Xamã

Xamã Noah Gordon

Resenhas - Xamã

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Erica Kodaira 09/02/2011

Gostei muito, mas meu preferido continua sendo O Físico. Achei a leitura desse livro mais arrastada e não gostei nada da esposa do primeiro Rob J.
O referido Xama~ do título êh um personagem interessante, mas pouco trabalhado. Alias, todos são interessantes, inclusive o seu irmão Alex. Pena que ele ficou relegado a um papel bem secundário.

Bruno T. 21/12/2013

Tão bom quanto "O físico"
Após ter lido a primeira metade do livro, achei que seu antecessor, "O físico", lhe era superior, provavelmente devido à temática medieval, mais atraente.
Concluída a leitura, reformulo minha avaliação: "Xamã" é tão bom quanto "O físico".
A história dos dois médicos, pai e filho, é muito bonita e prende a atenção do início ao fim, graças à forma simples e ao mesmo tempo cativante com a qual Noah Gordon desenvolve seu livro.
Certamente entre os melhores romances que li este ano.
newton16 04/11/2014minha estante
Bruno, e vc preferiu O físico ou Xamã?

Bruno T. 05/11/2014minha estante
Olá, Newton.
Na resenha, eu atribui um empate técnico (dentro da margem de erro da pesquisa, como diria o William Bonner) à disputa entre os dois livros.
Você está me pedindo para desempatar.... vamos lá: 51% para "O físico" e 49% para "Xamã" (a temática medieval fez a diferença).
Mas são dois excelentes livros: leia ambos.
Abç.

Li 06/09/2011

Muito bom, mas "O físico" é melhor!!

Fiquei em dúvida se dava 3 ou 4 estrelas ao livro... "Xamã" é muito cansativo, mais pela história secundária, a guerra de secessão norte americana, que pelo corpo do texto mesmo.
Noah Gordon continua a ótima narrativa começada em "O físico" e fabrica outros Rob J. Coles tão interessantes quanto o primeiro e mulheres não menos importantes e fortes para os acompanharem, como Mary, lá da idade média!!

Livro bom para quem gosta de romances históricos (e de história da medicina também)!!

Wannessa.Fagundes 05/05/2017

Continuação
Uma boa história com algumas referências do livro anterior porém com um novo conto.
Gostei muito e recomendo, ótima leitura.

Paula.Dantas 12/03/2017

Mesma linha de O Físico
Bom demais! Não é excelente! O Físico é excelente... essas trilogias dificilmente conseguem manter o mesmo nível. A história é bem interessante, dinâmica e nos faz refletir sobre preconceitos. São dois protagonistas muito bons e o enredo baseado em fatos e pessoas e até textos reais. Resultado de um trabalho àrduo e bem feito! Vale muito a pena ler. ( Leia O Físico antes para na dinastia Cole)

Claudia 06/03/2020

Gostei do livro, embora considere a parte da Guerra da Secessão um pouco longa, mas isso não desmerece o livro. Recomendo a leitura e no próximo mês vou para o último da trilogia.

Danni Flauto 25/01/2011

Xamã
História de um médico do século XIX? Deve ser bem chatinho. Foi isso que pensei ao pegar esse livro emprestado de uma médica conhecia da minha mãe. Eu estava bem errada. É um livro bem interessante e mostra como foi a guerra da secessão de uma visão diferente da dos livros didáticos e de história. É como se estivéssemos, realmente, lendo o diário de alguém que enfrentou isso. Afinal, apesar de grande parte da história vir do diário de um dos personagens, ainda era um personagem que não estava realmente vivendo aquilo.
O livro mostra como acontecia o crescimento das cidades, como lidavam com as dificuldades, dinheiro, preconceitos; e, ainda, como desde os inicio da “civilização” da América, os medos e receios de uma população eram usadas como arma política (como sempre).

Laís Andrade 02/12/2010

Magia e ciência
O livro "Xamã" escrito por Noah Gordon, é o segundo numa trilogia na qual sucede "O físico" e antecede "A escolha da Dra. Cole". Nesta trilogia somos apresentados a família Cole que tem a tradição de trilharem o caminho da medicina e em que todos os primogênitos recebem o nome de Robert Judson Cole. Porém nesta família existe o "dom" que é passado de geração a geração, em que a pessoa que o possui pode pressentir a morte de outra apenas ao tocá-la. No livro "Xamã", que é ambientado no século XIX, somo apresentados a Rob J. Cole que assim como seus anteapassados possui o "dom" e é estudante de medicina. Rob é um jovem escocês que muda-se para uma cidadezinha na qual conhece uma tribo de sauks e a xamã desta tribo, a Makwa-Ikwa, o ensina sobre tradições indígenas. No decorrer da história o personagem se envolve com outros e conhece sua esposa Sarah com quem tem um filho, Robert Judson Cole, que após uma doença fica surdo. Porém esse garoto herdou o "dom" e apesar da sua deficiência ele consegue tornar-se um médico. Um livro recheado de magia, aventura, medicina e que não possui uma história comum com proposta de um problema, solução e o clássico desfecho do "felizes para sempre". Durante a história o leitor se perde e esquece que o livro tem um final, pois os personagens tornam-se reais e envolventes. O autor consegue transmitir com muita sabedoria aspectos reais da história dos EUA e da evolução da medicina, pontuando também aspectos da cultura indígena dos sauks.

Darla 16/11/2016

Pra pensar...
Noah Gordon sempre trazendo ricas histórias...

Adorei o livro, especialmente por lembrar de um período em que a medicina tinha mais a ver com os poderes sobrenaturais do que com a ciência.

Binha.Lindner 05/05/2015

O que dizer?
Após ler O Físico ficou difícil para Xamã. Não me empolguei e li o livro todo porque tenho o terceiro livro da trilogia para ler ainda. E tive a impressão que não era o mesmo autor que estava escrevendo o livro. Parece que mudou o tom da narrativa.

Caio César 26/07/2014

Xamã - Noah Gordon
Xamã conta a história de um médico no século XIX nos EUA, em plena Guerra de Secessão.

site: http://caiocesar5.blogspot.com.br/2014/07/xama-noah-gordon.html

Tina 24/03/2024

Uma epopeia americana-indígena
Depois da epopeia medieval iniciada no oriente em "O Físico", chegamos aos Estados Unidos da América nos anos 1800 em "Xamã". Robert Judson Cole, herdeiro do dom de percepção da eminência da morte, foge da Escócia após problemas políticos e finca raízes em Illinois, na região que um dia foi terra dos índios Sauks. De sua amizade com a tribo da região surge uma parceria com Makwa-ikwa, a Xamã da tribo, que passa a viver nas terras de Robert e ajudá-lo no tratamento dos doentes dos arredores.

A difusão de conhecimento médico decorrente dessa parceria permeia todo o livro, sendo uma temática fora do comum e repleta de ensinamentos. Nesse livro, Noah Gordon aborda, além da questão da dizimação dos índios, a escravatura, a Guerra Civil Americana, a cultura judaica, a intolerância religiosa e racial, e a surdez. Sim! Me surpreendi ao encontrar um personagem surdo em minha jornada como leitora. É ele que dá título ao livro.

O primogênito de Robert Judson Cole, Robert Jefferson Cole, fica surdo após contrair sarampo. Mesmo assim, ele não desiste de seu sonho de se tornar médico, como seu pai. Apelidado pelos índios de Xamã, ele cresce acompanhando o trabalho do pai e se apaixona pela Medicina. Um dos pedaços mais bonitos do livro é justamente a infância do menino e
as soluções encontradas para que ele pudesse ler, escrever, falar, e principalmente, sentir os sons. Vencendo preconceitos e limitações, acompanhamos a história desses dois homens dedicados à prática da Medicina ocidental aliada aos conhecimentos indígenas.

Foi uma leitura muito especial, pois tenho um carinho enorme por "O Físico" e estava super ansiosa para ler sua continuação. "Xamã" não parte de onde "O Físico" parou; o que temos aqui é a continuação da linhagem dos Cole em uma história cheia de personagens e assuntos relevantes, que em certos momentos se torna confusa e um tanto monótona. Mas a leitura flui e é bonito de ver o desenrolar da vida dos dois Roberts.

Moitta 13/05/2009

Continuação de "O Fisico", já na expansão para o oeste dos EUA (sec 19), um medico enfrenta as dificuldades de ser surdo e jovem e extremamente talentoso. O preconceito se torna maior obstaculo que a surdez ou idade. Novamente, o pano de fundo é riquissimo, com os conflitos com os Índios, a evolução da medicina e como as pessoas ficam entre regras firmes de sua religiosidade e a vontade, paixão e situações da vida. Ótima leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5