Sentimento do Mundo

Sentimento do Mundo Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Sentimento do Mundo

carolinavfranca 19/05/2024

Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas
Cada verso de Drummond parece conversar com um íntimo e resgatar algo dentro de nós, que nem se sabia existir. Ailton Krenak, no posfácio do livro, finaliza:
?Drummond caminha entre nós, com suas palavras gentis e gestos de indizível graça, como se evitasse fazer algum desnecessário ruído.?

Oci 14/05/2024

Drummond ??
Drummond? Auge do modernismo para mim? linguagem sútil. Escrita bem moderna? sentimentos esplendoroso. Qual livro dele é ruim?!

Giselle232 13/05/2024

Como é um livro de poesia, exige tempo e sensibilidade. Sob minha perspectiva, consideraria como um livro de cabeceira, para ler quando fosse necessário, não somente como "mais um livro". Sem mais, Drummond dispensa comentários!

Em suas poesias há romance, crítica, inquietação e esperança.

Mariana113 10/05/2024

De cortar o coração o contraste entre o clássico "Poema de Sete Faces", de "Alguma Poesia", no qual Drummond escreve: "Mundo mundo vasto mundo,/mais vasto é meu coração.", e o poema "Mundo Grande", contido nesse livro - publicado no ano seguinte ao início da Segunda Guerra Mundial -, que já se inicia com: "Não, meu coração não é maior que o mundo./É muito menor."

Uma obra tocante, com poemas que pulsam para fora das páginas e ecoam até os dias de hoje.

YuriiPCS 10/05/2024

Perfeito
Drummond é simplesmente um gênio, o jeito q ele faz poesia é incrível, misturando temas como, política, amor, e muitas vezes até suicídio, ele retrata uma poesia crua e perfeita.

"Efetivamente, Sentimento do mundo é um livro em que há muita esperança, mas não é um livro solar. Dito de outro modo, é um livro repassado de melancolia, mas em que vibra constante o desejo de transformação do mundo"

Faço dessas palavras as minhas.

Impecável.

Incrível.

Mariana113 09/05/2024

Li só 75% porque pulei a parte que conta os fatos históricos da época, bibliografia do Drummond e e livros sobre Drummond. Adorei as poesias, sensíveis e reflexivas.

martinho.bia 05/05/2024

Tanto amor em cada linha traçadas
"Não, meu coração não é maior que o mundo,
É muito menor,
Nele não cabem nem as minhas dores.
Por isso gosto tanto de me contar.
Por isso me dispo,
por isso me grito,
por isso frequento os jornais, me exponho cruamente nas livrarias:
preciso de todos.
(...)
Outrora viajei
países imaginários, fáceis de habitar,
ilhas sem problemas, não obstante exaustivas e convocando ao suicídio.
Meus amigos foram às ilhas.
Ilhas perdem o homem..
Entretanto alguns se salvaram e
trouxeram a notícia
de que o mundo, o grande mundo está crescendo todos os dias, entre o fogo e o mar.

Então, meu coração também pode crescer.
Entre o amor e o fogo,
entre a vida e o fogo,
meu coração cresce dez metros e explode."
Lucas :) 05/05/2024minha estante
gigante!

Maiara 30/04/2024

Acho que de todos, o último poema me tocou demais. Ele falou comigo e, de modo interessante, com a minha época. Consegui me identificar sem transpor a época em que vivo, incrível.

Pedro3906 28/04/2024

Comentário meu.
Sinto Drummond como segredo íntimo, são raros os momentos partilhados de sua poesia. Há certa candura em guardar sorrateiro os versos de alguém conhecidíssimo. Mas nem sempre fazemos sentido. Essa edição menor e discreta dos bolsos chegou a mim e li-a em suspiro de novidade ? eu que aos poucos abstenho-me da escrita e da leitura ?, poesia necessária. O trânsito da avenida avançava conforme a noite se impunha, reclinado meu corpo na fachada de uma produtora, impossibilitado de sentir medo. Silêncio.

Sentimento do Mundo parece evocar a sobriedade melancólica do poeta. Procurei entender para além de sentir, e entendi, ou acho que entendi, não me lembro, é provável que não. Os textos do posfácio, diretos na sua simplicidade digna, sem grandes ambições, sem afogamentos teóricos, arrancaram uma esperança toda nova do peito. De quando a gente escreve sem se explicar. É lindo, é vasto. Dá até vontade de fazer poesia também eu, mas sou desajeitado.

"Meu coração não sabe.
Estúpido, ridículo e frágil é meu coração.
Só agora descubro
como é triste ignorar certas coisas."

Yasmin1303 19/04/2024

Esse livro tem tantas metáforas que é complicado acompanhar, não entendi nem 3 poemas, parece que quando você vai ler ele tem que ter ao lado a biografia do autor pra saber do que ele esta falando.

Julio.Argibay 01/04/2024

Sentimento
O livro de poemas Sentimento do Mundo de Carlos Drummond de Andrade foi a primeira obra que eu li deste poeta. O interessante desta versão é que, na parte final da obra, os críticos comentam sobre os poemas e eu acabei compreendendo melhor o significado dos versos e o contexto social e da época na qual o autor estava vivendo.

Malu Alves 31/03/2024

O mundo é melhor com poesia.
Livro super curtinho, com uma linguagem não tão fácil porém super reflexiva.
O que eu mais gostei foram as críticas q serviam pra época em que foi escrito e pros dias atuais... Incrível como a arte é atemporal.
Primeiro livro que leio de Drummond e não será o último

gabi1692 24/03/2024

Esse eu tive que ler obrigada já que era material da escola. achei alguns versos interessantes e tals, mas nada de mais. talvez se eu estivesse na época política que ele escreveu, me identificaria mais.

samuelxgr 17/03/2024

* um sentimento *
Bom, é poesia de carlos drummond, o que você espera que eu fale?

acho que meu principal ponto dos livros dele é o contexto histórico e a empatia dele em relação ao início/meio do século XX. não posso parar de tratá-lo como um baita escritor e poeta. gostaria de conhecer um pouco de sua mente e realmente consigo. não é espetacular como "a rosa do povo", mas uma boa base para lirismo.

Nitiele1 13/03/2024

Gostei muito
É o primeiro livro de poemas que eu leio e eu gostei muito. Com certeza irei reler depois de saber o contexto em que os poemas foram escritos.