A hora da estrela

A hora da estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

izadora 20/05/2024

O que foi isso que eu acabei de ler ? ?
Meu primeiro livro da clarice dera que foi uma boa escolha começar por ele??k
não estou acostumada com a escrita dela então foi muito difícil pra mim começar esse livro, comprei ele no começo desse ano e tava tentando ler tem mesessss.
acabei ele e agora me encontro encarando o nada e refletindo sobre o que eu acabei de ler ,,,

Adriana.Calhado 20/05/2024

Maravilhoso
É uma leitura pra ir absorvendo a informação, não consegui ler de uma vez só.
Grifei muita coisa?a forma como encerra me deixou olhando pro teto rs
Quero ler mais livros dela

JAlia372 20/05/2024

Horrível. Não gosto da Clarisse Lispector, porque acho uma autora muito deprimente, ela e essa obra. Gosto de livros com emoção, com mais de 10 sentimentos diferentes, esse só tem 2 emoções: tristeza e um pingo de esperança

Avila24 20/05/2024

Nossa? que história boa.

Minha primeira leitura da Clarice, é verdade aquela frase ?Clarice não se entende, sente?, porque falar que eu entendi totalmente essa história seria mentira, mas eu senti, cada palavra.

Coitada da menina, não tenho palavras p dizer o tanto que senti com ela, o tanto que senti por ela. realmente muito crua a realidade dela que condiz com a realidade de muitos.

Achei genial o narrador, muito bom.

Só não dei 5 estrelas pq não senti que me conectei tanto com a história ao ponto de dar 5 estrelas, talvez quando eu releia eu sinta algo diferente e me conecte mais.

clingriid 20/05/2024

Tempo de morangos ?
Eu dou cinco estrelas para um livro sempre que eu sinto que a história me marcou e que vai me acompanhar por um tempo e com essa não foi diferente.
esse foi o primeiro livro da Clarice que eu li e foi uma grata surpresa.
ainda estou processando as informações, digerindo tudo que foi lido e fazendo minhas interpretações.
o que eu consigo dizer, por enquanto, é que Macabéa me marcou e me fez sentir coisas que ainda não sei nomear.

camigouv 20/05/2024

A genialidade de Clarice Lispector
Apesar do livro ser sobre a Macabéa e a vida dela, a história fala muito mais sobre a Clarice e olha que ela criou um autor fictício pra não ser reconhecida mas mesmo assim a escrita dela é reconhecível pelo seu jeito e sua genialidade de escrever. Descobri no meio do livro que foi seu último livro antes de falecer e o primeiro dela que eu li.

Marco449 20/05/2024

A inocência não de faz apenas pela ignorância da maldade. Pode ela ser também pelo desconhecimento da felicidade e da tristeza, uma pessoa que as desconhece, é triste? Ou feliz? Apenas existe. Acompanhar a mera existência de Macabéa nos deu um olhar amplo sobre o mundo, as pessoas e suas ambições, não sei se pro bem ou pro mal. Bem provável que nenhum dos dois, não dualidade no mundo de Clarice, apenas a plenitude (ou o vazio?)... Já estou me contradizendo, vou para por aqui

rafa! 20/05/2024

Meu primeiro contato com clarice. Já tinha começado a ler no ensino médio, mas fui reler e acabar só agora. Tenho que dizer que gostei muito.
A escrita dela, o jeito que a vida da Macabea é narrada, a abordagem do ser. O texto me deixou desnorteada. Muitas questões identificáveis com a personagem e críticas sociais bem feitas.
"Eu, que simbolicamente morro várias vezes só para experimentar a ressurreição."

victoriaaoliv 19/05/2024

?Eu poderia resolver pelo caminho mais fácil, matar a menina-infante, mas quero o pior: a vida. Os que me lerem, assim, levem um soco no estômago para ver se é bom. A vida é um soco no estômago.?

obrigada por esse livro, clarice.

Gabrielli.Budart 19/05/2024

Macabou
"? Ah mês de maio, não me largues nunca mais!" (Ainda bem que voltei a ler nesse mês!!!)

Macabéa parece, na superfície, tão desinteressante, mas quanto mais tempo passa, mais ela me intriga.

clara 19/05/2024

Foi meu primeiro contato com as obras da clarice e admito que já sou muitoo fã dela, acompanhar a vida de coitada da macabéa foi tão legal, acho que teria gostado mais do livro se não fosse pelo narrado mas enfim, quase nada é perfil, ansiosa pra ler mais livros dela

yxma 19/05/2024

Pena e realidade
Chocante como a Clarisse cria uma personagem tão real, muitos podem se identificar com Macabéa..Eu me identifiquei muito com a personagem, minha família nordestina no Rio de janeiro, assim como Macabéa

Mmmm1 19/05/2024

Macabéa é uma pobretona falida anorexa toda lascada mal acabada, mas não reclama de nada, todos sejamos como a mona?