O Monge e o Executivo

O Monge e o Executivo James C. Hunter

Resenhas - O Monge e o Executivo

thais.costa0027 06/08/2023

É um livro essencial para a liderança em qualquer lugar
O Monge e o Executivo", escrito por James C. Hunter, é um livro que transcende as barreiras entre a liderança empresarial e a busca por significado na vida. Publicado em 1998, esta obra se mantém atual e relevante ao explorar temas de liderança, ética e autoconhecimento de maneira envolvente e profunda.

A narrativa central gira em torno de John Daily, um executivo bem-sucedido que, após passar por problemas no casamento e vivenciar uma crise em sua carreira, decide buscar respostas em um retiro espiritual. Lá, ele conhece o monge Simeão, cujas lições e sabedoria tornam-se o cerne da jornada de transformação de John. Ao longo do livro, o autor apresenta os ensinamentos do monge de forma agradável e acessível, entrelaçando-os com a história de John e suas interações com outros participantes do retiro.

Uma das principais mensagens do livro é a importância da liderança servidora. Hunter explora a ideia de que um líder verdadeiramente eficaz é aquele que se preocupa genuinamente com o bem-estar de sua equipe, que está disposto a ouvir, aprender e auxiliar, ao invés de apenas comandar e impor autoridade. Através das conversas de John com Simeão e outros personagens, o leitor é convidado a refletir sobre seu próprio estilo de liderança e a considerar formas de se tornar mais compassivo e responsável perante aqueles que estão sob sua tutela.

Além disso, o livro também explora conceitos como humildade, empatia, responsabilidade pessoal e a importância de se viver de acordo com princípios éticos sólidos. Hunter utiliza situações e diálogos do cotidiano para ilustrar como esses conceitos podem ser aplicados em diferentes contextos, tanto profissionais quanto pessoais.

No entanto, "O Monge e o Executivo" não está isento de críticas. Algumas vezes, os diálogos podem soar um tanto didáticos ou simplistas, o que pode parecer um pouco artificial. Além disso, a história pode ser considerada um tanto idealizada, com soluções para os problemas dos personagens muitas vezes sendo entregues de forma conveniente.

Em resumo, "O Monge e o Executivo" é uma leitura cativante que oferece reflexões valiosas sobre liderança, ética e autodesenvolvimento. Embora apresente algumas limitações em sua abordagem, o livro oferece uma oportunidade para que líderes e indivíduos em busca de crescimento pessoal ponderem sobre suas próprias escolhas e ações. Ao explorar a jornada de John Daily e as lições do monge Simeão, James C. Hunter nos convida a questionar nossa visão de liderança e a buscar um equilíbrio entre sucesso profissional e significado pessoal.

Lua 05/08/2023

O amor é o que o amor faz
O amor é ação e não o sentimento. Esse foi o maior ensinamento que tirei desse livro. Me trouxe uma perspectiva muito diferente sobre o trecho da Bíblia ?Amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a ti mesmo?

Pris_cina 04/08/2023

Decepcionante
Pelo alto número de vendas ao longo dos anos, imaginei que fosse de boa qualidade, não é. O livro já é pequeno, mas deveria ser menor ainda. Os ensinamentos são, de fato, relevantes, mas foram expostos da maneira mais entediante possível, com personagens de papelão e diálogos totalmente desconexos com a realidade. Preferiria extrair os poucos apredizados de maneira direta, do que ter que ler uma história rasa e desinteressante.

Adamastor Portucaldo 01/08/2023

O servidor ou The Servant
The Servant. O nome descreve melhor o livro e a proposta do autor.
Uma fábula corporativa.
Do músico, médico e filantropo Albert Schweitzer "realmente felizes são os que buscaram e encontraram o que é servir."
Um personagem: "as qualidades que mais me irritavam nos outros eram as que eu não gostava em mim mesmo."
E ... você começa com uma escolha!

Albuquerque.Junior 01/08/2023

Decepcionado
Um livro que foi considerado um guia para a gestão de pessoas, deixa muito a desejar no real sentido de liderança. A fuga da realidade acaba confundindo a cabeça de gestores de primeira viagem e isso pode trazer consequências severas para a carreira de muita gente. Servir não é ser submisso. Isso não funciona.

Welky 26/07/2023

Então...
Um livro didático e pra falar a verdade bem clichê,ensina o mais do mesmo.
Mas me deixou uma visão de algo necessário pra nossa vida.
É pequeno e prático, então vale sim a leitura.

1 26/07/2023

Livro chato
Livro chato pra caramba. Dava pra ter escrito um conto de 7 páginas escrevendo a mesma história. A mensagem até é interessante, mas é lento e chato demais.

LucasThiago 23/07/2023

Ótimo para entrar no mundo da auto-ajuda
Um livro curtinho, de fácil leitura e com uma enredo interessante. traz pontos importantes não só para o mundo corporativo, mas para a vida no geral. vale a pena ler e indicar.

Jandira.Antunes 22/07/2023

Clássico da liderança
O monge e o executivo é um super clássico.

James C. Hunter faz uso do storytelling para ensinar conceitos sólidos sobre liderança.

Na obra, John Daily é um homem que vive uma crise no trabalho e na família.

Desesperado, ele aceita participar de um retiro em um mosteiro cristão, onde descobre que o renomado ex-empresário Len Hoffman está isolado.

Ao longo da obrw, Hoffman ensina a John e outros retirantes todo o seu conhecimento em liderança, que fizeram dele um bem sucedido empresário.

O livro é uma obra prima. É imprescindível para quem lidera em casa, no trabalho, na igreja ou em alguém outro ciclo social.

"A liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum"

NMenegaz 16/07/2023

Não sou muito de autoajuda, mas esse livro é muito bom.
Fez eu me autoavaliar: como sou como pessoa? Sou uma pessoa fácil ou difícil de lidar? Como é o ambiente de convivência que construo com o outro?
Apresenta temas como: liderança, autoridade, poder, amor, caráter.

Bianca.Patricia 13/07/2023

Transformador!
Um livro gentil e firme como uma pena.

Senti a minha alma massageada do início ao fim, são diversas lições valiosíssimas distribuídas em menos de 200 páginas. Sem muito malabarismo, entrou para a minha lista dos queridinhos, se tratando de desenvolvimento pessoal.

Apenas leiam!
João 18/07/2023minha estante
Esse livro é muito bom!
A leitura dos outros dois nessa mesma linha de liderança é válida também.

Jorge Luiz da Silva 10/07/2023

Famoso empresário abandona sua brilhante carreira para se tornar monge e resolve ensinar de forma clara e agradável como se tornar um grande líder...

Bruno.Moura 08/07/2023

Livro espetacular!
É um livro espetacular que traz bastantes reflexões de como você se comporta na sociedade, se você é uma pessoa que lidera ou uma pessoa que manda, o livro te ensina a como saber lidar melhor com as pessoas, assim fazendo com que seu convívio na sociedade seja bem melhor. Muito interessante a parte ao qual os alunos descrevem as qualidades da pessoa que eles mais admiravam e após disso o Simeão fazia com que eles falassem a definição de cada qualidade e depois usava o dicionário para saber a real definição, isso ajuda muito a você compreender o que você fala, pois as palavras têm poderes e tem que ser usadas sabiamente. O livro nos mostra que o velho paradigma não funciona mais nos dias de hoje, pois o poder gera revolta, um exemplo foi o relacionamento de John com seus filhos que não lhe obedeciam mais. Isso não é muito diferente no mundo empresarial. Depois disso é apresentado o novo paradigma onde a pirâmide está de cabeça-para-baixo no qual nos mostrar que quem faz a instituição é o cliente, pois a empresa se molda para atender as necessidades do cliente e essa lógica se mantém até chegar ao cargo de presidente. Esse é realmente um livro muito bom e fácil de ler, é uma boa leitura para seu dia a dia, pois é um livro que você lê e você meio que aplica os pensamentos do escritor no seu dia, assim fazendo com que você reflita sobre ele. Realmente pensei que seria um livro chato, maçante de ser ler, porém gostei bastante, e realmente, eu indico que quem tiver a oportunidade de ler que leia, pois vale apena ler e com certeza essa foi uma das minhas melhores leituras até hoje.

Susan.Kelle 08/07/2023

Revendo idéias simples sobre como Liderar com empenho e amor pelo que se faz, não chega a ser e trazer nada inovador mas reforça comportamentos lógicos em relação aos liderados. O que mais me marcou de maneira geral foi o conselho sobre ouvir e se interessar realmente pelas pessoas e seu crescimento.