Tony & Susan

Tony & Susan Austin Wright

Resenhas - Tony & Susan

Jéssica 14/02/2022

Coisas pesadas acontecem aqui
Sinceramente, não imaginava o que esperar quando iniciei a leitura de "Tony e Susan". Portanto, fui pega totalmente de surpresa ao me ver envolvida em uma história tragicamente crua.
Susan recebe um manuscrito de um livro do seu ex marido Edward, que pede para ela ler e dar sua opinião. O personagem principal do livro de Edward é Tony, e a narrativa de "Tony e Susan", na maior parte das vezes, gira em torno da história dele, um professor que viaja com sua esposa e filha e tem o curso da sua vida interrompido por acontecimentos trágicos que, a partir de então, moldarão a sua existência.
É um livro pesado, mas muito envolvente, porque a escrita de Austin Wrigth tem um poder surreal sobre o leitor. Nunca mais eu havia lido algo que provocasse sensações tão avassaladoras em mim.
Entendo porque algumas pessoas não gostaram dele. Este é um livro diferente. Tem partes em que a leitura avança em um ritmo lento, porque "nada acontece". Mas é porque este não é somente um thriller, é algo psicológico, filosófico. Aliás, tem muitas partes do livro que tem esse ar filosófico mesmo. Você não vai encontrar muitos diálogos, porque você não está lendo sobre uma história. Você está lendo o que se passa na mente das pessoas enquanto a história acontece. E, sério, isso é muito surreal.
Carolina 14/02/2022minha estante
Parece ser bom

Jéssica 15/02/2022minha estante
E é mesmo! Indico ?

Mari 12/01/2022

diferente
achei interessante ser um livro dentro de outro livro, mas acredito que a história da Susan ficou meio de lado e o foco maior foi no Tony. que, inclusive, eram as partes mais marcantes do livro.

eu li o livro porque comprei na bienal de 2018 e estava aqui parado há muito tempo, mas se fosse hoje não compraria novamente porque não me atraiu mais a sinopse.

é bom, mas pode ser maçante e a história do Tony é I N S A N A.

recentemente descobri que tem um filme, então estou querendo assistir também.

Natália Ranhel 31/12/2021

Intenso
A história nos faz transitar entre o livro e a realidade da leitora que o lê. O mistério e a densidade nós fazem sentir um peso dura te todos os capítulos. Assim como Susan, terminamos sem ter certeza que compreendemos tudo.

Lela 11/10/2021

Eu não tenho QI pro final desse livro
Não. Não é possível que eu acabei de passar mais de trinta dias lendo esse livro, de ter ressaca literária no meio do livro, pra ter esse final, não! Deve ter uma nuance aí que eu não peguei, não é possível! Eu não devo ter QI pra essa obra prima, sério! Não tem explicação um trem desses! Que ódio. O livro por si só já era bem complexo. Pq alterna a narrativa entre o que acontece no livro que Susan lê (que é interessantíssimo no final) e o que acontece na vida de Susan, então, vc precisa necessariamente se conectar com duas histórias ao mesmo tempo já que uma parece entrar em pontos ocultos da outra. Animais Noturnos parece ser a versão metafórica do ponto de vista de Edward, ex-marido de Susan. Bom, pelo menos era isso que eu esperava. No final das contas, me conectei muito mais com Animais Noturnos do que com Tony & Susan, mas pode ser a falta de QI, ou ser tb uma daquelas obras que só fazem sentido 15 anos depois. Vou aguardar.

Bruno Malini 09/10/2021

Um livro dentro de um livro: muito interessante essa premissa... mas a sensação era que haveria um plot twist a qualquer momento... não aconteceu, mas a história é muito boa

Adinha.Cris 11/09/2021

Não recomendo
Fui pelas críticas impressas na capa dessa edição e me dei mal.
Livro cansativo, demorei um século para ler. Só não abandonei porque esperava algo incrível ao final.
Não aconteceu.
A história paralela, de Tony, é bastante interessante com um final péssimo. A história de Suzan é maçante, sem nexo.

Não gostei nada

Lanna 31/08/2021

Errr
Pelo que me disseram sobre esse livro, achei que seria diferente. Fui frustrada.

Susan lê o livro Animais Noturnos do ex-marido Edward, e a partir disso vai pensando sobre seu casamento com ele e com o atual, Arnold.

O livro Animais Noturnos tem um começo ótimo, instigante, te envolve, mas a partir de um certo ponto a história anda em um looping insuportável e os diálogos são péssimos.

A vida de Susan... sinceramente, quem quer saber? Ô mulher sem graça! A gente acompanha o ponto de vista dela pela narrativa de fluxo de consciência e isso é tão cansativo, é confuso e até agora eu não consigo entender por que esse livro causou tantas reflexões nessa mulher, não vi sentido. Pulei algumas partes, confesso.

O protagonista Tony (de A.N.) tá no meu top 10 piores protagonistas, pelo amor, nunca vi alguém com tanto sangue de barata, chato, sem sal nenhum, uma coisa horrível acontece com ele e mesmo assim o cara é tão mala que você pensa "ei eu deveria torcer por ele", quando você pensa assim, sabe que o autor falhou na construção.

Acho que o autor, Austin Wright, não foi muito bom na construção desses personagens. São todos horríveis, sem profundidade e a história sai do nada pra lugar nenhum. Dei 2 estrelas porque realmente gostei da primeira parte da história de Animais Noturnos, mas só isso mesmo.

Claudia.Marcia 24/08/2021

No começo  da leitura de Tony &Susan fiquei empolgadada pois a cada página tinha aquele suspense na narrativa de animais noturnos. Mais no decorrer do livro fui sentido a leitura arrastada, cansativa , confusa e demorada. Confesso que lutei muito para  não  abondonar  o livro.Sem falar que a narrativa  foca mais em animais  noturno do que na narrativa de Susan .

15/08/2021

Leitura bastante demorada, me perdi várias vezes e o final foi bem inferior ao que eu imaginei, sei lá, não curti muito não. É o pior, mas é bem mais ou menos.

Bela 13/08/2021

Na verdade não gostei muito do livro. A história dentro da história é interessante, mas o enredo principal do livro não. A leitura fica arrastada e cansativa. Já tinha largado na metade há uns anos, dessa vez li todo, mas confesso que pensei em largar algumas vezes.

lua 06/07/2021

a escrita é realmente muito boa e envolvente, e praticamente devorei esse livro. a parte do livro de Edward me transmitiu um medo surreal, senti o terror das palavras e principalmente o medo das duas mulheres. acho que de certa forma, isso me atacou certos gatilhos que eu não esperava. mas de qualquer forma, é uma ótima leitura, adorei essa atmosfera do autor e a maneira como ele condiz as duas histórias. falando bastante sobre passado, amores, traumas e principalmente questões cotidianas, é um livro inegavelmente humano. refleti em várias partes do livro e me senti fora do meu quarto em várias partes. 3 estrelas porque não senti de dar menos, mas também não senti de aumentar essa nota. um livro que me impactou e que provavelmente vai me deixar de ressaca literária

Alessandra.Jungblu 30/05/2021

Animais Noturnos
Acredito que coloquei muita expectativa nesse livro, principalmente por ter inspirado o filme. Sempre adoro esses livros que viram filmes, é uma oportunidade de imergir em uma história sob pontos de vista diferentes.
De modo geral, Tony & Susan é um livro que traz reflexões interessantes sobre virtudes, fraquezas e escolhas. Susan, ao ler a história escrita por Edward (seu ex-marido), entra em contato consigo mesma, sua vida, suas escolhas e passa a ter um novo olhar sobre o verdadeiro Edward.

Gabriella.Anderson 07/05/2021

Muito ruim
Fazia tempo que eu não lia um livro tão ruim. Quando pensei em ler, não imaginava o quão cansativo seria. Pensei em abandonar a leitura várias vezes. Por fim, consegui terminar. Não me agradou, não recomendo.

Victoria.Bispo 24/03/2021

Pois é né
Eu só gostei da história de dentro do livro e mesmo assim o final ainda foi agoniado e decepcionante.