Filho do Fogo - Volume 1

Filho do Fogo - Volume 1 Daniel Mastral

Resenhas - Filho do Fogo - Volume 1

Ju 13/01/2011

Vale a pena ser lido...
...e tirar as suas próprias conclusões. Sábado passado minha tia comentou sobre o livro para mim, pois sabe que eu gosto muito de ler. Leio tudo que me é indicado, seja terror, auto-ajuda, ficção, aventura, romance, etc. Confesso que meu tipo de leitura favorito são os romances sobrenaturais. Alias, quase tudo ligado ao sobrenatural intriga muita gente, mas minha situação é um pouco diferente. Venho de uma família, com uma base espiritual muito forte. Tenho discernimento das coisas e prudência de Deus. Acho que é por essas e outras razões não me sinto induzida lendo livros como Harry Potter, onde muitos evangélicos (até mesmo minha vó) criticam comentando que é coisa do demonio. Sei que o demônio existe, e como existe, e é exatamente isso que é provado no livro. A história é bem autobiografica, Daniel conta alguns fatos curiosos da sua infância, confesso que na parte da pré adolescencia em diante me parece um tanto quanto tedioso, apesar de sabermos o quanto é necessário termos conhecimento para avaliar o por quê Daniel chegou lá. Acho que existem muitos detalhes relevantes dessa época, o que me fez perder o fio da meada, nem parecia mais um livro sobre o que o titulo indica. É importante sabermos que esse livro é sobre uma história real que aconteceu com ele, nem todo "marginal" vira satanista, com certeza existem muitas crianças que crescem boazinhas e acabam entrando nesse meio.
A história é de linguagem fácil de ler, as partes dos rituais e da desvendação do oculto são descritos de uma forma muito profunda, o que por algumas vezes me senti praticamente dentro da situação. Existem coisas que até dá vontade de duvidar... não essa não é a palavra correta, no livro é citado situações onde preferimos acreditar que o que se passa é apenas uma história de um conto de terror.
Acho que é um livro muito bom, para todos lerem, é um livro onde passa experiências de vida, mas é importante que você saiba separar, acho que não é qualquer um que consegue chegar ao final e entender, o que tenho medo são pessoas de mente fraca, que podem acabar gostando da idéia, apesar do livro ter sido feito para alertar o povo de Deus.
Peço para você que for ler, que tenha uma cabeça boa e muita fé.
Não vou parar de ler meus contos sobrenaturais e nem deixar de gostar de Harry Potter, mas esse livro me abriu bem os olhos para simbologia e contos onde talvez eu nunca tinha entendido as segundas intenções!

Agora é ler o volume dois ...

Paz!
ladyjanalopes 19/05/2012minha estante
É sempre dificil julgar se uma pessoa diz a verdade ou não. Eu chorei muito com a maneira como ele narra. tenho vontade de ser usada por Deus e escrever também.

T.K. 23/05/2012minha estante
Uau!!! Parabéns Juliana! Ainda não tinha lido na internet um comentário tão interessante e agradeavel como este, sobre este livro. Realmente é uma grande revelação de Deus a nós através desse Homem de Deus Daniel Mastral. Não sei se você já leu mas o volume 2 e a continuação da Trilogia é ainda mais empolgante e revelador esse primeiro é dez porcento de todo conteúdo que este autor disponibilizou para nós. Na verdade todos os livros deles são edificantes e autamente instrutivos e relevantes. Indico Rastros do Oculto! Abraços.

Edja 31/08/2012minha estante
Até que enfim li uma opinião equilibrada sobre esse livro. Li o Um e minha curiosidade me levou a ler o dois. No entanto, sei que há pessoas que não estão preparadas para as verdades contidas nesse livro. Para alguns é mais cômodo não saber, e se souber colocar embaixo do tapete.

Ju 31/08/2012minha estante
Pessoal ainda não consegui ler o livro 2... esta na lista!

Grasy 26/08/2013minha estante
Estou relendo este livro para entender melhor o 2°.
Confesso q enfrente realmente uma luta espiritual tremenda qndo comecei a ler pela 1° vez mas entendi o pq disto;além deu ter tido minhas próprias experiencia sobrenaturais este livro abriu meus olhos para a organização satanica e p outros fatores q serão muito bons para decorrer do meu chamado me sinto agora um pouco mais instruida contra meu adversário.
E c reio q todo cristão deveria ler este exemplar!

Pavozzo 16/09/2021

"Abalar a confiança em Deus e, depois, incutir a doutrina".
É interessante por vários aspectos, sobretudo o biográfico e o "doutrinal", por conter várias explicações (presentes nos diálogos) sobre o tal "oculto" e a irmandade em si - embora não se aprofunde muito nisso.

No entanto, achei que houve um desbalanceamento: prolixo em coisas que deveriam ser rapidamente contadas e sucinto naquelas que poderiam ser melhor explicadas.

Cheguei ao autor pelo diário de seu filho (emocionante, aliás). Embora este volume tenha terminado de forma abrupta - e, por isso, exigindo a leitura do próximo - acho que não terei interesse em continuar...

Mari 11/09/2021

Que livro?! Estou apaixonada.
O livro é cativante, envolvente, edificante um tico em detalhes, nós alerta, trás assuntos com profundidades... Amei!! Já vou ler a continuação.

vrlcap 13/04/2009

Conhecendo o Outro Lado
Li este livro com muita expectativa, pois tomar conhecimento em detalhes, da ação de demônios na vida do ser humano, foi uma experiência marcante e de muito proveito para o crescimento da minha vida espiritual.
Daniel Mastral foi liberto das garras do diabo pelo poder de DEUS!!
Hoje conta suas experiências vividas do outro lado.
Indico a leitura dos volumes 1 e 2 , desde que vc ore pedindo a Deus que te dê cobertura pelo poder que há no sangue de Jesus Cristo.
Lívian 09/02/2012minha estante
vrlcap, se voc~e gosta de balatha espiritual nada melhor doq ue o livro Este Mundo tenebroso 1 e 2 do Frank E. Peretti ja leu?

Beca 15/12/2009

É um livro religioso, mas muito bom, o protagonista acaba se envolvendo com pessoas que adoram o diabo... e apartir de então se ve em rede de entrigas, mentiras e sacrificios.

Leonardo 07/12/2020

É um livro que te dá uma visão mais abrangente de mundo
Quando fui pesquisar um pouco sobre a obra Filho do Fogo, achei muitas opiniões favoráveis, e algumas bem desfavoráveis. Quem falou mal chegou até, inclusive, a dizer que esta não era uma obra de Deus, e sim, algo que poderia até te levar para o caminho do satanismo. Eu já conhecia Daniel Mastral por meio de seus vídeos. Na primeira vez que vi ele na TV, em uma entrevista, estranhei o enfoque exagerado no demônio. Eu não estava acostumado com essa abordagem. Na dúvida, então, resolvi ler a obra e tirar minhas próprias conclusões.

E eu gostei muito, me deu uma outra visão de mundo secular e ampliou a minha percepção da realidade do mundo espiritual. Fiquei a par das regras que regem o mundo espiritual. Na verdade, o mundo espiritual e o mundo terreno se comunicam muito nesta obra. Esta obra serviu de elo entre esses dois mundos. É necessário ler toda a narrativa para se ter uma visão correta do conjunto da obra.

O livro é um testemunho que possui o antes, o durante e o depois da conversão; ou seja, ele não é nada diferente do que vimos em qualquer outro testemunho de uma igreja. Bom, na verdade, há uma diferença: um testemunho pode durar até um minuto em uma igreja, enquanto que na obra de Daniel Mastral, o seu testemunho dura várias e várias horas (a história tem um total de 2307 páginas).

Nos dois primeiros livros, quando conhecemos um Daniel imerso nas trevas, ler esta parte por tanto tempo pode causar um mal estar, mas deve-se ter em mente sempre que este é um testemunho que abarca toda uma vida antes de Cristo. Esta parte (embora volumosa) não abrange nem um terço do livro.

No volume 1 temos aquilo que é conhecido como romance de formação: sabemos como foi o nascimento e o desenvolvimento de Daniel Mastral. Saber isso em detalhes é importante para se compreender toda a posterior trajetória do personagem, o porquê de suas decisões.

No volume 2 temos a imersão de Daniel Mastral no satanismo. O autor deixa claro que faltam detalhes na narrativa do livro para que alguém possa extrair desse enredo alguma orientação de como ter um contato com o diabo. Além disso, não basta, de acordo com o autor, querer ter um contato: é necessário haver uma aliança (ser correspondido por satanás), e isso não é para quem quer, e sim, para quem pode. Ou seja, o autor desestimula que incautos tenham qualquer fantasia de buscar ter algo por meio de seus livros ou por meio de literaturas que não são as literaturas que realmente irão promover esta aliança (estes livros não estão ao alcance do público leigo, e sim, dos autênticos satanistas).

Daniel nos alerta que o que mais há são simpatizantes do diabo, e não satanistas. Os simpatizantes não têm aliança com o demônio, já os satanistas, sim. Este segundo livro realmente é pesado, pois revela toda a psicologia por trás do satanismo. Tal psicologia consiste em relativizar a verdade (fazendo o bem parecer mal, e vice-versa), tal psicologia tem a capacidade de instigar o desejo de poder que dormita em cada um de nós. Mas, atravessar esse vale de sombras faz parte da caminhada.

“O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam” (Salmo 23).

Talvez para uns, entre um capítulo e outro, tenha faltado esta luz como consolo e guia.

Mas o final do livro dois termina com uma exortação muito linda de Daniel. Temos ali um Daniel liberto, um Daniel que enxerga muito claramente o engano ao qual ele esteve preso por tantos anos. Com as correntes partidas, Daniel louva toda a grandeza de Deus. Ele coloca o criador como o centro de sua vida, o reconhece como pai amoroso e como verdade que liberta. Para aqueles que ainda tivessem alguma dúvida, aqui, neste momento, temos um livro indiscutivelmente cristão. Temos aqui um divisor de águas na narrativa.

No terceiro livro temos o processo de consolidação da libertação de Daniel Mastral. Foi um processo muito longo e sofrido, pois seu envolvimento com as trevas foi muito profundo. Neste livro começa a história dele com Isabela (namorada e futura esposa). Nesta fase da narrativa eles sofrem retaliações e perseguições por parte da Irmandade satânica (grupo ao qual ele pertencia). Por meio de intercessoras (Grace e dona Clara, além de Isabela) ele busca consolidar a sua libertação.

Uma nova etapa da série ocorre quando Daniel busca restaurar a igreja de Cristo. Ali ele encontrou mais inimigos do que amigos. O diabo usa os próprios cristãos como lança para ferir Daniel. A igreja de Cristo está doente. O amor esfriou. A vaidade e a desonestidade imperam. É um trabalho hercúleo mudar esse cenário.

Restaurar a igreja de Cristo tem sido um desafio maior do que escapar da perseguição de seus ex-companheiros de irmandade satânica.

A igreja de Cristo está árida, não busca fomentar o amor. A igreja busca dizer aquilo que as pessoas querem ouvir. Buscam vender “atos proféticos” que não vêm de Deus, mas sim da mente humana. A igreja vende apenas bravatas contra o inimigo, palavra morta. Neste contexto, não há um autêntico louvor, mas sim pirotecnia gospel. A igreja quer o lucro, ela é, nos dias de hoje, os vendilhões do templo da época de Jesus.

E, neste contexto, Daniel faz o papel que muitos julgam desagradável: denuncia as chagas da noiva de Cristo. Com os profetas também foi assim. Quem hoje quer ouvir a verdade? O preço por dizer a verdade foi a solidão, a incompreensão.

Se Jesus estivesse entre nós hoje ele seria ouvido? A exemplo do passado, hoje Cristo teria que ir contra todo um sistema religioso composto por fariseus do século 21.

Como falei, ao longo da trama ficamos a par de algumas leis do mundo espiritual. Uma delas é a lei da legalidade. Legalidade é dar brecha, mediante nossos pecados, para que o inimigo nos atinja. Se estamos fortalecidos na fé, sem mácula alguma, o demônio só pode nos tocar se Deus permitir (foi o que ocorreu com Jó).

Vivemos entre dois mundos: o mundo espiritual e o mundo terreno. A carne tem a sua fraqueza. Temos que nos fortalecer na palavra, no jejum e na oração. Pode parecer o contrário, mas não somos seres deste mundo. A nossa realidade é outra. Somos seres cuja morada é junto ao pai, junto a Deus.

Ao longo da trama aprendemos que Daniel e Isabela, a exemplo de outros heróis da fé, têm suas virtudes e defeitos. Eles são humanos, demasiadamente humanos. Suas forças vêm da fé em Deus. Eles permaneceram fiéis à Igreja por amor a Deus, pois se fossem buscar motivação nas pessoas, há muito tempo que teriam desistido.

O coração do homem é inconstante e corruptível de todas as formas. Por acaso haverá ainda fé na Terra quando o filho do homem retornar?

Para finalizar, afirmo que a palavra de Deus é uma só, mas são vários os meios que ele se utiliza para ser ouvido. Muitos podem achar a escrita de Daniel um tanto obscura, mas é necessário, reitero, ler o conjunto da obra. Para muitos, esse caminho não é o melhor. Entendo e respeito tal posicionamento. Para outros, ele é extremamente válido. Eu achei a obra extremamente edificante para minha vida.

Santana 20/05/2020

Impactante
Livro conta história real de experiências entre céu e inferno, alguns iram ler como um romance de ficção e outros como real
Leiam e tirem suas conclusões
Recomendo

Van Chaves 21/04/2010

nossa..

realmente me prendeu do inicio ao fim
Daniel Mastral me mostrou como o nosso mundo está tomado pelo inimigo, e que temos que agir e rápido

Otimo começo pra uma ótima série

Daiane 03/04/2021

Você é paciente? Descubra lendo este livro!
Bem ... é um livro ok, caso você seja paciente e caso conheça o autor - por meio de vídeos no youtube ou outros locais -. O livro entrega muito pouco do que promete, basicamente quase 60% da história é uma autobiografia maçante do Daniel Mastral. Por isso, caso você não o conheça, ainda que minimamente, é bem provável que vá abandonar a leitura, pois é bem maçante ler detalhes e mais detalhes da vida de alguém que você mal conhece. E quando digo detalhes, são detalhes mesmo, trechos e mais trechos repetitivos e insignificantes. Quanto ao satanismo e a Irmandade, confesso que a história toda é bem inverossímil. Compreendo que todo relato tem sim um teor ficcional, é impossível lembrar de tudo, de todas as falas, locais etc, no entanto, justamente por ser ficcional, o autor deveria ter caprichado mais escrita. Entendo, também, que as circunstâncias da escrita do livro não foram as melhores, mas é a história que devemos julgar. Apesar disso tudo, recomendo, caso seja paciente. rsrs
Dilma 07/06/2021minha estante
A resenha mais sincera que vi hoje kkk Adorei e sei que não teria paciência.

Daiane 09/06/2021minha estante
Kkkkkkkk eu só li tudo porque fui pulando páginas e páginas até chegar no fim

Camila 17/03/2014

Filho do Fogo
Nunca vou esquecer a leitura deste livro. Foi algo muito forte e que me abriu os olhos para muitas coisas que nem imaginava que existiam (ou pelo menos não queria imaginar). Mas confesso que achei algumas partes, onde ele explica alguns rituais de magia, um pouco fortes, acho que é um livro que não deve ser lido somente por curiosidade, mas sim com o intuito de saber mais sobre o que está de oculto no meio de muitos e a forma como o diabo trabalha. Por isso antes de lê-lo é necessário pedir o discernimento de Deus.

Beca 07/02/2023

O inicio de tudo é o prelúdio da vida, mas não seu fim!
A saga O filho do fogo, tendo ao todo 7 volumes nos conta a historia real de Eduardo e como o mesmo adentrou o ocultismo.Narrando suas lembranças de forma em que parece que voltamos no tempo de sua adolescência, nos deparamos com seus pensamentos e visões o que possibilitou nos colocar em seu lugar adentrando completamente esse universo e nos afeiçoamos a personagens que embora nao apareçam sempre, são extremamente carismatico, Thalya é um exemplo, confesso que para mim, a leitura pareceu mais algo ficcional, do que uma biografia, pois algumas situações suavam fantasiosas, então decidi ver a obra desta forma, a forma de escrita do autor no começo dos capitulos, com a repetiçao de certas questões soou meio massante para mim e por ser escrito de forma simplista chegou um momento que nao me conseguia conectar com a obra, sem falar nas incongruências! somente nos ultimos capitulos que consegui retomar o fluxo, mas que de maneira alguma impossibilitou reflexões e curiosidade acerca do mundo que o envolta. Por isso, continuarei lendo as suas continuações! deixo aqui uma resalva:
aos cristãos: saibam que independente do que discutido aqui a biblia é simples e é importante saber que tudo que passa para além, quando se fala de questões espirituais tem que ser coerente com a palavra!
Aos leitores: A muitos gatilhos expostos nas obras, o que pode ser extremamente dificil para alguns.

shinju__ 10/11/2022

Assustador e necessário
As vezes não sabemos como o inimigo age.
As vezes nós vemos filmes que falam sobre bruxas, feiticeiros, rituais satânicos e achamos que é tudo ficção, mas esse livro traz um exemplo de um ex-satanista, corajoso ao contar boa parte das coisas que acontecem por lá.

Confesso que cheguei a orar algumas vezes durante esse livro, é bem pesado, mas me ajudou a sanar algumas dúvidas quanto ao mundo espiritual...

Não recomendo a não ser que você tenha convicção de que têm estrutura espiritual para ler.

Vinicius, Pr. 12/04/2016

Mentiroso
Uma ficção que o autor jura que é baseado em fatos reais de sua própria vida. Me pareceu um plagio do filme O advogado do Diabo.
Joao Marcos 13/12/2016minha estante
undefined

Julio 01/05/2022

"Filho do fogo, o fogo não queima"!
Recomendo! Se você pretende ler este livro pelo conteúdo voltado para o culto, você pode vir a se decepcionar a princípio, pois é quase uma autobiografia, com páginas e páginas, capítulos mais capítulos sobre sua adolescência e seus problemas como um "marginal"!
A princípio você pode achar toda essa história maçante, e querer abandonar a leitura, mas, o que vem a seguir te compensará, todo oculto da história é revelado do meio para o final do livro, como diz o título, "O descontinuar da alta magia", uma leitura muito boa para quem de fato tem curiosidades sobre o oculto.
Esse primeiro volume não tem fim, a história continua ligada no segundo volume e você precisa ler o segundo volume para entender (felizmente já adquirir o segundo volume enquanto lia o primeiro).
Gostei bastante da leitura, acho que este livro ficará marcado para sempre, pois alimentou um pouco da minha curiosidade a respeito do "misterioso"!