Ratos

Ratos Gordon Reece

Resenhas - Ratos

shoriboo 22/07/2022

impressionante
comecei a ler esse livro bem empolgada e rapidamente ele traz uma reviravolta atrás da outra o que me impediu de dormir e possibilitou uma leitura rápida.
achei impressionante como um livro conseguiu me dar tanta ansiedade e vontade de descobrir oq vinha acontecer.

cams 16/07/2022

A mansa submissão de ser um rato;
?Sei que sou um rato e que estou me escondendo de todos em meu ninho aconchegante, atrás dessas paredes, mas minha vida de rato é repleta de todas as coisas boas que existem: arte, música, literatura? amor?

Mariana.Moreira 18/05/2022

Ratos
Livro com a história de uma jovem de quinze anos que sofre terríveis bullying na escola, e por este motivo ela e sua mãe recém separada irão morar em um local longe da cidade.
Algum tempo a casa delas é invadida e as duas indefesas e fragilizadas, por conta dos acontecimentos se tornam pessoas mais fortes e seguras de si.
O livro nos mostra que o que nos torna mais fortes, confiantes são as diversidades da vida.
Como diz o ditado: mãe calmo nas faz bons marinheiros.

Natalia 11/05/2022

Interessante
Ratos conta história de uma mãe e sua filha adolescente (15 anos) que precisam mudar suas vidas por não conseguirem se defenderes dos agressores que faz delas "ratos" na busca incessante de causar o mal. No caso de Shelly (15 anos) 8 meses guardando o segredo dos seus hematomas, e da infelicidade que vinha vivendo com três "ex amigas" que usava o bulling como meio de causar mal. Ofender e humilhar a garota, em segredo aguentando tudo calada. Cada hematoma uma historia diferente. Sem poder alguém defende-la. Até que um dia ao ver seu rosto em chama, causados pelas ex- amigas, sua mãe encontrou o diário e pode ver o quanto a filha sofria nas mãos daquelas garotas.

Elizabeth foi trocada pelo marido por uma mulher mais jovem, e a casa única coisa que ainda restava daquele casamento que ele deixou, foi vendida. Ela receberia a parte da venda, então resolveu comprar uma casa longe da cidade. Onde a filha poderia se sentir segura. Como ratos se escondendo dos gatos.

Após um incidente que vai mudar completamente a vida da mãe e filha, a gente se depara com o peso entre elas. E como essa adolescente precisa amadurecer de uma forma cruel.

Rudiely 30/04/2022

Objetivo alcançado!
Esse livro conta a história de Shelley, uma garota prestes a completar 16 anos, mas que não amadureceu ainda e vive como se fosse mais nova ainda.
Com poucas amizades e após eventos que a traumatizara em sua família nuclear, ela começa a ser alvo de bullying por suas próprias "amigas". Após o bullying exceder todos os limites possíveis, Shelley começa a estudar em casa.
Ela e a mãe tem personalidades parecidas, parecem serem incapazes de enfrentar seus problemas cara a cara, e na madrugada do aniversário de Shelley algo terrível acontece e começa a transformação das personagens.
O livro voa, e se o leitor começar em uma manhã, com certeza conseguirá terminar no fim do dia. A escrita é gostosa! Narrado por Shelley com seu jeito irônico, e sempre com piadas a respeito de fatos tensos.
Após os traumas, as personagens passam de "ratos" a "gatos" e aqui se explica a transformação das personagens. Que depois do que viveram, mudaram totalmente. Não há mais medos!
A mãe de Shelley, Elizabeth é muito inteligente e sabe agir sobre pressão, têm ótimas ideias para cada situação.
O livro com sua escrita, nos faz pensar que tudo que ocorreu não deveria ser questionado. Que não temos um problema. Parece que foi a saída e deveria ter sido assim, sem remorso e sem culpas.
Ao final do livro você torce para que alguns personagens se saiam impunes de tudo, sempre justificando que não ocorreu nada demais. É meio inquietante!

O ponto negativo que posso citar são os spoilers de alguns livros famosos.
Quanto a solução da problemática, não é um problema, era o objetivo do autor. Resolver tudo com as justificativas nos traumas e colocar como crescimento o lado destemido e selvagem das personagens, mesmo que cometessem crimes para alcançar tal crescimento.

Lets 09/04/2022

Gente, esse livro é incrível, namoral. Fiquei agoniada do começo ao fim, é um enredo angustiante e chega uma hora que você não sabe se simpatiza com a narradora ou dá um murrão na boca dela... Marquei horrores do livro, que traz umas reflexões muito interessantes sobre passividade, sobre as consequências do bullying e do abuso psicológico que ele carrega, além de mostrar como as atitudes dos outros nos afetam.
Não gostei do final, achei que foi uma solução muito simplista e fácil, como se o autor estivesse sem ideias de como concluir a história, mas fora isso, sensacional.
Pra quem não leu por recear abuso sexual, não acontece nada do tipo na história, mas tem gatilhos com bullying, abuso físico, abuso psicológico e violência gráfica.

Nati Sampaio 27/03/2022

Livro bem gostoso de ler! História que prende bastante, suuuper bem escrito, e o final foi muito bom! Super recomendo :)

Carlinha 19/03/2022

Tenso e intenso
Gostei bastante da história, da narrativa e dos personagens.
Me senti como se estivesse na pele da narradora. Uma ótima experiência.
Acompanhamos a trama de mãe e filha durante um certo período da vida delas.
São mulheres que a vida toda foram desprezadas, humilhadas e esquecidas, mas que devido a um fato "interessante" elas começam a entender seu lugar no mundo.
É um livro que nos deixa encurralados durante toda a leitura.

Nicole Fabri 14/03/2022

Me surpreendi
Gostei muuuito. O ritmo é bem lento, mas a história me prendeu. Gordon Reece escreve bem pra caramba e fiquei triste de não achar mais nenhum livro dele :( O final é bom demais.

Caio 25/02/2022

Por que fazemos o que fazemos?
Tem livros que fazem a gente questionar determinadas atitudes. Nossas ações e o modo de levar a vida. Esse livro é sobre isso... de como agimos hoje e como poderemos agir no futuro. Recomendo muito.

darkblueonfire 16/02/2022

Indescritível
Ratos consegue ser um dos melhores livros que já li, engloba o medo e a fragilidade junto à um punhado de coragem e força incomum vindo da protagonista, você sente em cada palavra a inocência e o desânimo do início do livro se tornarem uma coisa completamente nova ao decorrer das páginas, uma experiência totalmente transformadora, todos deviam ler Ratos ao menos uma vez na vida.

Samara638 10/02/2022

Eu simplesmente amei esse livro, foi uma leitura muito rápida, tensa, angustiante e em partes dolorida. Acompanhar o desenvolvimento da Shelley e de sua mãe foi esplêndido.

Jana ð 26/01/2022

Esperava mais
Ok, uma história de superação.
A mãe como uma advogada achei muito fraquinha, apesar de ter umas sacadas legais em alguns momentos.
A filha, nao tenho muito o que pensar sobre ela, achei bem água e sal. Algumas coisas não me desceram... enfim, a expectativa era minha.