A Pérola

A Pérola John Steinbeck




Resenhas - A Pérola


68 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Stephanie 04/02/2016

História comovente de uma pérola enorme, de como foi descoberta e de como se perdeu, levando com ela os sonhos bons e maus que representava. História também de uma família e da solidariedade especial entre uma mulher, um pobre pescador índio e o filho de ambos. Baseada num conto popular mexicano, A Pérola constitui uma inesquecível parábola poética sobre as grandezas e as misérias do mundo em que vivemos. Será que Kino o pescador melhorará a sua vida com o encontro da Perola e conseguirá salvar o seu filho da mordidela do escorpião. Todos os segundos contam para coderem salva-lo.

Livro lindo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jaíne 31/03/2015

Até onde você iria por amor? Ops, quero dizer, por uma pérola?
Estava a procura de um ebook curto e que contivesse o título de "mais lidos". Não sei ao certo se este livro leva o título de "mais lido", já que pelo menos no Skoob há muitos poucos leitores que tenham lido, mas li a sinopse, me interessei e inicie a leitura.
O livro é datado da década de 40 (não vou trabalhar com números exatos para não correr o risco de dar informação errada, já que pesquisando em um site eu li que o livro datava de 1945 e em outro 1947) então, melhor simplificar e falar que foi escrito na década de 40.
Pelo meu entendimento, os personagens principais da história são índios (pela capa do livro já dá pra saber) ou colonos, ou como eram chamados os povos que já residiam na América antes de outros povos a "descobrirem". Enfim, são índios, que vivem em situação precária e sua principal fonte de sustento é a pesca. Pesca de pérolas.
O livro aborda questões que não remetem apenas a década de 40, mas a década de hoje, que é a desigualdade social.
Kino, nosso personagem principal - marido de Juana e pai de Coyotito - em uma de suas idas em busca de pérolas, encontra a maior pérola já vista.
E aí, entra o outro tema que o livro aborda: a ganância, a inveja, até onde alguém pode ir quando tem sua mente afetada pela possibilidade de sair da miséria e se tornar um homem rico.
Alguns personagens subliminarmente, outros explicitamente, mas todos tem suas mentes afetadas pelo pensamento: "e se essa pérola fosse minha..?"
Tragédia, desconfiança, inveja, cobiça, ganância, medo... Todos estes e outros sentimentos transcorrem pelas páginas dessa história, que é narrada de forma simples, com os acontecimentos se desenrolando rápido e com uma conclusão mais rápida ainda.
Um livro para você ler em menos de uma semana.
Não é 5 estrelas, mas vale a pena dar uma conferida.

Gostou? Leia outras resenhas em:

site: mundodasresenhas.com.br
comentários(0)comente



Barbie 23/03/2009

O que dizer?
Livro detalhista, onde o redor faz parte do enredo, a natureza é parte de um todo, as canções na cabeça, a cada momento, a vida singela, em contrapartida,a arrogância do instinto humano. Muito bem descrito, alerta-nos para as pequenas e simples coisas da vida.
comentários(0)comente



Valentina.Bordin 28/04/2024

Livro da escola ?
Tem muitos detalhes que deixam a leitura cansativa!
a história não é ruim, porém essa descrição de cada detalhe do livro me incomodou!
comentários(0)comente



Edna 21/11/2014

Não se compartilha um sonho.
Kino vivia com sua esposa e um bebe, numa cabana como tantas outras na vila , mas assim como a maioria dos seres humanos independente de ser um índio, tinha sonhos. Certo dia qdo.da picada de um escorpião em seu filhinho na ansia para encontrar uma saida encontrou uma pérola enorme mas seu erro foi compartilhar com todos seus vizinhos como era o costume
do lugar pequeno e o que poderia ter sido a realização dos seus sonhos virou um pesadelo não vou contar tudo, muito triste.
A mensagem que esse livro me trouxe é algo que ouvimos desde muito tempo mas deixamos de colocar em prática e na maioria das vezes vemos nossos sonhos desmanchados qdo.tinha tudo para dar certo. Compartilhar com a familia, com quem voce ama, com um amigo sim , mas depois de torna-lo possível, nunca no processo .
comentários(0)comente



Mi Hummel 18/05/2014

A Canção da ambição.
" É espantosa a maneira pela qual uma pequena cidade mantém o controle de si mesma e de todos os seus elementos. Se cada homem, mulher, criança ou um bebê age e se comporta dentro de um padrão estabelecido, não derruba muros, não se distingue de ninguém, não faz experiências de espécie alguma, não cai doente, não ameaça a calma, a paz de espírito ou o curso da vida ininterrupto da cidade, esse elemento pode desaparecer sem que nunca mais se fale nele. Mas basta que alguém se afaste do pensamento comum ou do padrão reconhecido para que os nervos dos habitantes vibrem e estabeleçam comunicações através das linhas nervosas da cidade."

Nem deu tempo de fazer o histórico de leitura!

Não subestime as poucas páginas deste livro. Ele é uma lição de vida.

Kino vivia feliz com Juana e Coyotito, seu filho. Ambos imersos na suave canção da Família. A pobreza não os assustava, apesar das agruras da vida. Mas, toda a história da família muda subitamente quando o pequeno Coyotito é mordido por um escorpião. A partir daí, o livro ganha fôlego e a "sonoplastia" muda. Sim. Sonoplastia. Kino se move pelo som de suas emoções.

Isso, aliás, foi uma coisa que me chamou muito a atenção durante a leitura. Steinbeck criou sons para definir a atmosfera da história. E, juro, podia ouvir cada uma delas.
As páginas finais do livro são emocionantes. Quase não respirava acompanhando a fuga de Kino e, então, seu perigoso embate com os farejadores de gente.

O final...
Não há palavras para descrevê-lo, senão a antecipação já prevista por Juana, em suas lamúrias, para que Kino se livrasse da pérola.

Kino e sua família quebram padrões e arcam com a dolorosa teia de submissão que mantém uma cidade inteira cativa. No entanto, tudo tem o seu preço.
Um preço alto demais.

Recomendo a leitura. Não leva mais do que uma tarde. Porém, as lições encerradas neste livro marcam eternamente a alma.
comentários(0)comente



Viviane 04/04/2014

A história não tem um rumo monótono e é surpreendente em vários aspectos. Mostra o que a ambição do homem pode levá-lo a fazer e o que realmente interessa na vida (mas não é um livro de auto-ajuda). Li o livro há mais de 10 anos e até hoje lembro da história nele contada.
comentários(0)comente



maria jose 04/08/2012

A perola da desilusao
A história comovente de uma pérola enorme, de como foi descoberta e de como se perdeu... levado com ela os sonhos bons e maus que representava.Uma mulher, um pobre pescador índio e o filho, personagens principais desta historia.

Ao ser picado por um escorpião o filho de Kino, Coyotito passa mal e encontra-se sobe risco de morte. Kino então tenta ajuda na cidade, porém sendo considerado sub-raça (ou um animal qualquer) pelo médico, não consegue atendimento.
Kino põe sua canoa ao mar e se lança as águas com a esperança de conseguir uma pérola para que pudesse pagar pelo tratamento de seu filho.Sua vida nunca mais foi a mesma. O leitor sonha junto com o personagem, sabendo exatamente qual será o final,mas insiste e paga p/ ver.
Ele consegue a pérola, a pérola do mundo, a maior pérola jamais vista, um "presente" que trouxe a Kino não a paz e a alegria, mas o mal e a tristeza.



comentários(0)comente



Gabi 30/03/2012

Há autores que se estendem por livros grandes e enfadonhos, esse pelo contrário é curto, simples e de uma profundidade magnífica. É o tipo de livro que prolongo ao máximo a leitura, é como prolongar o sabor de algo gostoso na boca.

Apesar da narrativa se concentrar na pérola, o autor falou da alma dos personagens e destacou que o bem mais precioso que recebemos de Deus é a família. Não há dinheiro suficiente para substituir o amor.
comentários(0)comente



Aline 05/05/2011

Desgraceira...
Uma história sobre ambição desmedida e a desgraça de uma família.
comentários(0)comente



Bete Lima 18/12/2010

A Pérola nos conta a história de um pai, que leva uma vida pobre mas de uma maneira pacífica de pescador até o dia que o seu filho foi mordido por um escorpião. Ele leva o filho á casa de um médico mas este recusa de atender rapaz, por o pai não ter condições de pagar pelo tratamento exigido. Desesperado, ele foi procurar pérolas e encontra uma pérola muito preciosa e maravilhosa. Ele espera então melhorar sua via, mas ela só o trouxe inveja e corrupção. Todos os seus vizinhos querem apoderar da pérola e Kino matou uma pessoa em legitima defesa... e por causa disso ele teve que deixar sua esposa e seu filho Coyotito. Como a maioria dos romances de Steinbeck, este livro descreve os efeitos da pobreza e da fortuna, desenvolvendo sobretudo a corrupção que pode aparecer com a riqueza. Steinbeck extraiu sua história de um conto tradicional mexicano, mas alguns dos seus biógrafos fizeram um paralelo com a sua vida: um sucesso ( a Pérola E As Uvas Da Cólera) e seus efeitos. O livro é muito interessante pelo facto que nos explica a pobreza dos pescadores de pérolas e do perigo que a tal profissão apresenta. – A Pérola é um filme baseado no Romance que foi publicado em 1949.
comentários(0)comente



Pablo 30/03/2011

O Bem e o Mal.... é simples assim o tema do texto.

"A Pérola" é um livro sufocante e ligeiro.
Nada de enrolação ou histórias paralelas.
É rápido como a ação do veneno de um escorpião.

Tudo isso é contado com maestria por John Steinbeck, com paisagens e sentimentos riquíssimos e com um final de arrepiar.

As relações entre as sensações do personagem principal (Kino) e as Canções que "ecoam" dentro dele criam um clima muito bom pro livro, bem musical.
Às vezes quase conseguimos ouvir essas canções, servindo de trilha sonora.

John Steinbeck mostrou que é possível ser profundo e impactante em apenas 123 páginas.
comentários(0)comente



Tito 22/06/2010

A roda da fortuna e a terrível e insidiosa canção do mal que a acompanha.
comentários(0)comente



Ju 04/06/2010

Meu primeiro contato com o autor e tenho que dizer, maravilhoso.

O livro gira basicamente em uma trama sobre a inveja, a ambição e o ódio, sentimentos que podem levar as mais diversas fatalidades.

O protagonista vive uma vida simples com sua família, até que seu filho, ainda um bebê, é picado por um escorpião.

Daí em diante desenrola-se a narrativa. O único médico da cidade, um aristocrata, nega atender o filho do camponês porque o mesmo não tem dinheiro, o que gera uma grande revolta no mesmo.

Ele parte então em busca do que considera ser sua salvação, a pérola mais bela e cara que possa existir para salvar seu filho.

Ele a encontra, mas o que acontece depois... Bem, leiam, vale à pena.
comentários(0)comente

Rafael 26/06/2010minha estante
Se você gostou desse, leia o "Ratos e Homens", acredito que você acharia muito bom. ;]




68 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR