A hora da estrela

A hora da estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Danielle385 05/06/2024

Clarisse é Clarisse? Amo a maneira como o autor tenta mostrar o quanto não gosta da Macabea, o quanto ela é ?sem graça? pra ele, e é justo nessas tentativas que o leitor se vê apaixonado por ela. Amo a Macabea ??

niksaninfas 05/06/2024

Já que sou, o jeito é ser
Tem tanta coisa pra falar do que gosto nesse livro que não sei por onde começar, Macabéia é apaixonante mesmo não prometendo ser.

Me apego fácil a personagens, me identifico com alguns e as vezes até projeto minha vida neles, mas Macabéia me lembra todas as pessoas que quando precisam a gente para pra cuidar, me lembra uma tia querida que por mais sofrida que foi a vida se encanta com ela e quer sempre saber mais, a curiosidade da Maca é o que faz dela tão especial, por mais que a declaração é que sua vida é horrível e sem graça ela nos ensina que os prazeres da vida (as vezes absurda de viver) ta no pormenores.

Samaraat 05/06/2024

Não saber de nada também é triste, aceitar que a vida "é do jeito q é, e pronto"... Que não tem jeito, "é assim, pq é assim", também é tão deprimente quanto ter certeza e consciência da sua própria infelicidade.

-" É que ela sentia falta de encontrar-se consigo mesma e sofrer um pouco é um encontro".

Dekeji 04/06/2024

Que tapa!
Não sei bem o que escrever, fiquei pelo menos uns 2 ou 3 dias pensando diariamente sobre o que poderia dizer sobre esse soco no estômago que eu levei ao terminar. O jeito que me apeguei e torci para o sucesso da nossa tão estimada Macabéa não é possível de se descrever, cada palavra, cada frase, cada página, tudo nos fazia criar e quebrar as esperanças sobre o futuro incerto da protagonista. Os personagens são marcantes, as relações, a ingenuidade, tudo é perfeitamente entendido sem muitas descrições. Não sei até agora como escrever, só sei que a experiência trazida me fez pensar e muito! Foi o meu primeiro contato direto com uma obra da autora e posso dizer que não me arrependo de nada, apenas pretendo conhecer mais dos seus escritos. Recomendo muito essa experiência "confortavelmente desconfortável".

rosa 03/06/2024

Explosão
Como eu amo Clarice! Como me identifico com suas narrativas e suas reflexões. Amei tudo desse livro, a história, a narrativa, os pensamentos... Acho que me idenfico com esse estilo intimista, pelo fato de às vezes sentir e questionar vários temas abordados nesse livro, sobre sentido da vida e sobre sermos, talvez, tão insignificantes quanto Macabéa.

Taline.Oliveira 03/06/2024

A hora da estrela ou...
Que livro incrível, achei que iria marcar ele todo, porque tudo que eu lia, achava que era pra mim.

Uma personagem tão inocente e tão pura como macabéa, a escrita de clarice, a ambientação, as dúvidas, as respostas? As falas. Tudo é perfeito!

Rebeca1331 03/06/2024

"Porque há o direito ao grito Então eu grito!"
No início do livro fiquei bem confusa a respeito de como a história iria se desenrolar, mas depois consegui compreender bem. A personagem principal, Macabéa, possui um passado e uma vida tão triste que chegou ao ponto de me fazer chorar por tudo que estava lendo.
Foi o primeiro livro que li da Clarice e gostei da forma como ela conduziu a narrativa, de forma a fazer o próprio leitor questionar a respeito da identidade: quem sou eu? qual o meu propósito? o que vim fazer aqui?

Erica.Barone 03/06/2024

A primeira impressão que tive ao começar a ler A hora de estrela foi de estranhamento, mas superada as primeiras folhas, o estranhamento se transformou em embasbacamento. Sim, não é fácil acompanhar a genialidade e a perpspicácia de Clarice Lispector. O jeito como ela conversa com o leitor e se faz personagem na figura do narrador, o escritor Rodrigo S.M, criador de Macabéia, é impressionante. Nao sou afeita a reileiutras, mas esse livro certamente merecia ao menos uma. Macábeia é a personificação de várias pessoas que nos são invisiveis, assim como o escritor, perturbado e assolado pela culpa de ser impotente, frente a história dela. Um livro brilhante.
Aline Oliveira 03/06/2024minha estante
Deu até vontade de reler! ???

twinfantasing 03/06/2024

Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida
Saber que esse livro foi escrito enquanto a autora estava escrevendo ?um sopro de vida? deixa tudo mais especial.

saturnxxl 03/06/2024

Quase não consegui prestar atenção na história de tão focada que fiquei na escrita, Clarice escreve tudo tão poético mas tão simples e mesmo assim me fez chorar com frases que ditas por qualquer outra pessoa não me despertaria nenhuma emoção.

Ela fez eu me enxergar na Macabéa mas acima de tudo me fez ver minha vó nela, que luta sem saber que está lutando, tão simplória e degastada nos olhos dos outros mas nos olhos de Clarice ela era a mais complexa e extraordinária das mulheres, viveu a vida conformada com a derrota disfarçada em vitória, com os outros acima de si mesma, sem visão de passado, presente e futuro, e quando no final enxerga a si mesma e a sua própria vida, quando cria esperanças e começa a crer em alguma coisa, qualquer coisa, tudo acaba, uma vida inteira conformada para a esperança morrer junto a ela.

Macabéa é uma parte de todo mundo.

Esse livro é simplesmente arte.

Tito swifitie 03/06/2024

Um livro bom e minha primeira leitura da clarisse, um pouco diferente do que costumo lê e demorou a me cativar mas a escrita é muito inteligente, gostei só não me tocou.

JayaneMarinho 03/06/2024

?saudade do que poderia ter sido e não foi.?
A escrita sensível e profunda de Clarice Lispector nesse livro provoca um misto de sentimentos como raiva, tristeza e compaixão.
A personagem Macabéa te leva à uma introspecção sobre o desespero com fragilidade, a brutalidade que há na indiferença e a beleza da simplicidade. Mas, que mesmo assim, nunca desaprendeu a sonhar.

leazvd 03/06/2024

Macabéa
Eu não sei porquê não li este livro antes. Ele é perfeito!
Um livro curtinho extremamente importante que te faz várias reflexões. Demorei uns três dias para ler, mas que vou levar uma vida inteira para superar. Você não era o livro, você sente.
Eu estou em estado de êxtase li ele no momento certo. Me arrependo de não ter lido antes, mas que bom que eu não li, hoje eu tenho maturidade para entender, que antes eu não teria.
( Deixo aqui a minha indignação com o olímpico: VOCÊ É UM TREMENDO DE UM B A B A C A. )