Ratos

Ratos Gordon Reece

Resenhas - Ratos

Sarah 15/12/2023

"Não era um rato falando"
Que livro bom!

A metáfora entre ratos e pessoas foi incrível. A tensão em diversos momentos é de angustiar e o final é uma delícia.

Acho forte a forma que é levada a violência, lembra muito aquela questão de que com uns achamos um absurdo e com outros conseguimos até criar justificativas por achar ser justo.

É um livro pequeno, bem escrito e puro suspense. Com certeza indico.
Samanta Samy 07/01/2024minha estante
Esse livro é um querido injustiçado pelo esquecimento, através dos leitores de suspense.

Sarah 07/01/2024minha estante
Sim! Muito injustiçado.

Fernanda 30/11/2023

Eu sou uma rata
Eu li esse livro sem esperar nada, só ouvi alguém falando que gostou e fui influenciada. Eu amei muito esse livro, me senti muito envolvida na história, fiquei curtindo passar um tempo com os personagens e tentando entender o que aconteceu com eles.

Jenni 13/10/2023

"Tudo o que fizemos, tudo, foi em legítima defesa."
Um thriller psicológico surpreendente, com toda certeza eu não estava pronta para o rumo que essa história iria tomar.
Shelley é uma boa menina, estudiosa , amorosa e se considera um "rato" , assim como a mãe, ela procura não entrar em conflitos , se esconder no canto mais escuro: "Ratos nunca são mal-educados. Ratos nunca são assertivos".
Mesmo assim, ao entrar na adolescência ela começa a sofrer bullying de meninas que antes eram suas melhores amigas , o que começa com ofensas, termina com um ataque de violência que a deixa com cicatrizes permanentes. Sendo esse o estopim, junto com o divórcio de seus pais , ela e a mãe vão morar em uma casa afastada de todos, onde Shelley possa estudar em casa, elas arrumam um lugar para se esconder.
As duas criam uma rotina sem grandes perturbações, onde a menina só convive com a mãe e seus dois professores , essa vida aparentemente tranquila muda no aniversário de 16 anos de Shelley , quando elas recebem um visitante inesperado que vai mudar absolutamente tudo nessa realidade delas.
Desse ponto em diante da história, o livro fica mais eletrizante, profundo e reflexivo . Foi uma leitura rápida, eu precisa saber o final e ao mesmo tempo que é entranho, é natural acompanhar como a personalidade delas muda por causa desses acontecimentos, me fizeram pensar no meu próprio caráter, se eu faria o mesmo , se concordo com as atitudes delas naquelas situações, o quão profunda é essa metáfora com ratos e como elas deixam de ser tão temerosas . É impossível não analisar essa relação de mãe e filha das duas também, como muda e ao mesmo tempo permanece a mesma.
Gostei muito da história, da escrita do autor, achei descritiva sem ser cansativa, conseguia imaginar as cenas perfeitamente e conhecer profundamente as personagens. As citações e comparações com "Macbeth" foram admiráveis e bastante introspectivas também, me fizeram olhar com outros olhos para a obra de Shakespeare.
?"Quando um gato invade a toca de um rato, ele não vai embora sem fazer mal nenhum. Eu sabia como aquela história terminaria."

Micaela 23/09/2023

"A vida é brutal. A vida é selvagem. A vida é uma guerra."
Um dos melhores livros que já li. Sofre angústia do começo ao fim, me apeguei tanto as personagens e agora toda essa história faz parte de mim.
Leitura incrível e escrita perfeita.

DiasDaii14 07/08/2023

Adorei! Mesmo sendo uma escrita descritiva, não teve exageros e foi bem fluida, pelos capítulos curtos. Recomendo para amantes de detalhes e personagens bem construídos.

Eliete 31/07/2023

Que nervoso!
É o que eu tenho pra dizer sobre esse livro. O começo do livro é bem frenético e acontece muita coisa, mas a leitura em si é um constante sentimento de agonia, que funcionou bem pra mim.
As duas personagens principais são bem trabalhadas e dá pra ver a mudança acontecendo nelas ao longo da leitura. A história em si trabalha muitos temas mas a principal sensação é a de agonia e a incerteza. Foi como passar toda a história junto com elas . Gostei muito

lu 31/07/2023

O livro aborda o bullying, o medo, como isso afeta a vida de mãe e filha.
Apesar de serem assuntos importantes, achei o livro muito descritivo , se tornado cansativo.

Patricia 27/07/2023

Ratos é um suspense psicológico com personagens bem construídos e apresentados.
Shelley é uma adolescente vitimada por violência escolar que a deixaram com diversas cicatrizes e sua mãe, uma mulher divorciada que ficou fora do mercado de trabalho e que tenta reconstruir sua vida após a traição e abandono do marido.
A escrita fluiu com facilidade e a narrativa pela visão da Shelley é intimista e instigante.
Minha ressalva é para as falhas referentes a investigação policial e o final que não me convenceu.

Eliza Noronha 12/07/2023

Achei o livro bem mediano. A história é interessante pela mudança de narrativa que acontece no início, mas após o primeiro acontecimento o livro se arrasta bastante e só traz novidades próximo ao final.

Ian.Luc 10/07/2023

Entao...
Um thriller com uma otima premissa - e um início instigante -, mas que se tornou cafona depois do primeiro grande acontecimento lá. Parece que decidiu seguir pelo conceito de "o sofrimento ensina e faz crescer".
A escrita é bem fraca, rasa, que tentou ser poética em alguns momentos - "nuvens negras como navios fantasmas"... essas partes que nn adicionavam em nada peso na história e são mega cafonas -, descrições péssimas e muitas repetições - o homem gordo era algo além de gordo? Nunca saberei...

Amanda.Santos 03/07/2023

Achei um livro mediano. Inicialmente fiquei bem empolgada com a premissa e acho que o autor soube instigar a curiosidade até a metade do livro. Porém o desenvolvimento a partir daí deixou a desejar

Taísy 22/06/2023

Tem livro que a gente lê, já outros a gente devora!
"A vida é brutal. A vida é selvagem. A vida é uma guerra. Eu compreendia isso agora. Eu aceitava isso. E eu disse pode vir. Eu já não seria vítima de ninguém. Nunca mais."

Que livro!

Uma mistura de suspense com adrenalina pura.
A história nos prende do início ao fim, quase deixa a gente infartando.
Vale a leitura. Releria este livro.

PauloLeal 18/06/2023

Tenso, vai te deixar com o coração acelerado?
Em ?Ratos?, de Gordon Reece, somos imediatamente envolvidos por uma trama instigante e repleta de reviravoltas. Neste livro, o autor nos presenteia com uma narrativa complexa que transcende as convenções do gênero, explorando temas profundos e fazendo diversas referências sutis a Shakespeare e até Van Gogh, enriquecendo ainda mais a experiência literária.

Um dos aspectos mais marcantes deste trabalho é o desfecho magistralmente construído por Reece. Com maestria, o autor aborda temas como redenção, resignação e a capacidade de se reinventar, mesmo em meio à tragédia. Em uma passagem que sintetiza o cerne da obra, Reece escreve: "A mensagem seria que não importa onde estejamos ou o que façamos, a morte e o horror estão sempre por perto. O desafio é seguir com nossas vidas e sermos felizes mesmo que sempre possamos vê-los, de relance, borrados, mas ainda reconhecíveis no fundo de cada cena".

A escrita de Reece é elegante e envolvente, proporcionando ao leitor uma imersão profunda na mente dos personagens e em suas complexidades emocionais. O autor habilmente tece uma trama cheia de suspense e tensão, mantendo-nos ávidos por cada revelação.

O livro passa um pouco o mero entretenimento, trazendo-nos a uma reflexão sobre a natureza humana e suas múltiplas facetas..

Avaliação: ?????????? (5 estrelas)