Tony & Susan

Tony & Susan Austin Wright

Resenhas - Tony & Susan

João 10/10/2014

O livro propõe um tema diferente do que eu estou acostumado:um personagem de um livro lendo e vivendo as emoções de uma leitura.
O livro alterna a história de Susan com a história de Tony,cujo drama foi escrito pelo ex marido de Susan,Edward.

O livro é muito interessante,pois conforme Susan vai lendo a história de Tony,ela vai também narrando fatos de sua vida.

Esse livro foi uma grata surpresa.Não dava nada por ele e a leitura me prendeu do começo ao fim.O autor além de ser inteligente,tem uma ótima escrita.Gostei muito do final da história de Tony mas o final de Susan não me agradou.Mas nada que tire o prazer de ter lido um livro excelente!

Manuella_3 16/09/2014

A elegância da escrita e o medo numa narrativa maravilhosa!
Tenho o livro Tony & Susan há mais de um ano e, após a leitura, fiquei (também) me perguntando por que o livro ficou tanto tempo aguardando minha atenção. Descobri uma leitura densa, que mescla sentimentos diversos e aponta para os nossos medos, dos reais aos mais escondidos, aqueles que não queremos enfrentar. Talvez esteja aí a resposta: a intuição me levou à leitura no momento certo.

Ao contrário do que possa parecer, o título do livro não se refere a um casal. Tony é personagem de um livro e Susan é a leitora voraz. Dessa forma, Susan se conecta a Tony ao questionar suas decisões e passividade diante de fatos tão cruéis. Na verdade, Tony conduz Susan a uma reflexão sobre sua própria vida, como muitas vezes os personagens de um livro fazem conosco, leitores. Quem nunca se identificou, sofreu, torceu e até chorou ao lado de um personagem incrível? Ou ainda, reconheceu nele suas dificuldades e fraquezas, e por isso sentiu aversão ou compaixão (negação das sombras ou condescendência)?

De noite, Susan lê; prefere isso a ver televisão. Lê a fim de afastar seus pensamentos de si mesma. (p. 8)

Susan é uma dedicada mãe de família, casada com Arnold, médico, tem três filhos e trabalha como professora de Inglês. Vive confortavelmente e aceita a rotina que um casamento longo lhe impôs. Há vinte e cinco anos separou-se de Edward, que tentou ser escritor e acabou desistindo do sonho. Agora, tanto tempo depois, Edward lhe envia o manuscrito de seu primeiro romance para que avalie, já que a considera sua melhor crítica.

O livro de Edward Animais Noturnos compreende a maior parte da leitura, intercalado com as observações de Susan (ao começar e findar um capítulo) e alguns flashbacks, quando Susan relembra sua juventude ao lado de Edward, o casamento fracassado e a chegada de Arnold, atual marido, à sua vida.

Durante a Leitura, Susan descobre um talentoso escritor no até então desacreditado Edward, agora maduro e contando uma trama de alta voltagem. Tony, personagem principal de Animais Noturnos, é um professor universitário que encontra o terror numa viagem com a esposa e a filha. Há muita tensão e suspense nessa escrita, tive medo em vários momentos e me perguntava, exatamente como Susan fez: o que será que vem pela frente? Impotente diante do drama que está vivendo, Tony encanta e amedronta Susan na mesma intensidade. Estaria Edward tentando dizer algo à ex-mulher?

Entre os afazeres domésticos e o cuidado com os filhos, Susan avança na leitura com curiosidade e paixão, deliciando o leitor com suas pausas reflexivas sobre o que acaba de ler, numa (re)descoberta de si mesma, os caminhos que escolheu na vida (como Tony), a constatação de seus erros e a passividade diante do que lhe desagrada, recusando sair de sua zona de conforto. É o momento de Tony e Susan, juntos (para deleite do leitor mais aplicado), expurgarem seus medos. Nas palavras do autor, a precariedade de nossas vidas bem protegidas. Assim, Susan passa a ser o olhar do leitor que encontra um livro cheio de significados para a própria vida... enquanto Tony e Susan se misturam e quase se confundem diante do leitor.

Mais uma vez encontro um livro que avisa: não é para qualquer leitor. É preciso atenção à narrativa, há muito a considerar nas entrelinhas, numa genial sacada do autor, que instiga o leitor com o drama pessoal de Susan enquanto Edward provoca Susan através de Tony. Curioso como Austin Wright escreve de maneira distinta de Edward (seu próprio personagem), numa prosa perspicaz que solicita do leitor muita astúcia e sensibilidade.

Ontem, ao final da leitura, achei que classificaria a leitura entre quatro e cinco estrelas. Será que meus fantasmas me impediram de atribuir mais valor à obra? (Mais uma reflexão anotada). Nada que uma noite bem dormida e uma história bem digerida entre uma e outra virada no travesseiro não reconsiderasse: amanheci com as cinco estrelas brilhando, em deferência à elegância da escrita de Wright. E todas as emoções que despertou em mim.

Resenha publicada no blog Livros, Filmes & Músicas:
Renata CCS 31/03/2014minha estante
Manuella,
Sua resenha me cativou. Parece-me uma leitura deliciosa! Vai para a lista de futuras aquisições.
Abraços,
Renata

Manuella_3 31/03/2014minha estante
Eu gostei muito, Renata. Gosto de conflitos psicológicos dos personagens, prefiro sempre os dramas por isso. Beijo!

J@n 01/04/2014minha estante
Muito legal! Gostei da proposta do livro.

DIRCE 01/04/2014minha estante
Opa! Parece ser meu número. Mais um para minha Estante.Adorei a resenha.
Abraços

Lua 04/04/2014minha estante
Gostei da proposta do livro! Muito boa a sua resenha.

Carla 08/11/2014minha estante
acabei de ler e vc falou tudo! livro incrível!

ANA 11/11/2014minha estante
VC COMENTA MUITO BEM SUAS RESENHAS. PARABENS. VC DEVERIA SER ESCRITORA. SERIA SUA LEITORA ASSÍDUA KKK

Cláudia.Borges 01/06/2017minha estante
Amei sua resenha Manuela. Confesso que tenho esse livro em minha estante, literalmente, há anos, e que já o peguei para ler uma vez e não consegui dar continuidade porque a mescla de história real e ficção por vezes me confundia. E confesso também que me odiei por deixar-me levar por críticas maravilhosamente inflamadas e me deparar com um livro o qual não consegui me apegar.
Mas nesse momento diante do seu tão apaixonado relato me declaro totalmente desejosa de retornar a leitura de Tony& Susan e dar-me uma nova chance de encantar-me com essa história. Obrigada.

Kétrin 12/04/2014

Nesse livro conhecemos Susan, uma mãe de família e casada com Arnold. Mas vinte e cinco anos antes, ela teve outro casamento, com Edward.
Em um dia comum para Susan, vivendo suas rotinas de sempre, ela recebe um manuscrito de um livro escrito pelo seu ex-marido, onde ele pede para que ela o leia e dê a sua opinião, já que ela sempre foi a sua mais fiel crítica.

“Não conseguia acreditar que ele queria apenas que ela lesse o livro. Devia haver algo em especial, alguma nova guinada no já morto caso de amor entre os dois. Tentou imaginar o que Edward achava que estava faltando no romance. A carta sugeria que ele não sabia, mas Susan imaginou se não haveria uma mensagem secreta...”

Animais Noturnos é o nome da obra, onde ela mergulha na história de Tony e conhece todas as coisas arrepiantes com que ele passou, ela acaba se identificando com certa personalidade dele e entra dentro da história, onde a traz muitas lembranças de seu passado e começa a analisar todo ele.

“O livro instiga uma apreensão dentro dela, um receio cujo objeto ela ignora, mas que parece diferente do temor presente no relato em si, alguma coisa que está presente nela mesma...”

“Depois Susan teve medo de entrar no mundo do romance, que poderia fazer com que ela esquecesse a realidade. Agora, ao deixá-lo, ela tem medo de não conseguir voltar. O livro se entrelaça em sua cadeira como uma teia. Ela tem de abrir um buraco para conseguir sair. A teia danificada, o buraco vai crescer, e quando ela voltar a teia estará desfeita.”

O interessante do livro é que conta duas histórias, a de Susan e a do livro que ela está lendo Animais Noturnos. Eu como leitora, consegui me identificar com Susan, no aspecto que ela lê o livro, e faz as suas críticas, os pensamentos dela em relação aquele livro são muito parecidos com os meus, como se eu tivesse lendo aquela obra e analisando junto.

“A gente escreve porque todo o resto morre, é para preservar aquilo que morre. A gente escreve porque o mundo é uma confusão desconexa, que não se consegue entender, a menos que se faça um mapa com as palavras...”

Minha opinião particularmente, preferi muito mais a história de Animais Noturnos, pois nela eu encontrei cenas arrepiantes, decisões extremas, investigação, é uma história um tanto perturbadora. Quanto a história da vida de Susan, infelizmente para mim foi entediante, eu estava muito mais curiosa para saber o fim da outra história.
Mas ao todo é um livro espetacular, muito bem escrito, o autor está de parabéns pelo jeito como ele conseguiu conciliar as duas histórias e tudo ficou perfeito. Recomento muito o livro, principalmente para quem gosta de livros que envolvam o psicológico.

site: http://keetring.blogspot.com.br/2014/04/resenha-tony-e-susan.html

Ulysses.Rubin 25/03/2014

Genial
"A gente escreve porque todo o resto morre, é para preservar aquilo que morre. A gente escreve porque o mundo é uma confusão desconexa, que não se consegue entender, a menos que se faça um mapa com as palavras. Nossos olhos estão turvos e a gente escreve para colocar os óculos. Não, a gente escreve porquê lê, escreve a fim de refazer para uso próprio as histórias de nossa vida. A gente escreve porque nossa mente é uma tagarelice sem sentido, a gente escava em busca de um caminho nessa tagarelice, um caminho que nos leve de volta a nós mesmos. Não, a gente escreve porque está enclausurado dentro do próprio crânio. A gente envia nossas sondas para dentro do crânio de outras pessoas e espera alguma resposta."

Quando soube que Tony & Susan foi publicado em 1993, não pude acreditar. Todo esse tempo se passou e Austin Wright não se tornou um dos grandes nomes da literatura? Como assim? Depois soube de sua morte, apenas dez anos depois e fiquei ainda mais triste. Foi-se sem saber que sua obra se tornaria cultuada e reverenciada.

De fato, Tony & Susan me parece uma conquista incomum, um livro verdadeiramente original e desafiador. Caso não seja, perdoem minha ignorância. Não me lembro de ter visto ou lido, nos últimos anos, outro exercício de metalinguagem tão complexo e ao mesmo tempo tão claro em seus objetivos e conclusões.

Susan vive com seu segundo marido e seus filhos. Certo dia, recebe pelo correio o manuscrito de um livro escrito por seu ex-marido, que garante confiar apenas nela para lê-lo e aprová-lo. A partir daí, passamos a acompanhar paralelamente duas histórias: a do livro que ela lê e a de como a leitura a afeta. Naturalmente, Susan começa a questionar a relação que a história contada no livro poderia ter com o que ela e o ex-marido viveram, bem como quem seria ela no livro, ou melhor, qual dos personagens foi inspirado nela e por qual motivo.

Inicialmente, Susan se engana sobre as intenções do ex-marido ao escrever a historia, mas no fim a trama que ele criou, aparentemente sem relação alguma com suas vidas, mostra-se simbolicamente uma impiedosa e desesperada tentativa de expurgo e vingança pelos erros passados, que condenaram seu casamento e sua esperança de formar uma família. Quando essas associações se esclarecem, Tony & Susan revela-se uma poética investigação do trabalho de um escritor e da relação entre o leitor e os livros.

Talvez tudo isso que eu disse ainda esteja longe de definir a dimensão da grandiosidade deste trabalho de Austin Wright. Tudo o que sei é que a experiência que tive com tal leitura foi tão eletrizante e reveladora quanto a da própria Susan.

Luan 03/03/2014

Resenha: Tony e Susan - Austin Wright
Vamos a Resenha:

"Arnold e Susan planejavam fazer uma orgia antes do regresso de Edward (...)"

Tony e Susan é um romance um tanto que realista, que conta a história de Susan que é professora e crítica literária, mãe de três filhos e casada com um médico que é Arnold e que é seu segundo marido, o homem com quem ela traiu Edward, seu parceiro na juventude. Edward era um jovem melancólico que sonhava em ser escritor e trabalhou muito para isso, mas seus textos nunca eram bons o bastante para sua maior crítica, sua própria esposa que na espoca era Susan.

"Tocou no pênis de Tony, aquela moça que tinha sido sua aluna."

Depois 25 anos longe de Edward e seus escritos, Susan recebe em sua casa um manuscrito seu com o pedido de que lesse e desse a ele a sua opinião sobre o romance. A leitura foi adiada durante meses devido à sua apreensão de novamente magoar o lado literário do ex, mas a vinda de Edward para a sua cidade a incentiva a ler. Então, durante uma viagem de Arnold, Susan se envolve com a leitura.

"- Matou! Está falando de assassinato?"

Então Susan começa a ler a história de Tony, protagonista de Animais noturnos, o romance que Edward escreveu. Tony é professor de matemática em uma universidade e está com sua mulher e filha adolescente a caminho de sua casa no lago. A viagem é interrompida por três estranhos na estrada interestadual, que obrigam Tony a parar. Ele se vê incapaz de proteger sua própria família do tormento que todos prevêem, e sua mulher e filha são levadas pelos homens enquanto ele é abandonado na mata, aflito e desorientado.

"Então continuo a subir, ainda enregelante, alcançou sua boca, encheu seu nariz e fechou seus olhos em fogo"

Enquanto lê esse romance, Susan não consegue deixar de lado a surpresa pela qualidade de escrita de Edward e as dúvidas sobre o porquê dele trazer esse tema para seus textos, algo totalmente diferente do que antes escrevia, procurando em cada pagina relações com ela mesma, mensagens subliminares de Edward que falem de seu passado. A imagem de Edward e suas motivações assombram toda a leitura do livro, assim como suas dúvidas sobre o seu atual casamento.

Comentários:

Tony e Susan, traz a nós, leitores duas historias incrível e dentro de um só livro. Deixando nós com uma curiosidade consideradamente alta, para saber o desfecho desta história que trás a nos um tema muito realista, que bate de frente com a ficção. Algo realmente lindo e que vale muito ler.

Que pena que Austin partiu pra um outro plano, pois eu considero está obra excelentíssima que relata muito bem nossa realidade de hoje em dia, só que com mais detalhes e um final bem feito.

site: http://lendoferozmente.blogspot.com.br/2014/03/resenha-tony-e-susan-austin-wright.html

Juliana Btt 08/01/2014

Dois em um. Mas podia ser só um.
Uma capa linda, uma sinopse convidativa.
Nunca imaginei ler dois livros em um só, um tão bom e outro muito ruim.
Toda a parte de Tony é eletrizante, um triller muito bem escrito, uma narrativa excepcional que faz você não querer mais parar de ler. Suspense com uma "velocidade perturbadora", um enredo totalmente diferente, desses que você nunca mais vai esquecer.
A parte Susan... bem, essa já é totalmente o contrário, entediante, cansativa, morna, não desperta curiosidade, não tive estômago nem paciência para ler. Pulei todos os capítulos Susan sem dó. Impossível as duas partes se completarem. Na verdade eu fiquei pensando "pra quê Susan estar nesse livro tão bom?". Realmente, para mim, não faz sentido.

Jessica 29/12/2013

Incrível e brilhante
Sem dúvida um dos melhores livros que eu já li, me surpreendeu do começo ao fim, em ambas as histórias...
Em vários momentos parece que muda drasticamente mas ao mesmo tempo de forma suave a direção da história...
Foi um livro que me prendeu e não conseguia parar de ler, e quando acabei queria que não tivesse acabado...
Foi o primeiro livro do Austin Wright que li e concordo com todas as críticas que estão escritas na capa do livro...
É um livro hipnotizante e é incrível a forma como o romance foi escrito...
Resumindo, achei o escritor brilhante e o livro incrível...

jota 10/11/2013

Metalinguagem de primeira
Que já começa na capa: de um lado o nome Tony, de outro, o nome Susan, unidos por um &. E ainda que Tony e Susan possam se encontrar numa mesma página do livro (melhor dizendo, seus nomes), eles jamais irão se cruzar de fato aqui. Ao contrário do que certamente ocorreria num outro tipo de romance, que trouxesse no título o nome de seus personagens principais.

Susan Morrow, professora universitária, é a protagonista do livro que temos em mãos, editado pela Intrínseca, da autoria de Austin Wright (1922-2003). E Tony Hastings, professor universitário, além de personagem do mesmo Wright, claro, é também uma criação do escritor Edward Sheffield, ex-marido de Susan. Ela tem em mãos, a maior parte do tempo, o manuscrito que Edward escreveu, Animais Noturnos, e lhe enviou para avaliação.

Susan e Edward (também Arnold, Stephanie, Dorothy, Henry, Rosie, etc.) vivem numa realidade, digamos assim, real, igual a nossa, enquanto Tony e Laura (mais Helen, Bobby Andes, Louise Germane, etc.) são protagonistas de uma realidade ficcional (mas que também é igual à nossa), uma história de violência, morte e vingança, o já citado Animais Noturnos. Que no fundo pouco difere de outras histórias apavorantes que lemos em jornais, revistas, etc., ou que a tevê exibe diariamente. Todos (realidade ou ficção) a mostrar a precariedade de nossas vidas bem protegidas.

Apesar de parecer um livro complexo ou difícil, as duas histórias correm paralelamente e ninguém vai precisar ler com tanta atenção assim por medo de misturar alhos com bugalhos. O que acontece com Susan enquanto ela lê Animais Noturnos é o mesmo que acontece conosco na leitura de qualquer livro interessante. Ou seja, refletimos sobre aquilo que os personagens dizem ou fazem e emitimos julgamentos sobre seus atos, imaginamos coisas boas e ruins por acontecer nas páginas que virão, tememos pelos personagens com que simpatizamos quando estão em perigo, queremos justiça para os maus quando cometem crimes (e até que morram, pode ser o caso), e muitas coisas mais.

Em todo livro ocorre isso, é verdade, mas aqui você tem Susan refletindo sobre essas coisas, questionando, fazendo perguntas, aprovando ou não o que lê: Wright investiu fundo na relação leitor-livro. Próximo do final ele diz (através de Susan) que quando terminamos de ler um livro, “a mente relaxa e o livro se liquefaz. É impossível dizer quando.” Depois, liquefeito, o livro passa a fazer parte de nós, de nossa vida, repousa no fundo de cada um, num depositário de lembranças...

E, afinal, o livro é realmente sensacional ou todos aqueles elogios nas capas não passam apenas de propaganda (enganosa)? Bem, a história de Susan, Edward e outros personagens da “vida real” é bastante crível ou plausível, não resta dúvida. Já em Animais Noturnos algumas vezes você pode se irritar com o comportamento de Tony Hastings frente a várias situações críticas ou não, noutras pode estranhar certas ocorrências ou coincidências e ainda não ficar totalmente convencido acerca de que certas coisas se passariam do modo que se passam quando numa situação envolvendo pessoas reais. Susan fala em “falhas” do livro, outro personagem diz que Tony é um “fracote”, etc...

Ainda que as duas histórias tenham começo, meio e final, você vai sentir desde o início que Tony & Susan não é exatamente uma história (ou duas, não?) convencional, como parece ser a maior parte do tempo. Afinal de contas, não é todo dia (ou em todo livro) que um ex-marido (Edward) envia à ex-esposa (Susan), cerca de vinte e cinco anos depois de separados e de praticamente nenhum contato, um manuscrito de livro para que ela dê sua opinião, com a alegação de que Susan era (quando casados) uma excelente leitora e crítica, ainda que ela seja isso mesmo até hoje.

E outra coisa: por que Edward deu ao personagem Tony como sobrenome o nome da cidade de Hastings, onde Susan e ele viveram até a separação? E mais outra ainda: qual o motivo de Edward colocar em cena, perto do final, uma personagem secundária chamada Susan, numa vez chamada de tola, noutra de putinha? E tem muito mais...

O que não se pode dizer das duas histórias de Tony & Susan é que elas sejam ou que um ou outro dos finais sejam banais(alegação de alguns leitores). Fico com The Times: "Um livro muito inteligente, e também uma narrativa sensacional sobre leitura, casamento, crises e vingança."

Lido entre 08 e 10/11/2013.
Kelly 18/11/2013minha estante
Tó iniciando a leitura hoje, e espero gostar tanto quanto você. Sua resenha me deu mais vontade de ainda de ler esse livro.

jota 18/11/2013minha estante
Grato, Kelly. Espero que você também aprecie bastante. Tem alguns momentos em que o livro causa certa irritação, não por conta exatamente da história (ou histórias), mas dos personagens. E os finais também podem desagradar, dependendo do tipo de leitor que se é ou do gênero que se aprecia. Mas Tony & Susan é um grande livro, sem dúvida.

Manuella_3 21/03/2014minha estante
Adorei sua resenha, Jota. Apontou coisas que não aprofundei devidamente.
Gostei muito do livro, pena ter que dar cinco estrelas, quando queria dar quase cinco...

jota 21/03/2014minha estante
Grato, Manuella. Também acho que deveria haver notas quebradas, tipo 4,5, algo assim, uma nota que também faria jus a Tony & Susan.

Patricia 28/10/2013

Mais pesado do que imaginei...
Esse livro foi publicado originalmente em 1993 nos Estados Unidos e ganhou uma reedição britânica quase vinte anos depois. E chegou ao Brasil pela primeira vez pela editora Intrínseca. Adquiri nas primeiras promoções que me deparei na Livraria Fnac, quando ainda não tinha muitos critérios para compras de livros, o fator decisivo era unica e exclusivamente o preço.
Senti vontade de abandonar o livro muitas vezes e ainda não sei por que não fiz isso, acho que por um pouco de orgulho de leitor, não abandonar um livro jamais, rs...
Como todo livro que tenho lido, iniciei a leitura com a mínima expectativa possível. Aparentemente é um romance, uma historia bonita, algo parecido com mamão com açúcar. Aquilo que nem é o melhor dos melhores, mas que dá pra passar o tempo. Porém, conforme você vai avançando as páginas (e me arrastei a leitura quase toda) percebe que não é nada disso. Você começa a entrar num Thriller Psicológico, com cenas bem pesadas mesmo. Confesso que algumas partes do livro foram muito envolventes, pois gosto desse tipo de narrativa, mas a historia perde o ritmo fácil e rapidamente, com um final mais que banal e peças que não se juntam. Parece que está tudo meio solto.
Não gostei da proposta. É um livro dentro de outro, isso mesmo! Vou ver se consigo explicar melhor: Na história, Edward ex-marido de Susan é escritor e encaminha um “rascunho” do livro que escreveu para que ela leia, pois a considera uma ótima crítica. O livro de Edward está inteiramente dentro desse livro. A trama fica dividida entre a história de Susan e a de Tony que é o protagonista da historia de Edward, por isso o título é Tony e Susan. Susan o lê e nós também. Ao final de cada capítulo voltamos para a vida real de Susan que é narrada em terceira pessoa.
Bom, Susan passa a leitura toda tentando encontrar semelhanças entre a vida dela e o livro, achando que o ex escreveu alguma mensagem oculta pra ela e aparentemente algo impactante será revelado no decorrer da história. Ficamos a imaginar o que Edward quer dizer para Susan através daquelas páginas e na verdade ele não quer dizer nada, aquilo tudo é só uma história, pelo menos não percebi nada de extraordinário (será que perdi alguma coisa?). Susan levanta algumas questões interessantes, mas que se perdem no meio do caminho, por não haver relação com os acontecimentos.
Acredito que se o autor tivesse esquecido Susan e se aprofundado do Thriller Psicológico que começou a desenvolver na historia "escrita por Edward", teria tido mais sucesso.

Eu gostei bastante da capa achei que combinou muito, pois são duas páginas com os nomes dos dois protagonistas de dois livros diferentes. Mas quando encontrei as edições de outros países, percebi que até combinam mais, tendo em vista que boa parte do livro narra a trajetória e as tragédias acontecidas na vida de Tony, que estava viajando no meio da noite e se envolveu em um acidente com sua família, fica perdido no meio da mata tentando localizar sua filha e esposa, que foram sequestradas, estupradas e mortas pelos arruaceiros do acidente (resumidamente). Eu avisei que era pesado! Veja a resenha completa no blog e confira as capas.
Avaliei com 2 duas estrelas, pois não me cativou, me senti como se tivesse lendo um livro por obrigação. Um livro que não escolhi pra ler. Apesar de, como falei no início, não ter iniciado com muita expectativa, imaginei que teríamos uma trama com a vida de Susan, pois ela é a protagonista, mas o livro gira em torno de Tony que é o protagonista da história do livro de Edward. Para alguns a ideia e a proposta foi fantástica, mas para mim não rolou tanto assim.

site: http://canetasdeouro.blogspot.com.br/2013/10/resenha-tony-e-susan-austin-wright.html
Julia Pinhero 19/11/2017minha estante
Não haveria o mínimo sentido Edward ter feito toda a história de 'Animais noturnos' pra Susan se antes não houvesse um propósito. Faltou um pouquinho de interpretação sua ao entender que o livro dentro do livro é recheado de simbologia e metáforas em relação a vida real da ex mulher e de todo caminho percorrido por ela no plano de fundo atual da história.

Danielle 14/10/2013

Resenha – Tony & Susan - Austin Wright
Susan é uma mulher em seu segundo casamento de 25 anos que está na mesmice e morrendo a cada dia com a rotina, quando Susan recebe um livro rascunho de seu primeiro marido Edward para que ela possa fazer uma crítica da obra. Após muito relutar Susan decide ler o livro e acaba encontrando no livro uma identificação com o protagonista Tony e também traz muitas lembranças.
Nós leitores mergulhamos em duas histórias, a de Susan e a história do livro de Tony, é um livro dentro de outro livro o que me agradou muito, por muitas vezes cheguei a detestar o Tony vocês irão entender quando lerem o livro.
Um livro que fala sobre medo, Susan se espelha no medo de Tony e encontra nele seus próprios medos do passado e do presente e principalmente do seu casamento atual.
Um livro inteligente, envolvente, com uma narrativa que me agradou bastante.
Recomendo a todos a leitura, principalmente quem gosta de livros que envolvam o psicológico.

site: minhasresenhasdp.blogspot.com.br

Pedro 06/08/2013

me surpreendeu...
[...] Por ser um livro complexo e diferente de tudo o que você já leu, requer muita dedicação do leitor, não é uma leitura cansativa porém requer muita atenção aos pequenos detalhes, mas no final eu posso garantir que você vai se sentir recompensado por ter lido algo diferente de tudo.

Para ver a resenha completa acesse o blog: http://espacobooks.blogspot.com.br/

site: http://espacobooks.blogspot.com.br/

ItaloDeck 26/04/2013

O livro começa morno, porém no meio do livro o autor consegue dar uma elevada considerável na narrativa. A metade do livro é uma história boa, que nos prende e nos envolve. Porém acho que no final o autor acaba se perdendo, e o livro que tinha tudo para ser excelente, acaba terminando com um final mediano e sem graça.

Vanessa.Pitsch 15/11/2012

Tony & Susan
Quando li a sinopse do livro e algumas resenhas aqui mesmo no Skoob, fiquei muito curiosa e comprei o livro no mesmo dia. Mas confesso que foi um pouco decepcionante.
Os protagonistas não conseguiram me cativar, talvez se as histórias de Susan & Edward ou Susan & Arnold fossem contadas mais profundamente, o livro se tornasse mais interessante, mas a todo momento parece superficial demais.
Sei que às vezes o medo nos paralisa, mas não da maneira como acontece com Tony em várias partes do livro. Uma pessoa comum demais para ser protagonista de um livro.
O final, até surpreende, mas não sei se vale a pena...

Verônica 12/08/2012

O autor escreve com maestria uma história dentro da outra. O leitor é levado a acompanhar a eletrizante história de Tony, pelos olhos de Susan. Já a história dela decepciona um pouco. Promete uma revelação impactante, que não se concretiza. Excelente até a metade da leitura, quando perde ritmo, conduzindo o leitor mais calmamente até um final banal.

Murphy'sLibrary 05/08/2012

O último livro que li sobre outro livro fez com que eu me apaixonasse pela história e sua profundidade. Não foi diferente do que aconteceu comigo enquanto lia Tony & Susan, ou eu deveria dizer sobre Tony e Susan?

Susan Marrow está vivendo uma nova vida com seu não tão novo marido e crianças, e nem tenta lembrar do seu fracassado ex-marido, Edward. Tudo muda quando ela recebe uma correspondência contendo o livro de Edward, um conto agressivo chamado Animais Noturnos. Edward quer a opinião dela, clamando que Susan sempre fui sua mais forte crítica por todo tempo que estiveram juntos, e que eles acreditava que isso não haveria de mudar com a distância.

O que lemos a seguir é uma experiência que vai além das minhas outras experiênciias de leitura. Enquanto Susan lê o livro de Edward sobre Tony, um homem que perde sua família em um beco numa noite violenta, e seu sentimento de vingança, ela usa pequenos quotes e passagens para nos fazer tentar descobrir sua vida atual, peça a peça. Susan é uma personagem cheia de possibilidades, e todas elas são exploradas em nossa mente.

É um livro de leitura difícil e que não tem uma narrativa fluente. Muitas vezes você se perde em seus próprios pensamentos, indo para bem longe de Susan. Os interlúdios com os pensamentos dela são lentos, e eles podem ser complicados de ler porque você chega neles num ritmo rápido da narrativa de Edward—ou seria de Austin? Você sente o que Susan sente, mas também sente a respeito do que Susan sente. É uma experiência diferente de tudo que eu havia tido lendo um livro.

Esse é o encanto de livros sobre livros. É tudo em dobro. Dor dobrada, felicidade dobrada, mistérios dobrado, angústia dobrada. Mágica em dobro. Tirando as freadas de narrativa no ponto de vista de Susan, este livro foi perfeito para mim, e, na minha opinião, tem tudo para ser um clássico.