O Diário de Anne Frank

O Diário de Anne Frank Anne Frank...

Resenhas - O Diário de Anne Frank

João Paulo Morais 23/05/2020

Triste.
É incrível a capacidade do homem de cometer barbaridades. Um livro que te permite enxergar de perto uma das piores épocas da história da humanidade.

Ivania 16/09/2023

Querida Kitty
A Literatura é uma das artes que nos permite conhecer diversos locais e culturas, viver vidas e mortes sem sair do conforto de um sofá quentinho. Todavia, alguns lugares são mais difíceis de se estar que outros.
Esse livro é um deles, até porque não se trata de uma princesa feérica em um universo fictício lutando por seu povo, estamos falando de uma adolescente de 13 anos vivendo uma das maiores mazelas da humanidade moderna justamente por ser quem é.
Em várias partes da narrativa eu me apeguei ao papel de Kitty e me vi divertida, irritada e até desgostosa com o microambiente do anexo. As brigas do casal Van Daan, as esquisitices do Dussel e os dramas adolescentes da Anne, bem como sua história de amor. Por isso às vezes fou difícil voltar para o macro e entender o que de fato todos ali estavam passando.
Esse é um livro triste e difícil, porém nos mostra o poder que a escrita tem em dar voz e melhorar caminhos.
Apesar de saber que não ocorreu, eu queria muito que a Anne soubesse que enfim se tornou uma grande escritora, ainda que tenha partido.

sophia 10/03/2021

O diário de Anne Frank
Uma triste porém interessante narrativa do dia a dia de uma judia escondida durante a Segunda Guerra Mundial. É um livro triste, mas a forma que a Anne escreve é incrível e acaba deixando o livro muito mais leve e engraçado.
Já li mais de duas vezes e continua sendo um de meus livros preferidos.

EduardoCDias 24/12/2020

Complemento delicioso!
O diário de Anne Frank nessa versão, em quadrinhos, nos complementa e sedimenta essa história tão triste da realidade humana. Com desenhos agradáveis, repletos de humor para acalmar a tristeza que inevitavelmente nos faz sentir.

laurencfav 14/03/2021

Emocionante
Escrita cansativa, o que é super compreensível já que se trata de um diário, mas em compensação os capítulos são curtos.
Pensei em dar 3,5 mas por conta das lindas frases e questionamentos de Anne resolvi dar 4,0.
Pretendo fazer uma releitura futuramente para poder marcar minhas frases favoritas pois esqueci de marcar dessa vez.

P.S.: é muito curioso ver a Anne dizendo que queria se tornar alguém que fosse lembrada, mal ela sabia que teria uma enorme importância na história e na literatura até os dias de hoje.

Christian Oliveira 25/12/2023

Todos deveriam ler a Kitty
Estou sem palavras. Imaginei que a história pudesse me tocar, mas não da forma como tocou.

Por se tratar de um diário, achei que não seria possível me aprofundar assim como faria em uma narrativa regular com começo, meio e fim. Mas o que ocorreu foi totalmente o contrário. Isso meio que mostra que Anne realmente poderia se tornar uma grande escritora.

Eu entrei demais no ambiente em que ela descrevia e pude entender melhor a dor que relatava em certos momentos. Li a história depois de ter vivido a pandemia do Coronavirus e isso meio que me ajudou a sentir algo próximo que ela viveu presa no anexo, criando uma conexão e ainda maior empatia (apesar de que só a história contada em si já é capaz de criar essa empatia).

Me ajudou a entender melhor a visão daqueles que foram perseguidos, suas opiniões e suposições sobre o futuro. Gostei demais de ver os acontecimentos históricos pelos olhos dela, como declarações de alguns líderes da época e até mesmo o Dia D.

Momentos onde era falado sobre esperança me tocavam forte, me deixando muito emocionado, fazendo com que eu parasse um pouco a leitura. Uma das datas que me marcou bastante foi 5 de abril de 1944. Foi quando eu não pude segurar as lágrimas.

Foi uma experiência única ler esse livro, pois eu também tenho um Journal (diário). Fiz esse Journal por indicação da minha psicóloga. Meio que o ato de escrever um diário nos ajuda a nos conhecermos melhor e amadurecermos como pessoa. Por isso ao ler, imaginei que ela teria um desenvolvimento incrível.

Vemos um ser humano em sua maior essência. Com suas qualidades e defeitos. Entendendo a si mesmo e o mundo ao seu redor em um cenário totalmente caótico, ainda mais para uma menina de 13-15 anos.

Tenho que dizer que o posfácio me fez desabar também. Não sei, pelo fato de serem pessoas reais e que tivemos um "contato" muito próximo pelos relatos de Anne, meio que uma intimidade, saber o que aconteceu com eles e seus fins trágicos me deixou profundamente abalado.

Saber que Hanneli sobreviveu todo esse tempo e que foi morrer só em 2022 me tocou um pouco também, pois significa que ela pôde ler o relato que Anne menciona ela e pede por sua vida e bem estar, se arrependendo de algumas atitudes com ela.

Com certeza é um livro que de vez em quando vou estar revisitando, até porque se trata de um documento histórico. Recomendo a todos sem exceção.
Leitorconvicto 25/12/2023minha estante
Sempre q lembro desse livro ficou impressionado com a anne

Rapha Schmitz 04/12/2022

o diário de anne frank
pra começar, esse não é o tipo de livro que se avalia, então eu só dei 5 estrelas pra poder fazer a resenha. eu acho que todo mundo devo ler esse livro, você percebe que tudo o que aconteceu foi tão desumano que nem parece real. não dá pra entender porque alguém faria uma coisa dessas. um dos maiores choques pra mim foi perceber que faz muito pouco tempo, não sei, na minha cabeça isso era de muito tempo atrás, mas 1940 foi ontem, COMO PODE algo dessa proporção simplesmente acontecer? o final, é onde vc percebe que por mais que da pra se deixar levar pelos momentos fofinhos e engraçados no anexo, o que tava acontecendo ia chegar pra eles alguma hora
Gabriela 04/12/2022minha estante
Eu chorei demais com o final, esse livro retrata tudo o que é mais desumano

thai 22/05/2021

Anos de coragem e desespero
Perfeito, fico até sem palavras para descrever o quão esse livro é necessario para todos lerem e saberem o sofrimentos de judeus na época de Hittler.
Fico completamente inspirada em Anne Frank que foi uma menina completamente corajosa em sua época, superou todos e tentou transformar o sofrimentos e angústia em um passatempo e em algo "bom". Fico até surpresa pela criatividade de Anne e a inteligencia dela

Carol Pilar 22/08/2020

O Diário de Anne Frank
Esse foi um livro que eu demorei um bom tempo para terminar, não porque a leitura não seja boa, ou o próprio livro. Mas porque são uma sequência de dias, alguns bem curtos e outros bem longos, mas conforme se passam esses dias, meses e anos, acompanhamos o crescimento de Anne, a mudança tanto emocional e mental, como física. É uma leitura muito boa mesmo, um clássico que todos deveríamos ler pelo menos uma vez na vida. Foi uma leitura com uma mistura de partes, ou dias, alegres, tristes, felizes, irritados e várias outras emoções, mas também uma leitura gratificante.

Lua 05/02/2022minha estante
Desculpe-me pelo erro de ortografia.
Brigar***

swong 10/06/2021

Aqueles que não lembram do passado estão fadados a repeti-lo
O diário de Anne Frank é um exemplo de como a humanidade pode ser violenta e preconceituosa.

Podemos acompanhar os dois últimos anos da vida de n frank escondidos no anexo secreto. Humana garota a frente do seu tempo com uma mentalidade incrivelmente amadurecida para sua idade.

agirauds 16/08/2021minha estante
rt no que você disse mona

Bela 22/10/2020

Vivenciar todos os sentimentos da Anne
Com certeza essa é uma das coisas que você vai sentir muito forte ao lê, nossa habilidade de se por no lugar do próximo aqui está muito forte, principalmente pela escrita cativante da Anne, que faz você entrar na história de uma forma surpreendente com certeza esse é um livro que recomendo muito.
Mmmmmmmmm0 22/10/2020minha estante
????