Herr der Diebe

Resenhas - O Senhor dos Ladrões

1 | 2 | 3 | 4 | 5

naniedias 05/05/2012

O Senhor dos Ladrões, de Cornelia Funke
Próspero e Bo fugiram da casa de sua tia. Depois da morte da mãe dos dois, a tia ficou responsável pelos garotos. Mas ela, que não tinha filhos, queria ficar apenas com Bo, que era o mais novo e parecia um anjinho; Próspero, o mais velho, seria mandado para algum internato. Os irmãos, que sempre foram muito unidos, resolvem fugir - e vão para Veneza.
Lá eles encontram outras crianças que precisam se virar sozinhas: Vespa, Riccio e Mosca e se juntam aos três, que são os protegidos de Scipio, o Senhor dos Ladrões. Os roubos do Senhor dos Ladrões estão sempre nos mais diversos jornais e ele é o melhor ladrão do mundo! E o espólio de seus roubos é usado pelas crianças para que elas consigam sobreviver.
A tia dos meninos, entretanto, não iria abrir mão do anjinho que ela queria adotar e contratou um detetive para encontrar os sobrinhos.
Agora o grupo de cinco crianças terá que tomar cuidado com o detetive que está atrás de dois membros do grupo enquanto arquitetam o plano para o maior roubo de todos - que irá render dinheiro para que eles sobrevivam por muito tempo.

O que eu achei do livro:
Não é à toa que Cornelia Funke está entre os meus autores favoritos. E quanto mais livros eu leio da autora, mas certeza eu tenho do quão incrível ela é!
Dessa vez a história se passa em Veneza e é quase inteiramente não-fantástica. Sim, existe um pequeno detalhe fantástico, mas acho melhor não entrar em detalhes e deixar para que vocês descubram durante a leitura do livro. Foi bastante diferente ler um livro da autora no mundo real, com personagens que poderiam ser reais, vivendo uma aventura que poderia ser real também, uma experiência incrível!
A escrita de Cornelia Funke é encantadora - descritiva, mas sem ser cansativa e nem complexa! É simples, mas consegue ser bem encorpada. O livro é infantil, mas é bem grandinho, chega quase às quatrocentas páginas, mas a história tem um ritmo bem dinâmico que ajuda o pequeno leitor a não se sentir cansado, apesar das muitas páginas. Aliás, eu como uma pequena grande leitora não me sentiria incomodada se o livro tivesse o dobro de páginas, seria até bom poder usufruir da agradável companhia desses queridos personagens por mais tempo.
Falando dos personagens, não posso deixar de mencionar o quanto eles são encantadores - não apenas as crianças, mas os adultos também. A autora conseguiu caracterizá-los muito bem, de uma maneira que eles ficaram bastante realistas, mas ainda assim com aquele toque caricato inerente aos livros infanto-juvenis!
O enredo dessa história é bastante original! Quando penso nos detalhes, que a autora vai revelendo aos pouquinhos, eu não conseguiria adivinhar nem metade - tudo muito interessante e super diferente.
O Senhor dos Ladrões é uma aventura muito divertida, capaz de entreter crianças e adultos - uma delícia!

PS: O livro já foi adaptado para o cinema! O filme homônimo é de 2008 e eu fiquei bastante curiosa para assisti-lo agora.

PS2: Quero mais livros da Cornelia Funke!

Nota: 10
Dificuldade de Leitura: 5

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com

Yuri Matoszko 07/11/2011

Eu comprei esse livro em 2005... era muito criança para ler um livro de criança e no capítulo 2, cansei.

Quando terminei de ler os Anagramas de Varsóvia, não sabia mais que livro ler. Então cheguei a me perguntar quais livros eu tenho há muito tempo e que ainda não li, e olhei ali no meio "O Senhor dos Ladrões". Decidi tentar novamente.

Uma história menos dolorosa que Os capitães da areia, mas com o mesmo limiar e confusão tradicional para um livro que retrata crianças morando sozinha: O mundo é vasto, grande, cheio de possibilidades e encantador. Mas duro no frio, carente, angustiante e com um terrivel desejo de solidariedade.

Valeu muito a pena eu ter esperado mais um pouco para ler, porque a história foi feita para os adultos. Não vale a pena ler esse livro quando criança sendo que na primeira página comprova realmente o que pensamos: que quando criança não sabemos o quão bom é ser uma, até você crescer.

Com um vai e vem pra lá de cansativo e com um objetivo fraco e limitado numa história, o que mais fica forte são as seis crianças do cinema Stella e sua vida cheio de problemas na cidade da lua. Veneza é o palco mágico perfeito para essas crianças,e talvez seja esse o motivo de ser tão menos cruel quanto Capitães da Areia, que se passa na Bahia e seu palco é de calamidades brasileiras.

Foi com uma dor no coração e com o maior desejo do mundo de arranjar um carrossel igual das irmãs Caridade que eu terminei o livro. Com pesar na escolha de Scipio, com pena da vida dura de Riccio e Mosca e com a maior sede de sentir o gosto que as crianças tem: que o mundo é muito grande e vasto. E que não existe nenhum problema que não possa ser resolvido.
Vislei Gonçalves 25/09/2017minha estante
Comovente a resenha, cara! Amei livro também.

Mari_Helô 07/03/2018minha estante
Falou certo!

Mari_Helô 07/03/2018minha estante
Falou certo!

NathDuda 11/03/2022minha estante
Uau! Que resenha incrível.

gabii 21/03/2022minha estante
Li esse livro quando eu estava no 8°, isso foi em 2019 peguei ele na biblioteca do colégio. Até hoje me lembro o quão perfeita foi essa leitura. Até hoje esse livro é o meu favorito !!

mandie 01/09/2011

Vale muito a pena!
O senhor dos ladrões traz a história de um grupo de crianças órfãs que mora num cinema abandonado na cidade de Veneza. Seu protetor é Scipio, o auto-intitulado 'Senhor dos ladrões', um garoto que rouba casas luxuosas de Veneza para sustentar as crianças de rua. Scipio é contratado para um trabalho especial - surrupiar uma asa de madeira da casa da fotógrafa Ida Spavento. O objeto tem propriedades mágicas, e logo todos estarão envolvidos numa aventura em que crianças viram adultos e vice-versa.Li e adorei, realmente é um livro surpreendente!

Gláucia 20/06/2011

O Senhor dos Ladrões - Cornelia Funke
Até a metade o livro estava levando nota 5. História envolvente, personagens sensacionais, suspense, aventura. Só não digo que achei a história original pois me fez lembrar muito "Capitães de Areia" do Jorge Amado, um de meus livros preferidos.
Mas do meio para o fim ocorre uma revelação que, na minha opinião, acabou com a graça do livro. Nada nem ninguém era o que eu pensava e a nova realidade fez o livro se arrastar, tinha se perdido toda a magia do início.

asanaparada 12/03/2011

Achei o livro realmente diferente... mágico. Adorei

Amely 11/07/2010

Realmente gostei.
Conta a vida de dois irmãos: Própero e Bo, cuja mãe havia falecido. Mas uma tia queria adotar apenas bo, separando os irmãos.
Com isso, eles resolvem fugir para Veneza,uma cidade idealizada pela mãe. Lá encontram vespa, uma garota de rua, que os leva até o cinema abandonado, que serve como abrigo e esconderijo dela e de seus amigos. Todos são sustentados por Scipio,um garoto nao muito mais velho que eles, auto-denominado "senhor dos ladrões".
Tudo vai bem até que Próspero descobre que sua tia contratou um detetive particular pra acha-los, pondo o esconderijo em perígo. ao mesmo tempo, o senhor dos ladrões é contratado para roubar uma misteriosa asa de madeira...
Surpreendendo e cativando,o senhor dos ladrões encanta a todas as idades.

Liv 25/04/2010

O Senhor dos Ladrões conta a história de seis crianças - o mais velho tendo no máximo 13/14 anos - que ou são órfãs ou fugiram de casa ou possuem um segredo constrangedor. Pois bem, seja lá qual a história familiar deles, o que importa é que são crianças de rua, que vivem junto com os ratos em um cinema abandonado de Veneza e dependem dos lucros obtidos por meio de roubo pelo Scipio (uma das seis crianças), que se denomina Senhor dos Ladrões e é uma espécie de Robin Hood, para sobreviverem miseravelmente.
Apesar do título do livro, a história na verdade é muito mais voltada para o Próspero e o angelo fofo Bo, que perderam a mãe e têm uma tia muito malvada que queria criar o mais novinho e mandar Próspero pra um internado. Aí eles fugiram, conheceram a Vespa e os amigos dela, Mosca e Riccio. A partir daí, todos são inseparáveis na riqueza e na pobreza. Mas a tia dos garotos, que é uma chata, não ia deixar isso passar em branco: depois de muito procurar, ela foi à Veneza e contratou um detetive para recuperá-los.
Além dessa coisa toda, ainda tem uma proposta que é feita ao Scipio por um conte, que queria que ele roubasse algo que lhe era muito valioso, oferecendo uma recompensa maravilhosa ao Senhor dos Ladrões. Esse roubo vai colocar o grupo em uma situação complicada, que envolve segredos, mistério, fuga, brigas e uma "história antiga que até hoje tem seus desdobramentos". É adulto querendo voltar a ser criança, criança querendo ser logo adulto...
No geral, o desenvolvimento do livro mantém um ritmo estável e calmo. As descrições da Cornelia, e eu percebi desde Coração de Tinta, são incríveis, como se ela te sugasse pra dentro do cenário. A personalidade de cada personagem é muito bem elaborada, e é possível se identificar um pouco com cada um.
Só não recebeu 5 estrelas porque eu achei que as cenas do conte e a lenda do carrossel podiam ter sido mais bem desenvolvidas. Mas é um livro que vale a pena!

K1 15/01/2010

O SENHOR DOS LADRÕES
É a história de um grupo de ladrões diferentes:eles são crianças.Ajudados por um misterioso garoto que se intitula O Senhor dos Ladrões,suas vidas mudam ao aceitarem uma encomenda de um velho Conde.Essa aventura se passa na maravilhosa Veneza-a cidade da lua.Com uma linguagem simples,a autora envolve os leitores como se fosse magia.
Adorei o livro e ,não é a toa que está dentro dos meus preferidos.Eu recomendo.

Loki 04/12/2009

Não sei por que, mas adoro esse livro. Personagens muito interessantes unidos à uma história fantástica.

Yaas 15/10/2009

Um dos melhores livros que eu já li. Com uma linguagem facil e cativante, faz qualquer um viajar e sonhar em conhecer veneza e todo o seu encanto sobrenatural.

Rafael 28/06/2009

Confesso. Não "botava" muita fé neste livro até sentar para folheá-lo por dez minutos. É, no minimo, divertido. Não faz mal a ninguém. A história é boa, os personagens idem e Cornélia é uma escritora encantadora

Inlectus 23/06/2009

Divertido.
Diverte mesmo aos adultos, é um bom livro, história leve no entanto divertida.

Janus 10/04/2009

Um dos primeiros romances de Cornelia Funke, como sempre uma região da Italia é escolhida para ser retratada e dessa vez, Veneza foi escolhida.
Com toda a magia e beleza que Veneza desfruta, esse romance juvenil com garotos de ruas como protagonistas, leva voce a interagir em todos os canais e dutos dos rios dessa maravilhosa cidade flutuante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5