Dezessete Luas Margaret Stohl
Kami Garcia

Resenhas - Dezessete Luas

Fernanda 21/11/2013

Dezessete luas - Beautiful Creatures, vol.2
Maravilhoso, mas não tanto quanto o primeiro. Sem o Macon, ficou meio entediante. A não ser pelo John Breed. Ele compensou (só quarenta por cento) a falta do Mac. Mas aquela tal de "Liv" (ouçam o nojo e desprezo na mina voz)... sem comentários. Víbora, tentando roubar o Ethan da Lena. Mas eu fiquei tão feliz no final!

Gabriel 10/11/2013

Uma continuação épica!
Quando você lê o primeiro livro de uma série e gosta mais ou menos dele, ou até gosta mas não achou algo incrível, a curiosidade para o segundo livro dessa série costuma ser baixa, assim foi comigo ao ler Dezesseis Luas, o primeiro volume da série Beaultiful Creatures, quando li, achei o livro legal, mas não demais e não tava com muitas expectativas pra ler o segundo da série, até porque tinha ouvido falar que o segundo era o pior de toda a série. Eu não acho isso, inclusive achei esse segundo bem melhor que o primeiro!
Nesse segundo livro, Lena está depressiva pela morte de seu tio, seus problemas e dúvidas aumentam quando percebe que um novo aniversário está por vir. Grande parte das besteiras que a personagem faz nesse segundo livro, devem-se ao sentimento de culpa que tem pela morte do seu tio, que só aumenta. Mesmo com Lena fazendo escolhas erradas, fazendo besteira e afastando Ethan de si mesma, ele não desiste dela, ele acredita que o amor deles pode vencer todas as barreiras, e luta para isso acontecer.
Essa continuação é bem mais sombria do que o primeiro livro, nesse livro o mundo dos conjuradores é mais explorado pelas autoras e há uma presença maior de seres sobrenaturais. Ethan e Lena não se entendem mais tanto quanto se entendiam e parecem estar pensando diferente agora, até porque eles não podem mais esconder de si mesmos o que Lena é, uma Conjuradora.
As autoras são bem descritivas e detalhistas, mas mesmo assim não tornam difícil a leitura da obra, muito pelo contrário, elas não me entendiaram em quase nenhum momento da narrativa. Quase. Quem me conhece, ou lê minhas resenhas deve saber que eu não costumo gostar de começo de livros, eles são lentos e se o autor não me prender, eu desanimo com o resto do livro. Dezessete Luas em especial tem um começo bem cansativo, o clima de luto pela morte de Macon é bem forte e torna tudo mais lento. Em certo ponto também voltei a uma opinião que tive no primeiro livro, as autoras em algum momento ficam muito repetitivas, sempre voltando ao mesmo ponto na narrativa, repetindo coisas desnecessárias, mas isso não tornou a narrativa chata.
Os personagens do primeiro livro estão de volta aqui. Ethan, Lena, Ridley e dois que todos que lerem essa série vão gostar: Link e Amma, esses dois são muito legais, principalmente a Amma. Nesse livro ainda são acrescentados dois novos personagens: Liv e John, esses vão mexer com o romance da história e esperem um quadrângulo (?) amoroso. Tudo bem que Lena e Ethan são um casal bonito e que eles se amam, mas não tem como não gostar da Liv, ela é uma personagem que não tem como odiar, ela me lembra a Lindsay, de O Teorema Katherine, não sei exatamente porque, mas me lembra.
Outro ponto que eu queria falar é sobre a reinserção na história, quando eu leio um segundo livro de série, ou qualquer outro volume de uma série que não seja o primeiro, eu sempre gosto que o autor me reapresente os fatos do livro anterior, assim eu não fico perdido na história, as autoras desse livro conseguiram fazer isso muito bem, então se você leu Dezesseis Luas há muito tempo, não há necessidade de reler antes de ler esse segundo volume.
As cenas de ação desse livro não são muito constantes, quer dizer, o livro é calma até certo ponto, quando a ação começa e os fatos começam a se desenrolar tudo fica bem mais legal. Tem algumas coisas que acontecem nesse livro que me fizeram ficar de boca aberta, como eu já falei antes, não sou fácil de se surpreender, mas há alguns livros que conseguem me surpreender, esses são sempre os melhores, os que conseguem me deixar de boca aberta! O final desse livro é bem mais instigante do que o primeiro, tô super ansioso para ler o terceiro e ver o que vai acontecer, qual o rumo que as autoras vão dar pra trama. Eu achei o livro super legal e como diziam os meus avós, o ditado Não julgue um livro pela capa, se aplica perfeitamente aqui, a capa é escrota, mas o livro é muito bom! Recomendo!
Abraços,
Gabriel

Léo 12/10/2013

A MALDIÇÃO ESTÁ EM CADA BEIJO... E AQUELE PODE SER SEU ÚLTIMO DIA JUNTOS.
Dezesseis Luas nos apresentou ao mundo dos Conjuradores e nos deixou com um gostinho de “quero mais”. Quando se está lendo Dezesseis Luas, é difícil pensar que terão mais três livros. As autoras deram uma escorregada legal. Lena e Ethan continuaram juntos após o final de "Dezesseis Luas", mas pagaram um preço alto por isso. Macon morreu e Lena está dividida: metade das Trevas e metade da Luz. O problema é que parece que seu lado sombrio está mais aflorado quando ela passa a andar com Ridley e arruma um melhor amigo diferente. Ethan também fica dividido após a chegada de Liv, uma bibliotecária que está em treino para ser guardiã da Lunae Libri. Porém, ele não vai desistir de Lena, mesmo ela querendo isso.

Quando escrevi a resenha do primeiro livro, falei de como a Lena era chata. Em Dezessete Luas ela conseguiu se superar. Não sinto mais a química inicial entre ela e Ethan. Isso me fez rever minha opinião sobre a série. O bom é que as autoras criaram um universo tão fantástico que mesmo o romance sendo sem sal, o livro continua bom. Os personagens coadjuvantes são incríveis. Amma continua a mesma e o romance de Link e Ridley, que ofusca totalmente o de Ethan e Lena, é muito divertido.

Achei que as autoras quando começaram a escrever Dezessete Luas, criaram o final logo de cara e não sabiam o que escrever até chegar nele. O livro é basicamente enrolação e chororô. Lena bandida de lá, Ethan perdido de cá. Foi frustrante.

Como dei 3,5 estrelas vocês devem ter percebido que nem tudo foi ruim. Como disse antes, os coadjuvantes tiveram seu espaço na narrativa. Liv me cativou muito. Só não torço pra ela ficar com Ethan pelo fato de ele ser chato demais pra ela.

Não posso dizer que não gostei da leitura. Só achei que boa parte foi desnecessária. As autoras perderam um pouco do foco, mas essa é uma história que lembrarei pra sempre.

Enfim, apesar dos pontos negativos, recomendo a leitura. Vocês vão se encantar com o mundo Conjurador mais ainda.

Bruno 28/09/2013

A história sai do mundo dos "mortais"
A saga beautiful creatures continua nas páginas de dezessete luas.

A aventura desta vez é em grande parte ambientada no plano dos conjuradores, de forma que o leitor é levado a explorar novos mundos, novas dimensões e a conhecer novos personagens.

Mais uma vez o foco central da narrativa é a "escolha" de Lena entre o bem e o mal. Ethan e seus amigos fazem de tudo para salvá-la e impedir que as trevas influenciem em sua "invocação".

A sensualidade e a versatilidade de Ridley marcam presença (desta vez mais do que nunca...) e ao meu ver a trama de sua personagem é um dos pontos que salvou este livro (em detrimento da tentativa FRUSTRADA das autoras de dar a Ethan um papel mais "sobrenatural" no roteiro).

Concluindo: Dezessete luas é um bom passatempo contudo saiu prejudicado por diversos trechos de monotonia no curso do texto e pelo fato de, como toda continuação, faltar-lhe o impacto que a novidade do primeiro livro proporcionou (a análise do desconhecido, a discriminação dos poderes de cada um dos personagens, o contato inaugural com a influência wicca, etc contaram muitos pontos em "dezesseis" luas) mas ainda assim, para quem leu o livro de abertura da série, vale a pena!

LeonardoVicent 23/09/2013

Dezessete Luas
Surpreendente... Confesso que não esperava muito desse segundo livro, o primeiro é sim bom e bem escrito. Mas não me cativou o bastante, só que esse segundo livro me surpreendeu e muito, com tantas reviravoltas que me deixou com o queixo caído. O livro começa do mesmo momento que acaba o primeiro e as coisas a partir dai começam a não andar muito bem pro lado do Ethan, que vê a Lena fugindo dele e mudando completamente, e essa mudança é que deixa a gente apreensivo por que ela consegue ser uma Natural mais cabeça dura que você pode imaginar. E é onde ela vai entrando num mundo das trevas e o pobre do Ethan não consegue mais fazer nada. A estória se passa em quatro meses e é bem mais rápido que os três primeiros meses se passam até chegar no mês de Junho... Onde tudo acontece e a gente fica vidrado a cada novo capítulo. A Ridley se torna uma das melhores personagens para mim. A Liv. Também me cativa muito, uma nova personagem por quem todos vão adorar. Link passa a ter mais espaço e o final dele deixa qualquer um ansioso pelo terceiro livro. E também não posso deixar de comentar que agora eu Odeio a adaptação do primeiro livro mais ainda. O filme é um bom entretenimento, mas pecou muito, muito mesmo. Agora que estou me apaixonando por esta saga, vou começar logo Dezoito Luas...
@barcelosdu 24/09/2013minha estante
Concordo contigo plenamente Leo! De todos até agora o que mais gostei foi "Dezesseis Luas"... Até então nenhuma das sequências me prendeu muito, por conta da narrativa bastante arrastada, fora isso! A história e o romance são perfeitos! Adorei a série... E tenho coragem pra dizer que é uma das minhas séries favoritas! Gosto da Lena. Adoro o Link. Amei a Ridley. E nossa! O Ethan é divino! *-------*

Nat 18/09/2013

Dezessete Luas
Dezessete Luas é a continuação da linda luta de Ethan e Lena para ficarem juntos, porém nesse livros eles descobrem que existe muito mais coisas que querem separa-los e muitos mais segredos para desvendar, infelizmente, o laço de Ethan e Lena se solta um pouco mais e eles esfriam. Mas eu creio que no fim tudo da certo.
P.s: esperando ansiosamente que façam a continuação e transforme o livro em filme também.

Jamayra Greyce 11/09/2013

Complicado e revelador.
Agora é CERTEZA que escrever o segundo livro de uma série é muito complicado. As personagens já passaram pela fase do "bem me quer, mal me quer" e estão juntos; agora o autor ( que nesse caso são duas autoras do livro) tem que trazer novos conflitos. Geralmente ele não tem muito a ver com a vontade do casal de ficar junto e sim com novos personagens aparecem.
Eu acabo ficando com raiva dos novos interessados em acabar com namoros tão perfeitos; então esse livro foi muito "doloroso" pra mim. E que a cada novo segredo da Lena eu fico mais maluca! E já adianto: ela vai magoar demais o Ethan, tadinho!
Na verdade aqui acontece o que eu chamo de "losango" amoroso: o Ethan gosta da Liv e Lena, que por sua vez gosta do Ethan e do Jhon. É só ligar os pontinhos!
Aparece muita gente nova; e se você achava as tias do E. loucas, P-R-E-P-A-R-A por que elas são bem mais loucas do que parecem!
Jamayra Greyce 21/11/2020minha estante
MEU DEUS OLHA ESSA RESENHA KKKKK

Jamayra Greyce 21/11/2020minha estante
a cada novo segredo da lena eu fico mais maluca!!

Belle 31/08/2013

Dezesseis Luas
Repleto de aventura e magia, tanto da luz quanto das trevas, essa história mostra como podemos nos encontrar mesmo quando nós nos perdemos. Mostra que quem nós amamos, nunca nos deixa realmente, continua nos ajudando mesmo que do outro mundo!
E aprendi que mesmo nas horas mais escuras, temos que invocar a nós mesmos!

Gabriela 25/08/2013

"Corações irão embora e Estrelas irão atrás"
Se você amou dezesseis luas, com certeza também vai adorar essa sequencia. Em muitos momentos você vai ficar com raiva, triste, feliz, raiva de novo, mas vale muito a pena. Foi tantas surpresas, Que em cada página havia um segredo a ser revelado. Este simplesmente é um livro para ser devorado.

Nunca fui fã da Lena, e se você não gosta dela também, prepare-se. Neste livro você vai sentir muita raiva dela. Ela está um saco. Tomara que no próximo ela melhore. Lena chega de indecisão! chega!

Mas se tem uma coisa que não falta em Dezessete Luas é revelações. Do começo ao fim.

Já estou ficando cansada disso. Todas as vezes que o livro está muito bom ele tem que acabar. Agora que eu estava super curiosa, super ansiosa para ver no que iria dar, o livro acaba. Me deixando desesperada pelo próximo, eu não aguento isso!

Como sempre, novos personagens entraram, e uma foi a Liv. Uma aprendiz de bibliotecária que aparece para meio que balançar os sentimentos do Ethan. Sinceramente? também não gosto dela, ela é do tipo nerd, sem sal e não vamos esquecer do chata.

Enfim, apesar de tudo e de todos não tenho o que reclamar deste livro, não me decepcionei, foi uma incrível sequencia.

Grazy 17/08/2013

Quando terminei de ler Dezesseis Luas não conseguia pensar em como a trama de Dezessete Luas iria se construir para levar Lena a uma nova escolha, já que em sua Décima sexta lua ela fugiu da invocação. Tudo o que eu imaginava era que ia demorar séculos, já que mais um ano deveria se passar até o próximo aniversario dela.

Ledo engano meu. As autoras dessa serie conseguem levar a trama de um modo que você fica preso em um universo tão intricado e que vai se mostrando lentamente com novas nuances e descobertas que tudo vai se encaixando junto com os novos personagens e revelações.

O segundo livro de series sempre acaba sendo o livro da depressão. Lena está deprimida com a perda de Macon, e oscila entre uma bipolaridade de humor quase catastrófica. Ao mesmo tempo em que quer Ethan ao lado dela, ela tenta afasta-lo. E novos personagens só vão ajudar. Lena encontra um novo “amigo” Íncubos que só faz Ethan pensar em como ela pode ficar com ele sem nenhuma consequência, d modo como ela nunca poderá ficar com ele. E o mesmo acontece com Lena que enxerga em Olivia a chance de Ethan ter alguém mortal e normal ao lado dele, que é uma “protegida” de Marian, estagiaria na biblioteca que logo constrói uma ligação de “amizade” com Ethan, deixando Lena ainda mais bipolar em seus sentimentos.

E dentre todo o sentimento de depressão, há a revelação de Ethan é um Obstinado. Um ser mortal incumbido ao longo dos séculos de ajudar,ou mostrar o caminho certo à Conjuradores. Sendo assim, ele não vai desistir de Lena, mesmo que ela tenha se afastado completamente dele.

E então eis que a décima sétima lua não estava assim tão longe de acontecer, já que Sarafine deu um jeito de mexer seus pauzinhos das forças das trevas.

As Irmãs estavam cada vez melhores. Amma e a família de Lena. As visões que achei que acabariam já que não haveria mais o que ver com o medalhão de Gennevieve continuam, e dessa vez com Ethan como o centro.

Devorei Dezesseis Luas em três dias. Foi uma leitura boa e empolgante, apesar do sentimento geral de pressão pela curta separação do casal e atos inconsequentes de Lena. O livro seguiu por um caminho que eu jamais imaginei que seguiria. Terminei a leitura impressionada com a extensão do mundo que as autoras criaram, e suas inúmeras possibilidades.

Minhas expectativas clichês de romance “felizes para sempre” não foram alcançadas. Ethan ainda é um mortal sendo corporalmente incompatível com Lena. O que é ótimo para a trama se desenvolver cada vez mais.

E tudo o que eu conseguia pensar no final,quando ainda digeria todos aqueles acontecimentos era: SEM CHANCE DE HAVER UMA CONTINUAÇÃO DO FILME. A adaptação matou tanta coisa do primeiro volume, que sinceramente acho que não teria como eles construírem um roteiro meramente parecido como segundo livro.

site: http://gra-zzy.blogspot.com.br/2013/08/livro-dezessete-luas.html

pontas 14/08/2013

Dezessete Luas
om a morte de uma das pessoas que Lena mais gostava e com sua quase invocação, a garota agora se mostra triste e confusa. E é Ethan que está tentando ajudá-la neste momento. Só que ele não lembra de nada que aconteceu na noite em que a mãe da Conjuradora apareceu e tentou levar a filha para as trevas. E isso está dificultando as coisas para ele.

Sem dúvidas Ethan ama Lena, e mesmo que o amor dos dois pareça proibido, ele não se importa. Só que sua amada está com atitudes estranhas. Está se distanciando dele e se reaproximando de sua prima Ridley, uma Conjuradora das trevas, e de um cara chamado John, que ele não sabe de onde apareceu. Mas o rapaz não se conforma e quer de todas as formas, resgatar o seu amor.

Neste meio tempo ele conhece Olivia, uma garota amiga de Marian, e estagiária na biblioteca de Gatlin. Ela parece estar ajudando-o a passar por isso. Mas ela também tem alguns segredos e junto com Link – melhor amigo de Ethan - e outra companhia surpreendente, eles vão embrenhar ainda mais fundo no mundo dos Conjuradores para salvar Lena.

Quem me conhece sabe que a série Beautiful Creatures se transformou em uma das minhas séries queridinhas. Eu adoro que a história seja narrada por um personagem masculino, gosto da atmosfera única que as autoras nos apresentam e acima de tudo, acho surpreendente a criatividade usada para criar esse novo mundo cheio de magia. E Dezessete Luas só me mostrou que em se tratando de criatividade, as autoras tem ainda muito mais a mostrar.

Ethan agora se mostra ainda mais maduro. Não que ele fosse um personagem cheio de atitudes idiotas - até porque passou por muitos dramas familiares - é que na verdade, ele está bem mais homem. E não apenas ele. Este amadurecimento citado é algo que podemos ver em todos os personagens, inclusive Link e Lena. Mas por falar em Lena, muito gente pode julgar suas atitudes como imaturidade, mas o que na verdade pareceu é que foi o modo como ela conseguiu agir no meio do turbilhão que estava sua vida.

Neste livro, até mesmo eu entrei em confronto com ela. A garota estava cheia de atitudes impulsivas e malucas, uma verdadeira revoltada. E eu sinceramente, em várias passagens do livro, tive vontade de bater nela. Só que chega um momento, em que até nós nos colocamos no lugar dela, e pensamos se não estaríamos fazendo loucuras ao passar por tudo que ela tem passado.

Ainda falando em personagens, Olivia, a nova amiga de Ethan foi uma bela surpresa. Achei que ela estivesse na história apenas para empatar o casal principal, e já a julguei mal de primeira. Mas ela me deixou surpreso com sua inteligência, sabedoria e respeito para com Lena e Ethan, e isso fez dela uma das minhas personagens preferidas.

Outro ponto forte das autoras é a criatividade. Há muito eu não leio um livro com seres tão surpreendentes, encantadores – ou não – e cheio de uma mitologia que até mesmo o leitor sabe que ainda tem muito a ser explorada. Somos levados mais a fundo na história dos Conjuradores, de seus poderes, e até mesmo da história das Bibliotecárias, que sinceramente me deixou bem curioso no livro anterior. E como a curiosidade é que move o leitor, a narrativa das autoras fica leve, e como já notado em Dezesseis Luas, em perfeito sincronismo.

Com isso, o livro passa simplesmente rápido. Sem contar com as páginas cheias de ação, descobertas e suspense. E se você espera um final tranquilo e sem atrativos, vai simplesmente surtar ao chegar à última página e perceber que tudo o que mais deseja é ter a continuação em mãos. Sim, porque as autoras tem o dom de deixar o leitor curioso e seus fãs simplesmente surtando.

Dezessete Luas é uma das melhores continuações de sagas que eu já li. Prende, assombra, emociona e surpreende de uma forma mágica. Sem dúvidas é um livro cinco estrelas.

Quote:

Porque, a partir do momento em que me apaixonei por uma Conjuradora, aqueles que eu amava não estavam mais em segurança. Lena achava que era a única amaldiçoada, mas estava errada.A maldição agora era nossa.
Capítulo: Garota Conjuradora; Página 10.

site: http://minhasalaprecisa.blogspot.com.br/2013/02/resenha-dezessete-luas.html

Tha Ferreira 12/08/2013

´´A maldição está em cada beijo... E aquele pode ser seu último dia juntos.´´
Pode conter spoiler do livro anterior!

Pois bem. Vamos começar do começo(eu sei, isso é bem clichê).

Sempre que eu leio séries, uma das coisas que eu sei que pode prejudicar muito a série é a continuação. Se o primeiro não foi bom, tudo bem, você pode salvar a série no segundo livro. Se o primeiro livro não foi bom e o segundo também não, já pode começar a complicar e pode começar a perder leitores. Então, o segundo livro é praticamente tão importante quanto o primeiro. É isso que me dá medo em continuar uma série.

É praticamente em todo segundo livro de romance numa série também, que os principais do livro ficam juntos, mas se separam um pouco no segundo e eis que surge o famoso ´´Triângulo Amoroso´´. E eu amo Triângulo Amoroso num livro. Completamente. E,(Graças!), isso aconteceu nesse livro.

Então, quando o Ethan e a Lena menos esperam e menos querem também, se separam por motivos que NÃO posso falar. Não é só por causa da morte do nosso querido Macon, nem por causa de falta de amor. Nada disso. Apareceu pessoas que parecem certas para cada um. E eles não deixam de pensar como poderia ser ficar com aquela pessoa.

E isso, meu Querido Leitor, é meu amado Triângulo Amoroso! Aquele que põem o amor dos personagens em jogo e, claro, praticamente o livro todo. Já que o ´´Furacão Lena´´ é muito mais perigoso do que todos pensam.

Ah, mas o livro é muito mais do que briguinhas de namorados. Estamos falando da série Beautiful Creatures! Acontece muito coisa surpreendente. Muita briga, muita mudança, muito mistério, muita confusão e muita bruxaria.

E, para completar, as últimas coisas que aconteceram no livro me deixou mais do que curiosa sobre o próximo livro! Com certeza Ridley, Link, Sarafine, Jonh, Abraham, Lena e Ethan vai arrasar nesse próximo livro!

P.S: Não é possível que o Macon só me faz chorar! Ajuda aí né, Macon! :D

Cah 09/08/2013

Muito massa!!!
Essa história é muito boa. É uma continuação perfeita! Tem ação, aventura, dúvidas e mesmo sem o personagem principal não ter poderes especias, é muito envolvente! O Ethan é o meu super-héroi sem poderes mais poderoso que eu já vi! Adorei esse livro tanto quanto o primeiro!

João 28/07/2013

Dezessete Luas.
Supriu minhas grandes expectativas.
Dezessete Luas é bem mais sombrio que o anterior, intrigante e no final te deixa com o gosto de "quero mais".
Passei a leitura inteira com uma vontade pulsante de entrar na história e ter uma boa conversa com Lena; a qual achei um pouco chata até a metade do livro. No final super a compreendi.
A volta de Macon. A chegada de Liv. A perca dos poderes de Ridley. Foram tantos acontecimentos que me fizeram
ficar duas madrugadas acordado por sede do próximo acontecimento.