A hora da estrela de Clarice

A hora da estrela de Clarice Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Julia 08/06/2024

"terá tido ela saudade do futuro?"
Ameio livro do início ao fim, perfeito. Não consegui parar de ler e já é com certeza um dos meus favoritos. As resenhas dele são 8 ou 80, ou a pessoa amou (meu caso), ou odiou. Eu particularmente achei genial e sendo o primeiro livro da Clarice que eu leio, amei a escrita e quero ler mais dela. Não tenho uma vírgula para criticar essa obra-prima, eu me apaixonei pela história, pelos diálogos, tudo. Se pudesse eu teria sublinhado o livro inteiro, já te amo Clarice obrigada por esse livro

Mimi 08/06/2024

?Viver é luxo?
Definitivamente não é o meu estilo de leitura, achei difícil de acompanhar a linha de raciocínio dela mas tinha várias frases interessantes e que me fizeram ficar pensativa, quero ler outros livros da autora para me acostumar com a escrita dela.

Natasha.Kethelen 08/06/2024

Gostei muito do livro, já tinha lido um livro da Clarice mas foi a muito tempo. Quando ainda estava na escola.
Foi uma ótima oportunidade de poder ler um livro dela outra vez, apesar de ser curto demorei muito para terminar. Mas foi uma experiência boa

Nath Nakaishi 08/06/2024

Ressaca para o resto da vida
Macabea, nunca mais vou te esquecer.
Eu as vezes acho que te vi na rua, numa esquina qualquer. Eu te vi meio pensativa, mas com o rosto neutro? eu te vi vivendo sem viver. Você nunca mais vai sair da minha cabeça.

soso ð¸ 08/06/2024

Uau
Foi um livro que eu demorei para ler, mas depois que engatei a leitura, não consegui parar

gostei muito da escrita da clarice, transmitiu tudo o que queria dizer, e eu consegui sentir muito bem também

enfim, macabéa teve mesmo sua hora da estrela

Jeh2021 08/06/2024

Macabea macabea...
Eu amei esse livro, amo como Clarice mostra a simplicidade da personagem e de como é "simples" a história dela mas ao mesmo tempo com tantos PROBLEMAS sociais. Ao mesmo tempo em que Clarice mostra macabea sendo uma personagem como sendo uma pessoa "ninguém", ela mostra como ela queria ser "alguém"(a partir do trabalho dela de datilografia). E isso de fato é igual a tantos brasileiros que mesmo sendo invisíveis pela sociedade precisam de alguma referência pra ter apoio e "melhorar" na vida. Infelizmente macabea não tinha essa referência.

Maick 07/06/2024

A hora da estrela
Como é tão bom ler um livro em que montamos os personagens em nossa psique ! Quantas Macaébas a gente pensava em ser alguem próximo ,ou talvez alguém que avistamos na rua ,em um ponto de ônibus ou até mesmo em jornais de Tv!
Talvez a cartomante tenha trocado de cliente,fazendo Macaéba se vangloriar da nova vida que vinha pela frente!
Quantas e quantas vezes rimos dos defeitos de Macaéba sem se dar conta que os nossos são bem piores ! Uma mistura de auto-imagem com realismo nos faz mergulhar nessa leitura tão envolvente que de tão complexa nos faz perder o chão !

Zé Adson 07/06/2024

?A Hora da Estrela?
Eu jamais seria abusado em tentar escrever uma RESENHA deste livro. Me sinto tão pequeno perto de qualquer livro da Clarice, tão mínimo. Mas eu me identifico tanto com as coisas que ela escreve, com os personagens, com a história e todas as coisas que ela faz o leitor pensar.

Eu nunca li o mesmo autor em sequência (como eu li ?Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres? e depois ?A Hora da Estrela?) é impossível não comparar as obras: eu me identifiquei muito mais com Lóri que com Macabéa e isso justifica o 4.5, mas a história é linda e impecável como sempre.

Ela me fez pensar: qual o peso da luz?

Knur 07/06/2024

Livro pequeno mas que poderia ser resumido em uma frase. "Pra morrer é preciso estar vivo". O personagem principal, o escritor é um porre, o que dificulta se relacionar com ele. Os outros que ele criou então? parecem alienígenas.

sofiacmarques 07/06/2024

??Quero antes afiançar que essa moça não se conhece senão através de ir vivendo à toa. Se tivesse a tolice de se perguntar "quem sou eu?" cairia estatelada e em cheio no chão.
É que "quem sou eu?" provoca necessidade. E como satisfazer a necessidade? Quem se indaga é incompleto.??

Monroe 06/06/2024

Uma constelação
Meu primeiro contato com os livros da Clarice e agora sim, eu compreendo quem a considera um gênio da literatura.

?Se está história não existe, passará a existir. Pensar é um ato, sentir é um fato.?

holanda5 06/06/2024

"A Hora da Estrela" não é sobre Macabéa
Eu poderia dar uma nota maior a esse livro, até porque eu o li duas vezes e, se eu for humilde, diria que foi uma leitura mais agradável na primeira vez do que na segunda. A questão é: ao estudar esse livro e entender toda a filosofia existencialista por trás, percebemos que essa obra fala muito mais sobre o Rodrigo do que a própria Macabéa, até porque, como é argumentado, ela não se sustenta por si só.

O narrador, Rodrigo S.M., não entende porque essa tão repugnante nordestina estava dentro dele e porque ele almejava tanto cuidar dela. O texto é, basicamente, uma súplica para esquecer essa história e há lapsos de loucuras dele no meio do livro, levando há longas e longas páginas de filosofia que pode dar preguiça - mas são interessantes. Meu erro foi ter começado a releitura do livro, pensando na Macabéa, Olímpico e Glória, como se eles fossem os reais protagonistas, só que não é isso que acontece. O livro, caso fosse dependente dessa tragédia de amor, estava ferrado, já que é simples e básico demais, com uma morte que deixa qualquer um confuso. Os monólogos sofridos do escritor que faz a história ter sentido, suas opiniões esquisitas sobre a vida de mais uma entre várias outras nordestinas que migraram para o sudeste brasileiro é o verdadeiro significado de protagonismo.

Por mais que essa ideia seja genial, Rodrigo é chato, o que dificulta um pouco a leitura e que me deu prazer de tirá-lo da adaptação que eu fiz para o teatro. Eu só consigo imaginá-lo com uma cara "pidona" enquanto escreve tudo isso sendo que ele poderia ter resumido em 10 páginas, mas acho que não teria a mesma graça, teria?

Bex 06/06/2024

A hora da estrela
Complexo, intrigante e exorbitante? Assim eu descreveria A hora da estrela! Foi o meu segundo contato com a escrita da Clarice Lispector, eu havia passado por uma tentativa frustrante de compressão, e por fim me ponderar que ?Clarice não se entende, Clarice se sente?. Macabéa se contorna em descompasso e ingenuidade, em uma crise infinita em seu interior. A personagem que estimava estrelas de cinema, havia indagações profundas, mas como que pela opressão pessoal e desarmonia das palavras, não era capaz de externar. Acho que todas somos um pouco de Macabéa, e que Macabéa sou eu. Somos viáveis para expressar grandes emoções? Podemos ler a nós mesmos e discorrer sobre quem somos? Estou convicta! ?Não acho que sou muito gente.?

Beatrizcanti 06/06/2024

Maravilhosa Clarice
Antes de ler a obra não imaginava o quanto ela iria me cativar, peguei o livro achei pequeno, logo imaginei que não seria muito interessante... Mas fui tapeada, mergulhei na obra, e o quanto ela me surpreendeu não tá escrito, Clarice tem uma escrita diferente, e foi isso que me deixou mais encantada, apesar de difícil de compreender algumas vezes, ela é tão profunda com suas palavras... O meu eu de agora admira tanto a Clarice Lispector, que não vê a hora de ler o próximo... Obs: minha primeira leitura dela.