A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Rayllana0 14/04/2024

Esse livro representa uma dor compreensiva , pois não é uma dor unitária mas social.

A protagonista apresenta tudo aquilo que sentimos concientes ou inconscientes.

Esse livro trás revolta , e quem lê tem q se revoltar , pois apresenta uma realidade tão miserável que é necessário respirar entre uma página e outra, mas não porque é injusto com a Macabéa, mas pq é algo comum entre nós.

Fuja da miséria de alma , busque significado em tudo, tenha significado e não morra como uma estrela

Faz tempo que li o livro mas esqueci de resenhar.

Não é uma leitura simples mas vale a pena.

É isso

Beijos

fermaffra 14/04/2024

Sinceramente não sei bem o que dizer, pq eu tb nao sabia bem o que esperar e sem esperar nada fui lendo e me senti confusa no começo, mas logo entendi o conceito da coisa. a historia em si nao me agradou e acho que isso cumpriu exatamente o que pode ser considerada a proposta do livro: incomodar.

giulia 14/04/2024

Chato
Nada contra a autora, tanto que quis ler esse livro pq falam muuuito bem dela, mas sem condições!! Não sei se não é meu estilo de livro favorito, mas realmente achei mt bobo e chato.
Foi tão entediante q eu fiquei muitos meses pra ler só 88 páginas!!
Pensem muito antes de ler, se vocês já curtem a escrita da autora, pq eu particularmente fiquei até com ressaca literária.
péssimo

julia.casaccia 14/04/2024

Nunca me conectei tanto com uma personagem em tão poucas pág
Esse livro é sobre o sentimento que ele gera. Denuncia algo que já conhecemos: a marginalização e pobreza. No entanto, passa a mensagem de uma forma completamente diferente, nos fazendo conhecer Macabéa e sua (não)forma de ver o mundo.
A narrativa não é o principal, e Clarice (pseudônimo Rodrigo) a desenvolve quase que junto com o leitor.
É tocante de uma forma que eu não sei explicar e provavelmente ainda não digeri.

KelenDZ 14/04/2024

Não é o tipo de escrita que me agrada.
Confesso que até quase a metade, a história se arrasta bastante.
Como ponto positivo, o livro trás reflexões sobre o lugar de cada um no todo, o desamparo e a solidão.

Jenifer 14/04/2024

Na verdade não sei o que falar sobre essa leitura, foram 88 páginas conflitantes para mim, no começo estava achando tediosa, mas ao longo da leitura fui me vendo interessada em saber o que iria acontecer com a Macabea.
Acho que é aquele tipo de leitura que ao longo do tempo vai se tornando mais significativa, então dei 3 estrelas mas sem saber se realmente achei que essa é a minha nota final

Camila 14/04/2024

É tempo de morangos
Neste livro é através de um autor fictício que Clarice me inquieta e grosseiramente me atravessa ao mostrar o mais íntimo de sua protagonista.

Macabéa é uma mulher miserável, sua existência incomoda, o seu jeito de viver ao acaso causa angústia e é assim, com o sentimento de pena, que vamos conhecendo um pouco mais sobre essa simples, pobre e inocente nordestina vivendo sozinha em uma cidade grande.

Ela desconhece a própria existência, não se faz perguntas e não pensa sobre os acontecimentos de sua vida, é como se ela apenas estivesse presente. A protagonista é infeliz sem ao menos saber que é infeliz e a narrativa é sucinta na hora de retratar o quão desconexa com o mundo ela é.

Esse livro me trouxe muita inquietação pois é impossível não se comover com Macabéa e sua história.

E por mais que já tivessem me dito muito sobre essa obra, não conseguiram retratar metade do que ela representa e dos temas abordados.

Adry 14/04/2024

A escrita nua e crua.
"? é para eu não me doer.
? como é que é? hein? você se dói?
? eu me doo o tempo todo.
? aonde?
? dentro, não sei explicar."

a pobre Macabéa, que vivenciou tudo que tem de mais doloroso no mundo, mas nunca pareceu se tocar disso até o fim da sua vida. acho que Macabéa só descobriu quem era de verdade no fim de sua vida, na sua "a hora da estrela". a Clarice Lispector quis simbolizar a vida e a morta na sua forma mais cruel aqui e para mim conseguiu fazer isso de forma espetacular.

"pois na hora da morte a pessoa se torna brilhante estrela de cinema, é o instante de glória de cada um e é quando como no canto oral se ouvem agudos sibilantes."

eu.liz 14/04/2024

"A verdade só me vem quando estou sozinha"
o livro é muito bom,escolhi ele como o primeiro que leria da Clarice,é um livro com muitas reflexões e que em certas partes faz o leitor se ver na Macabéa,como um dos meus primeiros livros clássicos e da Clarice que eu li,confesso que achei a leitura um pouco difícil de se entender,então tive que voltar e ler repetidas vezes até conseguir entender a narrativa,em geral,achei um livro muito bom que me trouxe muitas reflexões e particularmente achei linda a forma que a Clarice retrata a morte de alguem nesse livro,afirmando que "na hora da morte a pessoa se torna brilhante como estrela de cinema,é o instante de glória de cada um e é quando como no coral se ouvem agudos sibilantes"

(acho que essa foi a minha maior resenha ?KKKKKK)

Mhyarrane 14/04/2024

?Talvez a nordestina já tivesse chegado à conclusão de que a vida incomoda bastante, alma que não cabe bem no corpo, mesmo alma rala como a sua. Imaginavazinha, toda supersticiosa, que se por acaso viesse alguma vez a sentir um gosto bem bom de viver ? se desencantaria de súbito de princesa que era e se transformaria em bicho rasteiro. Porque, por pior que fosse sua situação, não queria ser privada de si, ela queria ser ela mesma. Achava que cairia em grave castigo e até risco de morrer se tivesse gosto. Então defendia-se da morte por intermédio de um viver de menos, gastando pouco de sua vida para esta não acabar. Essa economia lhe dava alguma segurança pois, quem cai, do chão não passa. Teria ela a sensação de que vivia para nada? Nem posso saber, mas acho que não. Só uma vez se fez uma trágica pergunta: Quem sou eu? Assustou-se tanto que parou completamente de pensar.?

Vicz_ 13/04/2024

A HORA DA ESTRELA
Primeiro livro de clarisse que li, estou sem palavras!!
"Quanto a mim, só sou verdadeiro quando estou sozinho."
Isso aqui...

rafaelfb. 13/04/2024

Embora tenha uma prosa poética e introspectiva, a trama pode parecer lenta e fragmentada para alguns leitores. No entanto, recomendo pela profundidade emocional e reflexões sobre a condição humana que oferece.

Thailla.Oliveira 13/04/2024

A hora da estrela.
Inicialmente eu não entendi muito bem e achei entendimento, mas aos poucos comecei a entender e gostar da história.

kokohaha 13/04/2024

Os manuscritos são daora e despertaram minha curiosidade de várias maneiras, onde ela estava quando escreveu? o que aconteceu antes dela escrever? assim por diante?
a história de macabea em si não foi a mais interessante de se ler, principalmente a parte do namorado chato dela(pulei praticamente toda a parte que ele aparecia)
é vdd que tem muita coisa nos livros da clarice que não vou gostar e tinha escutado antes de ler, mesmo assim resolvi ler e continuo procurando os livros dela? pq sempre vai ter uma parte que vai ficar guardada em mim.

Alice 13/04/2024

"A pessoa de quem eu vou falar é tão tola que às vezes sorri para os outros na rua. Ninguém lhe responde ao sorriso porque nem ao menos a olham."

Profundo.

Primeiro livro que leio da Clarisse e me surpreendi demais.
Achei o começo meio parado, mas depois fica impossível não se interessar pela história da Macabéa.

Final triste mas bem reflexivo, porque
"Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos." ;)?