Casa de Pensão

Casa de Pensão Aluísio Azevedo

Resenhas - Casa de pensão

rafa_._cardoso 27/07/2021

Não foi para mim
O livro mostra Amâncio, jovem provinciano rico do Maranhão, que vai à corte no Rio de Janeiro para cursar medicina.

Ao longo da história conhecemos seu passado, assim como de outros personagens que ele vai encontrando.

Depois de alguns acontecimentos Amâncio vai morar na casa de pensão de seu "amigo" João Coqueiro e aí a trama se desenrola até o final.

Confesso que ler três livros do autor na sequência não foi uma boa ideia pois conforme ia lendo, a leitura se tornava arrastada, com muitos detalhes desnecessários (até pode ter um objetivo de mostrar a sociedade da época, seus costumes e... Zzz..., mas é a mesma sociedade dos outros livros do autor) e subtramas sem encanto nenhum.

Por um tempo, paro a leitura naturalista por aqui.

luisa806 04/12/2021

acho que foi o único livro da escola que eu li inteirinho esse ano?? não sei mais o que dizer não

Camargo 07/01/2022

Até que vale a pena ler
Li por conta da escola e demorei bastante pra ler.
Não me prendeu no início e senti que demorou pra "pegar no tranco".
A história dele em si é interessante e o final até que é legal, mas fica rodando muito no assunto Amélia querendo casar com Amâncio, mas ele quer viver uma vida boêmia.
A crítica dele é ótima, criticando principalmente as relações das pessoas umas com as outras.

Thainara 27/01/2022

Indignada com essa leitura. Principalmente com o final. Senti falta do desenrolar da história de alguns personagens ao longo da história. E principalmente no desfecho. Enfim... Concluído. ??

vet_leitora 14/03/2022

Que cara irritante!!!!!
Amâncio é alguém que me irrita muito, pois se aproveita dos outros mas fica brabo quando os outros se aproveitam dele. É inconsequente, falso e hipócrita.

Azevedo fez um ótimo trabalho com as palavras, conseguindo representar bem a nojeira que era o Rio de Janeiro.

Gosto bastante do Realismo-Naturalismo pela realidade com que as personagens são tratadas. Nenhuma delas é idealizada ou algo do tipo. Todas têm qualidades tanto boas quanto ruins.

Leticia Rodrigues 18/03/2022

não consegui gostar de nenhum dos personagens dessa obra, mas achei muito interessante o retrato social presente no livro.
segundo livro lido de Aluísio Azevedo, o Cortiço me prendeu bastante e achei que esse seria igual, mas algumas partes foram cansativas.
é importante para refletir sobre diversos tipos de violência, falsidade e hipocrisia.

Betânia 16/05/2022

Casa de Pensão
Aluísio Azevedo é mestre em tramas com diversos personagens e rico enredo. A história conta com momentos engraçados, tristes, revoltantes, irônicos, irritantes, enfim, é um livro fluido e leve. O desenrolar do final é um tanto corrido, mas surpreendente. Sou fã do autor!

Carol 20/06/2022

Uma ?
Horrivelmente horrível. Super clichê, mas bem característico da fase literária, nem tinha como esperar mais do que isso. É bem recheado de críticas sociais, o que é legal, mas a execução não me agrada em nada; tem outros livros da mesma época e da mesma fase que não são ruins assim.

Thata 07/08/2022

Apesar de ter ficado incomodada com algumas palavras e expressões, que são ?compreensíveis? para a época, gostei bastante da história. Dos clássicos da literatura brasileira, foi um dos que achei que mais me prendeu.

Rubi 13/10/2022

Eu não gosto desse tipo de livro. Sempre tentei não ler e só estudar a obra mas esse ano tomei coragem e li. Tem partes boas e a história te prende, mas eu gosto de pensar que o ser humano não é tão ruim e que ele pode agir de uma maneira melhor e sem tanto interesse. Sei que o livro está de acordo com a escola que ele pertence mas ainda assim ele me deixa incomodada. Eu não leria se não fosse para o vestibular e acho que esse livro não é para qualquer pessoa porque , para mim, ele é um pouco pesado ao retratar a sociedade tão crua e maldosa

Milene 21/03/2023

Plot twist bom
Como qualque livro clássico, a escrita desse é antiga e difícil de ler, mas a história no geral é legal, o final é a melhor parte porque tem muitas reviravoltas. No começo do livro eu não gostei muito do personagem principal por ele só vadiar, mas no final até que dá dó dele. O propósito do livro, considerando aa época e a escola literária que está, foi cumprido, mostrou a realidade daquele momento. Além disso, o que torna mais interessante é saber que foi baseado em fatos reais.

almeid. 12/06/2023

Esse livro tem muitas reviravoltas, é uma leitura cansativa, assim como muitos livros de época, mas não tão previsível