O estrangeiro

O estrangeiro Albert Camus

Resenhas - O Estrangeiro

joaovictor 29/04/2024

O estrangeiro de Albert Camus
Oque dizer sobre esse livro?
Um livro curto mas que fala mais do que 1000 paginas
Simplesmente incrível
Nem consigo descrever essa obra de arte chamada:O estrangeiro

MarcosK 28/04/2024

Adeus, Albert Camus
Certos acontecimentos só se clarificam mais perto do fim. Estar no mundo e vivenciar o absurdo é ser no nada. Só é possível ser no nada. Qualquer elogio que se faça ao trabalho se Camus é desnecessário, então deixo apenas o registro de que foi uma das obras mais avassaladoras que li em toda minha vida, profundamente impactante e capaz de mudar os rumos de certas posturas deste leitor que agora escreve.

"Enquanto meu advogado continuava a falar, eu ouvi o ecoar da buzina do vendedor de sorvetes. Assaltaram-me as lembranças de uma vida que já não me pertencia, mas encontrara as mais pobres e as mais tenazes das minhas alegrias: cheiro de verão, o bairro que eu amava, um certo céu de entardecer, o riso e os vestidos de Marie"

Sabendo que perdemos tudo, tenhamos a paciência de acreditar que o melhor caminho é se rebelar contra o absurdo, É preciso imaginar Sísifo feliz.

Losankaskas 28/04/2024

Raiva, desgosto, choque e a sensação que eu poderia morrer no instante em q eu li a última palavra. Tão absurdo q me esqueci de qm eu era, queria ler dnv como se fosse a primeira vez.

Juliana (Ju/Jubs) 28/04/2024

Acho que eu vivia a filosofia absurdista mesmo antes de saber o que ela é. Conforme as páginas passavam, eu só me identificava mais e mais com o protagonista. E o último capítulo só consolidou isso ainda mais. Só posso dizer que achei que a conversa com o padre é cinema.

Chega a ser interessante ver que todos os personagens estão em sintonia nesse livro. Todos têm uma convenção do que é um comportamento normal, e o protagonista apenas não está interessado nisso, ele tem a forma de pensar dele, que é diferente dos outros, e seu comportamento acaba sendo incompreendido. Mas ao mesmo tempo que as pessoas não buscam entender, o protagonista não se importa em explicar, geralmente ele está muito cansado para se dar ao trabalho. E mesmo que tentasse explicar, não adiantaria, porque só faz sentido para ele.

Por isso o título do livro, "O estrangeiro", é perfeito. É como se o personagem fosse estrangeiro na vida, ele simplesmente não se encaixa. Isso fez eu pensar que o final seria completamente diferente do que foi. O fato de ele sentir medo no final foi a chave que me conquistou, porque ele é indiferente a tudo, mas ele ainda é humano.

A grande questão desse livro é: A vida é um absurdo completo, então por que queremos viver?

Brunna158 26/04/2024

Nós que ficamos irritadíssimos no sol
Primeiro livro de camus que leio e eu gostei MUITOOOOO! traz uns questionamentos que deixam a gente meio pirado, querendo fugir da própria mente.

por exemplo: estamos fingindo que a vida é ruim só para não termos medo da morte quando ela chegar? a vida é algo que vale a pena apesar de tudo? sermos pessimistas é uma forma de escapismo?

muitos questionamentos, nenhuma resposta. a leitura é fluida e muito rápida, li em 2h e curiosa com tudo. aos fãs de ?uma anatomia de uma queda?, vale muito a pena a leitura.

bonzão!!!!!!

Dirtyusedcondom 25/04/2024

Pô mané, a minha indiferença para com esse livro é a mesma que o personagem tem por qualquer aspecto que permeia a vida. A escrita é muito boa e fluida, mas realmente, o personagem é só um estrangeiro.

veneza. 24/04/2024

"Mas ele me deteve e quis saber como eu imaginava essa outra vida. Então, gritei:

? Uma vida na qual eu pudesse lembrar desta vida."

Indra 24/04/2024

Esse livro passa muito a ideia de "tanto faz", decadência do personagem. Confesso que fiquei irritada com a acusação a respeito da mãe dele, sobre ele ser um criminoso por não ter chorado no enterro da mesma. Uma coisa não teve relação com a outra.

Fernando.Subra 24/04/2024

O estrangeiro
Quando um traço de personalidade incomoda, a tendência é julgar tal pessoa, porém o livro O estrangeiro de Albert Camus nos faz analisar mais profundamente a característica do personagem.
Um argelino perde a mãe que estava num lar para idosos e no outro dia vaia para a praia, começa a namorar e simplesmente continua vivendo. É impactante ver como ele é indiferente, apático com todas as pessoas e situações que o cercam na vida. Em dado momento ele mata um árabe e é julgado a pena de morte. Mesmo essa situação extrema não o motiva a dar importância e valor a vida e tudo o que nela existe.
A maneira como o personagem lida com as situações traz questionamentos sobre nossa própria existência. Seria a apatia uma defesa em face da brevidade da vida ou seria essa apatia apenas o resultado dessa brevidade? Essa questão está presente a todo momento. Para que se importar com eventos, circunstâncias ou pessoas que poderão ser apagadas de nós no exato momento que deixamos a vida? O que importa o julgamento de terceiros, quando seremos rapidamente esquecidos no momento em que ela se acaba? Essas reflexões estão nessa obra onde somos levados a todo tempo a fazer uma análise dos valores de um personagem que inquestionavelmente somos nós mesmos.

iszbellz 22/04/2024

O Estrangeiro ??
Esse livro é o resumo da filosofia do absurdo, onde ao meu ver o protagonista tem um grande vazio emocional e vive de forma indiferente e sem nenhum propósito.

?Respondi que nunca se muda de vida; que, em todo caso, todas se equivaliam, e que a minha aqui não me desagradava em absoluto.?

?Sua vida agora mudara completamente, e não sabia muito bem o que ia fazer.?

?É que nunca tenho grande coisa a dizer. Então fico calado.?

?Assaltaram-me as lembranças de uma vida que já não me pertencia.?

?Nem sequer tinha certeza de estar vivo, já que vivia como um morto.?

?Neste momento, e no limite da noite, soaram sirenes. Anunciavam partidas para um mundo que me era para sempre indiferente.?

Bre 22/04/2024

Pouco a dizer
Esse livro é bom, gosto de como Camus é simplista e até cru, mas pensa num personagem merdeiro, o pior é que ele não tem motivos?? O protagonista aqui é pura indiferença e somente.

Liu MingYan 21/04/2024

Não gostei muito, achei entediante. Gostaria de ter gostado mais, espero que outros livros do autor sejam melhores pra mim.