O Diário de Anne Frank

O Diário de Anne Frank Anne Frank...

Resenhas - O Diário de Anne Frank

caiohlp 24/03/2022

O papel é, de fato, mais paciente que os homens, Anne ?
Por mais terríveis que tenham sido os momentos vividos no anexo, Anne consegue êxito em escrever uma história que marca a História, ela vive firme em todos aqueles que primam pela paz e repudiam a vileza da guerra em todas as suas faces, não só no campo de batalha. Essa jovem à frente de seu tempo nos mostra em detalhes a crueldade de um conflito monstruoso e é com um tom intimista, cheio de confissões, que Anne chama o leitor a carregar uma ínfima parcela da opressão vivida. Para tanto, folheamos no diário uma mente que, embora juvenil, nos leva a uma lúcida conclusão sobre a humanidade e suas tragédias marciais, eis, portanto, o mérito do livro ao trazer a razão da dificuldade em mantermos a paz, seja ela de espírito ou belicista: mal começam a germinar em nós ideais, sonhos, belas esperanças, a realidade brutal e a ganância desenfreada logo se apoderam para destruírem tudo.

Anderson.Lucena 23/01/2024

Não sei exatamente o que tô sentindo
Não tem muito pra falar. Não tem opinião pra ser dada. Só dá pra sentir muita tristeza, impotência, muito desespero. O perto e longe, o passar dos dias que parece não acontecer. A vontade de que essas coisas não tivessem acontecido.
Gabys 23/01/2024minha estante
isso é uma pergunta genuina e sem querer ofender nenhum um pouco: mas pq da uma nota diferente de 5? nao é como se pudesse mudar alguma coisa na narrativa. Enfim, é so uma duvida mesmo

Anderson.Lucena 31/01/2024minha estante
A história dela, assim como a de várias outras vítimas, é impactante, mas do meu ponto de vista, o diário não é impactante 100% do tempo sabe? Afinal, é um diário. Ela contou diversas outras coisas ali que eu não achei interessante, relevante, impactante. Com certeza se ela tivesse tido a oportunidade de escrever "O anexo" teria sido algo espetacular, afinal ela se mostra uma ótima escritora. Mas é isso, é um diário de uma menina de 13-15 anos. Eu me faço compreender quando digo que tu não leria o diário da tua prima de 13 anos e daria 5 estrelas pra ele? O de Anne tem o peso da história dela, mas, sei lá, 60% do conteúdo do diário é sobre as brigas, sobre as reclamações dela, sobre a paixonite dela... o diário de uma adolescente

Gaby 13/05/2021

Uma história bastante importante, que é necessário que todo mundo leia, Leiam, e uma lição de vida

anatakuwa 08/01/2023

Esse livro é incrível, mudou muito minha perspectiva de vida enquanto pessoa. Foi também um dos motivos pelo qual eu me interessei sobre guerras e história em geral, Anne Frank será eterna!

Milyy 21/07/2021

campos de concentração..
carambaa, gostei bastante de saber como eram as coisas na epoca da segunda guerra mundial, de ver a anne crescendo e amadurecendo, de ver a relação com as pessoas em sua volta amadurecendo tambem, o crescimento dela, tanto fisico quanto mental foi muito bom de acompanhar. no começo do livro eu nao tinha me envolvido com a historia ainda e p mim tava tudo sem nexo e entediante, mas como eu faço e digo p todo mundo: comece um livro pensando no meio dele, pq se vc comecar e nas primeirad paginas ja querer achar um maximo, vc nao vai conseguir. no meio foi onde ela começou a se entender, ver q amadureceu, e tambem seu romance, e foi nessa parte, nesse desfecho já que eu realmente me apaguei a ela e a história. enfim, recomendo p aqueles q gostariam de acompanhar a segunda guerra mundial e ver como era a vida dela (inclusive mt chata meu deus, COMO a menina consegue ficar pressa assim mds), mas creio eu q em versões mais detalhadas podem me agradar ainda maisss, porem QUE LIVRO F*DA.

brunadaguarda 10/04/2022

por que não li esse livro antes?
Sempre tive muita vontade de ler esse livro, sabia que ia ser muito enriquecedor. É importante que quem for ler esse livro esteja ciente que ele é o diário de uma garotinha, inicialmente vivendo a vida como outra garota qualquer, e logo depois tem sua realidade completamente transformada pela guerra, e é obrigada a amadurecer muito cedo.

A personalidade da Anne Frank me lembrou muito a personalidade da Anne de Green Gables, beem tagarela, gosta de escrever, bem espoleta, ambas odeiam matemática, valorizam a imaginação e a criatividade, maravilhosas demais!

Em geral é muito triste saber que muitas pessoas passaram por essa realidade, mas como Anne disse a situação deles estava muito melhor que a dos judeus que não estavam escondido, mas ainda assim não deixa de ser triste.

Amei as migalhas de romance entre Anne e Peter, acho que foi importante pra ela viver um pouco disso. Como também ela sonhava em ser jornalista e escritora, infelizmente não conseguiu realizar o seu sonho em vida, mas deixou um legado que passa uma mensagem muito importante, esse diário.

Anne ficaria triste em saber que a intolerância religiosa ainda existe, que provoca guerras em alguns países, mas esse é o ser humano, tão egoísta e ignorante..

Enfim, super recomendo a leitura desse livro, acho que todo mundo deveria ler, e que perceba algo e que alguma mensagem seja passada, porque esse é o objetivo dele, tocar as pessoas.

? alguns quotes ?

no amor e na guerra tudo é permitido.

Não importa o que eu esteja fazendo, não consigo deixar de pensar nos que se foram. Eu me surpreendo rindo e lembro que é uma desgraça estar tão alegre. Mas será que deveria passar o dia inteiro chorando? Não, não posso fazer isso. Essa tristeza vai passar.

Quando penso em nossas vidas aqui, geralmente chego à conclusão de que vivemos num paraíso, comparado aos judeus que não estão escondidos.

A única maneira de afastar o pensamento é estudar, e ultimamente estou estudando muito.

Simplesmente não consigo imaginar que o mundo volte a ser normal para nós. Falo sobre depois da guerra, mas é como se estivesse falando de castelos no ar, de uma coisa que pode nunca acontecer.

Estamos rodeados por escuridão e perigo, e, em nossa busca desesperada por uma saída, vivemos no chocando uns contra os outros. Olhamos as lutas lá embaixo e a paz e a beleza lá em cima.

o papel é mais paciente que as pessoas.

mile 06/08/2020

a criatura Anne Frank
consegui me segurar o livro inteiro mas ver que o último dia escrito no diário foi só sobre ela me comoveu de um jeito que nem a minha tpm explica!! é lindo e triste demais ver o quanto Anne cresceu durante esse tempo sem perder a esperança que coisas melhores viriam, é de fato um livro clássico e dos essenciais pra ler pelo menos uma vez na vida. ela foi um ser especial demais!

Biggie 23/11/2020

"Não quero que minha vida tenha passado em vão, como a da maioria das pessoas. Quero ser útil ou trazer alegria a todas as pessoas, mesmo àquelas que jamais conheci. Quero continuar vivendo depois da morte! E é por isso que agradeço tanto a Deus por ter me dado esse dom, que posso usar para ne desenvolver e para expresar tudo o que existe dentro de mim. "

Lauraa Machado 21/10/2021

Absolutamente excelente!
Esse é um dos livros mais maravilhosos que eu já li em toda a minha vida. Até encontrei um jeito de deixá-lo sempre perto de mim, em uma 'prateleira' especial, porque quero poder olhar para ele todo dia e me lembrar do quanto ele é maravilhoso.

Infelizmente, maravilhoso não significa que foi inteiro feliz ou qualquer coisa assim. Qualquer pessoa que conheça a história da Anne Frank sabe que seu diário é, além de uma forma de resistência, um choque de realidade bem pesado. Eu sabia que seria triste, sabia que teria partes difíceis, mas ainda me surpreendi pelo quanto ele me tocou. É estranho dizer isso, quando nossas circunstâncias são tão diferentes, mas eu me identifiquei demais com a Anne. Na idade dela, eu passei por uma confusão de sentimentos e identidade muito parecida.

A maior diferença entre nós é que eu tive a chance de me encontrar e me conhecer, eu tive tempo de crescer. E pensar que ela não teve, pensar em tudo que ela deixou de ver e conquistar pela crueldade dos outros acaba comigo. Muitas vezes, só de pensar no diário dela e nela, eu quero chorar de soluçar e nunca parar.

Para falar a verdade, eu nem acho que esse livro deveria ter 'resenhas', porque não é justo e nem faz sentido julgar um diário pessoal que não foi escrito para ter história, não foi editado para ser interessante e cujo valor está exatamente em deixá-lo como é. Mas queria dar uma nota, queria deixar bem claro que minha leitura foi ótima, foi interessante e tocante e que foi impossível não me conectar com Anne logo de cara.

Ela merecia bem mais, merecia ver que ainda é lembrada e definitivamente merecia ver seu talento se multiplicar por vários romances durante a sua vida. Fica bem claro seu talento para a escrita desde o começo do diário. Adorei seu sarcasmo, sua coragem em escrever o que realmente pensa e seu jeito de transformar situações comuns e talvez 'sem graça' em uma narrativa intrigante do tempo que eles passaram escondidos. Imagina como seriam seus livros se ela tivesse tido a chance de viver como merecia!

Queria que Anne nunca tivesse passado pelo que passou ou que fosse obrigada a guardar seus pensamentos, seus medos e suas dúvidas nesse diário enquanto se escondia e tentava sobreviver ao Holocausto. Mas já que passou, vou guardá-lo como um tesouro na minha vida e um dos melhores e mais importantes livros que já li!

Sobre a edição: não poderia ser mais bonita, exatamente como a Anne merecia!
bibi 21/10/2021minha estante
EXATO! tbm consegui me identificar com a Anne e tenho certeza q ela teria escrito obras encantadoras se não fosse pela crueldade humana
Esse eh um livro pra nunca esquecer e q nunca deve ser esquecido

lia! 17/10/2022

Esse livro é incrível, Anne tinha muito potencial pra ser escritora, realmente foi uma lenda e deixa saudades, mas ainda bem que seus registros não foram desperdiçados.
Quem não gostou desse livro eu só tenho uma coisa pra falar..
VAI SE FU
??
o povo querendo plost twist mas eles esquecem que esse livro foi escrito por uma menina de 15 anos em meio de uma guerra passando dificuldades e não conseguia nem ver o sol, por causa do filho da pu do Hit*****
Enfim, esse livro é incrível sim, um diário lindo. e quem não gostou pau no ?
Maria 17/10/2022minha estante
KKKKKK achei tocante os xingamentos

Maria 17/10/2022minha estante
Melhor forma de se expressar KKKKK

Adriana 16/10/2021

Autora admirável
O diário de Anne Frank é um livro que nos ensina um pouco de história mas também retrata uma menina de 13 anos que detalha em seu diário o dilema vivido por ela, sua família e alguns amigos durante mais de 2 anos em que tiveram que conviver escondidos Para fugir da guerra. Ela descreve detalhes da vivência em grupo, e também as grandes dificuldades vividas por eles pelo fato de estarem morando escondidos. Foram mais de 2 anos de escassez de comida e dinheiro, além de conflitos próprios da idade.
Anne Frank também descreve em seu diário a dificuldade que é para uma menina como ela de 13 anos e bastante otimista pelo futuro, ter que viver em um local secreto sem poder sair,
sem poder ter outros amigos. Apesar de toda dificuldade, Anne nunca deixou de sonhar, e sempre buscava formas de estudar. Ela era uma pessoa bastante crítica e não abria mão do seu sonho de ser escritora e jornalista.

MamaLivros 07/02/2023

Um livro obrigatório!!
Sem dúvida um dos melhores livros que eu já li em toda minha vida. A Anne é uma menina tão criativa, cheia de energia, sonhadora e dentre outros milhões de elogios (claro ela não era perfeita, como ninguém é, mas era isso que tanto me fascinava sobre ela).
Apesar de todas as adversidades que ela passa, ela não deixa de acreditar, não desiste de lutar, e é muito triste saber que na época que eu li esse livro eu tinha a mesma idade que ela (no começo do diário).
É um tapa na cara, ao mesmo tempo que um aprendizado, eu diria. É uma verdadeira desgraça a maldade humana tê-la interrompido tão nova, mas se Anne, de alguma forma, pudesse ver ler, gostaria de que ela soubesse que eu a considero uma das minhas escritoras favoritas!!

Didi Zamunel 29/03/2020

De tocar o coração!!!
Essa é a primeira vez que tenho contato com o livro de Anne Frank. Li a versão em quadrinhos que disponibilizaram e me surpreendi a cada página.
Os anseios, os medos, a rotina da guerra e do anexo secreto, tudo contado por uma jovem muito madura para a idade dela e que viveu intensamente esses dias horríveis.
Uma história a ser levada pra vida.

Ray 08/04/2021

Leitura obrigatória
Todo mundo deveria ler esse livro. Me trouxe tantos ensinamentos, em vários momentos me identifiquei com a Anne e senti empatia pelos moradores do Anexo. É triste saber que tudo aquilo realmente aconteceu e que existiam e ainda existem pessoas tão más como os nazistas.

Beatriz 30/05/2022minha estante
Sobre a Miep existe uma entrevista dela no YouTube