Xamã

Resenhas - Xamã

1 | 2 | 3 | 4 | 5

ritita 06/04/2021

òtimo
Como eu gostei muito do livro a escolha da dra. Cole, e este também trata da medicina acolhedora e sem grandes tecnologia de tempos idos, lá fui eu.

Não tenho capacidade de resenhar um livro tão excepcionalmente bom. Xamã não é só um livro de literatura, é também uma aula de história dos EUA - essa foi a parte que eu afundei, pesquisei, catei....

Usando a história dos Cole, médicos simples e que têm o DOM**, Noah conta-nos sobre as guerras internas dos EUA - dos brancos contra os nativos e dos pretos sulistas contra o poderio e segregação dos brancos nortistas.

Narra também a possível amizade e colaboração entre todos os imigrantes que fundaram o tão imenso e diversificado país - americanos natos, irlandeses, indígenas de várias tribos, judeus, etc.

Para alguns leitores, a narrativa fica um pouco lenta, principalmente quando o autor se aprofunda no tema da Guerra da Secessão, pois foi a parte mais interessante para mim.

Recomendado para quem gosta de saber mais sobre as gramas dos vizinhos.

Vinicius.Wakoff 30/09/2021

Xamã
É o segundo livro da série que narra a história de membros da família Cole, uma família de médicos que possuem o dom de sentir a força da vida ao tocar a amais dos seus pacientes. Devo confessar que achei "O Físico" mais legal, com uma narrativa mais envolvente... mas isso não quer dizer que não vale a pena ler "Xamã"!!! É uma ótima história, que conta a vida de dois membros da família Cole, durante a época da guerra de secessão americana, passando pela questão do massacre dos colonizadores brancos aos indígenas norte americanos e da abolição da escravatura nos EUA. Recomendo A leitura!!!

Neto.Antonelli 12/09/2023

A Guerra Norte Sul, os Índios dos EUA e a Medicina
Esse é o segundo livro da trilogia, que comecei do terceiro, fui para o primeiro e encerrei no segundo.

Existe algo de místico na família de Rob J, o dom de sentir o fim da vida, mas a história se pauta dentro de fatos históricos, abordando crenças, valores.

Nesta história, Rob J foge para os EUA após um ato frustrado de rebelião no velho continente e terá que fazer vida no novo país.

Começa em Boston, conhece realidades duras, mas acaba indo para o Oeste. Adquire áreas, apaixona-se, vive dramas locais até que explode a Guerra Civil americana (Norte X Sul).

Questões indígenas são tratadas, novidades da medicina, religiões.

Um livro que não consegui parar de ler.

As três obras são excelentes, em especial os dois primeiros.

Thimsilva 28/03/2021

Uma boa sequência
Apesar de ser menos interessante do ponto de vista da Medicina quando comparado ao seu antecessor ?O Físico?, a parte literária de Xamã não deixa em nada a desejar. Personagens bem desenvolvidos e que nos fazem ler vorazmente até conhecer o desfecho da história de mais um Cole. Não vejo a hora de ler o próximo

Lilica 31/08/2010

Mais uma história de amor a medicina
Este é o segundo livro da trilogia de Noah Gordan, ainda que não seja tão brilhante quanto O Físico, é impossível não se apaixonar pela história de superação e amor a uma vocação. E mais uma vez é uma história para resgatar nos que são médicos, o orgulho mais primitivo desta profissão. Aos que não são médicos, representa um relato da evolução desta ciencia, mais uma história de amor, de superação, de crença e fé no homem.

Inlectus 16/06/2009

Boa leitura.
Texto agradavel, estória interessante e de rica cultura, com bom toque de história.

Valesi 10/01/2009

Noah Gordon continua a saga da família médica Cole, agora durante a Guerra da Secessão americana (o primeiro livro contava a história de um aprendiz a médico durante a Idade Média); quem não leu O Físico não vai ter problemas de compreensão aqui, mas quem já leu vai aproveitar mais.

Apesar de manter o ritmo ágil e bem escrito do primeiro, parece cair um pouco de produção. Mas é leitura boa, e eu recomendo.

Julio 04/01/2009

Gostei da trilogia...
Gosto do estilo do Noah Gordon e principalmente desta trilogia da "saga da família Cole". Recomendo aleitura dos três livros (O Físico, Xamã e A Escolha da Dra. Cole").

Erica Kodaira 09/02/2011

Gostei muito, mas meu preferido continua sendo O Físico. Achei a leitura desse livro mais arrastada e não gostei nada da esposa do primeiro Rob J.
O referido Xama~ do título êh um personagem interessante, mas pouco trabalhado. Alias, todos são interessantes, inclusive o seu irmão Alex. Pena que ele ficou relegado a um papel bem secundário.

Bruno T. 21/12/2013

Tão bom quanto "O físico"
Após ter lido a primeira metade do livro, achei que seu antecessor, "O físico", lhe era superior, provavelmente devido à temática medieval, mais atraente.
Concluída a leitura, reformulo minha avaliação: "Xamã" é tão bom quanto "O físico".
A história dos dois médicos, pai e filho, é muito bonita e prende a atenção do início ao fim, graças à forma simples e ao mesmo tempo cativante com a qual Noah Gordon desenvolve seu livro.
Certamente entre os melhores romances que li este ano.
newton16 04/11/2014minha estante
Bruno, e vc preferiu O físico ou Xamã?

Bruno T. 05/11/2014minha estante
Olá, Newton.
Na resenha, eu atribui um empate técnico (dentro da margem de erro da pesquisa, como diria o William Bonner) à disputa entre os dois livros.
Você está me pedindo para desempatar.... vamos lá: 51% para "O físico" e 49% para "Xamã" (a temática medieval fez a diferença).
Mas são dois excelentes livros: leia ambos.
Abç.

doc leão 02/05/2011

História razoável, mas sem o brilhantismo de "O Físico"
O livro começa bem descrevendo situações dos índios americanos e um médico rural que aprende muito com eles. A história entretanto torna-se meio enfadonha, com descrição superficial da Guerra de Secessão. O filho surdo do médico, torna-se médico também e retorna para sua cidade natal para substituir o pai morto por tifo. Casa-se com sua antiga paixão e terminará seus dias como médico rural. Uma história longa para descrever episódios bastante comuns da vida cotidiana rural americana à época da guerra civil. De 0 a 10 dei 7.

Fábio Valeta 14/09/2010

Outro bom livro de Noah Gordon, embora não tão bom quanto "O Físico" e "O ultimo judeu" (os dois outros livros dele que li).
O autor consegue fazer descrições bem detalhadas sem ser entediante e seus conhecimentos conhecimentos sobre a história da medicina são sempre bem vindos.

O único porém em relação a seus livros seria uma falta de aprofundamento na personalidade de seus personagens. Seus personagens principais parecem muito uns com os outros. Mas fora isso, é um excelente escritor de ficção histórica.

Martha Lopes 13/05/2009

A prosa de Noah Gordon é tremendamente agradável, e o livro é delicioso. Fala sobre uma América recém-construída, um homem que se doa pela medicina e tenta encontrar sua identidade e a beleza da cultura indígena. Quase cursei medicina por causa dele!

Heloise 22/01/2022

Uma aula de história americana
Xamã é uma verdadeira aula sobre a guerra civil americana e os conflitos étnicos, religiosos e políticos do século XIX nos EUA.
Assim como no 1º livro da trilogia sobre a família Cole, no MARAVILHOSO ?O Físico? a história está ligada aos desafios do(s) protagonista(s) em se estabelecer como medico(s) que em Xamã, temos dois: pai e filho Robert J. Cole.
A narrativa descreve várias condições de saúde, e seus tratamentos com as limitações impostas na época.
Juliana 22/01/2022minha estante
Recomenda Helo?

Heloise 22/01/2022minha estante
Ju, gostei? acho que vale a pena mas com um hiato grande do 1º livro. Mesmo estilo narrativo de ?O Físico. Como eu gosto mais de história medieval meu coração continua preferindo o 1º livro, mas as descrições e detalhes históricos, conflitos éticos e políticos da guerra civil americana foram muito bem trabalhados pelo autor.

Juliana 24/01/2022minha estante
Legal! Bom saber... quando terminei "O Fisico" recebi várias recomendações para ler esse, mas gostei tanto do primeiro que não quis correr o risco... mas agora vou colocar na lista pra ler! rs... bj

1 | 2 | 3 | 4 | 5