Química Perfeita

Química Perfeita Simone Elkeles

Resenhas - Química Perfeita

Lola 29/03/2020

Eu me limito a dizer que é bom. Já li outros livros dela que me encantei. Sempre fui muito curiosa sobre este, porém não superou minhas expectativas.
Aliás foi abaixo
Não gostei da forma que a história de Alex e Brit foi desenrolando, toda parada de ser escondido me embrulho o estômago
Tudo parecia muito exagerado sem uma raiz pelo lado da Brit
Agr o Alex sim me envolveu em seus dramas

Deu pra ler em um dia de tédio. Logo, recomendo sim

@blogleiturasdiarias 22/03/2020

Resenha | Química Perfeita
Não sei porque demorei tanto a conhecer Química Perfeita! Uma história que me encantou, emocionou e faz jus aos tantos fãs que tem. Inclusive, se não fosse pela editora Globo Alt — que relançou a obra — talvez não lesse tão cedo.

Brittany vive um vida perfeita, pelo menos de fachada. Ensinada a ter uma reputação impecável, a nunca demonstrar fraquezas ou falhas, ela se sente cada vez mais aprisionada na ilusão que passa para a sociedade. Quando é obrigada a formar dupla com Alex na aula de química, ela perceberá que apesar das realidades diferentes, eles tem muito em comum. Alex faz parte de uma gangue latina — sendo mexicano — e sabe que seu futuro está na irmandade. Nada de faculdade, nada em sonhar alto. Seu objetivo é proteger a mãe e os irmãos. Quando dois jovens de mundos diferentes encaram suas semelhanças, talvez, um forte sentimento possa nascer. Eles serão capazes de enfrentar tudo para ficarem juntos?

Livros do estilo, geralmente, espero encontrar um romance fofo com pequenas doses de desentendimento e tensão, por isso não me preparei para o turbilhão de emoções que achei. Primeiro que autora nos mostra uma realidade de possíveis costumes xenofóbicos. Nunca pensei que a imigração latina — na maioria mexicanos — fosse um aspecto tão forte e cheia de problemáticas nos EUA. Apesar de ser ficção, podemos dar credibilidade para alguns acontecimentos, pois dificilmente tudo seria irrealista. Somado ao fato de termos um drama muito bem embasado em explicações e justificativas, o enredo só evoluiu.

Um desenvolvimento que vai além de uma mera junção de casal, que demonstra amadurecimento de personagens, que demonstra as escolhas que podemos fazer, principalmente, quando lembramos que o público alvo são os jovens. Ambientes escolares sempre trazem a alternativa de trabalhar temáticas importantes paralelamente, e a Simone Elkes soube aproveitar. Pude refletir sobre os diversos comportamentos estampados, e com certeza daria um bom debate pós-leitura.

"Gente do lado norte realmente não se mistura com gente do lado sul. Não é que pensemos que somos melhores que eles — somos apenas diferentes. Crescemos na mesma cidade, mas em lados completamente opostos. Moramos em grandes casas, perto do lago Michigan; eles vivem à margem dos trilhos do trem. Nós falamos, agimos e nos vestimos de formas diferentes. Eu não estou dizendo que isso seja bom ou ruim, mas é como as coisas são em Fairfield." pág. 22

Sobre os protagonistas, Brittany e Alex mostram uma dualidade interessante de acompanhar. Não sou daquelas que creem no ditado "os opostos se atraem", então até ser evidenciado o que eles tinham em comum, precisava ser convencida que daria certo. Obviamente que depois passei a amá-los — e torcer para que as situações em conjunto se resolvessem — e caracterizei esse impasse inicial como um ponto para que eles pudessem crescer. Em específicos momentos tomam atitudes que considero irritantes, além de agirem arrogantemente, entretanto a faixa etária deles permitem errar.

Outro ponto positivo e que merece atenção: as histórias em segundo plano. A família da Brittany e a imagem de "perfeição"; a família de Alex e o fato deles dependerem dele; os irmãos de ambos os lados e seus complexos; nuances interessantes de absorver e entender. É importante captar o quanto o núcleo familiar tem papel crucial nos caminhos que resolveram trilhar.

Com poucas reviravoltas e mudanças bruscas, seu elemento forte está na dramaticidade. Numerosos motivos e argumentos para que o amor não vença são expostos, e a nossa atenção é direcionada a pensar se existirá final feliz ou não. Vou admitir que teve cenas que fiquei com o coração acelerado, pensando no pior, entretanto não soltarei spoilers de como findará — fiquem na curiosidade!

De uma forma geral, recomendado! Química Perfeita ultrapassa a barreira do gênero romântico, e é um exemplar que pode nos conquistar. A escrita fluida ajuda a passar as páginas de forma rápida, e traz questionamentos importantes nas circunstâncias que é elaborada. Fãs de romances, fãs de jovem adulto, podem apostar sem medo!

"O problema é que o passe para o banheiro não ajuda a pessoa a evitar a vida. Ela ainda estará aqui quando você voltar. Acredite em mim: já tentei. Os problemas e as coisas ruins não vão embora quando nos encondemos no banheiro." pág. 210

Na parte física, não sei muito o que falar da capa. É bonita? Possivelmente. Me agrada? Não completamente. A imagem conversa com o contexto geral, contudo não vejo trazendo especificidades da parte interna — acredito que poderia ter colocado componentes que tivessem maior compatibilidade. A diagramação é a padrão da editora Globo Alt, tendo pequenos detalhes nos inícios de capítulos. A narrativa é feita em primeira pessoa pelo dois pontos de vistas, Alex e Brittany.

A continuação da trilogia já foi lançada, Leis da Atração, e pretendo ler em breve! Espero que tenham gostado.

site: https://diariasleituras.blogspot.com/2020/02/resenha-quimica-perfeita-simone-elkeles-globo-alt.html

Patricia.Souza 19/02/2020

Maravilhoso
Não tem jeito...
Amooo os livros dessa autora. Tem romance, um drama leve.
Enfim... É maravilhoso.
Recomendo mto

Luana 16/02/2020

Química perfeita
?Nunca tinha lido um new adult que trouxesse um membro de gangue mexicana como protagonista. Os dramas de vida do Alex mexeram muito comigo, consegui sentir suas frustrações em relação ao futuro e toda a carga que é proteger a família tendo que doar-se para a máfia.
??????????
?Por outro lado, também curti muito a forma como foi retratada as dificuldades que a Brittany passa, mesmo sendo rica e tendo tudo do bom e do melhor, sua vida é uma bagunça, tendo pais que só ligam para as aparências e uma irmã deficiente a qual ama mais do que tudo.
??????????
?São mundos completamente diferentes, onde a crítica social e o preconceito estão presentes de forma bem explícita no livro.
??????????
?A escrita é fluída, cativante e muito gostosa, tanto os personagens principais quanto os secundários conquistaram um espaço em meu coração.

Sarah @surtoliterario 10/11/2019

Diferente do que eu esperava
Brittany Ellis é a personificação da perfeição. De família nobre, tem o namorado que toda garota sonha em ter e é uma aluna exemplar. Mas a perfeição é apenas uma fachada usada para esconder os problemas familiares que ela enfrenta.
Alex Fuentes é o bad boy da escola, é o temido membro da gang Latino Bloco que também vive uma farsa para proteger sua família.
Dois mundos opostos que nunca se atraíram se não fossem as aulas de química.

Com uma escrita instigante, fluída e envolvente, Simone Elkeles consegue prender o leitor. A autora desenvolveu um enredo para mostrar que mesmo em meio as diferenças, acabamos sendo iguais.

Os capítulos são intercalados entre os protagonistas, o que pra mim foi um ponto positivo, pois com isso podemos conhecer a fundo ambas as realidades.

Os personagens são bem construídos, mas nem todos me agradaram desde o início. Demorei a gostar da Britt, achei ela chata e infantil no começo, mas sua evolução ao longo da trama é notável. Já o Alex me conquistou desde o primeiro segundo. Um autêntico bad boy de coração gigante.

O desenvolvimento do romance demorou mais que o normal a acontecer, creio eu que por conta de todas as barreiras auto impostas que os personagens carregavam. Gostei muito do livro, mas eu esperava mais ação, por ter toda essa áurea de gangs e romance proibido, talvez minhas expectativas estivessem altas demais.

Apesar de não ter cumprido tudo que eu esperava, é uma historia incrível sobre o amor em qualquer situação, super indico pra quem curte um clichê no melhor estilo romeu e julieta!

Tati.Lima 27/09/2019

Sobre este livro...
Eu simplesmente amei esse livro...q delícia de história e q amorzinho de casal...achei tão interessante, e totalmente viciante, daquele tipo de livro q vc vara o dia, a tarde e a madrugada lendo, ansiosa pelo q virá nos próximos capítulos...realmente uma química maravilhosa do nosso casal...eu mega recomendo essa leitura, e já fiquei interessadíssima de saber q existe a sequência dele...com certeza merece 5 estrelas...

Carol 13/08/2019

Água com açúcar
Tem livros que te tocam e outros que não.

Comigo esse não rolou.
Terminei pois não gosto de começar e parar, então me forcei a ir até o fim.

Mas a temática é boa! Preconceito, sermos nós mesmos ou quem querem que sejamos?
Enfim, não é de todo ruim mas não me fez sentir emoção, não me despertou.

Jessica 24/05/2019

Maravilhoso
Que leitura gostosa e personagens cativantes, perdi a conta de quantas vezes eu li esse livro, amo demais

Dany Maria 19/01/2019

1° livro da trilogia Química Perfeita
Eu realmente não esperava gostar tanto desse livro.. já tinha lido uma vez, há um tempo atrás quando era adolescente, mas agora já adulta tinha certeza que não teria mais paciência para clichê adolescente, mas paguei a língua haha a única coisa que não me conformo foi na época eu não ter comprado a 1° ed. pois a capa do mesmo era perfeita..agora esse eu comprei, e mesmo não curtindo a representação do mocinho, pessoalmente a capa é bonita sim.

Aqui temos um clichê, mocinha loira, bonita, rica, líder de torcida, com um namorado onde são considerados o casal perfeito, ela aparentemente têm uma vida perfeita não é mesmo?? NÃOOOOO, não mesmo, isso é só uma fachada que ela usa para esconder seus problemas pessoais, seus problemas familiares enfim, e ela estando nesse conflito acaba ficando mais próxima de Alex por que ambos foram obrigados a fazerem dupla para um trabalho de química..ele é mexicano, faz parte de uma gangue, e apesar de viver uma vida errante, é super família e luta para mantê-los em segurança.

Eu AMEI demais esse livro, achei a história envolvente, com trechos que mesmo sendo óbvios, eu me senti muito entusiasmada lendo, e o casal eu torci demais por eles, o quanto eles mudaram em nome do amor, os sacrifícios que tiveram que fazer, a química deles é realmente perfeita !! Alex é um Homão, forte, com atitude, mesmo tendo aquela faixada de bad boy, ele é muito humilde e de bom coração. A Britt é uma fofa, me surpreendi demais pois achei que teria uma forte tendência de não gostar dela por fazer o estilo patricinha, mais que nada, ela é mara e mesmo seus chiliques eu me identifiquei..ninguém é perfeito, e isso é bastante reforçado aqui no livro..eu amei praticamente tudo, incluindo o final (Ahhh Alex Suspiros), por isso o favorito, mesmo com uns defeitinhos, não consigo baixar a nota. E ah, mesmo sendo um livro com protagonistas jovens, os temas tratados são bem fortes, e o único aspecto que me fez sentir lendo um livro para adolescentes foi o fato das cenas de sexo não serem detalhadas (triste, but entendo).

SPOILER SPOILER SPOILER
Acho que nunca vou superar a morte de Paco..e olha que a autora nem detalhou/focou demais nesse assunto (DEVERIA pois ele era o melhor amigo do Alex e pelas circunstâncias em que se deu sua morte deveria ter tido mais enfoque) e mesmo assim eu quase chorei lendo kkk

Dany Maria 19/01/2019minha estante
Obrigado Skoob por ter cortado minha resenha que quase não deu trabalho para escrever e deixar só o primeiro parágrafo *-* mais agradecimentos por ter feito eu escrever e ter continuado a mesma coisa *-* Como eu amooo *-*

AFFFSS

Dany Maria 19/01/2019minha estante
*Escrever de novo

Lola 19/01/2019minha estante
kkkkkk bahhh isso é pra matar um

Edna.Santana 28/07/2019minha estante
Oi onde posso encontrar esse livro

Dany Maria 28/07/2019minha estante
Oi Edna, eu comprei esse livro na loja virtual da Saraiva...Mas creio que tenho a versão digital dele também, se você quiser...

clarinha 16/01/2019

Foi tudo mesmo Química Perfeita..
A Brittany tem uma vida perfeita. Tudo para ela tem que ser perfeito. Rupas, casa, pais e namorando. Nada podia dá errado. Tudo está estava calculado em sua vida.
??
Já Alex é um Latino americano e integrante de uma gangue e não se importava com a escola e com certeza não tinha nada a perde. E sua vida não era perfeita.
??
Eles são de dois mundos diferentes e acabam se chocada, quando foram forçados a fazerem dubla nas aulas de Química. Mas isso acaba os aproximando, e os dois percebem que tem mais em comum do que pensam.
??
Brittany mundou bastante no decorrer do livro como o Alex e a conclusão da história foi legal. Mas não foi tudo que eu esperava.
??
Bom, achei os personagens sem química alguma. E não sei se foi por ter ido ler com a expectativa tão alta ou ter esperado muito dele. Então para mim foi legal. E sim recomendo, talvez esse livro seja seu tipo de leitura.

carinavd 25/12/2018

Simplesmente gosto
Esse já é o 2º livro dessa autora que leio. Sei que não é melhor coisa do mundo, porém gosto. Tem um quê no texto que me prende.

O livro começa muito bem, porém mais pro final parece que tem uns saltos na história, falta conexão entre as cenas, como se ela tivesse com pressa de finalizar, ou uma editora editou meio errado e tirou umas cenas sem adaptar as que ficaram. Não sei o que aconteceu, só sei que senti falta, mas fiz a conexão na minha cabeça e tudo certo.

Uma observação sobre o livro, o gatinho faz parte de uma gangue, mas a visão da autora dessa vida de gangue é muito a visão do policial (ela inclusive agradece um no final pela ajuda na pesquisa), da "família". Gangue é ruim. É falso. É política. Entendo que ela também não podia colocar a gangue como algo legal, mas existem nuances nesse universo que não foram exploradas, mas que também não é papel desse tipo de livro.

Em vários momentos me lembrou 10 coisas que eu odeio em você.

Aline.Braga 17/11/2018

Sem graça
Muito drama para nada .
Confesso que foi pior livro do mês. .
Se é que não posso dizer do ano?

Taize @viagemliteral 31/10/2018

Livro maravilhoso!
Essa é uma história imperdível, para quem adora um romance proibido, sem muito blá blá blá, e que no final, tudo vira de cabeça para o ar, e volta a aterrissar na terra! ❤️

site: https://www.instagram.com/p/BpeqfLcnmTp/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=1ixgd7gwoo7bc

Suka 09/09/2018

Adorooo qndo clichê não é clichê!!
Adoro qndo um livro que é um clichê, garota popular gosta do bar boy da escola tem bem mais do que mostra.
Gosto qndo livro mostra bem mais do q ele realmente é. Brit senhorita perfeita mas não tão perfeita pro padrões do mundo lá fora. Qntas vezes nos disfarcamos de outra pessoa bem mais legal e divertida pro amigos pois temos medo de sermos nos mesmo ou depcionar as altas expectativas. Alex a mesma coisa, abraçou seu lado bad boy pq era o único caminho q conhecia.
O livro é super gostoso de ler, daqueles q vc tem vontade de só parar qndo acabar. Alex com as expressões mexicanas foram ótimos, posso chamar a pessoa de imbecil e ela nem irá percebe amei isso. As brigas deles, a amizade da Sierra e Isa( amei ela rs, tadinha dela mas fazer o quê, espero q ela tenha um livro dela), Sra P, tadinha irá aturar a 2° geração dos Fuentes rs. A Shellby, fofa as vezes a irmã na frustação de ser tão perfeita não via q aquilo tava fazendo mal a irmã.
Enfim, Alex Fuentes e Brit Ellis iram pra minha listinha de OTP literários!!
Ameeiii