A hora da estrela

A hora da estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

YuriiPCS 30/05/2024

O que foi esse livro?
Que livro fantástico, a forma incrível que a Clarice escreve e descreve tudo, com um tom melancólico, mas uma breve esperança, fazendo você gostar e querer o bem da personagem principal, uma das melhores leituras desse ano sem dúvida, mesmo sendo uma história curta é uma história crua e sem medos, dando esperança e te puxando com tudo na hora certa. Incrível e melancólico.
Recomendo e acho que todos deveriam ler.

Fabs 30/05/2024

Eu tô sentindo algo, mas ainda não entendo
Eu acho que esse é um dos melhores livros que já li na minha vida, eu sinto que moro dentro dele e não queria morrer (mas talvez a morte seja alívio)

Alexya. 30/05/2024

A inocência não repara na infelicidade
Tento imaginar o que Clarisse estava sentindo quando escreveu A Hora da Estrela. E enquanto lia o livro (que já faz pelo menos dois anos) tive a sensação de querer perguntar: mas cadê a hora da estrela? Quem é a estrela? Macabéa?
Me questionei como uma pessoa como a protagonista que não tem um ramo de felicidade, pode se sentir tão livre e ?desligada? do seu exterior. Me aparenta que Macabéa não tem nem noção do que é infelicidade e tal menos do que poderia ser felicidade, porque de certo modo, ela não só tá conformada com a vida infame que leva, como se sente genuinamente confortável com isso.
Algumas pessoas não gostam do livro, compreendo e respeito. Na primeira impressão que li, a minha reação foi quase de repugnância também. Mas depois que a gente amadurece as coisas vão fazendo mais sentido.
Macabéa é a estrela, só me pergunto se a hora dela chegou como deveria.

pescemariana 30/05/2024

"tão nova e já com ferrugem"
Esse livro é uma grande experiência. Foi o primeiro contato voluntário com Clarice Lispector e eu nem sabia muito o que esperar. Comecei, então muito sem entender o porquê do autor ser um homem fictício que divaga sobre Deus e o mundo, mas não conta a história da Macabéa. Depois até gostei do personagem autor e alguns de seus devaneios. É algo que deixa a história bastante única e interessante até; ela ultrapassa a trajetória da personagem. Mesmo assim, vou confessar que nem tudo me interessa, principalmente as reflexões sobre a literatura, o ato de escrever, mas entendo porque é importante ali. Sobre a personagem, me afeiçoei da coitada, às vezes até me vi nela, meio incompetente pra vida (nas devidas proporções). É muito interessante que ela ganha nome em um ponto específico, os diálogos são ótimos de ler, apesar de sempre doloridos de um jeito ou de outro. O final é bastante envolvente, apesar de eu ter levado spoiler pouco antes de começar a ler e de algumas das interrupções do "autor" quebrarem um pouco o clima. Enfim, é um grande livro. É também um tanto denso. Alguns textos que li sobre ele logo depois iluminaram algumas coisas, outras muito pouco, outras nada. Talvez entender A hora da estrela seja a tarefa de uma vida. Já estou pensando em quando vou ler de novo.

gabicarrv 30/05/2024

"sou virgem e gosto de coca cola"
A Macabéa é tão tonhoninha doce e satisfeita com a vida de tonhona simples dela que me deixou presa o livro todinho em uma noite. Não vi ela de uma forma miserável mas sim como alguém que vive no puro suco da simplicidade, uma fofa, menção honrosa ao momento dela sozinha em casa dançando e curtindo a solitude

Cris609 29/05/2024

Como no próprio livro diz: "a vida é um soco no estômago" e essa história também. Mesmo imaginando que não seria do tipo de livro de história com final feliz, foi impossível não torcer para que coisas boas acontecessem na vida da protagonista, um desejo que ela finalmente quisesse mais da vida, que se entendesse mais. E tem tanta realidade nisso, passamos tanto tempo tentando descobrir quem somos e para que estamos nesse mundo, para muitas vezes nunca chegar a descobrir isso. É uma visão bem triste da vida, viver apenas para sobreviver e quando finalmente talvez tenhamos a chance de viver, a vida nos é tirada.

giovana 29/05/2024

Não tem como não amar cada vez mais a história de Macabéa e até se identificar com ela. Clarice muda totalmente sua escrita nesse livro que foi o último lançado pela autora antes de sua morte, e o pseudônimo do escritor não consegue ocultar os verdadeiros sentimentos de apatia de Clarice durante o enredo.

Li pela primeira vez no ensino médio, e até hoje continua sendo um dos meus favoritos da escritora.

Beatriz 29/05/2024

Clarice é um sentimento. Infelizmente nem todos podem compreender a sua escrita da maneira correta. Para aqueles que estão na dúvida, leiam e apreciem. Sintam e compreendam a forma como a autora escreve. ??

catberryx 29/05/2024

A Hora da Estrela
Primeiro livro que li da Clarice e foi um tapa na cara.
A História de Macabéa é triste de fazer pena. Você sente raiva e tristeza o livro toda.
Macabéa só queria conhecer a vida.

solreading0 29/05/2024

Primeiro livro da Clarice que leio e já ganhei um soco no estômago!!
A história de Macabéa te faz sentir raiva, pena e te da outra visão do mundo.

sysswtf 29/05/2024

Este livro é um mergulho profundo na vida e no universo interior de macabéa, uma jovem nordestina que vive em condições precárias no rio de janeiro. a narrativa nos conduz por sua jornada solitária e melancólica, revelando suas reflexões, anseios e a busca por significado em meio à sua existência desprivilegiada.
clarice lispector tece uma prosa poética e introspectiva, penetrando nas camadas mais íntimas da personagem principal, enquanto simultaneamente explora questões universais sobre a vida, a identidade e a solidão. a autora utiliza uma linguagem singular, repleta de metáforas e simbolismos, que convida o leitor a adentrar no mundo interior de macabéa e a refletir sobre as complexidades da condição humana.
através de sua escrita sensível e perspicaz, clarice lispector aborda temas como a marginalização social, a alienação, o contraste entre sonho e realidade, além de questionamentos existenciais profundos. a protagonista macabéa torna-se um ícone da fragilidade humana, representando não apenas sua própria história, mas também ecoando as vozes silenciadas de tantos outros marginalizados.

mari.7 28/05/2024

A vida é um soco no estômago.
Foi o primeiro livro que li da Clarice, é uma leitura fácil, rápida e curta de ser feita. Darei quatro estrelas porque esse é o meu primeiro contato com um livro da autora, eu esperava uma coisa e recebi algo totalmente diferente.

Eu gostei muito da leitura e da história, marquei várias coisinhas no livro físico e passa certas reflexões. Clarice nos faz sentir e nos apegarmos a Macabéa, uma mulher simples e que reflete a imagem de muitos brasileiros nas mesmas condições.

Não estava acostumada com esse tipo de obra, mas eu recomendo super! é uma leitura essencial. Não sei expressar bem o que senti quando estava lendo, me fez parar e pensar sobre alguns tópicos, então acho legal todos lerem para terem uma experiência única.