Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Janaina Edwiges 22/01/2022

A escravidão em Dom Casmurro!
Bom, gostaria de fazer um pequeno comentário sobre a representação da escravidão em Dom Casmurro, uma vez que já temos aqui no Skoob muitas análises literárias, bastante interessantes e ricas, sobre esta história genial. E convenhamos, não há como desvendarmos a maior dúvida da literatura brasileira. Se Capitu traiu ou não Bentinho, nunca saberemos. Afinal de contas, Bentinho, como excelente advogado, redigiu e nos apresentou uma perfeita tese de acusação contra a esposa, sem direito a defesa da outra parte.

Como nos ensina a Historiografia, a escravidão foi uma instituição social de trabalho compulsório, amparada por uma complexa estrutura legal e pelo costume oficializado, em que o escravizado era considerado uma mercadoria. Portanto, poderia ser vendido, alugado, doado, etc. Essa definição fica bem clara em uma das falas de Bentinho, sobre os escravizados pertencentes a sua família: "Não, alguns andam ganhando na rua, outros estão alugados. Não era possível ter todos em casa. Nem são todos os da rosa: a maior parte ficou lá". Essa fala também mostra a existência dos "escravos de ganho", que prestavam algum tipo de serviço ou realizavam algum trabalho na rua, devendo repassar parte dos ganhos aos seus proprietários. Mais um exemplo na narrativa: "Tínhamos chegado à janela; um preto, que, desde algum tempo, vinha apregoando cocadas, parou em frente e perguntou: - Sinhazinha, qué cocada hoje? - Não, respondeu Capitu. - Cocadinha tá boa. - Vá-se embora, replicou ela sem rispidez. - Dê cá! disse eu descendo o braço para receber duas".

Notamos que os escravizados em Dom Casmurro atuam bastante no âmbito doméstico, em um papel totalmente secundário, mesclados ao ambiente da história, como meros acessórios. O sistema escravista era plenamente aceito na época, portanto, não há em nenhum momento uma consciência moral dos personagens em relação a este regime, pelo contrário, para todos eles era plenamente natural uma pessoa ser considerada propriedade de outra, porque não se via o escravizado como pessoa, mas como um simples objeto. Tudo muito diferente do constrangimento e indignação que sentimos hoje, ao ler estas passagens.
Fabricio268 22/01/2022minha estante
Excelente observação, Janaína!

Mayara945 24/01/2022minha estante
Gostei muito do seu olhar para esse livro. Sem dúvidas, um dos meus livros favoritos da vida

Pedro Henrique 06/05/2021

Se houve traição, essa se deu pelo autor
A leitura de Dom Casmurro se tornou uma das minhas melhores experiências literárias. Com efeito, a minha já grande admiração pelo autor, só aumentou.

Machado de Assis foi um gênio e, não à toa, é considerado o maior nome na literatura nacional, sendo, inclusive, reconhecidíssimo lá fora.

E por sinal, que orgulho saber que ele era brasileiro, negro, de origem simples e sem jamais ter sequer pisado em uma faculdade, o que só comprova a sua genialidade.

E sobre a obra, ela é maravilhosa. Ela transcende a tudo. É cativante, realista, sentimental. Enfim, ímpar!

Se você que lê minha resenha e ainda não leu o livro, separe um tempo da sua vida e o leia, mas antes uma dica: não se prenda ao clichê "traiu ou não traiu?". Aproveite a trama e se delicie com a escrita do autor que, constantemente, irá dialogar contigo, o leitor, fazendo-o parte do livro.

Além do mais, quanto ao clichê acima apontado, é óbvio que o enredo foi construído para se duvidar de Capitu. Afinal, Bentinho era advogado e, ainda por cima, ciumento. Contudo, fora o fato de Ezequiel ser muito parecido ao Escobar, acredito sim na idoneidade de Capitu e de Escobar (duas personagens adoráveis, por sinal).

E assim, concluo que se houve traição, essa se deu pelo autor.
Lindëndil 01/04/2024minha estante
Fora que antes do Escobar morrer ele ainda queria 'talaricar' a esposa dele. Tem esse detalhe ainda

dhy_vagando 04/09/2022

Olhos de cigana oblíqua e dissimulada
"Nada se emenda bem nos livros confusos, mas tudo se pode meter nos livros omissos."

Nesse livro, Machado nos conta a história de Bentinho e Capitu, casal dono da maior polêmica da literatura brasileira, que até hoje causa debates e dúvidas em todos que a lêem.
E não foi diferente comigo.

Porém, não acredito que a questão do livro seja a traição em si, mas sim a representação da masculinidade frágil de Bentinho, com todo o seu ciúme incontrolável; da injustiça sofrida pelas mulheres da época; e das facilidades que a vida burguesa trazia. É um retrato da época que Machado viveu, cheio de insinuações e nenhuma afirmação.

Além disso, o ponto de vista de Bentinho é o único que temos, e isso torna o livro inteiro dúbio já. Tem tantas facetas, tantas coisas subliminares nesse livro, é incrível.

Junto com O Alienista, se tornou a melhor das obras dele que li até agora. Conclusões? Nenhuma, além de que Bentinho precisa de terapia KKKK

"Ela encobria com a palavra o que eu publicava pelo silêncio."
amy! 04/09/2022minha estante
quero mto ler esse :)

dhy_vagando 04/09/2022minha estante
É muito bom!

Lana 09/04/2022

É um livro que demorei bastante pra acabar porque ele é bem detalhado. Ele começa em um ritmo lento e depois de desenvolve rapidamente. Pra mim capitu não traiu bentinho, mas ele bem que merecia um belo par de chifres.

edisik 01/09/2023

Que livro fantástico. Depois de uma leitura mais lenta, concordo com muitos que dizem que os acontecimentos que levam Bentinho as desconfianças quanto a Capitu são mal interpretados. Em todo o livro somos apresentados só sobre o ponto de vista do Bentinho (muito ciumento) muitos anos depois.

Stefanny 16/04/2022

Traiu ou não?
Se traiu, eu não sei, mas sei que CLARAMENTE não podemos levar em consideração a palavra de um homem que cogitou matar o próprio filho só para acabar com sua "agonia de ciúmes".

Só olhar pela visão do Dom é facil, julgar capitu é fácil, difícil é ver que Bento já não tinha seu juízo certo a muito tempo. Capitu não podia chorar no túmulo do amigo, que era traição. E embora Ezequiel se parecesse com Escobar, eu acredito que Bento apenas via o que queria ver. Via no seu filho o seu amigo e assim ligava uma traição, mas eu acho que ele ficou tão paranóico nisso que via coisa onde não tinha!

Machado de Assis disse, disse e no fim não disse realmente nada! Um mistério que vai passar de geração após geração dividindo opiniões (sabemos que era exatamente isso que ele queria aqui), mas não podemos dizer que Machado de Assis não fez um grande trabalho e uma grande obra nisso aqui!

Como dizem por ai: Um Clássico!!!
Bia 16/04/2022minha estante
amo esse livro!

Cleo 16/04/2022minha estante
Queria saber fzer resenha assim ??? kkkkkkk

Stefanny 16/04/2022minha estante
Bia, eu tbmm! Mas passo muita raiva lendo ?

Stefanny 16/04/2022minha estante
Cleo, só fala tudo q te irrita no livro e dps dá uma amenizada kkkkkk smp dá crt!

Andre.Castagini 14/08/2020

Livro ótimo também para aqueles que querem aumentar seu vocabulário. Permanece a dúvida Capitu traiu Bentinho?
L. Vertuan 14/08/2020minha estante
A eterna questão do "traiu ou não traiu?", Machado foi brilhante.

Jan 14/08/2020minha estante
Bentinho é louco rs.

Domi Castro 27/09/2020minha estante
Ah, esse livro...

Virgínia 28/09/2020minha estante
Acho que ela traiu.

Gerson 06/10/2020minha estante
Caraca!!! Terminei de ler a pouco... e realmente André: o que mata é essa dúvida!!!

Aninha 15/09/2021

Muito além de traiu ou não traiu
A primeira coisa que tenho que destacar é
Machado de Assis que AUTOR SENSACIONAL, a escrita dela é maravilhosa, crítica, irônica e poética. Assim que acabei de ler o livro eu só queria mais, inclusive pretendo ler muito mais do autor.
Sobre os personagens: O Bentinho (o protagonista) é INSUPORTÁVEL, que cara CHATO, bentinho é mimado, egoísta, manipulador, dissimulado diria que a única "qualidade" e seu senso crítico, que eu gosto. Mas aqui o fato de não gostar do personagem principal não atrapalha, na verdade me atrai e torna a leitura mais crítica (pelo menos pra mim). Capitu é encantadora, talvez seja a forma que Bentinho a descreve, mas é uma personagem que eu gostaria de ter como amiga, ela dá o brilho da estória. Escobar também é um personagem carismático, que novamente talvez tenha ligação com a forma que Bentinho o vê, outro ponto que, pelo menos pra mim, me fez gostar ainda mais do personagem é a questão que ele as vezes parece um "antagonista" do Bentinho (E de certa forma ele é), embora muitas vezes ele concorde com o amigo, ele em muitas outras vezes parece mais LIVRE, racional, divertido.
Agora o "grande" ponto do livro,embora o livro vai muito além disso, Traiu ou não traiu? Mas acredito que não, embora eu gostaria que tivesse pois o Bentinho merecia, digo mais, acredito que Bentinho traiu Capitu ou pelo menos teve esse impulso.
A narrativa no início ela é pouco mais lente mais depois o livro fica quase que frenético.
Recomendo MUITO.
Ketley7 15/09/2021minha estante
Adorei a resenha ?

Pedro 15/09/2021minha estante
Concordo. Capitu não traiu, mas deveria. Bentinho é muito insuportável. E quando li pela segunda vez, acho que o que ele tinha era um ciúme doentio por não ter ficado com uma determinada pessoa que não era Capitu.

Aninha 15/09/2021minha estante
Tem a teoria que Bentinho na verdade gostava de Escobar, pra mim ele tinha inveja, e colocava Escobar em um pedestal

Jaque.Barreto 05/10/2021

Uma obra sensacional!
Li pela primeira vez bem jovem, não dei o valor que essa história merece!
Machado de Assis é sensacional!
Amei a trama, como a história é narrada!
Muito bom mesmo!

louiza 29/08/2021

de onde viemos? para onde vamos? capitu traiu bentinho?
enfim li dom casmurro, finalmente posso participar de uma das maiores discussões (se não a maior) da literatura.

?capitu traiu bentinho??

precisamos lembrar que, a história é toda narrada por bentinho, dessa forma só ouvimos o seu lado da história, teria capitu realmente traído seu marido ou ele apenas deturpou os fatos para se passar por um homem injustiçado?

desde o início capitu é retratada como dissimulada, seria este um modo de levar o autor a duvidar de seu caráter quando bentinho mencionasse a suposta traição?

enfim, são muitos os pontos a se discutir. dom casmurro é minha primeira leitura de machado de assis e confesso que, no início, tive uma grande dificuldade para me adaptar à sua forma de escrita, mas a partir do momento que capitu e bentinho se casam confesso que li o restante de uma vez só.

a história te prende, fomenta a sua curiosidade e no final te deixa com um ponto de interrogação gigantesco na cabeça, vale a pena cada parágrafo.

Pedro.Junger 18/06/2021

Merecidíssima a fama
Estava receoso de me aventurar pelos livros do Machado. Por conta do pressentimento de que, devido a época, esse livro apresentaria uma linguagem extremamente rebuscada. Como eu estava enganado! Machado possui um vocabulário de fácil entedimento, escrita extremamente única, repleta de ironia, e que deixa sempre questões a ser pensada na cabeça do leitor. Confesso que, meu ponto favorito do livro é descobrirmos se a narração de Bentinho é confiável ou não. Gostei muito de todos personagens. E, com toda a certeza, sai com um ódio imenso de Dom Casmurro e uma compaixão imensa pelo Ezequiel. Pretendo ler mais obras do Machado, que já se tornou um queridinho meu. Recomendo a todos!
Danny 18/06/2021minha estante
Tenho alguns livros de Machado aqui e nunca comecei pelo mesmo receio, de não conseguir compreender a liguagem... Mas com certeza tenho de dar uma chance.

miriancecily 18/06/2021minha estante
Um dos melhores livros que já li... ?

Pedro.Junger 18/06/2021minha estante
Danny, vai fundo! Encontrei uma linguagem, que mesmo com o tempo que foi escrita, é extremamente atual. E não senti a escrita cansativa em momento nenhum!

Sara 18/06/2021minha estante
Ai esse livro é um dos meus nenéns, ansiosa para você ler os outros livros do Machado ?

Lukas 07/06/2021

Bentinho fala demais.
Ai... Sem saco pra fazer resenha, gente... O livro tem o que? 100 anos? Mais? Creio que todo mundo já sabe só que se trata. Eu só queria vir aqui atualizar o skoob porque terminei de ler essa obra maravilhosa e engraçadíssima já fazem um tempo e me esqueci de atualizar aqui.
E cá estou eu, atualizando.
Lukas 07/06/2021minha estante
O título é só desabafo mesmo, as vezes o Bentinho é muito prolixo. Entendo ele, e por isso posso falar...

Aline 07/06/2021minha estante
O Bentinho é insuportáveeeeel meu deus chatão

isalvetti 21/02/2022

Não traiu coisa nenhuma
Gente top 1 personagens que precisam de uma terapia URGENTE né?

Capitu não traiu Bentinho e aqui está uma lista dos porquês:

1. Bentinho é doido, fica com inveja e ciúme de absolutamente TUDO.

2. Quando o agregado diz que ela tá bem e feliz pra tranquilizar o Bentinho no seminário ele acha ESTRANHO ela estar feliz. Ele fica com ciúme e acha que ela devia estar tão ruim quanto ele, preferia que ela estivesse mal do que feliz. Que tipo de amor é esse gente?

3. Boycu: não deixa a Capitu sair com os braços de fora (detalhe: no calor do Rio de Janeiro meu povo). Isso equivaleria a uma mina sair com um decote mais ousado nos dias de hoje creio eu. Em nenhuma situação ta certo o homem ditar o que a mina veste fodase.

4. Ele tem ciúme de um DEFUNTO! Nem o cadáver saiu ileso.

5. Ele considerou matar o filho e a mulher. Psicopata? Quase nada.

6. Antes disso ele considerou se matar porque vozes da cabeça dele disseram que a Capitu tinha traído ele. Saúde mental instável? Magina.

7. Bentinho se mostra inseguro desde criança. A importância do tratamento psicológico pra não chegarem nesse nível né gente?

8. Ele santifica a mãe como se ela de fato fosse uma santa e se recusa a reconhecer qualquer falha dela. Zero saudável, vamos combinar?

Enfim, Bentinho é um boycu de primeira, bem ciumento e inseguro de si mesmo.

Machado conseguiu retratar esse tipo com maestria, parabéns.

PS.: Se você acha que o Bentinho foi traído, existem grandes chances de você ser boycu que nem ele?
tortajulia 21/02/2022minha estante
amo

VitferB 21/02/2022minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk amei

Sávio 23/03/2022

Realmente, para mim, Machado de Assis é o melhor em termos de estrutura textual. Ele consegue fazer com que a leitura não se torne cansativa, colocando capítulos pequenos que ajudam o leitor. Todo leitor sabe o quanto é ruim parar a leitura antes de terminar o capítulo, o livro pode ser bom o quanto for, não importa, quando voltar a leitura, sente-se perdido; mas isso não acontece nessa obra, juntamente por ter capítulos pequenos e muito bem elaborados. E a "enxurrada" de cultura que essa obra trás é indizível. Boa leitura!
LuaTeresa 23/03/2022minha estante
E aí? Traiu ou não traiu???

LuaTeresa 23/03/2022minha estante
Quando eu li, eu achei que não tinha traído mas vou ler de novo para ver se mudo de opinião
Mas a gente sabe que não é o foco "se traiu ou não traiu"
Só estou brincando mesmo ?

Dayse.Ariane 23/03/2022minha estante
Ótima resenha ??. Quero reler.

Emily.Alcântara 09/08/2022

Demorei anos da minha vida pra ler esse livro.
Sempre ouvi falar do brilhantíssimo Machado de Assis, porém nunca me veio o vontade de ler algum livro dele.
Nesse ano tomei coragem e entendo a fama que ele carrega.
Que história maravilhosa, chegou um momento que eu só queria ler e ler, pra saber se realmente Capitu traiu ou não Bentinho. Isso nós nunca saberemos, porque Capitu me deixava meio desconfiada (na visão de Bentinho) e Bentinho, claramente, precisava de um psicólogo ou se internar em um hospital psiquiátrico.

Enfim, maravilhoso!!!
??????????