A hora da estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

menegazz 31/05/2024

Macabea alienígena retardada
Achei a clarice simplesmente genial. Sinceramente, não sei nem oque falar. Esse livro não é uma leitura e sim uma reflexão. No início me embabaquei bastante pra ler mas na metade peguei o embalo, gostei bastante.

ilvgab777 31/05/2024

é tempo de morangos
Meu primeiro contato com a escrita de Clarice Lispector e já posso dizer que tudo nessa escrita é gigante. Macabea não sabia suas qualidades, o quão grande era, o quão marcante era. A narração do livro te machuca pois é algo sensível, choroso e ouvido, feito com muita precisão, valeu super a pena ler esse livro porque você sai se sentindo suficiente, pelo menos comigo foi assim. Esse livro me marcou muito para querer ler mais dessa incrível e eterna autora.

exostiec 31/05/2024

#
Não sei dizer se foi culpa minha por começar a ler esperando ser a melhor leitura da minha vida ou se superestimam demais a autora... todavia ainda avalio com 3 estrelas porque não foi uma leitura exageradamente chata, além d que a própria autora durante a escrita do livro assumia o medo d estar escrevendo uma estória que não fosse impressionante ou simples demais. foi a primeira vez que li um pertencente a ela e começou mal, mas não acredito que caso eu leia a outros continue sendo assim.

GabrielJosende 31/05/2024

Uma sensibilidade como nunca li
Este livro vai para sempre ficar marcado na minha história de leitor. O recurso empregado por Clarice Lispector de adotar um narrador que é, também, escritor, faz com que esse personagem reflita constantemente sobre o ofício da escrita. Eu, enquanto autor também, me senti profundamente identificado com suas divagações.

Desnecessário falar o quão adorável é Macabéa. Essa personagem que, em sua aparente superficialidade, é extremamente profunda. Acho bonito perceber como o narrador se apaixona por sua simplicidade, por seu jeito alegre de enxergar a vida. Assim, passa a tratá-la não mais como uma ignorante, mas como alguém que, de sua forma, reflete sobre a vida.

Macabéa encanta, e muito encanta também o estilo único, ímpar, incomparável de Clarice. O texto é finamente bordado, tecido, a palavra dobrada e moldada à habilidade singular da autora de contar histórias. É bonito enxergar a sutileza nos detalhes, a ingenuidade da protagonista que mais parece um recurso narrativo para poupá-la de todo o mal. Ela, espírito puro e delicado, dentro de um corpo comum.

Essa obra é riqueza do início ao fim, de uma sensibilidade que eu nunca antes havia lido. Ocupará um espaço especial na minha história e na minha estante como melhor livro que já li na vida.

De Domenico 31/05/2024

A hora da estrela
É interessante eu ler "A hora da estrela" como segunda experiência minha no mundo literário de Clarice Lispector. Comparado a "Perto do coração selvagem", vejo uma desilusão da autora com seu sucesso, e uma tentativa de escrever uma narrativa crua e informal, usando o mínimo da linda poeticidade que definia suas obras. Porém, até escrevendo sobre as coisas mais banais, sobre a personagem mais ordinária existente, há uma beleza indiscritível nas suas palavras. "A hora da estrela" é uma narrativa denominada "banal" nas palavras de Rodrigo S.M, mas o tamanho número de camadas provindas de nomes de personagens, locais e temas é absurdo.
Não consigo achar uma crítica a essa leitura. Ela me prendeu desde os comentários iniciais do autor, depois pela história tragicômica de Macabéa e no final, pelo efeito arrebatador dos últimos parágrafos.
carol851 31/05/2024minha estante
faz dias que li e ainda tô aturdida

Brulibooks 31/05/2024

É tempo de morangos
A hora da estrela - Clarice Lispector

É tempo de morangos. Talvez você já tenha visto essa frase antes, talvez não. Me recordo da primeira vez que li esse livro. Eu tinha entre 15 e 16 anos e pensei ter compreendido o que ela quis, com Macabéa, explicar sobre esse "tempo de morangos" (a famosa última frase do livro). Hoje, relendo a obra pouco mais de uma década depois, observo a atemporalidade e o primor de Clarice em possibilitar interpretações únicas e pessoais. E o que escrevo aqui é a simples opinião de uma leitora (ainda) em formação. Ler Clarice é uma experiência altamente recomendável. E talvez eu possa te dizer (ou escrever) o motivo.

A hora da estrela é o último livro de Clarice Lispector, lançado em 1977, pouco antes de sua morte. Por isso é considerado também uma despedida. Aqui já deixo um adendo: não se engane pelo número de páginas, elas são mais do que suficientes para te levar a (muitas) reflexões. Confesso que ao terminar, fui buscar interpretações da obra e encontrei muitos textos, em sua maioria acadêmicos, incríveis.

Mas falando do que interessa a quem veio aqui saber sobre o livro, temos nesta obra a presença de um narrador, conhecido como Rodrigo S.M. É por meio dele que conhecemos a história de Macabéa, uma alagoana que agora trabalha como datilógrafa no Rio de Janeiro. Orfã e criada por sua tia, Macabéa é desprovida também das percepções de mundo e, porque não, de sua própria existência ("Estava habituada a se esquecer de si mesma.").

José Olimpico é o oposto, sempre provido de "opiniões e percepções", principalmente sobre Macabéa. O clássico "sabedor de tudo" sobre quem nunca quis conhecer de verdade. Meras opiniões irrelevantes. Mas infelizmente relevantes para Macabéa, conformada com sua vida e seu jeito de ser ("Macabéa era na verdade uma figura medieval enquanto Olímpico de Jesus se julgava peça-chave,..."). Acho que não preciso escrever muito mais para que você perceba o comportamento comum a que Macabéa (e nós) é exposta. Talvez a crítica seja mais perceptível quando tratada na "ficção".

Glória é a colega que desperta interesse em Olímpico. Ele vê nela uma forma de progresso e decide fazer uma troca. Aqui vejo a idealização do "ser mulher", do ponto de visto masculino e feminino, principalmente de Macabéa à situação (Macabéa entendeu uma coisa: Glória era um estardalhaço de existir.").
Para aliviar a sensação de culpa, Glória indica a cartomante que previu seu namoro com Olímpico à colega, que resolve dar uma chance para, afinal, saber seu futuro. Ali, é o momento que enche-se de esperança pelas palavras da cartomante. Finalmente um futuro feliz e promissor.

Caso você ainda não tenha lido A hora da estrela, não se atenha tanto às palavras da cartomante. Ou melhor, não confie seu futuro a outra pessoa, que não a si mesmo. Caso já tenha lido, não se esqueça que apesar de tudo, ainda é tempo de morangos.

A verdade é que não existe um verdadeiro ou único motivo para ler Clarice. Você vai encontrar vários ao tentar entender sua forma única de usar as palavras.

Matheus 31/05/2024

A Hora da Estrela - Clarice Lispector
Que espetáculo! Publicado em 1977, ?A Hora da Estrela? é uma das obras mais emblemáticas da literatura brasileira contemporânea. A narrativa apresenta-se como um romance de caráter existencialista e introspectivo, abordando temas como a alienação, a miséria e a busca por identidade em um contexto social marcado pela desigualdade. A história é narrada por Rodrigo S.M., um narrador-escritor que assume um papel duplo, funcionando tanto como criador quanto como observador da protagonista, Macabéa. Macabéa é uma jovem nordestina, órfã, que se muda para o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor, mas encontra apenas uma existência marcada pela pobreza e pela insignificância. Macabéa trabalha como datilógrafa e vive em condições precárias, sem grandes ambições ou expectativas. Sua vida é simples e rotineira, marcada pela solidão e pela falta de perspectiva. Ela encontra algum alívio em pequenas coisas, como ouvir a rádio-relógio ou comer cachorro-quente, mas sua existência é essencialmente apagada e sem brilho. O narrador, Rodrigo S.M., frequentemente interrompe a narrativa para refletir sobre sua própria condição e sobre a dificuldade de dar voz a uma personagem como Macabéa. Ele expressa uma angústia constante, um desconforto em relação ao ato de escrever e à responsabilidade de representar uma vida tão marginalizada. Um dos aspectos mais notáveis da obra é a maneira como Clarice Lispector explora a linguagem e a narrativa. A escrita de Lispector é densa, poética e profundamente introspectiva, criando uma atmosfera de intimidade e introspecção. Através de Rodrigo S.M., a autora questiona os limites entre realidade e ficção, entre o narrador e a personagem, e entre o autor e sua criação. A obra culmina em um desfecho trágico e abrupto, quando Macabéa, após uma consulta com uma cartomante que lhe promete um futuro melhor, é atropelada por um carro. Esse final ressalta a fragilidade da vida da protagonista e a cruel indiferença do mundo ao seu redor. "A Hora da Estrela" é uma reflexão profunda sobre a condição humana, a solidão e a busca por sentido em um mundo que frequentemente nega a dignidade e a visibilidade aos mais marginalizados.

Mi locks 31/05/2024

Macabéa e sua história
Foi a minha primeira obra de Clarice, e confesso que já me apaixonei. É uma narrativa sensível e triste, contanto brevemente a vida vazia e triste de Macabéa. Ela infelizmente não tinha noção de sua grandeza, de sua capacidade.

iasmim154 31/05/2024

Amo demais esse livro.
esse livro investiga a alma humana e sua circunstâncias clarice explora os diferentes estado da consciência humana. o romance traz três abordagens fundamentais: filosofia, social e estética.
pobre macabea, levava uma vida injusta e triste mas nem ela mesmo sabia disso

Cecii 31/05/2024

??
A Hora da Estrela é um romance literário da escritora brasileira Clarice Lispector. O romance narra a história da datilógrafa alagoana, Macabéa, que migra para o Rio de Janeiro, tendo sua rotina narrada por um escritor fictício chamado Rodrigo S.M.

DaviV 31/05/2024

Impossível não se apegar e se compadecer com a vida dessa pobre moça. Interessante, angustiante e provoca uns sentimentos muito esquisitos.

leitorasedentaria 31/05/2024

A hora da estrela
A hora da estrela conseguiu ser o livro mais triste e depressivo que já li em toda a minha vida
não tenho nem palavras para descrever o que eu senti com a leitura. te amo maca