A Pérola

A Pérola John Steinbeck

Resenhas - A Pérola

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rodrigo1001 28/12/2023

Cuidado com o que você deseja (Sem Spoilers)
Título: A Pérola
Título original: The Pearl
Autor: John Steinbeck
Editora: Círculo do Livro
Número de páginas: 112

Pouco antes de adquirir esse livro, escreveu-me o livreiro: "Acabei de ler A Pérola, do Steinbeck, e só não chorei porque tenho o coração de pedra."

Com 2024 praticamente batendo à porta, puxei A Pérola da estante porque queria ler algo rápido e contundente em uma tarde escaldante de quinta-feira que mais parecia não ter fim.

Além de me entregar o que buscava, confesso que, diferentemente do livreiro, meu coração de lata ganhou algumas manchas adicionais de ferrugem ao virar da última página.

Indo direto ao ponto, A Pérola de John Steinbeck é famoso por vários motivos:

1. Apelo social: O romance oferece uma crítica poderosa da injustiça social e econômica, particularmente em seu retrato da exploração dos pobres pelos ricos. Steinbeck destaca a dura realidade enfrentadas pelas comunidades marginalizadas e o impacto da ganância e do materialismo nos indivíduos e na sociedade;

2. Temas universais: O livro explora temas universais como a influência corruptora da riqueza, a busca do sonho americano e as consequências da ambição. Esses temas ressoam nos leitores de todas as culturas e idades, tornando o romance relevante e instigante;

3. Personagens atraentes: Os personagens do romance são bem desenhados e relacionáveis. Os leitores ficam emocionalmente envolvidos em suas lutas e aspirações, o que acrescenta profundidade e ressonância emocional à história;

4. Narrativa envolvente: as habilidades de contar histórias de Steinbeck estão totalmente expostas em A Pérola. O romance é uma história emocionante e cheia de suspense que mantém o leitor envolvido do começo ao fim. A prosa de Steinbeck é vívida e evocativa, imergindo os leitores no mundo que ele cria;

5. Reputação do autor: John Steinbeck é um renomado autor norte-americano conhecido por seus outros clássicos como As Vinhas da Ira e Ratos e Homens. Sua reputação literária contribui para a fama de A Pérola, atraindo leitores interessados em explorar sua obra;

6. Praticidade: Baseada num conto popular mexicano, A Pérola é uma história sobre ambição, egoísmo e solidariedade. Um livro curto que se lê em um fôlego. Ideal para leitores mais jovens ou para quem se quer iniciar na obra de Steinbeck.

Por fim, procuro sempre destacar uma palavra para cada livro que leio. E a palavra de A Pérola não poderia ser outra além de GANÂNCIA. A corrupção de valores morais por meio da ganância está em quase todas as páginas. Um livro aparentemente simples, mas engenhoso na mensagem que quer passar, com um final dramático e pungente.

Dica: Leia quando estiver de bom humor - caso contrário, é provável que a melancolia faça um ninho sobre a sua cabeça.

Leva 3 de 5 estrelas.
edu basílio 28/12/2023minha estante
mais uma resenha-pérola, by rods. ?

Joyce 29/12/2023minha estante
As melhores resenhas!!

Pipo 15/07/2023

Os cuidados da vida.
Na Bíblia, no Livro de Provérbios, cap. 14, versículos 12 e 13, diz que há caminhos que parecem retos ao homem, mas que no fim, conduz à morte. Talvez este tenha sido o caminho traçado por Kino, o protagonista desta estória, ou seja, acreditar em tal ideia, e ao derradeiro, conduzi-lo à própria destruição. A tônica, portanto, desta trama se desenvolve a partir de um tesouro encontrado pela família de Kino, qual seja, uma pedra valiosa. De um contexto que se passa nos idos do século vinte, no México, Kino, Juana e o filho deles, Coyotito, vivem na mais extrema penúria, numa vila de igual circunstância. Sem meios e recursos suficentes para cuidar do filho que fora picado por um escorpião, a família se vê irresignada ao não conseguir atendimento adequado para o menino, situação que lhes inculca a mais ferrenha vontade de mudar de vida. Por sorte ou não, como pescador, Kino, encontra a mais bela Pérola, que lhe traz os mais inesperados acontecimentos. Steinbeck, como pano de fundo, trata da simplicidade da vida, da união familiar e dos gozos mais singelos do ser humano. Não existe felicidade maior e mais perene do que ter uma família com quem comungar. Não existe amor mais genuíno do que aquele nutrido no seio da própria casa. Dificuldades e contradições servem para estreitar laços, cultivar paciência e ter verdadeira esperança. Para um homem honrado, Deus, uma mulher, filhos e um lar, são as coisas mais desejáveis a serem conquistadas. O que passar daí traz aborrecimentos e tristezas. Eis o que posso resumir deste livro.
Rogéria Martins 15/07/2023minha estante
Bela resenha!

Pipo 16/07/2023minha estante
Obrigado, querida!

Pedróviz 23/07/2011

Quando se é feliz e não se sabe
Em um texto simples, John Steinbeck descreve uma sequência de fatos na vida de uma família de pescadores de pérolas ao ter seu filho Coyotito picado por um escorpião e ao encontrar uma grande e rara pérola que seria a salvação para esse menino.

Ao longo do livro, o leitor concluirá que a família era mais feliz sem a pérola, tamanha a tensão vivida por sua causa. É outra estória onde o homem, cego e surdo pela avareza, não ouve a voz da razão da mulher. Tivesse Kino ouvido sua esposa, o final teria sido diferente. A pérola, afinal, apareceu no momento exato na vida deles,ora, que a dessem a quem de direito, digo, aos lobos. O fato é que Kino a tudo quis e tudo que mais valia acabou perdendo.

Kino era um ouvidor de sons. Ouvia o "som da família", o "som do perigo" e tantos outros, deveria também aprender a ouvir o som da razão na voz da sua mulher, que insistentemente lhe falava para dar o devido destino àquela pérola.

A estória contém a famosa moral do quem tudo quer tudo perde, muito bem ilustrada pelo triste caso da família de pescadores. A estória contada por Steinbeck reúne, ainda, fortes elementos de crítica social e faz também, nas entrelinhas, dura crítica à histórica exploração colonialista imposta sobre a etnia dos protagonistas. Há ainda espaço para personagens "figurantes" como dois mendigos que captam aspectos interessantíssimos dos outros personagens.

É um livro com a moral do tipo "a riqueza não traz felicidade". Quem leu A Leste do Éden já sabe que Steibeck tem essa tendência. Leia, vale a pena, é um ótimo livro e fica gravado na memória como um filme.

A Pérola, John Steinbeck. Círculo do Livro. 106 p.

Editado em 22/07/2011 com base em meditação sobre o livro.
Letícia 20/02/2014minha estante
Hum... Me ajudou na aula de português.
Muito OBRIGADO

sibycooper 30/05/2016minha estante
Muito lindo o livro e o filme também é muito bom. Vi dia destes no youtube.
AS Obras de John Steinbeck são imperdíveis.

Mari M. 23/11/2017

Que peróla? Que pena....
Talvez esperei muito do livro,por diversas opniões maravilhosas que vi...O li em meia hora e fechei o livro já pensando em trocalo no sebo,alias,bem antes do final já tinha este pensamento.Bobo.Muito bobo,eu não enxerguei a lição que o autor quis passar de maneira " oooooooh que lindo!" estava louca pra conhecer o autor e ler vinhas da ira, agora desanimei...
Lucas.Mollinari 18/11/2019minha estante
Obviamente, uma análise profunda não foi concedida, pois para ler 120 paginas em 30 minutos é um trabalho tanto quanto desafiador. O livro quer mostrar a perversidade da ganância, a sede do querer. E também deixar claro o que o homem é capaz de fazer para conseguir o que deseja. Sendo assim uma obra incrível, basta saber interpretá-la

Thais Malta 18/11/2013

Nem sempre o dinheiro é a solução.
Steinbeck contrapõe a importância da família e de viver em humildade contra a ganância e o materialismo que serve apenas para arrastar problemas atrás de si tentando transmitir esta mensagem ao leitor.

Aprecio a riqueza e o detalhamento de suas descrições e a qualidade da escrita de Steinbeck porém criei uma relação de amor e ódio com essa história eu gostei e ao mesmo tempo não.

Mas recomendo a litura e como diz a sinopse logo abaixo
''...cada um pode tirar dela um sentido pessoal ...

Sinopse: John Steinbeck - A Pérola

"Contam na vila a história da grande pérola — encontrada e depois perdida. Falam de Kino, o pescador, de Juana, mulher dele, e do garoto Coyotito. E, tantas vezes foi contada esta história que se gravou na cabeça de todos.

E como acontece com todas as histórias repetidas que ficam no coração dos homens, há coisas boas e más, coisas pretas e brancas, bens e males sem nada no meio.”

Se esta história é uma parábola, talvez cada um possa tirar dela um sentido pessoal e ver nela a sua vida.
Mila 13/03/2018minha estante
undefined

GilbertoOrtegaJr 22/04/2015

A Pérola – John Steinbeck
Muitas vezes fico fascinado em como histórias pequenas e aparentemente simples podem se tornar livros muito bem escritos na mão de autores que sabem o que faz. E é claro não é fácil pegar um fato simples e o transformar em uma obra de potencial tão profundo e atemporal quanto se pode parecer, é este o caso do livro A Pérola, que foi meu primeiro contado com a prosa do autor norte americano John Steinbeck.

O livro conta a história do índio Kino, que vive com sua mulher Juana e seu filho Coyotito, em uma vida simples e sem luxo algum, tanto que um dia Coyotito é picado por um escorpião e Kino não tem nem dinheiro para pagar um médico, mas a sorte dela muda logo depois disso, durante a pesca de pérolas Kino encontra a maior pérola jamais vista. Com a pérola vem também uma grande tensão na vida, até então pacata, de Kino, ele passa ser alvo da inveja e da cobiça das outras pessoas da cidade e não tem mais sossego em sua vida.

Ao fundo da trama temos sempre a canção ouvida por Kino, que dentro da trama ajuda a deixar claro o clima da situação, como por exemplo canção da família quando está com sua família, canção más em situações em que se percebe uma maldade no personagens, mas ao contrário do se pode pensar as canções narradas por Steinbeck não são somente para deixar explícito o clima da narrativa naquele momento, mas também para mostrar como Kino se sente e percebe as mesmas situações.

Apesar das músicas A Pérola, é uma história que se desenrola silenciosa, seja pela compreensão mutua que existe entre Kino e Juana, seja pela tensão que vai se tornando crescente quanto maior é o tempo em que Kino e sua família passa sendo portadores desta pérola maldita. Mas ter silêncio não quer dizer que não seja percebível a crueldade da história que vai se desenrolando de forma trágica e firme ao seu final.

É então em meio a 114 páginas que esta trama se desenrola de maneira fascinante e trágica, tendo um transparência que torna a leitura acessível a qualquer leitor, seja ele em busca de uma obra de arte ou de uma bonita história, escrita por um dos melhores autores clássicos da literatura americana. Vale lembrar que John Steinbeck ganhou o prêmio Pulitzer e o Nobel, merecidamente conforme pode ser notado em A Pérola.

site: https://lerateaexaustao.wordpress.com/2015/04/23/a-perola-john-steinbeck/
Gobbi 08/05/2016minha estante
Boa resenha, Gilberto, me ajudou =)

Por gentileza, classifique o livro. Sua resenha é positiva e sua classificação negativa. Abraço!

Mateus 05/04/2015

Palavras em cadência de Steinbeck
A Pérola, de John Steinbeck, é um livro que aparenta ser pequeno e simples, mas que esconde uma complexidade tão ferrenha que encanta da primeira até a última página durante a leitura. Por trás de páginas escassas e uma história aparentemente banal, apresenta uma realidade absurda, em que a sociedade é esmiuçada pouco a pouco como nenhum autor atual consegue fazer. As injustiças, a crueldade, a riqueza de poucos e a pobreza de muitos, são retratadas fielmente nesta obra da década de 40, mas que é algo tão comum na atualidade. Uma história que aconteceu no passado, que acontece hoje em dia e que continuará a perdurar enquanto o mundo for mundo.

Para visualizar o restante da resenha, acesse o blog!

site: http://mateuscalazans.blogspot.com.br/2015/04/a-perola-palavras-em-cadencia-de.html
patita 14/06/2015minha estante
Tenho este livro aqui. Está na fila.

Andrea 16/08/2011

Uma fábula moderna
Kino é um simples pescador casado com Juana. Ambos tem um menino, Coyotito. Numa manhã que ainda era noite, viu seu filho ser picado por um escorpião. Em cortejo, foram atrás de um médico, mas esse se negou atender o indiozinho, pois o pai não tinha dinheiro. Para salvar o filho, ele vai atrás de boas pérolas e acaba encontrando a mais perfeita delas.

Mas a descoberta se alastra pela vila, e toda a espécie de sentimentos ruins afloram. Para o índio de vida simples, sonhos inimagináveis podem se tornar reais, e numa briga onde ingenuidade e esperteza se encaram, a primeira perde muito mais.

Resenha completa em http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2011/08/perola.html.

Ju 04/06/2010

Meu primeiro contato com o autor e tenho que dizer, maravilhoso.

O livro gira basicamente em uma trama sobre a inveja, a ambição e o ódio, sentimentos que podem levar as mais diversas fatalidades.

O protagonista vive uma vida simples com sua família, até que seu filho, ainda um bebê, é picado por um escorpião.

Daí em diante desenrola-se a narrativa. O único médico da cidade, um aristocrata, nega atender o filho do camponês porque o mesmo não tem dinheiro, o que gera uma grande revolta no mesmo.

Ele parte então em busca do que considera ser sua salvação, a pérola mais bela e cara que possa existir para salvar seu filho.

Ele a encontra, mas o que acontece depois... Bem, leiam, vale à pena.

Rafael 26/06/2010minha estante
Se você gostou desse, leia o "Ratos e Homens", acredito que você acharia muito bom. ;]

Pablo 30/03/2011

O Bem e o Mal.... é simples assim o tema do texto.

"A Pérola" é um livro sufocante e ligeiro.
Nada de enrolação ou histórias paralelas.
É rápido como a ação do veneno de um escorpião.

Tudo isso é contado com maestria por John Steinbeck, com paisagens e sentimentos riquíssimos e com um final de arrepiar.

As relações entre as sensações do personagem principal (Kino) e as Canções que "ecoam" dentro dele criam um clima muito bom pro livro, bem musical.
Às vezes quase conseguimos ouvir essas canções, servindo de trilha sonora.

John Steinbeck mostrou que é possível ser profundo e impactante em apenas 123 páginas.

Bete Lima 18/12/2010

A Pérola nos conta a história de um pai, que leva uma vida pobre mas de uma maneira pacífica de pescador até o dia que o seu filho foi mordido por um escorpião. Ele leva o filho á casa de um médico mas este recusa de atender rapaz, por o pai não ter condições de pagar pelo tratamento exigido. Desesperado, ele foi procurar pérolas e encontra uma pérola muito preciosa e maravilhosa. Ele espera então melhorar sua via, mas ela só o trouxe inveja e corrupção. Todos os seus vizinhos querem apoderar da pérola e Kino matou uma pessoa em legitima defesa... e por causa disso ele teve que deixar sua esposa e seu filho Coyotito. Como a maioria dos romances de Steinbeck, este livro descreve os efeitos da pobreza e da fortuna, desenvolvendo sobretudo a corrupção que pode aparecer com a riqueza. Steinbeck extraiu sua história de um conto tradicional mexicano, mas alguns dos seus biógrafos fizeram um paralelo com a sua vida: um sucesso ( a Pérola E As Uvas Da Cólera) e seus efeitos. O livro é muito interessante pelo facto que nos explica a pobreza dos pescadores de pérolas e do perigo que a tal profissão apresenta. – A Pérola é um filme baseado no Romance que foi publicado em 1949.

Valentina.Bordin 28/04/2024

Livro da escola ?
Tem muitos detalhes que deixam a leitura cansativa!
a história não é ruim, porém essa descrição de cada detalhe do livro me incomodou!

maria jose 04/08/2012

A perola da desilusao
A história comovente de uma pérola enorme, de como foi descoberta e de como se perdeu... levado com ela os sonhos bons e maus que representava.Uma mulher, um pobre pescador índio e o filho, personagens principais desta historia.

Ao ser picado por um escorpião o filho de Kino, Coyotito passa mal e encontra-se sobe risco de morte. Kino então tenta ajuda na cidade, porém sendo considerado sub-raça (ou um animal qualquer) pelo médico, não consegue atendimento.
Kino põe sua canoa ao mar e se lança as águas com a esperança de conseguir uma pérola para que pudesse pagar pelo tratamento de seu filho.Sua vida nunca mais foi a mesma. O leitor sonha junto com o personagem, sabendo exatamente qual será o final,mas insiste e paga p/ ver.
Ele consegue a pérola, a pérola do mundo, a maior pérola jamais vista, um "presente" que trouxe a Kino não a paz e a alegria, mas o mal e a tristeza.

Viviane 04/04/2014

A história não tem um rumo monótono e é surpreendente em vários aspectos. Mostra o que a ambição do homem pode levá-lo a fazer e o que realmente interessa na vida (mas não é um livro de auto-ajuda). Li o livro há mais de 10 anos e até hoje lembro da história nele contada.

Mi Hummel 18/05/2014

A Canção da ambição.
" É espantosa a maneira pela qual uma pequena cidade mantém o controle de si mesma e de todos os seus elementos. Se cada homem, mulher, criança ou um bebê age e se comporta dentro de um padrão estabelecido, não derruba muros, não se distingue de ninguém, não faz experiências de espécie alguma, não cai doente, não ameaça a calma, a paz de espírito ou o curso da vida ininterrupto da cidade, esse elemento pode desaparecer sem que nunca mais se fale nele. Mas basta que alguém se afaste do pensamento comum ou do padrão reconhecido para que os nervos dos habitantes vibrem e estabeleçam comunicações através das linhas nervosas da cidade."

Nem deu tempo de fazer o histórico de leitura!

Não subestime as poucas páginas deste livro. Ele é uma lição de vida.

Kino vivia feliz com Juana e Coyotito, seu filho. Ambos imersos na suave canção da Família. A pobreza não os assustava, apesar das agruras da vida. Mas, toda a história da família muda subitamente quando o pequeno Coyotito é mordido por um escorpião. A partir daí, o livro ganha fôlego e a "sonoplastia" muda. Sim. Sonoplastia. Kino se move pelo som de suas emoções.

Isso, aliás, foi uma coisa que me chamou muito a atenção durante a leitura. Steinbeck criou sons para definir a atmosfera da história. E, juro, podia ouvir cada uma delas.
As páginas finais do livro são emocionantes. Quase não respirava acompanhando a fuga de Kino e, então, seu perigoso embate com os farejadores de gente.

O final...
Não há palavras para descrevê-lo, senão a antecipação já prevista por Juana, em suas lamúrias, para que Kino se livrasse da pérola.

Kino e sua família quebram padrões e arcam com a dolorosa teia de submissão que mantém uma cidade inteira cativa. No entanto, tudo tem o seu preço.
Um preço alto demais.

Recomendo a leitura. Não leva mais do que uma tarde. Porém, as lições encerradas neste livro marcam eternamente a alma.

1 | 2 | 3 | 4 | 5