partir daí tudo foi apenas narrado por alto com poucos diálogos entre os dois.

MINHA EXPECTATIVA era que fosse retratado, ao menos de forma resumida o início do romance entre ambos, como se conheceram e os encontros que levaram a atração mútua, como se sentiram com o rompimento e, POR FIM, como seria depois que reatassem o compromisso, as conversas, declarações, planos etc. Gostaria também de mais páginas de como se deu a vida de casados, o amor e convívio de ambos entre si e familiares.

Fora isto e a falta de participação de Frederick, tendo em vista que maior parte do enredo Anne interage mais com outros personagens, é uma boa história, cativante, de superação, crescimento e evolução, onde sempre podemos ser melhores do que fomos outrora.
Annelanie 27/04/2024minha estante
melhores

Waleska5 27/04/2024

Sobre classes sociais
Um romance com uma mocinha aberta a mudanças e reservada ao mesmo tempo.
Em meio à uma guerra acontece um romance entre Anne e Frederick que ao longo da história ocorre desencontros. Por causa de uma amiga Anne foi persuadida a se afastar de seu amor mas, reviravoltas ocorrem e Frederick se reencontra com Anne.
Uma história com muitos detalhes e interessante para reflexão sobre questões sociais.

Leticia2513 24/04/2024

Anne Elliott é uma jovem de família renomada que quando mais jovem, se apaixona por Frederick Wentworth, um humilde funcionário da Marinha, mas por influência da amiga (da onça) lady Russel, desmancha o noivado com o mesmo, por temor e desvantagens da profissão dele.

Gabriella.Schatzma 24/04/2024

Minha experiência
Persuasão foi meu primeiro contato com as obras de Jane Austen. Fiquei apaixonada pela capa do livro na feira de livros, comprei e coloquei muita expectativa na leitura, não fiquei decepcionada. A trama, de fato, é muito envolvente, suave e tranquila. Livro perfeito para aqueles que procuram uma leitura calma e relaxante, a obra te prende de uma forma profunda a cada linha.

Daiane.Zanetti 23/04/2024

Anne é presuadida a negar o pedido de casamento de Frederik, por seus concelheiros acharem que ele estava muito abaixo de Anne.
Ela filha do meio de um barão falido e esbanjador. Ele um dentre tres irmãos, integrante da marinha.
Mas 8 anos se passaram e eles se reencontram novamente. Ele retorna agora como capitão e com uma consideravel quantia.
Dentre tantas magoas e desentendimentos ele começa a cortejar outras pessoas, na esperança de que obtenha os mesmos sentimentos que tanto o machucou a 8 anos.
Ela desperta o interesse de outros cavaleiros que mesmo sem ela os incentivar tentam conquista-la, despertando os ciumes de Frederik.
Sera que ambos se acertarao ou deixarao ser persuadidos novamente por outras pessoas???
Acompanhe os costumes, os dizeres e descrições bucolicas daquela epoca de uma Inglaterra em meados dos anos 1800.

Chuchuzinha 22/04/2024

O livro que mudou minha relação com Jane Austen, este livro é apenas perfeito,se tornou o meu favorito e mudou minha perspectiva sobre minha vida e sobre a autora

Lara 21/04/2024

Persuasão
Esse livro foi o primeiro clássico inglês que eu li. Jane Austen: aclamada por tantos leitores. Talvez tenha sido por isso que não deu certo para mim na primeira vez que comecei a ler. Criei muita expectativa, mas não me envolvi com a história inicialmente; Um estilo diferente de escrita, a linguagem utilizada, o enredo em si... não sei dizer o que exatamente foi o motivo de eu ter abandonado na primeira vez. No entanto, depois de um tempo, resolvi ler novamente.
Comecei o livro do zero, mas dessa vez me desapeguei de qualquer concepção anterior que tivesse em relação à história e... eu me apaixonei, de verdade.
Consegui me envolver com a história e, até mesmo a lentidão e a descrição detalhada dos fatos, ambientes e sentimentos, que antes foram motivos para achar a história entediante, dessa vez foram encantadores para mim e contribuíram para o envolvimento e apego ao enredo. Foi uma surpresa ter gostado tanto na segunda vez, mas fiquei muito satisfeita!

suzana.elisa.9 20/04/2024

Gostei bastante da leitura, talvez por me identificar de certo modo com Anne por ser mais introvertida e observadora, mas gosto de imaginar como era diferente a vida naquela época, mais difícil em alguns pontos, mais simples em outros. Como se apegavam a títulos e formalidades e ao mesmo tempo se preocupavam uns com os outros... claro, gostei muito da família Musgrove, me parece alegre e barulhenta, mas bem unida.
A descrição profunda dos sentimentos de Anne e Frederick, mesmo que só saibamos o desenrolar no último capítulo, mas gosto dessa tensão em que um não sabe o que se passa com o outro, troca de olhares, ambos podem e tem o direito de estar magoados um com o outro, mas se perdoaram e amadureceram com isso... as descrições de caráter, as conversas profundas... tudo deixa uma leitura agradável e interessante.

cinthyaarruda 20/04/2024

Romance de época fofo, garota presa no passado ao cara que ela gostou, além de sofrer em casa com o desprezo da irmã e do pai. Achei o livro mais desenrolado do que orgulho e preconceito, parecia que tava fugindo mais e a história estava bem interessante.
Li bem rapidinho e o livro também foi uma boa seleção.

Bárbara 19/04/2024

Jane Austen rainha dos livros espirituosos
Esse livro me trouxe aquele aconchego gostoso de ler um livro de época. O que me agrada muito nessas histórias são as intenções dos personagens com seus familiares e amigos e suas viagens, e essa narrativa não falha em descrever esses momentos com muito carinho aos detalhes mas sem se prolongar demais para não causar tédio. A protagonista é alguém amável que nos faz torcer por ela, ela é madura e sempre lida com as situações da melhor forma possível. Os demais personagens são muito bem escritos, cada um com suas personalidades bem desenvolvida. Só não é um 5 estrelas, pois, por se tratar de um livro de romance, os protagonistas quase não interagem durante a maior parte do livro o que não me fez torcer pelo casal (apenas pela felicidade da protagonista). Faltou, para mim, apresentar mais o desenvolvimento do casal. Eu leria de bom grado mais 150 páginas sobre a história dos dois antes do início do livro; como se conheceram, o desenvolvimento da relação e como eles sofreram com o fim do relacionamentos.
Mas no fim das contas é um livro super espirituoso. Jane Austen faz tudo msm

Tati.Tatiana 19/04/2024

Continua meu favorito
E ele continua sendo meu favorito da Jane. A gente percebe como a escrita dela está mais madura. Ela constrói um casal que realmente se ama e consegue superar o rancor.
Frederick e Anne superam melhor casal ??

denalyn 18/04/2024

Achei a leitura bastante fácil pra um livro clássico, além de ter uma história muito cativante! esse é o primeiro livro da jane austen que leio completamente e minhas amigas que já leem suas obras há algum tempo dizem que "persuasão" tem a personagem mais fraca de austen, mas eu penso que anne é uma personagem admirável. embora não aparente ser como emma do livro "emma" ou elizabeth de "orgulho e preconceito" que mostram defeitos logo de primeira ela mostra isso com o tempo, seja remoendo o passado ou mostrando suas inseguranças.

sinceramente, a única coisa que me deixou a desejar foi o desenvolvimento do capitão wentworth, achei o final corrido e com explicações rasas. mas de resto eu adorei!

Alaine.Nunes 18/04/2024

Persuasão
Segundo livro da Jane que leio. A história é interessante, mas acho que aborda pouco da trama central, você acaba conhecendo muito mais dos personagens secundários do que da história da Anne e Frederick.