Tony & Susan

Tony & Susan Austin Wright

Resenhas - Tony & Susan

Barbara Lima 06/10/2017

Esperava mais...
Tony e Susan foi um livro que comprei na bienal de 2013 ou 2015 numa promoção bem boa e acabei deixando o tempo passar sem ler, recentemente ele foi o escolhido para a leitura do mês das GeLs e fui com bastante sede ao livro porque esperava um suspense grandioso rsrs.

Tudo estava indo muito bem, história fluindo, narrativa sagaz e inteligente. Eu sentia que o livro ia em um crescente e me preparava para um desfecho no mínimo digno! E, bom...

O livro conta a história de Susan, uma professora universitária casada com um médico e mãe de três filhos. Ela vive uma vida normal e no mínimo monótona, um dia ela recebe o manuscrito do livro de seu primeiro marido com uma nota da atual esposa dele pedindo que ela leia e faça comentários, pois Edward, seu primeiro marido, valorizava muito a opinião dela.

Os dias passam e Susan esquece do manuscrito, até descobrir que Edward estaria na cidade e que ele provavelmente iria querer conversar sobre o livro pessoalmente, nossa protagonista então se debruça sobre o livro e começa a conhecer a história de Tony em Animais Noturnos.

Ao longo da leitura de Animais Noturnos, Susan faz diversas reflexões sobre sua vida, seu relacionamento com o atual marido, como seu casamento com Edward chegou ao fim e o que a levou a ser a pessoa que é. Eu gostei disso, achei interessante e a história do passado da Susan me deixava muito curiosa, mas o que me ganhou nela foram as análises e comentários sobre Animais Noturnos. A cada pausa na leitura, Susan media a escrita de Edward, suas decisões e o que aquilo dizia sobre o homem com quem um dia ela foi casada. Adorei isso!

Sobre Animais Noturnos, eu achei um livro genial! Tony está viajando com sua esposa e filha para o chalé da família, quando uma tragédia se abate sobre eles. A personagem Tony começa como um homem correto, que segue a justiça, um professor que jamais imaginaria que algo de ruim pudesse acontecer com ele, até que acontece e isso o transforma. Não quero entrar em detalhes para não ter spoilers aqui, mas eu gostei demais da história do começo ao fim.

Aí voltamos para Tony e Susan e o meu desagrado... Eu esperava muito mais, eu sentia a cada página virada a sensação de que algo grande aconteceria e ao final, puft! Nada! Aí me perguntei “será que entendi ou esse livro é muito pretensioso?” ou pior ainda, será que eu esperava demais de uma obra que tinha outra proposta? Sinceramente ainda não tenho respostas para essas perguntas, mas a leitura foi muito prazerosa e fica aqui a minha indicação.

Mas fica a dica, não espere muito do livro...

site: http://livrosentregarotas.blogspot.com.br/2017/09/resenha-201-tony-e-susan.html

Diully.Mayara 02/09/2017minha estante
Tenho ele a um tempo mas ainda n o li, mas depois de sua resenha n adiareo mas a leitura, exceto até terminar uma atual. Bjss

Andrade 02/09/2017minha estante
Que massa! Fico feliz de você ter gostado.

Diully.Mayara 03/09/2017minha estante
VC soube cm convencer, atribuiu tanta qualidade ao livro q se tornou impossível n desejar lê-lo.

Dani 08/04/2017

Tony & Susan, Austin Wright
Faz vinte anos que Susan Morrow se separou de Edward Sheffield, e hoje tem uma vida tranquila com seu marido Arnold e seus filhos. Edward a surpreende, então, um dia lhe enviando um manuscrito seu, que espera que ela possa ler e opinar.

"Quando não está preocupada, ela se preocupa em não se esquecer daquilo com que anda preocupada."

Susan acha inusitado o pedido mas resolve atendê-lo, curiosa para saber qual tipo de escritor Edward se tornou. O livro, Animais Noturnos, logo prende sua atenção ao apresentar a estória de Tony Hastings, um professor universitário que teve sua vida abalada em uma viagem noturna. Homens desconhecidos e imprevisíveis causaram um acidente e têm atitudes que ameaçam a paz de Tony, sua esposa e sua filha única.

"Lê a fim de afastar seus pensamentos de si mesma."

Eu tinha boas expectativas sobre Tony & Susan, imaginava que se tratava de um thriller cheio de emoções, e aquele último trecho da sinopse aguçou muito mina imaginação. Pensei que, ao ler Animais Noturnos, a personagem iria de alguma forma se lembrar de coisas do passado que tivessem alguma relação com o romance.

"Nenhum problema é temporário antes que tenha terminado. Todos os problemas são potencialmente permanentes."

Um acidente. Uma esposa em perigo. Pensei que tudo isso eram coisas que Susan havia vivido enquanto estava com Edward, tinha criado várias hipóteses e me decepcionei bastante por isso. Acontece que não é nada disso, toda a ação fica por conta do livro de Edward e Susan não tem nada a ver com isso. As únicas memórias que Animais Noturnos engatam no cérebro da personagem são as do casamento com o ex-marido, lembranças comuns e pouco empolgantes.

"No entanto ele compreendia perfeitamente, pois tinha acontecido com ele. O difícil seria fazer os outros entenderem."

E eu pensando que a estória do livro era real e que mais cedo ou mais tarde Susan iria descobrir que era a esposa sequestrada pelos marginais, e que talvez até mesmo Arnold fosse um deles HAHA Bom, isso foi meio que um balde de água fria e eu gostaria de ter sabido disso antes de iniciar a leitura, acho que teria aproveitado-a melhor.

"(...) o que fazer com o resto do dia quando você recebe notícias ruins?"

Tony & Susan tem alguns pontos positivos, por outro lado. Foi uma experiência totalmente nova ler um livro dentro de um livro, ainda mais porque eu compartilhava de algumas opiniões de Susan. O grande foco mesmo é o livro Animais Noturnos, sendo mostrado no livro como se fosse um livro de verdade, com ocasionais pausas da personagem, a leitora.

"Susan ficou espantada com a mudança dele, que poderia ser fruto de um novo revestimento ou de uma descamação."

Esse livro, do "autor" Edward Sheffield, também parecia interessante de início, mas é bem sem graça e fico feliz que até mesmo o autor de verdade saiba. O enredo é estranho (e mais uma vez o autor sabe), uma vez que um homem não consegue impedir que outros, desarmados, leve sua família para um fim tão trágico. Os diálogos são sem graça e muito agoniantes mesmo, e o personagem, Tony, não é carismático. Ele é sonso, fraco e irritante.

"(...) a vida exigia cruelmente ser vivida."

Entretanto, esse livro (Animais Noturnos) tem algumas coisas boas, como várias reflexões, como por exemplo o que faríamos se estivéssemos no lugar de verdade de Tony, se conseguiríamos mesmo fazer algo diferente. Tony também mostra o medo e a apatia, principalmente de quem procura mostrar algo às outras pessoas o tempo todo, se preocupando em como deveria agir.

"Desonestidade, uma sutil falsificação, fazia pressão sobre ela, ao que parecia, ao escrever para que outra pessoa lesse. Uma incômoda sensação de mentira. Aquilo contaminava na época e ainda contamina mesmo os seus mais ínfimos esforços, suas cartas, seus cartões de Natal, que mentem, não importa o que ela diga ou não diga."

A narrativa é minuciosa ainda nesse mesmo livro, portanto bem lenta, mas preserva certa expectativa porque se torna imprevisível. Não é fácil descobrir qual será a linha que o autor irá seguir, portanto prever os próximos acontecimentos não é uma tarefa simples. Parte dessa expectativa que a subleitura provoca se deve às expectativas da própria Susan.

"(...) nenhuma necessidade de se preocupar com corações, pois seus corações estavam partidos."

E o final de Animais Noturnos chega com acontecimentos imprevisíveis de fato, mas nem por isso agradáveis. Isso e a decepção de ver que o livro principal, Tony & Susan, não era nada do que eu pensava foi realmente ruim. Decepção dupla.

"(...) ninguém escreve sobre outra coisa senão sobre si mesmo."

Acaba que Tony & Susan é sobre uma mulher que carrega alguns arrependimentos e escolhas tortuosas, que aceita ler o livro de seu ex-marido e, por isso, acaba se lembrando mais dele e divagando sobre os caminhos que tomou em sua vida. As emoções ficam por conta do livro do ex-marido, que também não é grande coisa.

"Duas ex-crianças que se encontram após o fim da infância, seu principal esforço é mostrar que não são mais crianças."

O livro principal traz apenas essas divagações, que puxam reflexões sobre a vida em sociedade, os valores, hipocrisias, etc etc. A narrativa de Tony & Susan é fácil de acompanhar e logo me prendeu, porém é extremamente lenta (eu lia e lia e parecia que as páginas não caiam). E o título Tony e Susan remete ao fato de qualquer um de nós seria um Tony, nos fim das contas.
Acho que é mesmo um drama, algo para se ler sem expectativas e sem esperar reviravoltas e conflitos. As ideias para a formação deste livro são boas - o livro dentro do livro, as reflexões - mas o conjunto decepciona se não se souber o que irá se ler antes do ato.

site: http://danielabyrinth.blogspot.com.br/2017/04/tony-susan.html

Jo 26/03/2017

Menos, bem menos!
Tony e Susan ficou arquivado quase um ano, antes que eu me motivasse a ler. Gostei da sinopse, baixei, mas... não conseguia escolhê-lo. Só iniciei a leitura porque uma amiga comentou sobre ele, dizendo que estava sendo muito elogiado.
Apesar de "não ter garrado ódio nele", não gostei!
De início, me empolguei com a narrativa da segunda estória, "Animais Noturnos", o tal manuscrito enviado pelo o ex-marido e até pensei que seria aquele suspense de tirar o fôlego. Mas o desenrolar da estória foi cansativo, chato mesmo, e acabei enrolando quase uma semana para chegar a última página.
A estória principal é morna, insossa, chata, as personagens, Susan, Edward, Arnold, etc, idem. A estória dentro da estória é melhor, mas a narrativa é chata demais e Tony Hastings, um babaca, apesar de ter gostado do desfecho, que acredito, não tinha como ser outro.
Então era isso: menos, bem menos do que eu imaginava.

Raffafust 10/03/2017

Uma pena que tenha visto o filme Animais Noturnos - baseado no livro - antes de mergulhar de cabeça em um dos livros mais incríveis que já li.
O autor os leva brilhantemente para o mundo de um ex casal, ela já casada com um homem milionário, mãe de 2 filhos, ele um escritor tentando ainda seu lugar ao sol. Aos poucos vamosa sabendo que Susan era casada com Edward, está quase certa que seu atual casamento está com os dias contados e passa seus dias entre a galeria de arte, sua vida de madame e fingir que nem imagina que seu marido tenha uma amante.
Um belo dia ela recebe uma caixa contendo um manuscrito com o livro prestes a ser publicado de seu ex marido, Edward. Um homem que vamos descobrir com o tempo que sofreu muito por causa do egoísmo dela. Mas calma, o ir e vir da história e os tempos mesmo se misturando nos deixam ainda mais atentos as surpresas que estão por vir.
A história contada pelo ex no livro é forte, em uma viagem do marido para sabe-se Deus aonde ela aproveita a noite sozinha para satisfazer sua curiosidade, que fica ainda mais aguçada ao ver a homenagem -seria mesmo?- que ele fez batizando sua protagonista de Susan, o mesmo nome da ex.
Conforme a história vai fluindo percebemos que a intenção é outra e eu deixo para vocês descobrirem, quem viu o filme já sabe o que acontecerá e já terá assim como eu um rosto para os personagens, mas a história dentro da história é cruel, é forte, envolve assassinato, estupro...e não tem como não querer respirar fundo fechando o livro um pouco assim como faz Susan quando chega em pontos cruciais da trama mas ao mesmo tempo tão tristes e intensos que incomodam.
Ao perceber que aquela história tem muito do que foi a vida deles e de como terminou o casamento dos dois, o leitor passa a ver Susan e Edward com outros olhos e a entender melhor o universo inserido a nós pelo autor.
Trata-se de um livro longe de ser fácil, precisa de muita atenção para mergulhar a fundo e sair entendendo o que Edward deseja com aquele livro. É suspense do bom e o final é de bater palmas. Leiam o livro e vejam o filme. Não sei dizer qual o melhor, todos são maravilhosos.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2017/02/resenha-tony-susan-intrinseca.html
Priscila Souza 16/08/2017minha estante
Não sabia que tinha filme!!

Diully.Mayara 02/09/2017minha estante
null

Ricardo Rocha 13/02/2017

de um lado, a historia, legal, e algumas boas ideias; de outro, uma escrita redundante, cansativa, cheia de gracinhas. O filme "animais noturnos", embora violento (sao os tempos) mudou o texto de patamar.

Jacy Barbosa 30/01/2017

Cansativo...
Achei a leitura um pouco cansativa , um livro que conta a historia de outro livro, a história do Tony até que é boa, meio arrastada demais, mas é boa.
A história de Susan, nem tão boa assim.
Algumas partes bem eletrizantes, mas achei as emoções dos personagem bem superficial, pelo que se passa esperava algo mais emocionante, forte.
Não é um livro ruim, mas tem que ler com uma certa paciência rs

jeisiani.albino 18/01/2017

Sério? É isso?
Fui ler esse livro com super expectativas( mesmo vendo a média dele aqui no skoob) porque tinha uma boa sinopse e fiquei mais curiosa ainda vendo o trailer do filme.Mas gente, o que é esse livro? Até agora não entendi! Um livro dentro de outro livro é uma ideia sensacional, mas esse livro da história é péssimo, as conversações repetidas "Você vai fazer isso?" "O que?" "Você sabe " "tá Mais você vai fazer mesmo?" "você quem sabe" Senhorrr, isso se repete em vários capítulos. Olha espero que o filme me esclareça várias situações que o livro não conseguiu e que seja melhor Por Favor!!

SMiletic 19/12/2016

Uma história muito boa, dentro de outra história...
...Nem tão boa assim.

Na verdade Tony&Susan é um bom livro, as duas tramas, a de Susan, sua vida atual e suas lembranças do tempo que passou casada com Edward, e a de Tony, o livro escrito por Edward, são muito bem escritas. principalmente a segunda, do tipo que envolvem o leitor, que passa a torcer e se emocionar com os personagens.

Mas achei o final um tanto "anti-clímax", como se algo ficasse faltando. Ou melhor, os finais são assim, deixando o leitor se sentindo um pouco orfão.

Julia G 14/07/2016

Tony & Susan
Tony & Susan, de Austin Wright, nunca foi um livro que me provocasse grande curiosidade, mas quando a Ana, do blog Roendo Livros, me perguntou se eu gostaria de ler algum dos livros de uma lista que ela tinha, decidi escolher este. Afinal, por que não? Ela me avisou que não conseguiu prosseguir com a leitura, mas eu tentei iniciar o livro despida de preconceitos. Eu consegui ler a obra até o final, mas antes não tivesse feito, pois foi o livro mais chato que já li.

O livro se divide em duas perspectivas. A primeira delas é a de Susan, que aceita um pedido de Edward, seu primeiro marido, para ler e comentar o manuscrito da obra criada por ele. Casada com Arnold há vinte anos e com filhos, Susan mergulha na apreciação da evolução de Edward como escritor, da sua própria vida e da maneira como chegou à situação atual. Intercalada às suas reflexões, como segunda perspectiva, a própria obra de Edward é transcrita ao leitor, com Tony como seu personagem principal.

No início, o livro não era daqueles que eu interrompia a leitura ansiosa por retomá-la. Eu às vezes o esquecia por dias. Porém, nos momentos em que me sentava para leitura, as páginas fluíam sem qualquer problema. A dificuldade se deu a partir da segunda metade do livro: o ritmo que pensei ser introdutório era, na verdade, o ritmo de todo o livro, e a falta de expectativa de qualquer acontecimento interessante pelo restante da obra tornou o ato de lê-la maçante.

Isso decorre da própria natureza do livro, que é essencialmente introspectivo. Os poucos acontecimentos são narrados no início da obra; depois, são citados apenas alguns detalhes banais, cotidianos, que servem tão somente para contextualizar os momentos. Só que mesmo a introspecção não me pareceu devidamente aprofundada, haja vista que os pensamentos dos personagens eram confusos, inconstantes e em alguns momentos eu nem consegui visualizar o que tanto os incomodava de fato, visto que muitos aspectos eram citados ao mesmo tempo e dificultavam identificar o cerne da questão.

"Será que devia dizer para Dorothy e Artur pararem com aquilo? Ela reprime um impulso teatral para repreendê-los por desperdiçar sua juventude em frente de um televisor. Televisão, ir para Washington, esmurrar Ray, tudo se mistura em sua mente, parece que é o televisor que ela quer esmurrar. Então imagina um visitante alienígena que pergunta qual a diferença entre Dorothy boquiaberta diante da televisão e a própria Susan boquiaberta diante de um livro. Martha e Jeffrey, seus bichinhos de estimação, que acham estranho vê-la ali parada, petrificada. Susan gostaria de não ter de ficar provando o tempo todo que é sua capacidade de ler que a torna civilizada."

Por conta disso, não consegui criar empatia com os personagens ou compreendê-los inteiramente, mesmo porque não tive vontade de me esforçar em fazer isso. Tive a impressão de que ler um livro dentro do outro não me permitiu mergulhar em nenhum dos dois.

Eu tentei gostar do livro, tentei de verdade, e só mesmo concluí a leitura por esperar encontrar nele algo que muitos leitores conseguiram. Vi que várias pessoas marcaram o livro como favorito ou que deram notas altas nas avaliações do skoob, e eu só não parei na metade do livro porque achei que algo me surpreenderia mais adiante. Não aconteceu, eu não consegui gostar do livro, e a sensação final foi de que perdi um tempo valioso.

site: http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2016/04/tony-susan-austin-wright.html
Tassiana.Diniz 10/01/2017minha estante
Senti exatamente o mesmo que vc!!!!! Não consegui me importar com o drama da Susan...não me conquistou....Achei o Tony UM PORRE. Achei a narrativa cansativa e, muitas vezes, confusa....enfim...não gostei mesmo.

Joana 16/06/2016

Ainda que eu não tenha apreciado o livro na sua totalidade acho que Austin Wright escreveu um romance (ou dois, pois são duas histórias, uma dentro da outra) brilhante.

Renata CCS 09/08/2015

Decepção literária

O enredo de TONY & SUSAN me chamou a atenção logo de início. Susan, mãe de três filhos e esposa de um médico bem sucedido, recebe pelo correio o manuscrito do primeiro livro de seu ex-marido, Edward, com um bilhete pedindo para que ela – que sempre foi sua melhor crítica – leia o livro e dê sua honesta opinião. O Tony do título é o protagonista de “Animais Noturnos”, o livro dentro do livro. Ele é um professor de matemática que está na estrada com a esposa e a filha adolescente, à noite, a caminho de sua casa no lago, quando são abordados por três estranhos que obrigam Tony a parar. A partir daí, a vida de Tony é drasticamente transformada.

Susan percorre as páginas datilografadas e passa a procurar relações com ela mesma, uma relação que parece ainda existente entre ela e Edward. Ela se envolve rapidamente – e emocionalmente – com a história de Tony, e é a sua própria vida que parece entrar em análise, seus valores perdidos e confusos ao longo do tempo. Essa relação entre o livro e leitor é muito íntima: a imagem do autor está sempre presente e parece que, de certa forma, influencia também na interpretação do texto. A sua visão crítica fica comprometida, pois se mistura com os próprios sentimentos e recordações de seu antigo casamento. Além disso, Susan não consegue deixar de se surpreender com a qualidade do texto de Edward, tudo muito diferente do que antes escrevia. E é assim que segue a narrativa de TONY & SUSAN: alternando a vida de Susan e do personagem Tony.

O livro traz uma história dentro de uma história. Proposta interessante, correto? Nem tanto. Para mim, o objetivo do autor não ficou assim tão claro. É uma história sobre como uma história pode afetar o seu leitor, mas as reflexões sobre sua própria existência parecem ter atingido Susan exclusivamente, como se ela e Edward compartilhassem de algo a mais que não ficou claro no livro, nem mesmo com a retrospectiva da história dos dois. Nós, os leitores das duas histórias, ficamos sem entender a relação entre ambas, o porquê de Susan se sentir tão intimamente ligada à vida do personagem Tony.

Creio que a ideia de Austin Wright foi fazer o leitor enxergar o livro através dos olhos de Susan, que encontra um livro cheio de significados para a sua própria vida, já que sua identificação com Tony é algo que a fascina e apavora. Honestamente, para mim, a identificação não ocorreu. Fui apenas uma observadora distante das duas histórias que aconteciam em paralelo.

A sinopse e as diversas críticas que li a respeito desse livro me fizeram esperar algo mais. Muito mais. Mas a expectativa em enxergar esse algo a mais não se cumpriu. Pena.
Jossi 07/02/2017minha estante
Obrigado por sua resenha! Eu DETESTO certas resenhas que pululam pela internet, onde o pessoal fala não do livro em si, do que achou, do que é bom e ruim, mas CONTANDO a história simplesmente, mesmo sem spoilear. Ora, não quero saber da história, quero saber a OPINIÃO de quem leu! E principalmente, opiniões francas, não opiniões de leitores de ganharam os livros como 'brindes de editoras' e querem apenas favorecer sua venda... A sua resenha me pareceu bastante franca. Acho que me ajudou a NÃO querer ler esse livro, rsss... prefiro suspenses REAIS e não ficar assistindo os altos e baixos dos medos, anseios e caraminholas que estão na cabeça de uma personagem LENDO SOBRE OUTRA PERSONAGEM... :) Valeu.

Fernanda 17/01/2015

Olá leitores! Tudo bem com vocês?

O livro Tony e Susan, é minha terceira leitura do ano e confesso que fui com muita sede ao pote. Pensei muito antes de ter o livro em casa, mas acabei decidindo que daria uma chance a ele, até mesmo para conhecer a escrita de Austin Wright.

O problema é que sempre espero muito do livro e espero também que a leitura seja fluida, emocionante e apaixonante. Claro, que em Tony e Susan existem muitas destas emoções, mas confesso que não é para ser lido por todos os leitores. Existem aqueles que amam e os que odeiam e este é realmente o caso dessa trama: amor e ódio.

Susan está divorciada de Edward há mais de 20 anos. Ambos com suas vidas refeitas, em novos casamentos com filhos e rotinas. Susan recebe uma carta de seu ex-marido com o manuscrito de seu primeiro romance, pois Edward a considera sua melhor crítica. Depois de muito relutar e vencida por sua curiosidade ela dá o pontapé inicial na leitura. Sua intenção é a de entender um pouco mais do ex-marido e até dela mesma.

A obra Tony e Susan é uma história dentro de outra. Susan a leitora ávida por saber os acontecimentos da vida de Tony. As personagens muitas vezes parecem interligados por causa do envolvimento de Susan na leitura. Seus pensamentos nos mostram outras perspectivas sobre o quê Edward quer passar ao leitor com sua narrativa.

Apesar do livro ter tudo para ser ótimo, eu não consegui me apegar a nenhuma das personagens. Já de início nos deparamos com uma narrativa um tanto diferente e complicada da Austin Wright e este foi o maior empecilho para que minha leitura fosse adiante de forma leve, instigante e gostosa. Muitos consideram a escrita do autor excelente e inteligente, mas para mim foi apenas difícil. Não estou desmerecendo o autor e sua obra, pois sei que até mesmo para você – meu leitor – o livro pode ser um dos mais interessantes do ano, mas não para mim.

Este livro é um relato de uma época que transcorrem por assunto como sexo e feminismo e apesar de ter sido escrito no início dos anos noventa é algo ainda muito atual e nem sempre percebemos tanto essa diferença de épocas. Além do mais, a trama relata os sentimentos humanos e suas relações com mundo exterior. E especialmente sobre o casamento que é uma parte muito frisada no livro.

Em suma, a história demonstra muito o medo. O medo de Susan com seu casamento de aparências e ainda o de Tony, o personagem da história escrita por Edward “Animais Noturnos”. Enfim, o livro traz uma complexidade grande para a vida do leitor, pois além de complexa é uma narrativa intrincada e requer mais atenção do que damos a outros livros.
Não serei eu a recomendar que o leiam, pois não consigo fazer isso. Mas digo que o leiam por conta e risco.

Resenha feita especialmente para o blog Lost Girly Girl por Fernanda do blog Amor Literário e Colaboradora do blog Lost Girly Girl - http://www.lostgirlygirl.com/2015/01/resenha-513-tony-e-susan-austin-wright.html

site: http://www.lostgirlygirl.com/