Química Perfeita

Química Perfeita Simone Elkeles

Resenhas - Química Perfeita

Tamirez | @resenhandosonhos 02/08/2018

Química Perfeita
Sabe aquele livro fofinho, cheio de clichês, mas que dá uma aquecidinha no coração porque você acaba se apegando aos personagens? Química Perfeita é assim. Esse título já havia sido lançado no Brasil há vários anos por uma editora que não existe mais, o que o tornou esgotado. Como já publica outros livros da Simone Elkeles, agora a Globo Alt traz essa reedição de história de Brittany e Alex.

A primeira coisa gostosinha desse livro é o nosso protagonista. Alejandro é um bom garoto com pinta de bad boy. E ele é latino, então preparem-se para muitas palavras em sendo substituídas, o que deixa as partes com ele muito divertidas. Ele tem uma devoção muito firma para com a família e tudo o que ele faz é pensando no bem estar da mãe e do irmão mais novo que está começando a arrumar seus próprios problemas.

Já Brit se esconde atrás de uma fachada. Sua irmã tem paralisia cerebral e esse é um segredo guardado à sete chaves. Enquanto os pais querem internar a menina, ela zela fielmente por ela e contrariando os dois. Porém, ela sendo a filha “normal” sua vida é feita de expectativas construídas para ela, mas não por ela.

Acho que isso foi o que me cativou na história (depois do sotaque de Alex). Ver que além da superfície de “estereótipos” os personagens tinham uma camada mais profunda e que tinha algo importante a passar. Aprendemos com eles a sermos mais gentis, a dar valor à família e aqueles que importam, a ligar menos para as aparências, a abraçar quem você é de verdade mesmo que hajam perdas ao longo do caminho e, principalmente, a valorizar as pessoas que conseguem enxergar seu verdadeiro eu e o abraçam ao invés de fugir.

“Ele pode até parecer um modelo da Abercrombie, com seu corpo torneado e rosto perfeito, mas o mais provável é que sua melhor foto seja tirada pela polícia, depois de ele ser preso.”

Algo que também é trabalhado aqui é o preconceito com as origens latinas, a marginalização e o fato de o primeiro empecilho ser a própria sociedade. Isso é algo muito forte nos Estados Unidos, onde as pessoas se agrupam “com os seus”, criando bairros de comunidades que dividem a descendência para se defender. E, claro, a visão externa de que são criminosos, inferiores ou não se adequam ao padrão “americano”.

Eu, por não ser uma leitora de romance, preciso que a história sempre me dê um pouquinho mais. Uma raiz mais profunda pra que eu possa me apegar a ela. E confesso que quando eu comecei a ler, não estava verdadeiramente esperando encontrar isso aqui e, portanto, foi uma bela surpresa.

E vocês sabem muito bem que quando há uma aposta envolvida a coisa nunca termina bem né? Ficamos o tempo todos apreensivos pela descoberta e pelo que vai sair daquilo. Então ao mesmo tempo em que torcemos por certas coisas darem certo, também sabemos que os confrontos vão ser inevitáveis. E mesmo com os clichês presentes, a gente torce e fica nervosa. E isso é muito legal! Saber que eu consegui ser envolvida ao ponto de me importar por uma trama mesmo sabendo exatamente onde ela vai dar.

A escrita da autora é super fluída e eu devorei o livro de uma vez só. A obra é uma trilogia mas os livros são naquela pegada independente. Pelo que eu vi, o segundo foca no irmão de Alejandro, então vamos ter sim uma conclusão aqui. Porém acho que vai ficar um pouco sem sentido ler o segundo se você não tiver lido o primeiro, por vir depois e ter os devidos spoilers. Mas, lendo Química Perfeita, você pode optar por seguir em frente ou parar sua experiência por aqui. Esse foi o meu primeiro livro da autora e curti muito a narrativa. Amor em Jogo e A Garota Dele, da mesma escritora, já foram resenhados por aqui.

Então, se você curte young adults com romance ou está procurando uma leitura super levinha, mas com um pouco mais além da superfície, fica aqui a minha recomendação para Química Perfeita. Acredito que mesmo que você já tenha visto esse formato de história mil vezes, ainda vai haver algo aqui que vai cativar a sua atenção e fazer a leitura valer a pena.

site: http://resenhandosonhos.com/quimica-perfeita-simone-elkeles/

Shirley Cabral 27/07/2018

No geral a história é interessante, legalzinha para não ter uma ressaca entre livros mais 'pesados', porque a leitura é leve (mas demorei 3 dias pra ler). Confesso que achei o começo um saaaaaco, quase uma versão mal feita de Belo Desastre, com um monte de frase de efeito tosca. Achei os personagens mal construídos e realmente não senti muita química entre eles haha. Felizmente, a partir da metade os acontecimentos até que melhoram as coisas, de certa forma.

G.Benício 17/07/2018

Não foram só elementos, que está aula de química juntou.
O livro "Química Perfeita" de Simone Elkeles acaba de se tornar um dos meus favoritos. A autora consegue desenvolver bem os personagens, e o fato dos capítulos serem alternados é incrível, o livro é emocionante e a autora da um passo de cada vez, ou seja ela desenvolve muito bem a história.

Ao decorrer do livro os personagens vão se revelando, mostrando como são atraz da imagem que se esforçam tanto para construir.

Um capítulo é de Brittany e outro de Alex o que é muito legal, você consegue ver os dois lados da história, e como é o sentimento de cada um deles.

O desenvolvimento do livro não é apresado, todos os sentimentos dos personagens são construídos camada por camada.

O melhor fato desta leitura é querer ler o próximo capítulo, o livro é cada vez mais emocionante e surpreendente, recomendo esse livro a todos, não me arrependi em nenhum momento da compra.

Patricia Chame 10/07/2018

Gostei bastante, mas não o suficiente para 5 estrelas
Gostei muito da história e não pude deixar de lembrar de um outro livro (duologia) chamada "A luta pela liberdade" / "Vale a pena lutar". - Não que as histórias sejam parecidas, mas digo que pensei neste outro porque a mocinha desse teve e exatamente a reação que eu esperava para a mocinha do outro ... rsrsrsrs
Enfim,
A leitura flui super bem, os diálogos são bons e a história bem construída.
Acho que minha expectativa alta demais atrapalhou um pouco, por isso não se deixem influenciar e leiam.
Vale a pena.

@gataleitora 07/07/2018

“ Minha história define quem eu sou.”
Oh, Gente! Nada como a química perfeita entre dois pólos opostos para criar uma reação em cadeia quase impossível de ser controlada.

Alex é o típico badboy encrenqueiro e inconsequente que faz parte da gangue Latin Blood.

Filho de mexicanos sente na pele o preconceito e sabe que pessoas do lado sul não se misturam com pessoas do lado norte da cidade, assim como óleo não se mistura com água. Ponto.

Mesmo tendo um sonho distante de entrar na faculdade e estudando muito para ter notas boas na escola, ele sabe da realidade de sua família e que uma vez dentro da gangue não existe a menor possibilidade de sair. A vida segue sua curso natural pelo menos até ele precisar encarar de a garota de ouro da escola, Brittany .

Brittany é a garota perfeita, dedicada a família perfeita com as notas perfeitas e o namorado perfeito. Mas esta aparente perfeição, está prestes a ser testada quando ela é obrigada a se aproximar de Alex como dupla do projeto de química e ele começar a testar a paciência e os limites da garota com seu jeito debochado e provocador.

O livro é uma verdadeira montanha-russa de emoções conflituosas e inesperadas recheado com uma grande crítica a sociedade moralista, preconceituosa e negligente que pensa que a raça e a condição social podem definir quem a pessoa é. Não a toa escolhi a frase do próprio Alex para abrir esta resenha, pois para mim resume bem a mensagem do livro e eu acredito piamente que quem define a pessoa são próprios passos que ela escolhe dar. Claro que nem sempre é tão simples fugir das armadilhas da vida, mas sempre temos escolhas e é esta jornada de amadurecimento, descobertas e amor rumo a escolha perfeita que Alex e Britanny irão percorrer.

Narrado em primeira pessoa alternadamente por cada um dos protagonistas, o livro traz uma trama forte e impactante onde jovens ( destaque para Pacoe Isabel) serão postos a prova a cada instante e onde o uso de um simples composto errado pode gerar resultados explosivos.

Lembrei muito de um filme antigo que vi pequena : Westside Story que conta também uma história de amor impossível entre uma jovem de uma gangue de brancos e um rapaz de uma gangue mexicana com clara inspiração em Romeu e Julieta. Então já viu o tanto de conflito, sangue, suor e lágrimas que podem estar te esperando, né?

A própria escritora faz algumas referências a outro filme que amo : Grease, Nos Tempos da Brilhantina que mostra a garota perfeita e certinha se apaixonando pelo badboy complicado.

Esse livro fez sucesso uns anos atrás quando foi publicado aqui pela primeira vez e graças a Deus a Globoalt publicou agora com nova roupagem e essa capa maravilhosa com um casal que transmite bem a tensão do livro.

A história é apaixonante, o casal maravilhoso e o desfecho mesmo tendo sido um pouco rápido demais é de tirar o fôlego.

4/5 estrelas

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/

Camilla191 27/06/2018

Resenha Descafeindas
Confesso que comprei esse livro só pela capa e pela sinopse clichê, tenho um amor enorme por livros clichês e isso faz com que eu leia milhares deles ao mesmo tempo haha. Em Química Perfeita você é levado ao mundo novamente do colegial onde o bad boy e a patricinha se odeiam.

Alex e Brittany são os opostos, ela é a garota perfeita da escola com uma vida perfeita, uma família perfeita, um namorado perfeito e Alex é o traficante latino que quer acabar com a própria vida dentro de uma gangue. Mas nem tudo é o que parece e nesse livro literalmente as aparências enganam.

Temos uma narrativa em primeira pessoa do Alex e da Brittany em capítulos alternados, isso da uma visão completa da história mostrando como eles são fora do que os outros dizem que são. É nesse momento que vamos nos apaixonando e querendo ler mais sobre a história. Alex virou meu amorzinho e eu só queria proteger ele do mal.

É quase impossível não amar Alex e os amigos dele, durante toda a leitura eu dei muita risada e fiquei com o coração na mão diversas vezes. Eu só queria ser amiga dele também, Brittany é uma mocinha razoável e não faz o estilo ?Regina George? e é fácil se apegar a ela também.

É um livro relativamente curto, ou seja, de leitura rápida e gostosa. Não vejo a hora de ler a continuação ?Leis da Atração? que conta a história do irmão do Alex. É um romance tão gostoso e leve, recomendado para sair de uma ressaca literária. Fiquei triste quando acabei porque dá sempre aquele gostinho de quero mais!

Entrelivros_efilho 29/05/2018

Brittany e Alex são o oposto um do outro e vivem em realidades totalmente diferente. Ela é rica, linda, líder de torcida, namora um idolatrado jogador de futebol americano da escola, e se esforça muito para passar a imagem de vida perfeita.

Ele é mexicano, mora na parte sul, a mais desfavorecida da cidade com sua mãe, e dois irmãos mais novos e faz parte de uma gangue latina.

Apesar de estudarem na mesma escola, eles jamais teriam contato, até que uma professora de química linha dura os coloca como parceiros para um trabalho durante o ano no laboratório de química. Essa convivência forçada acaba trazendo a tona algumas situações que mostram que, mesmo vivendo em realidade diferente eles são mais parecidos do que imaginam.

Estou em duvida se gostei ou não do livro. Têm clichê, drama, suspense, visão dos dois personagens coisas que eu adoro, a escrita é fluída, a carga emocional é forte, a autora abordou super bem as diferenças sociais, conflitos familiares e o preconceito, me empolguei no início com a personalidade e o mundo diferente dos protagonistas, mas quando eles engataram o romance, eu senti que foi ficando superficial algumas coisas e não consegui me conectar e nem sentir a química entre os dois.

Não posso deixar de dizer que o livro passa uma mensagem importante e nos faz refletir sobre a sociedade que vivemos hoje. Uma realidade repleta de pré-conceito, violência, descriminação, desigualdade social, drogas, preconceito com a deficiência, mas nos faz refletir também sobre o valor da amizade, e até onde vamos para proteger quem amamos.

Não deixo de recomendar o livro, pois a leitura e a interpretação são muito pessoal, o que não foi legal pra mim pode ser pra vocês.

site: https://www.instagram.com/entrelivros_e_filho/?hl=pt-br https://www.facebook.com/Entrelivros_e_filho-1710703565630784/

Aretha 27/04/2018

Um romance conturbado e apaixonante
Comprei esse livro porque a sua temática me chamou atenção, essa questão de bad boys e patricinhas sempre me atraem na literatura, apesar de eu ter me decepcionado um pouco com outros livros da mesma temática, tipo AFTER.

Porém, Química Perfeita me prendeu muito do início até o fim, me mostrando que a história não estava só baseada nas fraquezas que o ser humano pode ter por trás de um estilo de vida, mas também mostrou pontos fortes em como os personagens conseguiam lidar com as diferenças que existiam em si próprios, em saber lidar consigo mesmo.
Gostei muito e recomendo.
Esse talvez daria uma ótima trilogia baseada no casal principal.

Lud 03/04/2018

Gostei mais do Começo
Sério, eu achei que iria amar esse livro. Até consegui me envolver demais no início. Estava nas nuvens com a boa abordagem da química inicial dos dois jovens de mundos completamente diferentes. Por sinal, a autora deu um show na imersão de cada um nesse ponto. Mas na hora que os dois cruzaram suas mãos, quando realmente partiram pra um sério envolvimento, eu perdi o tesão. Literalmente. Acabou a química. Não sei, acho que é uma questão pessoal, mas fiquei esperando um embate de culturas e ela só veio do lado de quem é considerado um - marginal. Queria choque de personalidades e só vi, choque de realidade.
E isso tirou um pouco da magia da história pra mim.
Eu diria de maneira simples que até a primeira metade é bom demais... mas o resto foi bem mediano. E não tive problema com esse ou aquele protagonista específico.
O problema pra mim foi com o desenvolvimento da história mesmo.
Lorraini.Messias 04/04/2018minha estante
Concordo. Achei que tudo ficou muito superficial ao longo da história, todas as explicações foram rasas e sem emoção..Achei que passa o tempo, mas não me tocou..E assim com o você, criei grandes expectativas..

Lud 06/04/2018minha estante
Leia no ?Limite da Atração?. Li na sequência e achei bem melhor. Naquilo que Química falhou pra mim, No Limite da Atração cujo título tem nada haver com a história, arrasou...

Julyanna.Coaracy 30/09/2020minha estante
Gente, tive esse mesmo sentimento. Achei o livro extremamente mal desenvolvido... A primeira metade até que não está tão mal escrita, mas a segunda parte me deu até vergonha alheia! Fora as pontas soltas que ficaram e os problemas resolvidos rapidamente. Enfim, dei 2 estrelas.

Lud 07/10/2020minha estante
Aí, fico mais tranquila que não fui a única

Fabiana.Alcantara 28/03/2018

é bom, mas não é ótimo...
Sendo breve, o livro é legalzinho (já disse isso duas vezes!!). Mas é porque ele é isso mesmo! As questões abordadas no livro, como diferenças sociais, preconceitos e conflitos familiares é bem realista e te faz pensar.
Mas o romance entre os dois deixa a desejar... Se o que se busca é uma história de amor, parte pra outro livro.
Achei o final chato e esperava mais do casal junto nas últimas páginas.
Deixa um gosto de quero mais, mas as continuações (sim, tem mais dois livros...) são dos irmãos Fuentes e cada um conta a história de um irmão, apesar do Alex e da Brit aparecerem em todos.
Resumindo: a leitura flui bem, é interessante. Mas EU pessoalmente esperava mais do Alex e da Brit, por serem os protagonistas.

cris.leal 07/03/2018

Química mais que perfeita...
Apesar de estudarem na mesma escola, Brittany Ellis e Alejandro Fuentes são muito diferentes. Brit é uma patricinha rica, uma menina perfeita com um futuro brilhante pela frente. Alex é um imigrante mexicano pobre, um membro de gangue durão, que não tem nada a perder. Os dois não teriam nenhum contato, se não tivessem sido obrigados a ser parceiros nas aulas de Química. Esta convivência forçada acabará trazendo revelações inesperadas. Brit, por exemplo, luta para manter sua reputação impecável, seu mundo perfeito, para esconder uma vida familiar problemática. Já Alex, por trás da fama de bad boy, esconde o desejo de libertar-se da gangue e proporcionar um futuro melhor para si e sua família.

Na realidade os dois vivem de aparências, mas ao se aproximarem, percebem que o outro é muito mais do que a fachada que quer mostrar ao mundo. Assim, rompendo os estereótipos, Brit e Alex se ligam mais e mais, pois percebem que quando estão juntos, a vida de alguma forma fica melhor e faz mais sentido.

A trama de "Química Perfeita" é previsível, mas o brilho do livro está nos seus cativantes personagens, que alternadamente contam a história, nos atraindo para seus mundos opostos, mas sutilmente semelhantes. Amei!

site: http://www.newsdacris.com.br/2018/03/resenha-quimica-perfeita-de-simone.html

Kennia Santos | @LendoDePijamas 23/01/2018

"A aparência dela faz com que o mundo a veja como linda, mas é o que ela tinha por dentro que a faz diferente."
Título: Química Perfeita
Autor(a): Simone Elkeles
Classificação: 4/5

Brittainy Ellis é o protótipo de garota perfeita. Loira, corpo de dar inveja, rica, líder de torcida e namorada do capitão do time de futebol americano. Mas o que ninguém sabe ou imagina, é que na verdade, esses são apenas 'papéis' que ela interpreta para carregar uma imagem impecável e não manchar o sobrenome da família.

"Aparentemente perfeita do lado de fora, mas com o interior todo errado." (p.11)

A única coisa com a qual ela realmente se importa é com sua irmã mais velha, Shelly, que é portadora de necessidades especiais e precisa de atenção o tempo todo. Estar com Shelly é o único momento que Brittainy se sente realmente plena e livre de qualquer pressão exterior.

Alex Fuentes é típico bad-boy baderneiro. Vindo de uma parte mais humilde da cidade, ele também vive debaixo de uma máscara: por fora é o pegador, descolado e despreocupado com tudo, e além disso, integrante de uma gangue intitulada por Sangue Latino. Porém, por dentro, ele tem vários sonhos que ao seu ver não se passarão de sonhos devido às amarras que possui.

Como o lado da cidade onde ele mora é dominado por gangues, é quase uma sentença de morte quando uma família não participa de alguma. Então para proteger seus irmãos (Carlos e Luis) e sua mãe, ele entrou para a gangue e se tornou um dos jovens mais confiáveis da chefia. Com isso, ele não poderá cursar faculdade ou seguir uma rotina como qualquer outro jovem, tendo em vista que estará sempre a mercê das atividades da Sangue Latino.

"Faço uma ótima atuação para o mundo lá fora; às vezes, até eu me surpreendo comigo mesmo." (p.18)

Os dois são opostos: características opostas, comportamentos opostos, gostos opostos e futuros opostos. Porém ambos utilizam um mesmo caminho de se esconder debaixo de uma máscara que lhes foi praticamente imposta.

"Somos dois atores da vida real, fazendo de conta que somos quem queremos que as pessoas achem que somos." (p.182)

Quando são designados a realizar uma tarefa de química juntos, ambos ficam indignados e se evitam a todo custo, porém dever é dever, e junto com a proximidade vêm sentimentos que para eles são desconhecidos e incontroláveis.

Será que Alex e Brittainy vão conseguir superar todos os obstáculos que parecem surgir de todos os lados para ficarem juntos?

"Se tem uma coisa que eu aprendi, é que ninguém está aqui pra sempre. Temos que viver o momento, todos os dias... aqui, agora." (p.236)

Em "Química Perfeita", Simone Elkeles não apresenta apenas um romance improvável entre dois jovens. A autora aborda preconceitos, estereótipos e desigualdades, e como essas coisas podem afetar terrivelmente a vida de alguém.

A escrita é incrivelmente gostosa e fluida, os personagens (tanto os principais quanto os adjacentes) cativantes, e a história, apesar de juvenil, traz uma mensagem positiva e importante. ❤

"Porque você tem o meu coração, a minha alma e tudo o que há entre eles." (p.423)

Thais 19/01/2018

Brittany Ellis e Alex Fuentes são dois jovens de universos totalmente diferentes.
➡ Brittany , rica, inteligente, linda e popular com o namorado mais desejado da escola, é líder de torcida e a imagem da perfeição do colégio que frequenta. Algo que está totalmente oculto das pessoas que estão cercadas por ela é o fato de toda essa perfeição não passar de uma distração para esconder a família nada perfeita da qual ela faz parte. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
➡ Alex Fuentes, é super conhecido por fazer parte de uma gangue, o que faz com que a maioria das pessoas o enxerguem como um bad boy lindo, porém perigoso. O que muitos não sabem, é que por baixo desta fama existe apenas um jovem que deseja proteger sua família. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
➡ Vivendo em mundos completamente distintos, é totalmente improvável que eles tenham algum contato, até o dia em que se encontram forçados a serem parceiros um do outro nas aulas de química e começam a observar que eles se identificam bem mais do que poderiam imaginar e é totalmente impossível ignorar a atração ambos sentem um pelo outro. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
➡ Em Química Perfeita, conhecemos a história de dois jovens que lutam diariamente em prol daqueles que amam. Com uma narrativa incrível, somos apresentados a cidade totalmente dividida entre brancos e mexicanos.O lado sul, onde Alex mora é um lugar de total perdição, com a maioria dos jovens envolvidos em tráficos de drogas, vemos um pouco da nossa realidade no romance de Simone, onde além do tráfico, temos a presença do preconceito e das divisões de classes sociais e raças.

➡ Mais que um simples romance, o livro nos fala sobre conclusões que nós tiramos muitas vezes sem perceber. É algo “comum” em nossa sociedade ver as pessoas julgando umas as outras somente pelo que elas aparentam ser. Precisamos entender que não podemos definir quem as pessoas são somente pela aparência, isso é algo muito superficial, assim como vemos na história, muitos “escondem” a sua realidade atrás de estereótipos que a nossa atual sociedade impõe. Se você gosta de livros que trazem problemas presentes em nossa sociedade atual com um lindo romance, com certeza este é o livro ideal para você, não preciso nem dizer duas vezes que eu indico demais está leitura.

site: https://www.instagram.com/viagementremundos/